Quem é Exú Veludo? Tudo sobre Exus de Umbanda

Postado por: Ebomi at 19:42 27 Comentarios
Muitos perguntam quem é Exú Veludo? Este Exú é de Umbanda  pertence à Linha das Encruzilhadas, mas também trabalha em médiuns na nação do Candomblé. É assistente imediato do Exu Rei das 7 Encruzilhadas, e diretamente e subordinado à Ogum Obedecendo ao mesmo.

Seu ponto de força é no lado direito da margem do rio em relação ao por do sol Um outro detalhe observado e que gostam (mas não fazem disso uma constante, talvez devido o ambiente onde está o médium) é o de fazerem os seus médiuns trabalharem descalços e, quando Exus Veludos caminham, dão a impressão de que estão amassando e/ou pisando sobre areia.

Exu veludo na Umbanda - história - saudação - sobre este exu

Costuma Receber seus trabalhos  (oferendas) na beira da água, tanto doce como salgada.
Sua forma astral é na forma de um cavalheiro ricamente vestido, aparecendo entretanto como característica dissonante de sua personalidade.

Veste-se elegantemente de vermelho e preto, também com capa nessa cor.
Ele Bebe todos os tipos de bebidas finas e fortes e fuma charutos de boa qualidade.

A origem do nome é bem antiga, do tempo em que as pessoas de fala mansa, calma, tranquila, eram lembradas como: "tal pessoa é um veludo no falar".

Leia também sobre:  Exu Pimenta



Portanto, a onomatopeia da voz desse Exu se confunde com uma qualidade de voz aveludada.
Onde incorpora um Exu Veludo, fatalmente incorpora também o Exu dos Rios, possuindo ambos identidade e apresentação quase idênticas Apesar de ser "um veludo" no falar, é uma entidade muito forte.

Protege por demais os seus médiuns, e exige muito deles para a manutenção dessa ligação médium/Exu Veludo.

Este Exú, vem das costas orientais da África, era swahili (negro arabizado).
Usa um turbante na cabeça, e lindos tecidos de veludo trazidos de oriente, que lhe valeram o apelido na Kimbanda de "veludo" .

Dado a sua forma luxuosa de se vestir, no estilo muçulmano, muitos que viram seu tipo de apresentação através da mediunidade, o confundiram com um cigano e o associaram com os mesmos.
Isto não significa que não trabalhe com os ciganos, ao contrário, tem inclusive uma passagem ou caminho que se apresenta como um.

Tem muitos conhecimentos sobre feitiços que se fazem utilizando panos,tigelas, agulhas, pembas e outros ingredientes.

Abre os caminhos e limpa trabalhos negativos feitos nos cemitérios.
Gosta de um bom whisky e grossos charutos.

Quais tipos e Caminhos do Senhor Veluco:

Exu Veludo da Meia Noite
Exu Veludo Cigano
Exu Veludo 7 Encruzilhadas
Exu Veludo Menino (Veludinho)
Exu Veludo dos 7 Cruzeiros
Exu Veludo das Almas
Exu Veludo dos Infernos
Exu Veludo da Kalunga
Exu Veludo da Praia
Exu Veludo do Oriente
Exu Veludo Sigatana
Exu Veludo do Lixo
Laroiê !!!

Saudação a Exú Veludo: Ponto

Exu Veludo
Exu veludo seu cabrito deu um berro
Arrebentou Cerca de arame, estourou portão de ferro
Comigo ninguém pode
Mas eu posso com tudo
Na minha encruzilhada
Eu me chamo Exu Veludo

Homenagem ao Exu Veludo: Oração

(Representando todos os Exus de Umbanda)
Meu amigo, meu enigma, minha curiosidade!
Por vezes estamos num diálogo amistoso de verdadeiras descobertas; entretanto, um de nós é perdedor - eu.

Cavaleiro imperioso e requintado, te apresentas aos meus olhos, alegre, forte, másculo, com sorriso franco, sarcástico e, por vezes, com uma irônica maldade, rápida e sagaz.

Desvendas as misteriosas cortinas do mundo; és atuante em todas as situações. Tiras de mim a inércia, o desânimo, e fazes com que eu veja o mundo, aqui deste lado da Terra, bem melhor.

Na presença de tua vibração, escuto as melodias tangerem até mesmo as cordas do meu coração; dás-me a energia para a luta e envolves-me em tua capa contra os perigosos inimigos. Com teu sabre, agilmente cortas os empecilhos; com tua sabedoria, ceifas minha ingenuidade.

Saravá, Exu Veludo!
Axé, Mojubá Exú de Umbanda!

SAUDAÇÃO A ÉXÚ: Ponto Odara


Categorias: ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

27 comentários:

  1. Gostaria de saber se o Exu Veludo seria o Exu do charme, do requinte e da sedução? Sou homem e tenho dificuldades para conquistar mulheres e preciso de que sejam abertos os caminhos para o meu objetivo. Será este o Exu certo? Em caso afirmativo, quero me encontrar com ele, moro em Sao Paulo capital.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos Exú tem seu charme e sedução, mas nem sempre isso influi diretamente o seu protegido. Então e acredito que não tem nada de errado irmão. Sorte axé!

      Excluir
    2. Continuando a resposta do Alberto .Julinho não se associe-se a vida sentimental com vida espiritual . Vc quando se aproxima de uma conquista feminina tem que ver se a outra parte tbm tem o mesmo entece que vc tem por ela que se não ouver não terá aproximação. Nossas coroas elas chamão atenção as vezes nossas semelhanças são tantas com nossos exuns de coroas que só quem é do axé te olha mais vê em vc o seu exu . A pouco tempo uma mulher muito bonta se aproximou de mim e falou . Poxa gostei de vc mais não pela sua pessoa mais pela sua coroa kkkkkkkk eu sou muito parecido nas minhas atitudes e a forma de ser com meu trança Rua meu pai cuidador fala que eu e meu meu exu temos tudo aver um com outro . Obiserva meu irmão E faça sua escolha vc pode até pedir a seus exu ou seu orixá pra ajudar a achar uma mulher bem eapecial pra vc é tendo fé vai trazer . Motumba meu irmão. Eu sou de ogun e tenho tranca rua das Almas sendo meu escudo e minha porteira no dia dia .

      Excluir
    3. voce quer amor e homen toma banho de pega mulher ou atrativo do amor

      Excluir
  2. Laroye meu Guardiao , Grande Exu Veludo

    ResponderExcluir
  3. Laroiê Sr Exu Veludo, voz sabe o quanto o amo desde em que o conheci à 30 anos.Salve suas forças Exu Veludo é Mojuba

    ResponderExcluir
  4. Sou UMBANDISTA e so tenho a agradecer ao EXU VELUDO pois aconteceram muitas coisas positivas e estão acontecendo constantemente em minha vida atraves deste maravilhoso EXU , entre outros,muito obrigado a todos exus,em especial ao EXU VELUDO,LAROYE.

    ResponderExcluir
  5. Bom eu sou mediun e trabalho com esse excelentíssimo Exu Veludo, bom ele e muito bom amo amo amo trabalhar com ele e sempre me protege me ajuda muitas e muitas vezes enfim so tenho que agradecer ele por estar sempre ao meu lado.

    Laroye Exu Veludo..

    Exu Veludo e Mojuba...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode me explicar como é. O tabalho do senhor veludo pois estou em vibracao com ele q veio trabalhar comigo

      Excluir
    2. ......EEste Exu ....Sr. Veludo .... em que LOCAL aceita oferenda.....?

      Excluir
  6. Oi ja scented meu exu veludo pois por duas vezes o abandonei por medo hj decidi essas forca q me segue so tenho a agradeco este exu laroie exu veludo amo mto obrigadaaaa exu

    ResponderExcluir
  7. Eu desafio qualquer Exu deses aí ser mas forte que Deus! Parem de ser troxas!!! Diabo nunca trás o bem... Meu nome é Gilvan Machado Francisco se queiser tentar algo... Mas faça bem forte porque se não meu Deus vai queimar todos os demonios que tentarem contra minha vida.. Vamos ao desafio? Se o Exus de vocês forem mas forte eu sirvo a ele mas se o meu Deus for mas forte vocês vão rever o que fazem..pois o meu Deus não obriga ninguém a nada. Forte abraço! Deus seja louvado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho uma falta de respeito muito grande de sua parte. Vai cuidar de sua vida e respeita a religião dos outros só isso. Deus te abençoe aqui e respeito só isso.

      Excluir
    2. existe mais coisa entre o céu e a terra do que sonha a sua vã filosofia!

      Excluir
  8. Sou de Xangô e tenho Exu veludo no meu enredo...Estou passando por muitas dificuldades, aliás quem nao está? Estou a pouco tempo na Umbanda..Meu respeito e carinho enormes por este Exú..Estou aguardando uma vitória e sei que ele vai me dar..Laroye!

    ResponderExcluir
  9. A alguém sabe se Exu veludo vem com 7 saias da encruzilhada?

    ResponderExcluir
  10. Oi
    Sou nova e estou buscando conhecer a religião! Fiz esta oração acima me concentrando como se fosse uma envocacao. O fato é que depois peguei no sono e tive um sonho horrível. Um ambiente escuro e uma voz falava como se fosse na minha garganta em outra língua e eu dizia é pra eu cantar eu não consigo entender ao final voz disse se depender de mim morrerá de fome ou vai morrer de fome, acordei gelada chorei um balde. Fiquei muito mal pois estava pedindo proteção e ajuda pois tenho passado por varios problemas financeiros.
    Oque vc acha que pode ter acontecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmã, olha o mundo espiritual é complexo, para isso existe a consulta (osode) feita por um sacerdote, ao qual este por intermédio dos deuses desvenda sua espiritualidade, então procure um bom jogo, lhe aconselho um jogo em uma casa de Ifá.

      Excluir
  11. O veludo e meu guardiao .meu companheiro .mas ciumento kk

    ResponderExcluir
  12. Eu carrego o meu amado protetor guardião Exu veludo.so tenho a agradecer por ter esse Exú amoooo

    ResponderExcluir
  13. Sr.Veludo um protetor,amante dos desamparados,marido de muitas mulheres,sedutor,carinhoso,sou apaixonada por essa bela entidade.💜🙏Mojubá

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top