A filha de Obá e Orixá Odé Inle: Osiá

Postado por: Ebomi at 09:49 0 Comentários
Conta a lenda que o primeiro esposo de OBÁ foi Orixá ODÉ INLÉ, que era um homem muito belo. Desse amor nasceu a filha deles a que lhe puseram o nome de OSIÁ.
Depois de um certo tempo, cada vez que Odé INLÉ chegava em sua casa queria fazer amor com ÓBA.

oba OBÁ, OBA SI, SIO - CANDOMBLÉ - UMBANDA

Esta lhe dizia que se sentia mal e que não queria fazer nada. Então INLÉ, já cansado desse acontecimento, foi à Casa de ORUNMILÁ para lhe pedir conselhos e este lhe disse:

Se está assim, deixe essa mulher, pois contigo ela não é feliz e quiçá encontre outro homem que a faça feliz. ODÉ INLÉ preocupado com sua filha, disse a ORUNMILÁ:
E o que faremos com nossa filha OSIÁ? Deixe-a com sua mãe, disse ORUNMILÁ.

orixá inle - oxossi - odé - caçador - candomblé - umbanda

Depois disso, ORIXÁ OBÁ conheceu XANGÔ e antes de se casar com ele, já vivia maritalmente. Numa noite, OSIÁ se levantou porque não dormia bem e foi a chamar sua mãe e viu o homem que estava com sua mãe fazendo amor e esta ficou horrorizada e deu um grito de terror.
ÓBA se casou com XANGÔ para quitar essa vergonha com sua filha, mas o mal já estava feito e a menina ficou abalada psicologicamente. Passou a ver fantasmas e chegaram os ARAJÉS da noite e a faziam ter pesadelos.

A menina cresceu e se casou com um homem muito bem sucedido que era muito feiticeiro. Ela pensou que sua vida havia mudado, mas este homem começou a fazer amor com ela e o trauma, já esquecido, começou de novo a renascer com mais força e os ARAJÉS a dominar sua mente ao ponto de deixa-lá frígida. Seu esposo com desejos de domina-lá, passava unguentos por seu ventre.

ABATA, a esposa de seu pai, que era muito curandeira, ao ver OSIÁ tão abatida lhe disse:
OSIÁ o que acontece contigo? Esta lhe contou tudo a ela.

ABATA envolta em seu vaporoso véu azul, saiu com a menina da lagoa e a levou à Casa de ORUNMILÁ para que este a consulta-se com IFÁ e este lhe disse que todos os seus males provinham de uma impressão da sua infância e que era necessário que ela se separasse de seu marido que era um vicioso e malvado feiticeiro e que deveria fazer alguns sacrifícios para apagar de sua mente o trauma que adquiriu quando viu o que sua mãe fazia no passado.

Além do que OZAIN EWEYELE, que andava com ORUNMILÁ, lhe preparou um unguento para afastar dela os ARAJÉS. Então ela foi viver junto a seu pai INLÉ e a esposa dele ABATA, voltando a ser uma mulher completa, vencendo assim todos os seus males, graças a ORUNMILÁ.

Xire De Obá: Candomblé Ketu Com Letra e Tradução



Fonte: ifaniloruni


Categorias:

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top