Como Oxalá aprendeu a produzir a cor branca

Postado por: Ebomi at 18:43 0 Comentários
Como todos nós sabemos o Orixá Oxalá é o senhor do Branco, é quem guarda os albinos. Uma de suas oferenda é o Ebô (canjica branca cozida), mas poucos sabem como Oxalá aprendeu a produzir a cor branca.

A lenda de Oxalá é o senhor do branco

Então Como Oxalá Aprendeu a Produzir a Cor Branca?

Conta o itan (lenda) que certa vez, quando todos os orixás estavam reunidos, o Orixá oxalá deu um tapa em Exu Elegbara (Orixá) e o jogou no chão todo machucado; mas no mesmo instante Exu se levantou, já curado.

Então oxalá bateu em sua cabeça e Exú virou um anão; mas se sacudiu e voltou ao normal.
Depois oxalá sacudiu a cabeça de Exú e ela ficou enorme; mas Bara (Eshu) esfregou a cabeça com as mãos e ela ficou normal.

A luta continuou, até que Exú tirou da sua própria cabeça uma cabacinha;

E logo dela saiu uma fumaça branca que tirou as cores de Oxalá e entregou a ele, dai por diante Oxalá passou a ser o dono da cor branca, ou tudo aquilo que é muito claro, oposto ao preto (dudu), pois esta cor Ewó de Oxalá (Oxaguian ou Oxalufan) não importando a qualidade (Caminho).

Qualidades de Oxalá

Os cânticos do Orixá com letra e tradução

Quer ler o texto escrito dos canticos que estão no vídeo acesse a postagem completa do Orixá Oxalá em suas cantigas no Ketu em yoruba com a tradução para o Português.


Categorias: , , ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top