ETA OGUNDÁ “Ogun partiu o peixe em dois”.

Posted by Alberto Ebomi at 17:46 8 Comentarios
odu meji eta ogunda - ogunda meji - odu do orixá ogum ETAOGUNDÁ é o significado do termo yorubá “Ogundá Meji” = “Ogun da ejá meji”, ou, “Ogum partiu o peixe em dois”.

Etaogundá é um odú composto pelos elementos fogo sobre ar, com predominância do primeiro, o que representa o dinamismo transformado em obstáculo, o esforço voltando-se contra quem o despendeu, levando ao fracasso. Corresponde ao ponto cardeal Nor-Nordeste, à carta “o Diabo” no Tarot e seu valor numérico é o 2.

O ODU ETAOGUNDÁ


Suas cores são, o negro, o branco e o azul. É um odú masculino, representado esotericamente por um punhal ou facão, numa referência inequívoca ao Orixá Ogun.
Esse odú, assim como o Orixá Ogum, rege todos os metais negro, tudo o que é de ferro e o trabalho realizado nas forjas ocupando-se também, do arco e da flecha.



Considerado um símbolo bastante perigoso, comanda o membro viril, os testículos a ereção, o esperma e determina até certo ponto, os hábitos sexuais e as doenças venéreas.

Foi sob este signo que Xangô desceu à terra, segundo alguns Bokonõ, Gu (Ogun) e Hevioso (Sango) possuem origens idênticas e a diferença reside apenas em suas manifestações.

Eta-ogundá preside os partos e desta forma todas as crianças vêm ao mundo sob sua ação e responsabilidade. A noção de corte, de separação, está ligado a esse signo.

O homem regido por esse odú, é muito viril, sério e organizado; quanto à mulher, tem muita fertilidade, mas não é sensual (sexy). Tanto um, quanto o outro, são radicais, olho por olho, dente por dente.

Caráter: Egoísta, duro, cruel, imoral, hipócrita, ciumento, venal, enganador e dissimulado.
Comportamento: Amoral ou imoral, falta do sentido do certo e errado, os fins justificando o meio, as atitudes conduzem ao declínio, à depravação e pautada na crueldade.

Personalidade: Os eleitos deste Odu têm tendência a serem mentirosos, matam com facilidades e forem muito irritados, pois quase sempre reagem com violência. Costumam jurar mesmo diante das evidências que não praticaram aquele determinado ato.Costumam ser fingidos; geralmente têm os pés achatados, com os dedos maiores esparramados e cabeludos.

Os filhos deste Odu deverão sempre adotar um procedimento em conformidade com a retidão da justiça, pois, caso contrário, acabarão recebendo o peso do prejuízo em todos os campos, produzidos pelos atos repentinos, impulsivos e as vezes até agressivos, que são características quase que constantes dos filhos deste Odu, principalmente quando o Orixá Ogun for responsável pelo ori da pessoa. 

Têm tendências a traições, não podendo confiar nos amigos e em certas ocasiões, nem mesmo em parentes, principalmente quando se tratar de divisão de herança ou sociedade nas quais, geralmente são roubados. São pessoas que só conseguem lucros através de seus próprios esforços, pois ajuda exterior raramente acontece. Poderão vencer os maiores obstáculos de seus caminhos agindo com razão, calma e inteligência – únicas formas de obterem benefícios.

Cores: Branco, negro, marron e azul marinho.

Dias da semana: 5.a feira

Dia da semana: 5.a feira

Correspondência Planetária: Marte

Correspondência zodioacal: Aries

Tempo de atuação: 1 ano ou 1 hora.

Letra
 do alfabeto: ?
Aspectos particulares: Masculino, diurno, mutável, quente, seco, estéril, filho de Okó e Awounsi.

Orixás que regem este odu:
 Ogum -  Oxum - Odé (Oxossi)
 Iemanjá – Exú – Oya – Xangô


Categorias:

Compartilhe

Siga por Email

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Nunca'iremos compartilhar o seu endereço de e-mail.

8 comentários:

  1. Bom dia,gostaria de ter informações sobre como comprar,formas de pagamento,meu Cep é 22713-169 RJ.

    Abraços,

    Gina.

    ResponderExcluir
  2. olá minha querida mil desculpas, eu estava com um probleminha em nos comentarios do meu blog, por isso troquei o modelo, mas gina entre em contato com emai k.oragem@hotmail.com que eu le enviarei os dados para compra ok minha querida.

    Ire ô para ti. Axé.

    ResponderExcluir
  3. tenho uma simpatia para desembaraço profissional com tres velas e mentalizar tudo que quer na vida profissional mais 03 retroses de linha branca e passar no corpo feijao e milho de galinha e depois tomar banho de4 abre-caminho e oferecer para etao-gunda.dúvidas; fazer em que horário e tem que ser na rua no mar ou em casa ofereço para ogum?

    ResponderExcluir
  4. lhe aconselho que alguém passe esse ebó em você, que está mais para os Caminho de Odi (odu 7 por ordem de exu), enquanto a pessoa irá passando o ebó, a pessoa que toma o ebó irá desenrolar as linhas, em sentido de desenrolar ou desembaraçar a vida da pessoa. se você for fazer nos caminhos de etaogundá, aconselho você afazer uma estrada ou campo, se for fazer de odi (mato ou encruzilhada ok).

    Sorte axé para você

    ResponderExcluir
  5. Pelo calculo da cabala feito nesta pagina sou regido por este Odú, sabe orientar-me como deixa-lo sempre positivo? Sabe alguma oferenda para deixar os regidos por esse Odú prósperos financeiramente e Amorosamente? Pode me Orientar como proceder?

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Pelo calculo da cabala feito nesta pagina sou regido por este Odú Ioròsún, sabe orientar-me como deixa-lo sempre positivo? Sabe alguma oferenda para deixar os regidos por esse Odú prósperos financeiramente e Amorosamente? Pode me Orientar como proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão tudo bem, olha pelo modo correto não se mexe com o Odu sem que haja necessidade, pois mesmo que você se encontre negativo em alguns aspectos no momento, não significa que que propriamente seja o Odu que esteja negativo. O certo então é que procure um jogo para que se certifique se realmente há alguma necessidade de mexer com esse lado do Odu ou seja outra coisa espiritual. Sorte axé!

      Excluir

Você da Umbanda ou do Candomblé que quer deixar uma observação fique a vontade, seu comentário será de ajuda para mim e para os outros leitores do site que estão a procura de aprendizagem. Sorte axé para todos irmãos.

Religião
Spirituality Blogs - BlogCatalog Blog Directory Central Blogs Juntos no Candomblé

Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!! Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor..
.

Divulgar Blogs

back to top