As Mães de Obaluaiê: Yemanjá e Nanã

Postado por: Ebomi at 11:06 0 Comentários

As mães de Obaluiaê são Nanã e Yemanjá, sendo a primeira biológica e a outra de criação. Orisa Obaluaiê é filho de Oxalá e Nanã, nasceu com a doença de chagas, uma doença de pele que fedia e causava medo aos outros, sua mãe Orixá Nanã morria de medo da varíola, que já havia matado muita gente no mundo. Por esse motivo Nanã, o abandonou na beira do mar.


obaluaie - omolu - xapana - sapata - obaluaiye - orisa - orisha - ifa - orixa - candomble

Ao sair em seu passeio pelas areias que cercavam o seu reino, Iemanjá encontrou um cesto contendo uma criança. Reconhecendo-a como sendo filho de Nanã, pegou-a em seus braços e a criou como seu filho em seus seios lacrimosos.

O tempo foi passando e a criança cresceu e tornou um grande guerreiro, feiticeiro e caçador. Se cobria com palha da costa, não para esconder as chagas com a qual nasceu, e sim porque seu corpo brilhava como a luz do sol.

Um dia Iemanjá chamou Nanã e apresentou-a a seu filho Xapanã, dizendo: Xapanã, meu filho receba Nanã sua mãe de sangue. Nanã, este é Xapanã nosso filho. E assim Nanã foi perdoada por Obaluaiê e este passou a conviver com suas duas mães.

Sua festa típica é o Olubajé, no site tem o xirê completo do banquete do Rei, sua comida preferida é o Oduburu (adimu) (pipoca), o seu dia da semana é a segunda-feira, suas contas são preto com branco, ou vermelho coral rajado com branco e preto, o mês comemorativo de Obaluaiê é Agosto.
Sua saudação é Atotô!!! aqui o Oriqui de Obaluaiê completo.



Lendas completas de Obaluaiê:



>> Obaluaiê morre e é ressuscitado a pedido de Oxum


>> Obaluaê quem é este Orixá?


>>Sapatá é proibido de viver junto com os outros orixás


>> Obaluaiê tem as feridas transformadas em pipoca por Yansã


>> As rezas do Olubajé Obaluaiê - Com Audio e Tradução


>> Sapata esquece de trazer agua para a Terra: Xapanã


Categorias:

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top