Omulu ganha as pérolas de Iemanjá

Postado por: Ebomi at 10:35 0 Comentários
Conta a lenda que Omulu foi salvo por lemanjá quando sua mãe, Nanã Burucu, ao vê-lo doente, coberto de chagas, purulento, abandonou-o numa gruta perto da praia, Yemanjá recolheu Omulu e o lavou com a água do mar.

O sal da água secou suas feridas. Omulu tornou-se um homem vigoroso, mas ainda carregava as cicatrizes, as marcas feias da varíola.

omolu, obaluaiê, sapatá, xapanã,  jagun, orixá, orisa, orisha, santo, umbanda, candomblé

Orixá Ylemanjá confeccionou para ele uma roupa toda de ráfia. E com ela ele escondia as marcas de suas doenças. Ele era um homem poderoso. Andava pelas aldeias e por onde passava deixava um rastro ora de cura, ora de saúde, ora de doença. Mas continuava sendo um homem pobre.

Yiemanjá não se conformava com a pobreza do filho adotivo. Ela pensou:

"Se eu dei a ele a cura, a saúde, não posso deixar que seja sempre um homem pobre".

Ficou imaginando quais riquezas poderia dar a ele. lemanjá era a dona da pesca, tinha os peixes, os polvos, os caramujos, as conchas, os corais.

Tudo aquilo que dava vida ao oceano pertencia a sua mãe, Olocum, e ela dera tudo a Iemanjá.  Iemanjá resolveu então ver suas Tinha algumas, mas enfeitava-se mesmo era com algas.

Ela enfeitava-se com a água do mar, vestia-se de espuma. Ela adornava-se com o reflexo de Oxu, a Lua. Mas Iemanjá tinha uma grande riqueza e essa riqueza eram as pérolas, que as ostras fabricavam para ela. Iemanjá, muito contente com a sua lembrança, chamou Omulu e lhe disse:

"De hoje em diante, es tu quem cuidas das pérolas do mar Serás assim chamado de Jeholu, o Senhor das Pérolas"

Por isso as pérolas pertencem ao  Orixá Omulu. Por baixo de sua roupa de ráfia, enfeitando seu corpo marcado de chagas, Omulu/Obaluaê ostenta colares e mais colares de pérola, belíssimos colares.

Características de Omolu


  • Seu Dia da semana: segunda-feira
  • as suas Cores: preto, vermelho e branco
  • o seu Símbolo: Xaxará (um tubo de palha trançada com sementes mágicas e segredos dentro).
  • Númerologia: 13
  • Comida (adimu): pipoca
  • Saudação: Atotô! (veja abaixo o Oriki completo de Omolu)
  • Odu regente: Odí (leia sobre o Odu Odí)

Mais sobre o Orixá Omolu:


Rezas de Omolu / Obaluaiê


Categorias: ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top