A lenda (história de Obi)
Após o cataclismo que separou-os ará-aiye dos ará-orun, os sacerdotes de ifá não mediram esforços para placar a ira de Olodumare. Inúmeros preceitos e várias oferendas foram realizads em prol da obtenção do áforiji/perdão do "Senhor do Universo".
A remissão da pena era de suma importância, pois todo o contato com o mundo sobrenatural havia se perdido.
Tantas foram as súplicas e ofertas, que Olodumare apiedou-se e concedeu aos ará-aiye o indulto pela falta cometida (a ultrapassagem dos limites feita por um omo tundé, permitindo a vida de um Owoli/profeta ao mundo o que foi chamado de Obi.
Este ser predestinado, não poderia fazer discriminação das pessoas, e nem tão pouco recusar o atendimento as mesmas, sob pena de perder seus poderes. E assim, os os anos foram se passando e Obí foi crescendo e tornando-se um homem famoso nos lugares mais longínquos. Infelizmente, não levou muito tempo para que a fama subisse a cabeça de Obí, e quando ele se encontrou no auge da mesma, passou a ser indiferente e menosprezar as pessoas mais carentes, chegando ao ponto de negar-lhes atendimento nos momentos mais difíceis.
Estes fatos não passaram desapercebidos diante dos olhos do Alábojuto ti Olodumare?inspetor geral de Deus- Exú que tratou imediatamente de relatar ao Criador a desobediência e o procedimento de Obi.
Indignado com os fatos, Olodumare se materializa e vai procurar -Obi- por três vezes consecutivas: uma disfarçada de rico, outra de mendigo e por último passou-se por uma pessoa desprovida de recursos financeiros no momento do seu desespero.
Contudo, para seu infortúnio, as informações cedidas por Exú eram verdadeiras. Então, Olodumare fingindo-se mais uma vez de mendigo, bateu a porta de -Obi- suplicando atendimento. E, mais uma vez sem de nada desconfiar o profeta - Obi- recusou o atendimento.
Neste exato momento, Obi ouve alguém chamar-lhe à porta, e reconhecendo a voz de Olodumare corre rapidamente para abri-la, e ao deparar com o "Seu Deus" disfarçado de mendigo prótase aos seus pés suplicando perdão. Irredutível Olodumare pronuncia-se: Obí, a tua missão na Terra, como profeta, está encerrada. Voltarás ao pó e no local em que fores enterrado nascerá uma igi/árvore esta que terá o teu nome, que dará flores e frutos, cujas sementes cairão do alto da mesma e rolarão pela terra por toda eternidade, e rolando pela terra servirão de interpretação entre o profano e o sagrado, entre os ará-aiye e os ara-orun.
Parabéns pelo conteúdo.
ResponderExcluirWillian Marques, produção do Melodias de Terreiro
www.radiomelodiasdeterreiro.ning.com
Adorei a lenda de Obi ... Cada vez essa página me surpreende!
ResponderExcluirGostei muito da lenda aqui apresentada. Muito instrutiva.
ResponderExcluir