Comida de Xangô – Amala – Oferenda – Agrado Orixa

xango comida oferenda amala adimu agrado Vejamos aqui como preparar um Comida, Oferenda, Adimu, Agrado a Xangô. É fácil preparar uma comida de Orixá, mas sempre siga atitudes básica na hora do preparo e na hora de Oferecer a comida de Xangô. E no final da postagem tem o video da Roda de Xangô completa em 3 partes que poderá ser cantado após oferecer esta Oferenda.
1- sempre esteja de corpo limpo e a mente ligada só a coisas boas e ao orixá.
2- se possível peça para alguém já iniciado dentro do Santo, para lhe orientar na hora de fazê-lo.
3 – nunca peça nada de ruim ao Orixá, peça sempre coisas boas e principalmente Xangô é um orixá ligado diretamente a caso de justiça, casos de dívidas, guerras etc. Então é muito importante saber o que está precisando realmente ou o porque você está fazendo esta oferenda.
Obs: Não adianta pedir para o Orixá Ogum que lhe dê um amor, pois Ogun é um orixá Rústico (violento e pouco maliável), que no caso sim seria para pedir ao Orixá Oxum (que é doce, encantadora, amável) que lhe de amor em sua vida. Entenda bem, pedir amor não significa pedir uma pessoa em particular para o Orixá. Evite pedir certo tipos de coisas para o seu orixá, lembre-se ele é sagrado.

Amalá para Xangô:

 
Ingredientes da comida de Xangô:
- 500gr. de quiabo
- 01 rabada cortada em doze pedaços
- 01 cebola
- 01 vidro de azeite de dendê
- 250g. de fubá branco

Modo de preparar o Amalá de Xangô: Cozinhe a rabada com cebola e dendê. Em uma panela separada faça um refogado de cebola dendê, separe 12 quiabos e corte o restante em rodelas bem tirinhas,
junte a rabada cozida .Com o fubá, faça uma polenta e com ela forre uma gamela, coloque o refogado e enfeite com os 12 quiabos enfiando-os no amalá de cabeça para baixo.

• QUER ESCUTAR A RODA DE XANGÔ COMPLETA CLIQUE AQUI

ESCUTE A RODA DE XANGÔ PARA CANTAR AO OFERECER O AMALA


OU ACESSE AQUI PARA VER A RODA DE XANGÔ COMPLETA


20 comentários:
  1. na comida de XANGO, NÃO VAI PÓ DE CAMARÃO?

    ResponderExcluir
  2. Beth o amalá, também pode ser feito com Camarão fresco, Pimentão vermelho, Oregano, etc..

    Pois Xango gosta muito de sua comida bem temperada ok. Sorte axé pra você!!!

    ResponderExcluir
  3. Depois de fazer o amalá a gente come ou deixa em algum lugar pra ele? Não precisa dar oferenda nenhuma pra Yemanja ou pra Oxum junto?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Depois de fazer o amalá a gente come ou deixa em algum lugar pra ele? Não precisa dar oferenda nenhuma pra Yemanja ou pra Oxum junto?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Olá ninguém. Olha você deve colocar em um lugar para o santo comer (claro simbolicamente), mas ao oferecer você pode pegar um punhado (pouco) e comer e fazer os pedidos a Xangô.

    ResponderExcluir
  6. Ninguem sobre a oferenda para yemanjá ou oxum, olha não há necessidade.

    ResponderExcluir
  7. Posso fazer um Amala para Xango sem a rabada? Me ensinaram um que leva basicamente quiabo e camarão que quantidade de quiabo devo colocar 12 ou 13?

    ResponderExcluir
  8. Cris. Você pode estar fazendo o amalá só com os camarões sim. a quantidade utilize 12 e multiplos de 12 para fazer o picado de kiabo para o ajabó. Sorte axé!

    ResponderExcluir
  9. Tainan, sim é Xango que come kiabo (ajabó)!

    ResponderExcluir
  10. onde ponho a oferenda ?posso por na minha casa e depois o quefazer ?

    ResponderExcluir
  11. Suelem - Você pode despachar: No mato, arvore frondosa, rio, cachoeira.

    Sorte axé irmã!

    ResponderExcluir
  12. Suelen respondendo a sua outra pergunta, sim você pode colocar em um local alto dentro de sua casa, e não deixe passar de 7 dias, caso você queira oferecer fora de casa vá: ao mato, uma pedreira, morro (coloque na rocha no alto).

    ResponderExcluir
  13. Concordo com a maneira da qual ensinou, pois cada caso é um caso isolado e cada axé ensina de uma maneira diferente que dá resultado da mesma forma. No meu axé eu aprendi de outra forma e assim sigo.

    Cerca de 200gr de camarão seco.
    02 cebolas brancas.
    Azeite doce.
    02kg de quiabos bonitos e retos.
    01 gamela.

    Lavar os quiabos e separar 06.
    Sentar numa decisa para cortar os quiabos na diagonal e fazer os pedidos.
    Bater no liquidificador a cebola, o azeite e o camarão seco.
    Levar ao fogo e acrescentar o quiabo picado dentro.
    Mexa e pinga água, vá mexendo e pingando água até cozinhar.
    Depois de cozido colocar na gamela.
    Enfeitar com os 06 quiabos com a coroa para baixo e depois de esfriar levar numa pedreira. Pois a pedra em geral representa um local sagrado para o orixá.

    Obs¹: Vestir roupas brancas e um pano de cabeça:

    Homem: calçolu, camisu e mesmo sendo homem o aconselhável é levar um pano de cabeça na hora de dar a oferenda ao santo.

    Mulher: calçolu, camisu ou camisa, pano da costa e um pano de cabeça. (sempre roupas brancas)

    Obs²: Caso tenha problemas de se sentirem constrangidos saia com uma roupinha branca e vistam ao chegar no local.

    Espero ter contribuído de alguma forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não devemos ter contragimento com nossa religião ou somos ou deixamos de ser. O cristianismo nos fã exemplo bíblico quando não renegavam seu Deus mesmo a diante dos imperadores que os atiravam aos foços dos leões para serem devorados.

      Excluir
  14. E verdade que deve rodar o amala de Xangô por 4 quatro vezes seguidas durante quatro quarta feiras seguidas???

    ResponderExcluir
  15. Vanderlice Carvalho, olha isso depende muito do propósito, mas o amalá é esse mesmo. Sorte axé!

    ResponderExcluir
  16. Olá, gostaria que me ajuda-sem a tirar uma duvida. Estou frequentando um terreiro, onde a Mãe fez um jogo de búzios pra mim. Depois disso na outra semana (desculpe caso eu tenha errado algum termo) eu fiquei ajoelhada na frente de oxalá com um prato na cabeça, onde tinha um jarro de porcelana com algo para eu tomar banho, e acendi uma vela de 7 dias.Na terça feira voltei e ofereci o arroz a oxalá, na sexta só cantou. Não sai bem nesse dia, e não consegui voltar mais, Soube que seriam 7 pratos de arroz para oxalá, se eu interromper, não for mais lá.O que pode acontecer?
    Quando fico la meus pensamentos não conseguem se organizar, minha cabeça ficava a mil, vinha varias coisas, não me sentia bem.

    ResponderExcluir
  17. Olha Emanuelle quando ocorre esses casos eu costumo orientar as pessoas que procurem outro jogo para poder ver se há algo de errado com o que foi feito, mas a princípio não vejo nada de errado no que foi feito, claro que também não sei para que também. Mas se você não está se sentindo bem em voltar, eu acho que então não volte. Mas não deixe de procurar ajuda espiritual, pois nesse mundo não estamos sozinhos e sempre precisamos de auxílio alheio. sorte Axé!

    ResponderExcluir

Você da Umbanda ou do Candomblé que quer deixar uma observação fique avontade, seu comentário será de ajuda para mim e para os outros leitores do site que estão aprocura de aprendizagem. Sorte axé para todos irmãos.

Veja nosso canal do Youtube
Escute Cantigas de Candomblé
Sites de Referências.
Spirituality Blogs - BlogCatalog Blog Directory Central Blogs Juntos no Candomblé

Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!! Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor..
.

Divulgar Blogs

Juntos no Candomblé Copyright © 2009 Gadget Blog is Designed by Koragem Macumba GratisMacumba GratisJogos e Dicas Site de Games