Manual do bom filho de santo –"o Yao - Iao" . Conhecimentos do Candomblé, cultura, devoção, respeito ao orixá e a si próprio.
O manual do bom filho de santo não é só para os iniciados, pois a palavra Iaô (yawo) signfica esposa, um filho de santo é yawo até seus 7 anos de obrigação paga dentro do Candomblé (isso é ele tem que tomar a obrigação de sete anos para deixar de ser um Iaô e se tornar um Ebomi, dai ele poderá deixar de comprir várias obrigações de um yawo (novo de santo), pois deixou de ser uma criança na casa, e exercendo um grau acima, podendo até em alguns casos abrir seu próprio barracão (terreiro, Ilê axé, casa de santo, barracão), se tornando um babalorixá (pai de santo), se no caso ele tiver um cargo de santo (carma espiritual que implica em cuidar de outros filhos de santo). Então vamos ao que interessa, esse texto sobre a conduta do filho de santo dentro de uma casa é muito importante para o equilíbrio da própria, pois uma casa Orixá não tem prosperidade se não houver respeito e designação das hierarquias (1º Pai de santo, 2º ekeji, ogan, 3º Ebomi, 4º filhos de santo (yawo, abian), etc.).
Gostaria muito que os Omo orixá (filhos de santo) já iniciados dessem uma lida no conteúdo abaixo, pois será de grande proveito, e os que estão querendo se iniciar dentro da Religião tanto do Candomblé quanto da Umbanda leiam com atenção o que é uma vida de devoção e respeito ao seu Orixá, o Orixá do Pai de santo, seu Ori (sua cabeça) e os demais postos dentro do Ilê axé (casa de santo).
Muito legal esse manual eu já o tinha visto por ai, e digo ainda que é um manual não só para o Yawo mas para todo iniciado, egbomi, ogan, ekedji e ate pais e mães que na verdade são eternos yawôs, zeladores, serviçais do orixá, pois quando escolhidos para zelar de orisá, nada mais justo que nos mantermos fiéis e humildes às divindades, perpetrando e servindo de exemplo aos neofitos e aos iniciados.
ResponderExcluirAsé ire o Monatolacy.
Esssa.parte de cosar seu bolso ta errado quando chega pra joga paga pra fazer o santo paga pra fazer lipeza paga pra fazer qual que coisa paga desse. Se for pra ajundar nas festa e melhor ir pta igreja
ExcluirVerdade .
ExcluirIsso é kaô de quem esta afim de sentir Rei.
Orixá nao obriga ninguém a se humilhar.
Pois esse texto é tendencioso .
Pois humildade é muito diferente de humilhação.
Por isso a religião e tão mal vista .
Concordo em td até a parte de paga pra isso paga para aquilo aff
Excluiradorei
ResponderExcluirnossa muito bom meus filhos precisam ler esse manual.axé
ResponderExcluirmuito bom esse manual,meus tem q ler.axé
ResponderExcluirnossa muito bom meus filhos precisam ler esse manual.axé
ResponderExcluirmuito bom mesmo mas agora deveriam tambem fazer um manual de pais e maes de santo e mais velhos , como por exemplo:
ResponderExcluir" pais de santo ,filho de santo não e banco para te dar dinheiro, nem empregado domestico pra limpar porqueira de ekedis ,nem cachorrinho para abanar o rabo depois de chutado.
obrigaçao de filho nao é para voce se alto afirmar na comunidade do santo , e sim para
cuidar do sando e DO FILHO que roda o tal santo,
afinal se santo fosse so igba casa de santo nao
tinha yao nem abians.
e por ai vai rs
com cordo com você, sobre os filhos tarem pagando festa dos outros se for de bom senso ajudar ok caso contrario não. Afinal dinheiro não nasce em arvores e não somos elas,mas indiferente muito bom o manual tirando a parte de que bancar isso esta errado... somos eternos yawos e não empregadas domesticas. Asé Odara a todos...
ExcluirTafarel, eu concordo com você, até por que o nome correto seria zelador de santo, e não pai, mãe ou dono do orixá. Claro que a Salva (cobrar) deve existir, pois isso é determinação de Exú, mas não como alguns fazem por ai (mina de dinheiro). Sorte axé para você irmão!
ResponderExcluirIsso aí se cobra salva , não pode exigir que o outro trabalhe de graça.
ExcluirAcredito ser fundamental algumas coisas deste manual e sim sou egbomi de minha casa e entendo ser de fundamental importância o respeito dos mais velhos para com os mãos novos alias um dia tbm fui yawô e não fui pisoteado nem por meu zelador e nem pelos meus irmãos ogans, ekedjis, e egbomis... pelo contrário todos me trataram com muito carinho dedicação e atenção... obrigado!!! E axé...
ResponderExcluirParabéns pela sua postura. Tb tenho idade de iniciado e trato até abian com respeito, pois já passei por ali. Você demonstra ter tido a sorte, assim como eu de ter recebido uma excelente criação. Aos mais velhos, lembrem-se pisar, desprezar ou maltratar Yawos é formar futuros péssimos Egbons, o melhor conselho que se pode dar, é dar exemplo. No candomblé, estrela é o Orixá, se quer brilhar tentem uma ponta em filme de Hollywood.
ExcluirLembrando que esse manual foi escrito pelo homem e não por orixá.
ExcluirPois orixá nao quer ninguem sendo feito de esparro muito menos de bobo .
Fica a dica para quem não entende do assunto.
Por isso sai do candomblé.se nem meu pai e minha mãe de sangue eu servia agua ou outro tipo de bebida no prato e de joelho eu vou servi um pai de santo.?e outra coisa os senhores ogãs e as senhoras ekedjis aproveitam dos yawos,o ogã do barracão vinha cheio de ignorancia comigo,eu mandei ele se fuder pq nem meu pai falava daquele geito comigo.como eu nuna recebi santo,fui feito de yao mas nunca recebi.ele não podia chamar meu santo.
ResponderExcluirIsso aí.
ExcluirMandoi bem Wilan Sales.
Até que em.fim alguém com personalidade .
Bravo garoto.
amei estava procurando algo parecido para por no mural e ate mesmo ler para minhas irmas que estao novas sou a rombona da casa e queria um material de ensino ficou ótimo. parabens era o que eu precisava. AXE
ResponderExcluirEu acho também de grande importância, pois se trata não só de lembrar aos Yawo, mas sim educar de uma forma correta e humilde.
ExcluirAgo. Boa noite eu Emerson Tatapoko (axogum,mao de faca)filho de N'Kossi Mavambo(Ogum Xoroque) Achei de grande importância essa matéria mais o comportamento dentro da casa de N'Kissi (ilê, barracão, roça, axé etc...)depende da educação e do bom senso de cada um temos sim yaos com maus modos e sem respeito a irarquia ,mais temos Ekedes que tbm esquecem seu real papel que é cuidar zelar pelos N'Kisses que passam pela casa e cuidar tbm dos yaos e temos Ogans que acham ter Rei na barriga quem nunca viu Ogans diminuindo yaos com brincadeiras piadas, apelidos total liberdade e falta de respeito com o próximo sem contar os que tem caso com yaos , ekede ,ebomi e até com próprio zelador ou zeladora O respeito de uma casa esta como cada um se põe na sua própria TDs devem contribuir com o bem estar geral dentro e fora do Axé e dar exemplo é fundamental para que os abians que forem chegando os tomem para se e assim teremos méritos em nossa religião pois somos maus falados por causa de mal conduta de uma minoria sem consciência que não tem uma raiz um nome a zelar que não carrega sua missão como devem mais essas pessoas não são exemplo para quem quer cuidar de seus N'Kisses e crescer dentro do teu espiritualismo a irarquia não pode morrer e não nossa religião morre Makuiu,Motumba,Kolofe,Axé etc...
ResponderExcluirCertamente Irmão, o respeito é tudo dentro de qualquer tipo de convívio e cultura (religiosa ou não). Sorte axé irmão!
ExcluirBoa tarde ! Kolofé.
ExcluirMeus sinceros respeitos.
Concordo com a matéria, em parte. Do modo como foi colocada, aparenta um pouco de deboche e falta de respeito. Antes de tudo, primeiro a educação.
Sou yawô recém raspada, e concordo com a maioria das recomendações. Mas tem muitos mais velhos, independente do cargo, que são muito mal educados, veja bem, faço td que me for solicitado, quando for de minha competência como yawô, e q seja me pedido com educação, pois não somos cachorro. Candomblé já foi religião onde havia o analfabetismo e a falta de conhecimento. E hoje é diferente. Mas concordo q tenha q haver a educação de santo, dentro e fora do barracão. Mas ser escravo e esparro de mais velhos, não, não. Estou certa q ao adentrar o barracão, leve sua boa educação, e agregue a educação de santo, e tudo correrá na mais perfeita sintonia. Axé
Irmão(a), mas o manual do filho de santo é um conjunto de regras para os que não sabem se comportar, contudo, certamente um zelador(a), um mais velho, etc que não respeita os mais novos, não são dignos de ocupar aquele cargo que é dado e representado por um determinado Orixá. Antes de mais nada devemos respeito, devoção ao nosso Orixá e Orixá da pessoa, por isso nos abaixamos e respeito à eles, e não a pessoa de forma alguma. Sorte axé Mercury.
ExcluirAntes de tudo um Yawo e um cliente, ele paga tudo,nada e de graça.
ResponderExcluirSegundo o exemplo e oque traz disciplina e uma casa.
Esse manual deve ser para todos! TEMOS DIREITOS E DEVERES. GRATIDÃO
Bom manual!
ResponderExcluirBom manual, uma orientação!!
ResponderExcluirSensacional
ResponderExcluirRealmente é um bom manual, ajuda bastante em alguns aspectos. Principalmente quem é Yawo, como eu.
ResponderExcluirBom dia me chamo Ale d’oxossi sou ogã,minha dúvida é
ResponderExcluirUm yao com 6 meses de santo feito pode ajudar em um ebó,até mesmo em Cachoeira?e porque?
Desde já agradeço a todos.
Me ajudou muitooo!
ResponderExcluirÉ muito bom observar que muitos ebomes n vê yawo como humildes... o texto é muito bom, mas a realidade do candomblé de hoje é muito diferente da teoria... eu sou iawo, meu pai me sinto muito bem em se-lo... mas devo confessar que diante de certos egbomis é bem dificil não reagir à suas ações em relação ao yawo. Motumba a tds irmãos velhos e novos... axe sempre.
ResponderExcluir