Sem folha, não há Orixá: a Importância de Ossain no Candomblé

Postado por: Ebomi at 19:05 0 Comentários
Kó si ewé, kó sí Òrìsà, ou seja, sem folhas não há orixá, então entenda o tamanho da importância de Ossain nos  rituais do Candomblé. Cada orixá possui suas próprias folhas, mas só Ossaim (Òsanyìn) conhece os  segredos de todas as ervas (Ewê), só ele sabe as palavras (ofó) que despertam o seu poder, a sua força.

Ossaim tem o papel fundamental no culto do Candomblé, visto que sem folhas, sem a sua presença, nenhuma cerimónia (fundamento) pode realizar-se, pois ele detém o axé que desperta o poder do ‘sangue’ verde das folhas.

Orixá Ossain é o grande sacerdote das folhas, grande feiticeiro, que por meio das folhas pode realizar curas e milagres, pode trazer progresso e riqueza. È nas folhas que está à cura para todas as doenças, do corpo ou do espírito. Portanto, precisamos lutar por sua preservação, para que consequências desastrosas não atinjam os seres humanos.

Orixá Ossain do Candomblé é dono das folhas - ervas-ewe - isaba - Osanhe - Osonyn

A floresta é o ilê (casa) de Ossaim, que divide com outros orixás do mato, como Ogum e Oxóssi, o seu território por excelência, onde as folhas crescem em seu estado puro, selvagem, sem a interferência do homem; é também o território do medo, do desconhecido, motivo pelo qual nenhum caçador deve penetrar na floresta na mata sem deixar na entrada alguma oferenda, como alho, fumo ou bebida.

Medo de que

Medo dos encantamentos da floresta, medo do poder de Ogum, de Oxóssi, de Osain; respeito pelas forças vivas da natureza, que não permitem a pessoas impuras ou mal-intencionadas penetrar em sua morada.

CANTIGAS DE OSSAIN ORIXAS

•  Como Louvar Ossain

Comida de Ossaim

Se nela entrarem, talvez jamais encontrem o caminho de volta. Ossanhe teria um auxiliar que se responsabilizaria por causar o terror em pessoas que entram na floresta sem a devida permissão.

Aroni seria um misterioso anãozinho perneta que fuma cachimbo (figura bastante próxima ao Saci-Pererê), possui um olho pequeno e o outro grande (vê com o menor) e tem uma orelha pequena e a outra grande(ouve com a menor).

Muitas vezes Aroni é confundido com o próprio Ossonyn, que, segundo dizem, também possui uma única perna. Não se pode por isso confundir Ossaim com o Saci-Pererê, que é um personagem do folclore brasileiro.

Ossaim é orixá de grande fundamento, que possui uma só perna porque a árvore, base de todas as folha possui uma só.

Orin de Ossain em KETU


Categorias: ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top