Orixá Ajaguna "Obatalá" O criador de Problemas

Postado por: Ebomi at 16:23 0 Comentários
O Orixá Ajaguna (Ajagunã, Oxoguian, Òrìsà Òsògìyán ) já no Brasil ou simplesmente conhecido como o Oxalá mais novo e como ele mais gosta de ser chamado, EwúléèjìbòSenhor de Ejigbô” onde é tratado por Kábiyèsi, é um dos Orixás mais emblemáticos do candomblé.

Oxaguian - Oxoguian - Osogyan - Oxalá - Oxalufan - Osala - Oshala - Obatalá

Diz a Lenda (pataki, Iton) que na repartição que Olófin fez na Terra, quando distribuiu os cargos entre seus filhos, para Ayágguna foi dito ser o criador de problemas. Onde ele chegava, governada com armas e assim o fez em uma grande parte da África. Era de espirito revolucionário e guerreava com todos os seus vizinhos. Um dia Olófin o chamou e lhe perguntou por que motivo governava dessa forma tão truculenta.

Eu quero a paz para todos os meus filhos, lhe disse Olófin, ao que contestou Ayágguna:
Você Babá, sempre está sentido e o sangue não corre em suas veias, a Olófin sempre chegavam as queixas das confusões e pleitos de Ajagunã (Quem é Oxalá? ) e que este sempre buscava a luta e a guerra.

Olófin, para ver se Oxoguian se regenerava, tirou dele o mando da África e o mandou para a Ásia, onde Ayágguna encontrou gente tranquila, que nunca se desafiavam e ali tudo era paz e tranquilidade. Ajaguna disse: Mas ainda terei que guerrear, pois sou guerreiro e chefe dos guerreiros. Então se foi a uma tribo vizinha e os incitou a dominar a tribo onde ele estava vivendo, dizendo que eles eram bobos. Regressou a tribo e lhes disse que vinha a invadi-los e que tinham que combater os invasores, porque só havia uma alternativa: Ser vencedor ou vencido.

E assim seguiu sem deixar ninguém em paz, incitando a guerra por onde queira, metendo discórdia entre as pessoas pacíficas, até que por fim ardeu a guerra, a qual se estendeu pelo mundo inteiro. Os povos, ao saberem das circunstâncias evidentes de que era Ayágguna o provocador, o incitador das guerras, voltaram onde Olófin estava a fim de se queixar novamente.

Orixá Ajaguna não com a Guerra

Olófin chamou Ajagunan e lhe disse: Por favor Filho meu, quero a PAZ! Eu sou a paz, Eu sou Alamorere, Bandeira Branca! Ayágguna lhe contestou: Babá, se não há discórdia, não há progresso, com a discórdia o mundo avança, fazendo que o que tem dois, queira ter quatro e fazendo que triunfe sempre o mais capacitado. Bem, disse Olófin, se é assim, o mundo durará até o dia em que lhe deem as costas e tu te tombes a descansar. Este dia até hoje não chegou.

Confira também o Xirê de Oxalá com Letra e Tradução:

Oxalá - Oxaguian Xirê completo com tradução: video


Oluwó Siwajú Evandro Otura Airá Ifá Ni L’Órun


Categorias: , ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top