Exu de Umbanda Pomba Gira Dama da Noite: Falange do Cabaré

Posted by Alberto Ebomi at 23:20 22 Comentarios
Hoje falaremos um pouco sobre Exú de Umbanda uma  entidade que atendem pelo nome Pomba Gira Dama da Noite, pertencem a todas as falanges, mas caminha com todas as Pomba Giras do Cabaré ou algo bem próximo disso.

Fazem a comunicação e a troca de informações entre essas falanges.

São uma espécie de informantes, estão em toda a parte, "correm a gira" no astral para avaliar todas as questões que envolvem um caso que esteja sendo tratado por outras Guardiãs. São muito versáteis e conhecem de tudo um pouco. Uma outra atribuição muito importante, dessas Pomba Giras, é o desenvolvimento mediúnico de médiuns iniciantes.

Pomba Gira Dama da Noite - entidade de umbanda e candomblé

Portanto podem se manifestar em qualquer ponto cantado, ou, mesmo não sendo, a Pomba Gira que irá trabalhar com o médium, pode dar ao mesmo "insights" de quem será sua Pomba Gira de trabalho, incorporando ou passando vibração ao médium apenas no ponto cantado de sua Pomba Gira.

Dificilmente riscam ponto e dão consulta, ficam de pé no meio do terreiro dançando e preparando o médium, por isso, é muito comum incorporações de curta duração, para evitar desgaste e fadiga do médium.

Outra forte atuação dessas Senhoras é a comunicação intuitiva, já que o médium em desenvolvimento não está "pronto" para identificar mensagens claras, pois ainda não sabe se quer o nome de sua Pomba Gira.

Isso não ocorre com todos os médiuns, em alguns casos, dependendo da história, do grau de mediunidade e da relação "entidade-médium", a Pomba Gira de trabalho, já informa ao médium, quem é e o que quer.

As Pombas Giras Damas da Noite, após um período, que varia, de caso para caso, acabam por optar por uma atividade mais especializada, aí sim, ingressando numa falange específica.

São muito bem humoradas e passam ao médium, uma sensação de alegria e descontração.
Estão sempre presentes nos terreiros de santo, e mesmo que um determinado médium da corrente, não seja médium de incorporação, recebe sua vibração, o que o protege das energias densas que são desagregadas nas giras de Exú.

Seu nome "Dama da Noite" pode fazer com que seja associada à "Pomba Gira do Cabaré". Mas essas guardiãs têm funções distintas, as Damas da Noite, por serem entidades responsáveis pelo desenvolvimento mediúnico da maioria dos médiuns, não costumam enfrentar o astral inferior, de modo frontal, pois precisam manter uma vibração periespiritual menos densa, para a proteção dos médiuns que estão sendo por elas desenvolvidos.

Em sua denominação simbólica, são conhecidas apenas por Pomba Gira Dama da Noite, não havendo a complementação, como por exemplo, Pomba Gira Dama da Noite das Almas, ou Pomba Gira Dama da Noite da Encruzilhada, etc.

Como existem milhares de Pomba Giras Damas da Noite, também existem milhares de histórias sobre cada uma, as vezes muito confundidas com Pomba Gira Maria Padilha.

GIRA DE EXU TOCADA COM LETRA

São vários pontos tocados e cantados para Exú de Umbanda (Gira de exú) no meu canal do YouTube, se você gostar não esqueça de compartilhar os viídeos para que todos os irmão de nossa tão linda religião tenham também acesso aos videos de Exú e Orixás do Candomblé.


Compartilhe

Siga por Email

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Nunca'iremos compartilhar o seu endereço de e-mail.

22 comentários:

  1. Trabalho como médium Umbanda a 1 ano , a minha pomba gira Dama da Noite , tenho muito carinho por ela , mas estou confusa com o sonho que tive que falava com uma mulher que se apresentava como Maria Quitéria das Almas , como ainda não sei o nome da pomba gira cemiterio será que vou trabalhar com a Maria Quitéria das Almas e com qual exú ela vibra ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha irmã isso depende muito, eu acho que você deve ter paciência, pois seria possível sua pomba gira ser Maria Quitéria ou você também trabalhar com ela. Ela é uma pomba Gira distinta de outras, mas se aproxima muito de Mulambo, Farrapo entre outras. Sorte axé!

      Excluir
  2. Boa noite! Tenho incorporado pomba gira e hoje ela se manifestou como Dama da Noite fez alguns pedidos como uma taça de vinho cigarro uma rosa vermelha e um leque. Ainda estou mei confuso pois ela vem arretada gosta de música. Será que eu realmente incorporo dama da noite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo problemas irmão, é muito comum no começo a entidade (pomba gira), vir um pouco alterada, mas como o tempo (doutrina) ela irá se acalmar um pouco. Sorte axé!

      Excluir
  3. sonhei que estava em um lugar desconhecido e que tinha um catedral e aus seus arredores tinha um monte de gente deitada quase nu e uma mulher dizia que minha costa era bonita e neste tempo via minha vo´que recebe entidade deitada na frente dessa catedral e dai eu ouvia um barulho dentro deste lugar e dela sai minha vó so que uma face diferente e incorporada e ela me tocava com o dedo bem na hora me acordei assustada oq sera q q dizer isto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá lourdes silva, olha isso parece muito contato espiritual lhe alertando de alguma coisa. Sua vó é falecida? Você é da religião? Normalmente nossos ancestrais cuidam muito da gente após partirem, então eu preciso de um pouco mais de informação para pode te ajudar. Sorte axé!

      Excluir
    2. ola tudo bem. minha vó não e morta mas ultimamente ando sonhando com muitas coisa negativas com espíritos sinto as vezes que no sonho eles tenta entra no meu corpo mas não consegue .eu não tenho religiao mas a credito em umbada etc .eu já vi eu queria muito deixa de sonhar esses sonhos e tocar minha vida não gostaria de me envolver com entidades de qualquer forma sinto que estão atrasando meu caminho so quero paz e que meu espirito fique tranquilo

      Excluir
    3. Lourdes, isso é muito comum de acontecer quando as pessoas possuem espiritualidade, os espíritos ficam rodando a pessoa, no caso, atraem boas influência e ruins também, tome algo para descarregar esta negatividade, logo que o Astral está lhe avisando de uma possível negatividade. Se não se resolver, procure um jogo de búzios. Sorte axé!

      Excluir
  4. Olá, eu trabalho com Mulambo do Cabaré e fico passado de como essa pombogira tem uma força energética muito grande. Me iniciei na umbanda há desde de 2000 eu tinha apenas 13 anos e em e com 15 anos comecei a me desenvolver e um belo dia chegou a dama da noite da minha vida e se apresentou! Devo muito a essa pombogira.Se hoje eu tenho a minha vida boa que tenho hoje e graças a ela , que nunca me abandonou mesmo nos tempos de rebeldia minha. E hoje além da minha mãe Iemanja que eu amo eu agradeço muito a ela por estar sempre do meu lado. Eu sempre respeitei muito os meus orixás,guias e exús. Nunca os xinguei ou os desgracei como eu já vi muitos fazerem. Me causa uma tristesa grande ao ver esse tipo de atitudes. As entidades não são culpadas pelos os nossos erros! Eu me orgulho do que eu possuo , essas jóias na minha humilde vida. Que estão sempre dispostos a ajudar a quem precisa sem cobrar nada em troca! Axé a todos e salve Maria Mulambo do Cabaré!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Gostaria de tirar uma dúvida. Trabalho com a Dama da Noite há um ano mais ou menos, e queria saber se é possível que ela se apresente com outro nome futuramente, pois no terreiro que frequento meu Pai disse que ela ao longo do tempo fara isso... E algumas semanas atrás enquanto eu estava falando com ela, eu a vi vestida de um jeito diferente e como se estivesse andando em um cemitério... Pode ser algum sinal? Desde já muito obrigada! Axé a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá thabata, olha pode ser sim, os Exus são muito misteriosos, mas também pode ser outra Pomba Gira que caminhe com você, mas só o tempo irá revelar tudo isso, não precisa se preocupar muito com isso. Sorte axé irmã!

      Excluir
  6. Boa noite Não sou ligado à umbanda mas a segunda vez que sonho com uma sobrinha minha que tem menos de dois anos e nesse sonho temos uma espécie de contato onde percebo uma corrente de informações muito forte sendo passada entre nós dois mas a única o formação que fica na minha mente quando acordo é " la dama da noche" fico bem confuso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão, olha pode sim ser algum aviso ou esclarecimento espiritual, então procure um lugar que lhe agrade e veja se não existe alguma pendência espiritual, não ignore sua intuição. Sorte axé!

      Excluir
  7. Ola , sempre tive sonhos premonitórios , ha algum tempo sonho com uma entidade , hoje fiquei sabendo que tenho uma pomba gira comigo , gostaria de saber mais sobre isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão olha você deveria procurar uma casa de santo para melhor cuidar desta espiritualidade. Sorte axé!

      Excluir
  8. Sonhei que cortava uma maçã e essa se transformou em uma rosa vermelha, dei um risada e sai rodando. Tenho na mente que seja a Sra Dama da Noite

    ResponderExcluir
  9. Sonhei que cortava uma maçã e essa se transformou em uma rosa vermelha, dei um risada e sai rodando. Tenho na mente que seja a Sra Dama da Noite

    ResponderExcluir
  10. ola queria saber se e vedd que a pomba gira dama da noite nao imcorpora em mediuns de sexo masculino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão por exus de ruas serem Eguns (espiritos) eles não tem essa distinção, então pode incorporar normalmente. Sorte axé!

      Excluir
  11. eu sonhei que estava no terreno e todo mundo estava sentado e eu estava em pé no meio de todo mundo. e todos olhava pra mim sorrindo e tinha muito barulho como tambores o que se significa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossível saber assim, mas se você tem alguma ligação com a espiritualidade ou não, e isso lhe impressionou, procure orientação do Oráculo (jogo). sorte axé!

      Excluir
  12. boa noite sou de oxosssi e traBALHO A MAIS DE 30 ANOS COM ENTIDADES DA UMBANDA e tive uma leve iniciação no candomble e isso foi interrompido pois meu pai de santo faleceu,e depois disso um belo de um dia essa moça chamada dama da noite se apresentou e disse q ia trabalhar comigo, porem estou muito feliz por receber uma dama tao bonita e distinta laroye exu e axé meus irmaos

    ResponderExcluir

Você da Umbanda ou do Candomblé que quer deixar uma observação fique a vontade, seu comentário será de ajuda para mim e para os outros leitores do site que estão a procura de aprendizagem. Sorte axé para todos irmãos.

Religião
Spirituality Blogs - BlogCatalog Blog Directory Central Blogs Juntos no Candomblé

Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!! Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor..
.

Divulgar Blogs

back to top