Nanã não usa ferro por causa da rivalidade com Orixá Ogum

Postado por: Ebomi at 10:48 1 Commentario
Contam a lendas que as desavenças entre Nanã e Ogum foram várias, entre elas tem onde a quizilia do Orixá Nanã é o ferro (aço) devido aos problemas que este Orixá tem com Ogum e sua rivalidade entre Nanã Burucu e Ogum data de tempos, Ogum, o ferreiro guerreiro, era o proprietário de todos os metais, eram de Ogum os instrumentos de ferro e aço (preceito preservado no Candomblé), por isso era tão considerado entre os orixás, pois dele todas as outras divindades dependiam.

GEDSC DIGITAL CAMERA

Sem a licença de Ogum não haviam sacrifícios (pois ele é do dono ferro); sem sacrifício não havia orixá, Ogum é o Oluobé, o Senhor da Faca, todos os orixás o reverenciavam, mesmo antes de comer pediam licença a ele pelo uso da faca, o obé com que se abatiam os animais e se preparava a comida sacrificial.

Ogum chama a Morte para ajuda-lo numa aposta


Contrariada com essa precedência dada a Ogum, Nanã disse que não precisava de Ogum para nada, pois se julgava mais importante do que ele. "Quero ver como vais comer, sem faca para matar os animais", disse Ogum.

Ela aceitou o desafio e nunca mais usou a faca, foi sua decisão que, no futuro, nenhum de seus seguidores se utilizaria de objetos de metal que sacrifícios feitos a ela fossem feitos sem a faca, sem precisar da licença de Ogum.

Mais sobre o Orixá Nanã e Ogum:

Cantos à Ogum


Categorias: ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

Um comentário:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top