![ossain ervas - ewe - folhas - plantas - arvores - raiz - orixá - africa - olossain - culto - candomblé - umbanda - exu e pomba gira ossain ervas - ewe - folhas - plantas - arvores - raiz - orixá - africa - olossain - culto - candomblé - umbanda - exu e pomba gira](https://lh3.googleusercontent.com/-OWjZZh2PfI4/WKd_2XRj-kI/AAAAAAAAD-Y/hoVOLeuE6sY/ossain%252520ervas%252520-%252520ewe%252520-%252520folhas%252520-%252520plantas%252520-%252520arvores%252520-%252520raiz%252520-%252520orix%2525C3%2525A1%252520-%252520africa%252520-%252520olossain%252520-%252520culto%252520-%252520candombl%2525C3%2525A9%252520-%252520umbanda%252520-%252520exu%252520e%252520pomba%252520gira_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800)
Amendoeira: Seus galhos são usados nos locais em que o homem exerce suas atividades lucrativas. Na medicina caseira, seus frutos são comestíveis, porém em grandes quantidades causam diarreia de sangue. Das sementes fabrica-se o óleo de amêndoas, muito usado para fazer sabonetes por ter efeitos emolientes, além de amaciar a pele.
![folha da amendoeira folha da amendoeira](https://lh3.googleusercontent.com/-YXPNurpSFBY/WKd_20zuedI/AAAAAAAAD-g/3DHco9JTa-s/clip_image001_thumb.jpg?imgmax=800)
Amoreira: Planta que armazena fluidos negativos e os solta ao entardecer; é usada pelos sacerdotes no culto a Eguns. Na medicina caseira, é usada para debelar as inflamações da boca e garganta.
![Amoreira Amoreira](https://lh3.googleusercontent.com/-dkxWodBafdY/WKd_3omHiNI/AAAAAAAAD-o/6tUtle3X9CY/clip_image002_thumb.jpg?imgmax=800)
Angelim – amargoso: Muito usado em marcenaria, por tratar-se de madeira de lei. Nos rituais, suas folhas e flores são utilizadas nos abô dos filhos de Nanã, e as cascas são utilizadas em banhos fortes com a finalidade de destruir os fluidos negativos que possa haver, realizando um excelente descarrego nos filhos de Exu. A medicina caseira indica o pó de suas sementes contra vermes. Mas cuidado! Deve ser usada em doses pequenas.
![Angelim – amargoso Angelim – amargoso](https://lh3.googleusercontent.com/-FNwf1aPJXPA/WKd_4QTMMfI/AAAAAAAAD-w/P99CBPOXhcI/clip_image003_thumb.jpg?imgmax=800)
Aroeira: Nos terreiros de Candomblé este vegetal pertence a Exu e tem aplicação nas obrigações de cabeça, nos sacudimentos, nos banhos fortes de descarrego e nas purificações de pedras. É usada como adstringente na medicina caseira, apressa a cura de feridas e úlceras, e resolve casos de inflamações do aparelho genital. Também é de grande eficácia nas lavagens genitais.
![Aroeira Aroeira](https://lh3.googleusercontent.com/-VIBCEd_wO-I/WKd_5MUlyGI/AAAAAAAAD-4/8SyZe9G4lsQ/clip_image004_thumb.jpg?imgmax=800)
Arrebenta Cavalo: No uso ritualístico esta erva é empregada em banhos fortes do pescoço para baixo, em hora aberta. É também usado em magias para atrair simpatia. Não é usada na medicina caseira.
![Arrebenta Cavalo Arrebenta Cavalo](https://lh3.googleusercontent.com/-1RQQcj5sfQA/WKd_5hX6akI/AAAAAAAAD_A/dbAXuOnxomY/clip_image005_thumb.jpg?imgmax=800)
Arruda: Planta aromática usada nos rituais porque Exu a indica contra maus fluidos e olho-grande. Suas folhas miúdas são aplicadas nos bori, banhos de limpeza ou descarrego, o que é fácil de perceber, pois se o ambiente estiver realmente carregado a arruda morre. Ela é também usada como amuleto para proteger do mau-olhado. Seu uso restringe-se à Umbanda. Em seu uso caseiro é aplicada contra a verminose e reumatismos, além de seu sumo curar feridas.
![Arruda Arruda](https://lh3.googleusercontent.com/-euTIUmZ9y14/WKd_6bTrIGI/AAAAAAAAD_I/G2OWkY5IalY/clip_image006_thumb.jpg?imgmax=800)
Avelós – Figueira-do-diabo: Seu uso se restringe a purificação das pedras do orixá antes de serem levadas ao assentamento; é usada socada. A medicina caseira indica esta erva para combater úlceras e resolver tumores.
![Avelós – Figueira-do-diabo Avelós – Figueira-do-diabo](https://lh3.googleusercontent.com/-DXAA2V8nn58/WKd_7OzfRdI/AAAAAAAAD_Q/XBblEVqZdtE/clip_image007_thumb.jpg?imgmax=800)
Azevinho: Muito utilizada na magia branca ou negra, ela é empregada nos pactos com entidades. Não é usada na medicina popular.
![Azevinho Azevinho](https://lh3.googleusercontent.com/-eTBs-wIpd6E/WKd_75B-KOI/AAAAAAAAD_Y/Rs8kbJqn84g/clip_image008_thumb.jpg?imgmax=800)
Bardana: Aplicada nos banhos fortes, para livrar o sacerdote das ondas negativas e eguns. O povo utiliza sua raiz cozida no tratamento de sarnas, tumores e doenças venéreas.
![clip_image009 clip_image009](https://lh3.googleusercontent.com/-pZzeTdhNkUw/WKd_8Uzw4gI/AAAAAAAAD_g/xtJE82BEq9w/clip_image009_thumb.jpg?imgmax=800)
Beladona: Nas cerimónias litúrgicas só tem emprego nos sacudimentos domiciliares ou de locais onde o homem exerça actividades lucrativas. Trabalhos feitos com os galhos desta planta também provocam grande poder de atracção. Pouco usada pelo povo devido ao alto princípio activo que nela existe. Este princípio dilata a pupila e diminui as secreções sudorais, salivares, pancreáticas e lácteas.
![Beladona Beladona](https://lh3.googleusercontent.com/-Qa7VNpK5jb4/WKd_9VHEU0I/AAAAAAAAD_o/LykrxeQEyvQ/clip_image010_thumb.jpg?imgmax=800)
Beldroega: Usada na purificação das pedras de Exu. O povo utiliza suas folhas, socadas, para apressar cicatrizações de feridas.
![Beldroega Beldroega](https://lh3.googleusercontent.com/-YybGnc6XCJk/WKd_-Wpy8JI/AAAAAAAAD_w/yozzGmTkxC8/clip_image011_thumb.jpg?imgmax=800)
Brinco-de-princesa: É planta sagrada de Exu. Seu uso se restringe a banhos fortes para proteger os filhos deste orixá. Não possui uso popular.
![Brinco-de-princesa Brinco-de-princesa](https://lh3.googleusercontent.com/-MwhhR1MG-qs/WKd__aL4pmI/AAAAAAAAD_4/WwYieW5xH6Q/clip_image012_thumb.jpg?imgmax=800)
Cabeça-de-nego: No ritual a rama é empregada nos banhos de limpeza e o bolbo nos banhos fortes de descarrego. Esta batata combate reumatismo, menstruações difíceis, flores brancas e inflamações vaginais e uterinas.
![Cabeça-de-nego Cabeça-de-nego](https://lh3.googleusercontent.com/-4qwBGeG3k58/WKeAAFS68II/AAAAAAAAEAA/dj9tJOU2-dg/clip_image013_thumb.jpg?imgmax=800)
Cajueiro: Suas folhas são utilizadas pelo axogun para o sacrifício ritual de animais quadrúpedes. Em seu uso caseiro, ele combate corrimentos e flores brancas. Põe fim a diabetes. Cozinhar as cascas em um litro e meio de água por cinco minutos e depois fazer gargarejos põe fim ao mau hálito.
![Cajueiro Cajueiro](https://lh3.googleusercontent.com/-sQe7bOBvHNU/WKeAArSlKnI/AAAAAAAAEAI/0yAwbLxEeZY/clip_image014_thumb.jpg?imgmax=800)
Cana-de-açúcar: Suas folhas secas e bagaços são usados em defumações para purificar o ambiente antes dos trabalhos ritualísticos, pois essa defumação destrói eguns. Não possui uso na medicina caseira.
![Cana-de-açúcar: Cana-de-açúcar:](https://lh3.googleusercontent.com/-BTXc8UNaK0k/WKeABXZx-3I/AAAAAAAAEAQ/lZ59ZYP7Zqo/clip_image015_thumb.jpg?imgmax=800)
Cardo-santo: Essa planta afugenta os males, propicia o aparecimento do perdido e faz cair os vermes do corpo dos animais. Na medicina caseira suas folhas são empregadas em oftalmias crónicas, enquanto as raízes e hastes são empregadas contra inflamações da bexiga.
![Cardo-santo Cardo-santo](https://lh3.googleusercontent.com/-ldwh3UIcn2o/WKeACGIzFmI/AAAAAAAAEAY/Ipvd1bKYDpg/clip_image016_thumb.jpg?imgmax=800)
Catingueira: É muito empregada nos banhos de descarrego. Seu sumo serve para fazer a purificação das pedras. Entretanto, não deve fazer parte do axé de Exu onde se depositam pequenos pedaços dos axé das aves ou bichos de quatro patas. Na medicina caseira ela é indicada para menstruações difíceis.]
![Catingueira Catingueira](https://lh3.googleusercontent.com/-dL23rxBrTdw/WKeAC6yjvPI/AAAAAAAAEAg/VGbHQulz6f0/clip_image017_thumb.jpg?imgmax=800)
Cebola-cencém-: Essa cebola é de Exu e nos rituais seu bolbo é usado para os sacudimentos domiciliares. É empregada da seguinte maneira: corta-se a cebola em pedaços miúdos e, sob os cânticos de Exu, espalha-se pelos cantos dos cómodos e em baixo dos móveis; a seguir, entoe o canto de Ogum e despache para Exu. Este trabalho auxilia na descoberta de falsidades e objectos perdidos. O povo utiliza suas folhas cozidas como emoliente.
![Cebola-cencém- Cebola-cencém-](https://lh3.googleusercontent.com/-0zxAJmSEbds/WKeADukY1KI/AAAAAAAAEAo/EmxmhQ46JE4/clip_image018_thumb.jpg?imgmax=800)
Cunanã: Seu uso restringe-se aos banhos de descarrego e limpeza. Substituiu em parte, os sacrifícios a Exu. A medicina caseira indica os galhos novos desta planta para curar úlceras.
![Cunanã Cunanã](https://lh3.googleusercontent.com/-b-2HfjvMEXs/WKeAEVFwerI/AAAAAAAAEAw/9keJt0Vly8k/clip_image019_thumb.jpg?imgmax=800)
Erva-preá: Empregada nos banhos de limpeza descarrega sacudimentos pessoais e domiciliares. O povo usa o chá desta erva como aromatizante e excitante. Banhos quentes deste chá melhoram as dores nas articulações, causadas pelo artritismo.
![Erva-preá Erva-preá](https://lh3.googleusercontent.com/-LwNYo55D3aI/WKeAEm5R_SI/AAAAAAAAEA0/SWzZH-Co32k/clip_image020%25255B3%25255D.jpg?imgmax=800)
Facheiro-Preto: Aplicada somente nos banhos fortes de limpeza e descarrego. Na medicina caseira, ela é utilizada nas afecções renais e nas diarreias.
![Facheiro-Preto Facheiro-Preto](https://lh3.googleusercontent.com/-8h8O7hMGrEM/WKeAFapl3cI/AAAAAAAAEA8/XAr3S1pd-Dk/clip_image021_thumb.jpg?imgmax=800)
Fedegoso Crista-de-galo: Esta erva é utilizada em banhos fortes, de descarrego, pois é eficaz na destruição de Eguns e causadores de enfermidades e doenças. Seus galhos envolvem os ebó de defesa. Com flores e sementes desta planta é feito um pó, o qual é aplicado sobre as pessoas e em locais; é denominado “o pó que faz bem”. Na medicina caseira actua com excelente regulador feminino. Além de agir com grande eficácia sobre erisipelas e males do fígado. É usada pelo povo, fazendo o chá com toda erva e bebendo a cada duas horas uma xícara.
![Fedegoso Crista-de-galo Fedegoso Crista-de-galo](https://lh3.googleusercontent.com/--vKrs0ZxMDw/WKeAGEX8-gI/AAAAAAAAEBE/ezTabRqYyg4/clip_image022_thumb.jpg?imgmax=800)
Fedegoso: Misturada a outras ervas pertencentes a Exu, o fedegoso realiza os sacudimentos domiciliares. É de grande utilidade para limpar o solo onde foram riscados os pontos de Exu e locais de despacho pertencentes ao deus da liberdade.
![Fedegoso Fedegoso](https://lh3.googleusercontent.com/-eTVOb60WOvQ/WKeAGTRy82I/AAAAAAAAEBI/BlAEIvTL5HQ/clip_image023%25255B3%25255D.jpg?imgmax=800)
Figo Benjamim: Erva usada na purificação de pedras ou ferramentas e na preparação do fetiche de Exu. É empregada também em banhos fortes nas pessoas obsidianas. No uso popular, suas folhas são cozidas para tratar feridas rebeldes e debelar o reumatismo.
![Figo Benjamim Figo Benjamim](https://lh3.googleusercontent.com/-4KDjhMLpAvs/WKeAHOSxj4I/AAAAAAAAEBQ/sxiFuf7KBz0/clip_image024_thumb.jpg?imgmax=800)
Figo do Inferno: Somente as folhas pertencentes a este vegetal são de Exu. Na liturgia, ela é o ponto de concentração de Exu. Não possui uso na medicina popular.
![Figo do Inferno Figo do Inferno](https://lh3.googleusercontent.com/-mx_ybhYbS7c/WKeAHlfo3gI/AAAAAAAAEBY/fbHBk1rQM4A/clip_image025_thumb.jpg?imgmax=800)
Folha da Fortuna: É empregada em todas as obrigações de cabeça, em banhos de limpeza ou descarrego e nos abôs de quaisquer filhos-de-santo. Na medicina caseira é consagrada por sua eficácia, curando cortes, acelerando a cura nas cicatrizações, contusões e escoriações, usando as folhas socadas sobre os ferimentos. O suco desta erva puro ou misturado ao leite, ameniza as consequências de tombos e quedas.
![Folha da Fortuna: Folha da Fortuna:](https://lh3.googleusercontent.com/-rIdn6kfgkHs/WKeAIS1Lk8I/AAAAAAAAEBg/amK1Pmb7z_U/clip_image026_thumb.jpg?imgmax=800)
Juá – Juazeiro: É usada para complementar banho forte e raramente está incluída nos banhos de limpeza e descarrego. Seus galhos são usados para cobrir o ebó de defesa. A medicina caseira a indica nas doenças do peito, nos ferimentos e contusões, aplicando as cascas, por natureza, amargas.
![Juá – Juazeiro Juá – Juazeiro](https://lh3.googleusercontent.com/-4wjppA-TqIc/WKeAIz7Ll4I/AAAAAAAAEBo/yE-GW91GW98/clip_image027_thumb.jpg?imgmax=800)
Jurema Preta: Tanto na Umbanda quanto no Candomblé, a Jurema Preta é usada nos banhos de descarrego e nos ebó de defesa. O povo a indica no combate a úlceras e cancros, usando o chá das cascas.
![clip_image028 clip_image028](https://lh3.googleusercontent.com/--tgjVkC4Vk0/WKeAJkiDpVI/AAAAAAAAEBw/NEqqWHNyieE/clip_image028_thumb.jpg?imgmax=800)
Jurubeba: Utilizada em banhos preparatórios de filhos recolhidos ao ariaxé. Na medicina caseira, o chá de suas folhas e frutos propiciam um melhor funcionamento do baço e fígado. É poderoso desobstruíste e tónico, além de prevenir e debelar hepatites. Banho de assentos mornos com essa erva propiciam melhores às articulações das pernas.
![clip_image029 clip_image029](https://lh3.googleusercontent.com/-sdqWZa79Rt4/WKeAKTQCkfI/AAAAAAAAEB4/hoQ4YqNg6AU/clip_image029_thumb.jpg?imgmax=800)
Lanterna Chinesa: Utilizada em banhos fortes para descarregar os filhos atacados por Eguns. Suas flores enfeitam a casa de Exu. Popularmente, é usada como adstringente e a infusão das flores é indicada para inflamação dos olhos.
![clip_image030 clip_image030](https://lh3.googleusercontent.com/-N_HziYjZOmE/WKeAK3JnpRI/AAAAAAAAECA/NZv5mGfF9WA/clip_image030_thumb.jpg?imgmax=800)
Laranjeira do Mato: Seu uso se restringe a banhos fortes, de limpeza e descarrego. Na medicina caseira ela actua com grande eficácia sobre as cólicas abdominais e também menstruais.
![clip_image031 clip_image031](https://lh3.googleusercontent.com/-yo1ItBO3mhE/WKeALqBQZaI/AAAAAAAAECI/9MOngzFYLXo/clip_image031_thumb.jpg?imgmax=800)
Mamão Bravo: Planta utilizada nos banhos de limpeza descarrega e nos banhos fortes. Além de ser muito empregada nos ebó de defesa, sendo substituída de três em três dias, porque o Orixá exige que a erva esteja sempre nova. O povo a utiliza para curar feridas.
![clip_image032 clip_image032](https://lh3.googleusercontent.com/-e6cm0-yxaPg/WKeAMVDH5DI/AAAAAAAAECQ/sxuauKrZO9c/clip_image032_thumb.jpg?imgmax=800)
Maminha de Porca: Somente seus galhos são usados no ritual e em sacudimentos domiciliares. O povo a indica como restaurador orgânico e tonificador do organismo. Sua casca cozida tem grande eficácia sobre as mordeduras de cobra.
![clip_image033 clip_image033](https://lh3.googleusercontent.com/-Gep6I1xN7BA/WKeAMxn-1CI/AAAAAAAAECY/bqY2lLgJhKM/clip_image033_thumb.jpg?imgmax=800)
Mamona: Suas folhas servem como recipiente para arriar o ebó de Exu. Suas sementes socadas vão servir para purificar o otá de Exu. Não tem uso na medicina popular.
![clip_image034 clip_image034](https://lh3.googleusercontent.com/-aXSmUiRq6aw/WKeANmsPmfI/AAAAAAAAECg/GAZqO64QGq4/clip_image034_thumb.jpg?imgmax=800)
Mangue Cebola: No ritual, a cebola é usada nos sacudimentos domiciliares. Corte a cebola em pedaços miúdos e, entoando em voz alta o canto de Exu, a espalhe pela casa, nos cantos e sob os móveis. Na medicina caseira, a cebola do mangue esmagada cura feridas rebeldes.
![clip_image035 clip_image035](https://lh3.googleusercontent.com/-uuL3Xjkes6M/WKeAOV41UaI/AAAAAAAAECo/0OTJoYG5fyw/clip_image035_thumb.jpg?imgmax=800)
Mangueira: É aplicada nos banhos fortes e nas obrigações de Ori (cabeça), misturada com aroeira, pinhão-roxo, cajueiro e vassourinha-de-relógio, do pescoço para baixo. Ao terminar, vista uma roupa limpa. As folhas servem para cobrir o terreiro em dias de abaçá. Na medicina caseira é indicada para debelar diarreias rebeldes e asma. O cozimento das folhas, em lavagens vaginais, põe fim ao corrimento.
![clip_image036 clip_image036](https://lh3.googleusercontent.com/-HeX4UIY5_Dw/WKeAPM4SxPI/AAAAAAAAECw/v8jirXp4OH4/clip_image036_thumb.jpg?imgmax=800)
Manjerioba: Utilizada nos banhos fortes, nos descarregos, nas limpezas pessoais e domiciliares e nos sacudimentos pessoais, sempre do pescoço para baixo. O povo a indica como regulador menstrual, beneficiando os órgãos genitais. Utiliza-se o chá em cozimento.
![clip_image037 clip_image037](https://lh3.googleusercontent.com/-sVRMVHoV1wM/WKeAPjNdL_I/AAAAAAAAEC4/u5i-yHpC2vc/clip_image037_thumb.jpg?imgmax=800)
Maria Mole: Aplicada nos banhos de limpeza e descarrego, muito procurada para sacudimentos domiciliares. O povo a indica em cozimento nas dispepsias e como excelente adstringente.
![clip_image038 clip_image038](https://lh3.googleusercontent.com/-MRtp16OV770/WKeAQcixh1I/AAAAAAAAEDA/ccITqySa8Z8/clip_image038_thumb.jpg?imgmax=800)
Mata Cabras: Muito utilizado para afugentar eguns e destruir larvas astrais. As pessoas que a usam não devem tocá-la sem cobrir as mãos com pano ou papel, para depois despachá-la na encruzilhada. O povo indica o cozimento de suas folhas e caules para tirar dores dos pés e pernas, com banho morno.
![clip_image039 clip_image039](https://lh3.googleusercontent.com/-sXiVRWlDMIA/WKeARCHfadI/AAAAAAAAEDI/Y_B3uUNzBts/clip_image039_thumb.jpg?imgmax=800)
Mata Pasto: Seus galhos são muito utilizados nos banhos de limpeza, descarrego, nos sacudimentos pessoais e domiciliares. O povo a indica contra febres malignas e incómodos digestivos.
![clip_image040 clip_image040](https://lh3.googleusercontent.com/-UyJ4ORhxK6o/WKeASEaG2sI/AAAAAAAAEDQ/clKP0eyIbw8/clip_image040_thumb.jpg?imgmax=800)
Mussambê de Cinco Folhas: Obs.: Sejam eles de sete, cinco, ou três folhas, todos possuem o mesmo efeito, tanto nos trabalhos rituais, quanto na medicina caseira. Esta erva é utilizada por seus efeitos positivos e por serem bem aceitas por Exu no ritual de boas vindas. Na medicina caseira é excelente para curar feridas.
![clip_image041 clip_image041](https://lh3.googleusercontent.com/-B66WsN1fo4I/WKeASvpq-wI/AAAAAAAAEDY/8mxwvj4jGB4/clip_image041_thumb.jpg?imgmax=800)
Ora-pro-nobis: É erva integrante do banho forte. Usada nos banhos de descarrego e limpeza. É destruidora de eguns e larvas negativas, além de entrar nos assentamentos dos mensageiros Exus. No uso caseiro, suas folhas actuam como emolientes.
![clip_image042 clip_image042](https://lh3.googleusercontent.com/-rKEHdKj9pVQ/WKeATY7saMI/AAAAAAAAEDg/becsaMf1kgc/clip_image042_thumb.jpg?imgmax=800)
Palmeira Africana: Suas folhas são aplicadas nos banhos de descarrego ou de limpeza. Não possui uso na medicina caseira.
![clip_image043 clip_image043](https://lh3.googleusercontent.com/-dHJafD0k4U8/WKeAUIzeDwI/AAAAAAAAEDo/Q-tJ74Oj4vA/clip_image043_thumb.jpg?imgmax=800)
Pau-d’alho: Os galhos dessa erva são utilizados nos sacudimentos domiciliares e em banhos fortes, feitos nas encruzilhadas, misturadas com aroeira, pinhão branco ou roxo. Na encruzilhada em que tomar o banho, arreie um mi-ami-ami, oferecido a Exu, de preferência em uma encruzilhada tranquila. Na medicina caseira ela é usada para exterminar abcessos e tumores. Usa-se socando bem as folhas e colocando-as sobre os tumores. O cozimento de suas folhas, em banhos quentes e demorados, é excelente para o reumatismo e hemorróidas.
![clip_image044 clip_image044](https://lh3.googleusercontent.com/-v7k-dlS8btk/WKeAUlcJ8_I/AAAAAAAAEDw/rcMxVqZcvYw/clip_image044_thumb.jpg?imgmax=800)
PEREGUN - Uma das folhas mais antigas é o “Pèrègún”, que é utilizada na grande maioria dos rituais aos Orixás. Diz o mito: Pèrègún presenciou o crescimento da humanidade. Sempre há de nos trazer a sorte. Pèrègún segura nossa sorte, segura a sua presa no dia de caça e assim, alimenta os seus filhos.
Pèrègún nos protege de nossos opositores e faz com que nos harmonizemos com os nossos semelhantes.
Pèrègún fez pacto com “Aje” para a sua vinda à Àiyé ( Terra ou o mundo físico, paralelo ao orun ) Ifá dissera, quando Pèrègún o procurava pela sorte, se você quiser ter sorte, deverá ajudar a humanidade, fazendo um pacto com “Aje”, para poder sempre ter e poder emanar sorte, para quem lhe procurar por sua ajuda. Foi então, que Pèrègún tinha feito pacto com “Aje” antes de vir ao mundo, mas não tinha quem o pudesse levar para Àiyé. Novamente foi a Ifá, e este dissera:
Pèrègún se você quiser realizar o seu trabalho em Àiyé procure por “Ògún”, pois ele sempre está indo para Àiyé. Pèrègún procurou por “Ògún”, mas ele só levaria Pèrègún, se ele dividisse a sua sorte com ele. Foi então que Pèrègún tinha aceitado, e por essa razão “Ogum” lhe dissera: “Vou dizer a toda humanidade, que Pèrègún emana a sorte, e quem com ele ficar será agraciado com a mesma”. Desde e Pèrègún então foi conhecido, e muito procurado por todos em Àiyé.
Picão da Praia: Não possui uso ritualístico. A medicina caseira o indica como diurético e de grande eficácia nos males da bexiga. Para isso utilize-o sob a forma de chá.
![clip_image045 clip_image045](https://lh3.googleusercontent.com/-myIxQznB5ZM/WKeAVfnGK8I/AAAAAAAAED4/rOnXZeKZMec/clip_image045_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800)
Pimenta Darda: Aplicada em banhos fortes e nos assentamentos de Exu. Na medicina caseira, suas sementes em infusão são anti-helmínticas, destruindo até ameba.
![clip_image046 clip_image046](https://lh3.googleusercontent.com/-bav1YNb2_ws/WKeAWKJD88I/AAAAAAAAEEA/cTRJe98b-uY/clip_image046_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800)
Pinhão Branco: Aplicada em banhos fortes misturadas com aroeira. Esta planta possui o grande valor de quebrar encantos e em algumas ocasiões substitui o sacrifício de Exu. Suas sementes são usadas pelo povo como purgativo. O leite encontrado por dentro dos galhos é de grande eficácia colocado sobre a erisipela. Porém, deve-se Ter cuidado, pois esse leite contém uma terrível nódoa que inutiliza as roupas.
![clip_image047 clip_image047](https://lh3.googleusercontent.com/-HMi5XhIckpk/WKeAWvJZ0eI/AAAAAAAAEEI/Wz5yE2EgCFU/clip_image047_thumb.jpg?imgmax=800)
Pinhão Coral: Erva integrante nos banhos fortes e usadas nos de limpeza e descarrego e nos ebó de defesa. Na medicina caseira o pinhão coral trata feridas rebeldes e úlceras malignas.
Pinhão Roxo: No ritual tem as mesmas aplicações descritas para o pinhão branco. É poderoso nos banhos de limpeza e descarrego, e também nos sacudimentos domiciliares, usando-se os galhos. Não possui uso na medicina popular.
![clip_image048 clip_image048](https://lh3.googleusercontent.com/-0cpMTW3JTsg/WKeAXY3avaI/AAAAAAAAEEQ/2jHme_ot-o4/clip_image048_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800)
Pixirica – Tapixirica: No ritual faz parte do axé de Exu e Egun. Dela se faz um excelente pó de mudança que propicia a solução de problemas. O pó feito de suas folhas é usado na magia maléfica. Na medicina caseira ela é indicada para as palpitações do coração, para a melhoria do aparelho genital feminino e nas doenças das vias urinárias.
![clip_image049 clip_image049](https://lh3.googleusercontent.com/-MZUjcIwU-bo/WKeAYAlEcOI/AAAAAAAAEEY/JLnX_mMwPng/clip_image049_thumb.jpg?imgmax=800)
Quixambeira: É aplicada em banhos de descarrego e limpeza para a destruição de eguns e ao pé desta planta são arriadas obrigações a Exu e a Egun. Na medicina caseira, com suas cascas em cozimento, actua como energético adstringente. Lavando as feridas, ela apressa a cicatrização.
![clip_image050 clip_image050](https://lh3.googleusercontent.com/-t2cn46zmiRE/WKeAY7ROyrI/AAAAAAAAEEg/7Mrvd0Kj7x4/clip_image050_thumb.png?imgmax=800)
Tajujá – Tayuya: É usada em banhos fortes, de limpeza ou descarrego. A rama do tajujá é utilizada para circundar o ebó de defesa. O povo a indica como forte purgativo.
![clip_image051 clip_image051](https://lh3.googleusercontent.com/-_-QYo9kY8yE/WKeAZibFFuI/AAAAAAAAEEo/PJPDQw5FSsM/clip_image051_thumb.jpg?imgmax=800)
Tamiaranga: É destinada aos banhos fortes, banhos de descarrego e limpeza. É usada nos ebó de defesa. O povo a indica para tratar úlceras e feridas malignas.
![clip_image052 clip_image052](https://lh3.googleusercontent.com/-epaq7zr4Cy8/WKeAaZOgl3I/AAAAAAAAEEw/ui9BgBHPMD0/clip_image052_thumb.jpg?imgmax=800)
Tintureira: Utilizada nos banhos fortes, de limpeza ou descarrego. Bem próximo ao seu tronco são arriadas as obrigações destinadas a Exu. O povo utiliza o cozimento de suas folhas como um energético desinflamatório.
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Tiririca: Esta plantinha de escasso crescimento apresenta umas pequeninas batatas aromáticas. Estas são levadas ao fogo e, em seguida, reduzida a pó, o qual funciona como pó de mudança no ritual. Serve para desocupar casas e, colocadas em baixo da língua, desodoriza o hálito e afasta eguns.
![clip_image054 clip_image054](https://lh3.googleusercontent.com/-lFx8RPaQKs8/WKeAdGRjMfI/AAAAAAAAEFA/dbXwCdEvkyA/clip_image054_thumb.jpg?imgmax=800)
Urtiga-branca: É empregada nos banhos fortes, nos de descarrego e limpeza e nos ebó de defesa. Faz parte nos assentamentos. O povo a indica contra as hemorragias pulmonares e brônquicas.
![clip_image055 clip_image055](https://lh3.googleusercontent.com/-zW4AhONr5Fo/WKeAdidt31I/AAAAAAAAEFI/7CHSCTmf0QQ/clip_image055_thumb.jpg?imgmax=800)
Urtiga Vermelha: Participa em quase todas as preparações do ritual, pois entra nos banhos fortes, de descarrego e limpeza. É axé dos assentamentos de Exu e utilizada nos ebó de defesa. Esta planta socada e reduzida a pó, produz um pó benfazejo. O povo indica o cozimento das raízes e folhas em chá como diurético.
![clip_image056 clip_image056](https://lh3.googleusercontent.com/--5okYIDxVms/WKeAekVOe1I/AAAAAAAAEFQ/rRAjr-GBk3k/clip_image056_thumb.jpg?imgmax=800)
Vassourinha de Botão: Muito empregada nos sacudimentos pessoais e domiciliares. Não possui uso na medicina popular.
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Vassourinha de Relógio: Ela somente participa nos sacudimentos domiciliares. Não possui uso na medicina caseira.
![clip_image058 clip_image058](https://lh3.googleusercontent.com/--84Ps6woBFg/WKeAf2I0fHI/AAAAAAAAEFg/FL4DNwSbETg/clip_image058_thumb.jpg?imgmax=800)
Xiquexique: Participa nos banhos fortes, de limpeza ou descarrego. São axé nos assentamentos de Exu e circundam os ebó de defesa. O povo indica esta erva para os males dos rins.
![Caatinga - Raso da Catarina - BA, cactos, Rio S. Francisco, Baixa do Chico Caatinga - Raso da Catarina - BA, cactos, Rio S. Francisco, Baixa do Chico](https://lh3.googleusercontent.com/-Ieed1BzgzKQ/WKeAgoL4rLI/AAAAAAAAEFo/dedVq85tqQg/clip_image059_thumb.jpg?imgmax=800)
Estarei atualizando todas as ervas e o uso medicinal, assim como, os fundamentos, nomes das ervas em yoruba para poder cantar as ervas dos Orixás (Santos), se gostou divulgue!
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