Manual do bom filho de santo–Yao - Iao

Postado por: Ebomi at 14:41 31 Comentarios
Percebendo que com a modernidade dos tempos a religião espírita tede a adaptar-se a atualidade, encontrei um ótimo documento que é o “Manual do yawo (iaô, Yaô = Filho de santo). neles estão a conduta do filho de santo (Omo Orixá), no caso um yawo  que é nada mais, nada menos que um recém iniciado dentro do candomblé (culto ao orixá), ele pode variar muito de barracão para barracão (casa de santo), de nação para nação (ketu, jeje, angola, nago, efon), e da filosofia do babalorixá (o modo ao qual o pai de santo foi doutrinado em sua casa).


Manual do bom filho de santo –"o Yao  - Iao" . Conhecimentos do Candomblé, cultura, devoção, respeito ao orixá e a si próprio.


O manual do bom filho de santo não é só para os iniciados, pois a palavra Iaô (yawo) signfica esposa, um filho de santo é yawo até seus 7 anos de obrigação paga dentro do Candomblé (isso é ele tem que tomar a obrigação de sete anos para deixar de ser um Iaô e se tornar um Ebomi, dai ele poderá deixar de comprir várias obrigações de um yawo (novo de santo), pois deixou de ser uma criança na casa, e exercendo um grau acima, podendo até em alguns casos abrir seu próprio barracão (terreiro, Ilê axé, casa de santo, barracão), se tornando um babalorixá (pai de santo), se no caso ele tiver um cargo de santo (carma espiritual que implica em cuidar de outros filhos de santo). Então vamos ao que interessa, esse texto sobre a conduta do filho de santo dentro de uma casa é muito importante para o equilíbrio da própria, pois uma casa Orixá não tem prosperidade se não houver respeito e designação das hierarquias (1º Pai de santo, 2º ekeji, ogan, 3º Ebomi, 4º filhos de santo (yawo, abian), etc.).

YAWO, VONDUNCI, FILHO DE ORIXÁ
Gostaria muito que os Omo orixá (filhos de santo) já iniciados dessem uma lida no conteúdo abaixo, pois será de grande proveito, e os que estão querendo se iniciar dentro da Religião tanto do Candomblé quanto da Umbanda leiam com atenção o que é uma vida de devoção e respeito ao seu Orixá, o Orixá do Pai de santo, seu Ori (sua cabeça) e os demais postos dentro do Ilê axé (casa de santo).

MANUAL DO YAO - DO BOM FILHO DE SANTO. (elegun”feito de Orixá), abian (sem obrigação, cabeça virgem) 




Tudo aquilo que nosso Orixá rejeita por qualquer motivo peculiar, que por vezes desconhecemos. Existem quizilas da própria Nação e as de Cada Orixá.
Seguindo este preceito, só dependerá de você ter uma vida melhor consigo mesmo e com os de mais que lhe rodeia.
yao, filho santo, Omo Orixá

As principais são:

O Yawo ao chegar ao barracão, o procedimento correto é:
a) Amarrar um pano no peito (mulheres);
b) Ir direto para a cozinha beber um copo de água para esfriar o corpo da rua, sem fazer paradas, não falar com ninguém para bater - papo e colocar a fofoca em dia;
c) Tomar seu banho e ir trocar de roupa;
d) Bater cabeça no axé, na porta do quarto de santo e pro pai de santo;
e) Tomar a benção a TODOS os seus irmãos, sendo mais velhos e mais novos, de acordo com a ordem iniciática. Agora sim, caso não haja nada em que se possa ajudar (muito embora seja impossível, pois em uma casa de santo sempre tem algo a ser feito), depois pode ir colocar seu tricô em dia.

O Yawo se dormir no Terreiro deve levantar antes do sol nascer ou junto com o
nascer do sol.

O Iaô ao levantar não deve falar com ninguém, deve antes lavar seu rosto e boca, isso é para apagar os vestígios ou traços espirituais que eventualmente
tivesse vindo rondá-lo durante a noite a fim de colher nos seus lábios o mingau das almas numa possível alimentação.

O Yaô não deve falar mal e nem dar ouvidos aos que ensaie uma conversa contra a casa de santo ou seus sacerdotes e sim enaltecer para agradar as forças
de sua fonte.

O Yawô não deve ocultar coisas que venha trazer prejuízo para a casa de Santo, deve expor o fato em tom normal sem demonstração de disse-me-disse.
O Yawo não de ouvir maldade e sim enaltecer sua casa.
O Yawo não deve fumar na frente de Seu Zelador, e dos mas velhos que visite sua casa.
O Yawo nunca fica de pé em frente ao Pai de Santo e sim agachado, com a cabeça baixa.
O Yawo nunca interrompe o Zelador quando estiver conversando com alguém.

Quando tiver visita no barracão (egbomis, ekedes, ogãs, zeladores), seja em dia de festa ou em dia corriqueiro, é de bom-tom que os filhos se abaixem próximo a ele para dirigir a palavra. Ai então disser AGÔ (Licença) e esperar ele dizer AGÔ YA. E de cabeça baixa, falar com ele em tom de voz baixa.

O Yawo não deve se portar de maneira desairosa no terreiro, por que do seu comportamento decorre a divulgação e o bom nome da casa.
O Yawo não deve falar mal da casa de santo (nem sua nem dos outros) e nem de seus componentes, isso provocaria a irá do ORIXA e trás a certeza de um pagamento futuro, a EXU a EGUN e as forças da natureza.

O Yawo não deve passar pelo seu pai de santo com a cabeça erguida, e sim um pouco curvado para frente.
O yawo só pode sentar em Apoti (Banquinho) mediante a autorização do seu Zelador. (Somente raspados podem sentar em apoti)
O Yawo não deve deixar dormir roupa em corda (pois Eguns a noite faz dela sua morada)
O Yawo não deve sentar em soleira de porta.
O Yawo não deve passar embaixo de corda que tenha roupa intima, roupa de baixo, mesmo que estas sejam suas.
Yawo não passa embaixo de escada.

O Yawo não deve pegar sou de Meio-dia, mesmo com cabeça coberta.
O Yawo não deve varrer a casa dos fundos para frente e sim da frente para os fundos.
O Yawo não deve verter (Urinar) ou defecar, em rios, lagos, dentro de de água, poço ou cachoeira (locais Sagrados).
O Yawo não deve defecar em mato, em cima de plantas votivas.
O yawo não deve cuspir em água de espécie alguma.
O Yawo deve esta com seu contra-egun toda vez que for ao barracão.
O Yawo deve sempre esta com O Ojá ( pano de cabeça) em sua cabeça.

O Yawo não deve entrar em cemitério, só em casos muito especiais, assim mesmo com a cabeça coberta. E somente com a permissão de seu Zelador.

O Yawo não deve entrar em Igreja, hospital, matadouro, etc, só em casos especiais, assim mesmo com a cabeça coberta. Somente com a permissão de seu Zelador.

O Yawo não deve ir a praia (Banho de Mar ± areia, calçada, beira de praia, beira de mar, casa de praia), sem ter suas obrigações em dia. E somente com a permissão de seu Zelador.

O Yawo não carrega embrulho na cabeça.

O Yawo não deve ser descortês, nem mesmo entre os irmãos do terreiro e com visitantes, e sim bastante paciente e educado.

O yawo não deve impor seus desejos, nem mesmo entre os irmão de barco, seus desejos ou vontades serão discutidos.

O yawo não deve faltar com educação e cortesia para com todos aqueles que nos batem a porta, seja ele conhecido ou não.

O Yawo não deve tornar publico as coisas que delas participarem em caráter de segredo na casa de santo.

O Yawo não deve menosprezar os outros e nem se colocar em falso pedestal de auto suficiente, e sim ser humilde.

O YAWO nunca, jamais, em tempo ou hipótese alguma, seja no seu barracão ou no barracão do alheio, deve-se sentar na mesma altura que o seu pai de santo.

Ele já passou por vários sacrifícios para estar sentado confortavelmente ali.
Você ainda está no meio do caminho. Portanto, pra que querer sentar aonde você não alcança? Mesmo que o dono da casa chame , cabe a você recusar

Yawo e abian não bebem nenhum líquido em copo de vidro dentro de seu barracão ou no barracão do alheio. Deve-se esperar o bom e velho copinho de plástico ou então a conhecida DILONGA, BAN ou CANEQUINHA DE ÁGHATA, como você preferir chamar. Copo de vidro só quem tem direito é egbomi, ekede, ogan e zelador…

 
Terminou seu ajeum (comer)? Pegue seu pratinho e sua canequinha, Pegue seu pratinho  e sua canequinha, Não cai a mão e nem coça, sabia? Infelizmente ainda não
possuímos uma empregada que possa cuidar da limpeza geral enquanto nós  descansamos.
 
Como dissemos no item anterior, não temos uma empregada para limpar tudo.
Portanto, cada um deve se conscientizar e fazer a sua parte. Ficar protelando,  esperando que algum irmão de santo se encha da bagunça e vá arrumar por você  não tem cabimento. Cada um fazendo um pouco fica mais fácil e rápido.
 
 
Resolveu visitar o pai de santo? Que maravilha! Ele adorará sua visita, ainda  mais se você vier com uma modesta colaboração para o ajeum, pois como é do
conhecimento de todos, o pai de santo não tem obrigação de alimentar todo  mundo. Madre Teresa de Calcutá já morreu, e definitivamente, ela não vira na
cabeça do pai de santo.
 
Você trabalhou feito a escrava Isaura e se cansou? Acabou de fazer todo o  serviço? Bem, agora você pode pegar o seu maravilhoso APOTÍ e confortavelmente sentar-se nele. Como dissemos no item 5, cadeiras, sendo com  ou sem braço, só ebomis, ekedes, ogãs ou zeladores que podem sentar. Existe  uma variável do APOTI, que é a famosa ESTEIRA. Nela você pode se sentar, se  espichar e até relaxar seus ossos.

Em sua casa, quando você faz uma comemoração qualquer e é servida uma  refeição, você sai atacando o ajeum na frente de seus convidados? Acreditamos que não, né? Portanto, na casa de santo é igual. Antes os mais velhos devem se  servir, pra só depois os abians e yawos se servirem. Isso é mais que uma regra é  etiqueta. E você não vai querer ser um deselegante, não é? Lembre-se: Estão  sempre observando você...
 
As emprestadas? Pois é, o pai de santo também não gosta. Portanto, que tal  comprar um belíssimo tecido de lençol e fazer uma baiana de ração básica pro dia-a-dia? Não sai caro e fica uma gracinha. E você finalmente pára de pegar a roupa do alheio emprestado. Não é maravilhoso? Todos na casa contentes efelizes com suas devidas roupas.
 
Quem traz dinheiro para o sustento da casa? Você é que não é. Portanto, trate muitos bem os clientes que vão para jogar ou se consultar, pois é deles que vem boa parte do dinheiro dali. Sorrir sempre e servir um copinho de café ou de água gelada não matam ninguém. Que tal tentar?
 
E vai rolar a festa! O povo do kétu, do jeje, da angola e até da umbanda já mandou avisar e convidar. Mas, e o dinheiro para comprar o ajeum e o otí do povo? Com certeza o Carrefour não irá mandar as coisas de graça para o barracão, nem o Mercadão de Madureira tão pouco irá dar os bichos e todo o
material restante. Portanto, que tal se todos coçassem o bolso um pouco e ajudassem?
 
Você acha que só por este local ser uma casa de santo, a Electro, a CEG e a Sabesp irão fornecer água, luz e gás de graça? É claro que não. Portanto,contribua sempre com a sua módica mensalidade. Economizar um pouco na Skol e no cigarro no final de semana já irá ajudar muito no barracão.
 
O mundo está em guerra, existe muita gente por aí passando fome. Portanto, por que desperdiçar comida? Fazer a quantidade exata só para quem trabalhou dignamente e contribuiu com este maravilhoso ajeum é o coerente, pois você não está no programa da Ana Maria Braga para comer de graça. Por falar em Ana Maria Braga, lembre-se que você não é o Louro José para dar palpites no barracão. Se você tem alguma sugestão, leve-a antes ao pai de santo. Espalhar a corrupção sobre a Terra era coisa da novela Mexicana.
 
Ficou cansado depois da festa? Nada de ir pegando sua bolsa e ir saindo de fininho. Lembre-se da limpeza do barracão.
 
Roda de candomblé, seja em sua casa ou na casa do alheio, não é lugar de ficar de cochicho e risinhos irônicos e não tão pouco paquerando.. Se você querfuxicar, vá para um botequim.
 
Anágua encardida, só se for depois da festa do candomblé. Antes, NUNCA, JAMAIS, NEM PENSAR! Devem ser brancas como a neve, salve anágua de ráfiaou entretela.
 
Você, irmãozinho, que vê o mundo cor de rosa-choque com bolinhas amarelas, deve deixar esta sua visão progressiva e moderna do lado de fora do barracão.

Ali dentro você tem que ver tudo branco. O mesmo vale para as coleguinhas que vêem tudo azulzinho. Casa de orixá é para louvar e cuidar do Orixá, e não para arrumar casório.
 
Vai rolar um churrasquinho de gato na casa do seu coleguinha no meio da semana, no mesmo dia de função do barracão? Então, peça para ele guardaruma garrinha de carne para você e venha cumprir suas obrigações junto a seus irmãos.

Se sua irmã de santo tem uma baiana mais humilde do que a sua, nada de ficar xoxando. Lembre-se, o mundo dá voltas e o feitiço pode virar contra o feiticeiro.
Amanhã pode ser você com uma baiana de chita e ela com uma belíssima saia de rechilieu.
 
Caso assista fora do seu barracão a algo diferente do que ocorre em sua casa, nada de ficar xoxando e chamando de marmoteiro. Você não é o dono da verdade e nem ninguém o é. O que pode parecer maluquice pra você, pode não ser pro próximo. Não é errado, é diferente de sua casa. Além do mais,
comentários sempre são feitos depois. Vai que tem alguém conhecido escutando?

Ninguém tem mais ou menos santo que ninguém. Isso é regra. Sempre.
Respeito é bom e conserva os dentes. Portanto, deve-se pensar duas vezes antes  de envolver o pai de santo e irmãos mais velhos em determinadas brincadeiras  de mau-gosto. Apelidos e avacalhações são da porta do barracão pra fora. Além  do mais, a próxima vítima pode ser você. 
  
Roupa de barracão é saia comprida, camisú e pano da costa. Shortinhos e topsdevem ser usados somente pra ir ao baile funk.
 
Sempre que for servir algum mais velho de santo, deve-se levar o pedido numa bandeja ou prato e abaixar-se para servir. Sempre que for servir algum mais velho de santo, deve-se levar o pedido numa bandeja ou prato e abaixar-se para servir.
 
Benção foi feita para ser trocada. Sempre que você pede a benção, você está na realidade pedindo a bênção ao Orixá da pessoa, e não a ela própria. Portanto,todos devem trocar a benção, mais velhos com mais novos e vice-versa.
 
 
Quando você estiver em uma roda de pessoas dentro da sua casa de santo ou de outro barracão qualquer, abaixe o seu ori e peça a benção até o periquito queestiver chegando, você não sabe quem é ele e ele pode ser bem mais velho que você, um tio de santo ou qualquer outro egbomi, é preferível você pedir a benção a alguém mais novo do que errar passando por cima dos mais velhos.
 
Lembre -se que para nosso Zelador (a) seremos sempre YAO.(Como para nossa Mãe carnal, seremos sempre crianças).


Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

31 comentários:

  1. Muito legal esse manual eu já o tinha visto por ai, e digo ainda que é um manual não só para o Yawo mas para todo iniciado, egbomi, ogan, ekedji e ate pais e mães que na verdade são eternos yawôs, zeladores, serviçais do orixá, pois quando escolhidos para zelar de orisá, nada mais justo que nos mantermos fiéis e humildes às divindades, perpetrando e servindo de exemplo aos neofitos e aos iniciados.
    Asé ire o Monatolacy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esssa.parte de cosar seu bolso ta errado quando chega pra joga paga pra fazer o santo paga pra fazer lipeza paga pra fazer qual que coisa paga desse. Se for pra ajundar nas festa e melhor ir pta igreja

      Excluir
    2. Verdade .
      Isso é kaô de quem esta afim de sentir Rei.
      Orixá nao obriga ninguém a se humilhar.
      Pois esse texto é tendencioso .
      Pois humildade é muito diferente de humilhação.
      Por isso a religião e tão mal vista .

      Excluir
    3. Concordo em td até a parte de paga pra isso paga para aquilo aff

      Excluir
  2. nossa muito bom meus filhos precisam ler esse manual.axé

    ResponderExcluir
  3. muito bom esse manual,meus tem q ler.axé

    ResponderExcluir
  4. nossa muito bom meus filhos precisam ler esse manual.axé

    ResponderExcluir
  5. muito bom mesmo mas agora deveriam tambem fazer um manual de pais e maes de santo e mais velhos , como por exemplo:
    " pais de santo ,filho de santo não e banco para te dar dinheiro, nem empregado domestico pra limpar porqueira de ekedis ,nem cachorrinho para abanar o rabo depois de chutado.

    obrigaçao de filho nao é para voce se alto afirmar na comunidade do santo , e sim para
    cuidar do sando e DO FILHO que roda o tal santo,
    afinal se santo fosse so igba casa de santo nao
    tinha yao nem abians.

    e por ai vai rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com cordo com você, sobre os filhos tarem pagando festa dos outros se for de bom senso ajudar ok caso contrario não. Afinal dinheiro não nasce em arvores e não somos elas,mas indiferente muito bom o manual tirando a parte de que bancar isso esta errado... somos eternos yawos e não empregadas domesticas. Asé Odara a todos...

      Excluir
  6. Tafarel, eu concordo com você, até por que o nome correto seria zelador de santo, e não pai, mãe ou dono do orixá. Claro que a Salva (cobrar) deve existir, pois isso é determinação de Exú, mas não como alguns fazem por ai (mina de dinheiro). Sorte axé para você irmão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí se cobra salva , não pode exigir que o outro trabalhe de graça.

      Excluir
  7. Acredito ser fundamental algumas coisas deste manual e sim sou egbomi de minha casa e entendo ser de fundamental importância o respeito dos mais velhos para com os mãos novos alias um dia tbm fui yawô e não fui pisoteado nem por meu zelador e nem pelos meus irmãos ogans, ekedjis, e egbomis... pelo contrário todos me trataram com muito carinho dedicação e atenção... obrigado!!! E axé...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela sua postura. Tb tenho idade de iniciado e trato até abian com respeito, pois já passei por ali. Você demonstra ter tido a sorte, assim como eu de ter recebido uma excelente criação. Aos mais velhos, lembrem-se pisar, desprezar ou maltratar Yawos é formar futuros péssimos Egbons, o melhor conselho que se pode dar, é dar exemplo. No candomblé, estrela é o Orixá, se quer brilhar tentem uma ponta em filme de Hollywood.

      Excluir
    2. Lembrando que esse manual foi escrito pelo homem e não por orixá.
      Pois orixá nao quer ninguem sendo feito de esparro muito menos de bobo .
      Fica a dica para quem não entende do assunto.

      Excluir
  8. Por isso sai do candomblé.se nem meu pai e minha mãe de sangue eu servia agua ou outro tipo de bebida no prato e de joelho eu vou servi um pai de santo.?e outra coisa os senhores ogãs e as senhoras ekedjis aproveitam dos yawos,o ogã do barracão vinha cheio de ignorancia comigo,eu mandei ele se fuder pq nem meu pai falava daquele geito comigo.como eu nuna recebi santo,fui feito de yao mas nunca recebi.ele não podia chamar meu santo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí.
      Mandoi bem Wilan Sales.
      Até que em.fim alguém com personalidade .
      Bravo garoto.

      Excluir
  9. amei estava procurando algo parecido para por no mural e ate mesmo ler para minhas irmas que estao novas sou a rombona da casa e queria um material de ensino ficou ótimo. parabens era o que eu precisava. AXE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho também de grande importância, pois se trata não só de lembrar aos Yawo, mas sim educar de uma forma correta e humilde.

      Excluir
  10. Ago. Boa noite eu Emerson Tatapoko (axogum,mao de faca)filho de N'Kossi Mavambo(Ogum Xoroque) Achei de grande importância essa matéria mais o comportamento dentro da casa de N'Kissi (ilê, barracão, roça, axé etc...)depende da educação e do bom senso de cada um temos sim yaos com maus modos e sem respeito a irarquia ,mais temos Ekedes que tbm esquecem seu real papel que é cuidar zelar pelos N'Kisses que passam pela casa e cuidar tbm dos yaos e temos Ogans que acham ter Rei na barriga quem nunca viu Ogans diminuindo yaos com brincadeiras piadas, apelidos total liberdade e falta de respeito com o próximo sem contar os que tem caso com yaos , ekede ,ebomi e até com próprio zelador ou zeladora O respeito de uma casa esta como cada um se põe na sua própria TDs devem contribuir com o bem estar geral dentro e fora do Axé e dar exemplo é fundamental para que os abians que forem chegando os tomem para se e assim teremos méritos em nossa religião pois somos maus falados por causa de mal conduta de uma minoria sem consciência que não tem uma raiz um nome a zelar que não carrega sua missão como devem mais essas pessoas não são exemplo para quem quer cuidar de seus N'Kisses e crescer dentro do teu espiritualismo a irarquia não pode morrer e não nossa religião morre Makuiu,Motumba,Kolofe,Axé etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente Irmão, o respeito é tudo dentro de qualquer tipo de convívio e cultura (religiosa ou não). Sorte axé irmão!

      Excluir
    2. Boa tarde ! Kolofé.
      Meus sinceros respeitos.
      Concordo com a matéria, em parte. Do modo como foi colocada, aparenta um pouco de deboche e falta de respeito. Antes de tudo, primeiro a educação.
      Sou yawô recém raspada, e concordo com a maioria das recomendações. Mas tem muitos mais velhos, independente do cargo, que são muito mal educados, veja bem, faço td que me for solicitado, quando for de minha competência como yawô, e q seja me pedido com educação, pois não somos cachorro. Candomblé já foi religião onde havia o analfabetismo e a falta de conhecimento. E hoje é diferente. Mas concordo q tenha q haver a educação de santo, dentro e fora do barracão. Mas ser escravo e esparro de mais velhos, não, não. Estou certa q ao adentrar o barracão, leve sua boa educação, e agregue a educação de santo, e tudo correrá na mais perfeita sintonia. Axé

      Excluir
    3. Irmão(a), mas o manual do filho de santo é um conjunto de regras para os que não sabem se comportar, contudo, certamente um zelador(a), um mais velho, etc que não respeita os mais novos, não são dignos de ocupar aquele cargo que é dado e representado por um determinado Orixá. Antes de mais nada devemos respeito, devoção ao nosso Orixá e Orixá da pessoa, por isso nos abaixamos e respeito à eles, e não a pessoa de forma alguma. Sorte axé Mercury.

      Excluir
  11. Antes de tudo um Yawo e um cliente, ele paga tudo,nada e de graça.
    Segundo o exemplo e oque traz disciplina e uma casa.
    Esse manual deve ser para todos! TEMOS DIREITOS E DEVERES. GRATIDÃO

    ResponderExcluir
  12. Realmente é um bom manual, ajuda bastante em alguns aspectos. Principalmente quem é Yawo, como eu.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia me chamo Ale d’oxossi sou ogã,minha dúvida é
    Um yao com 6 meses de santo feito pode ajudar em um ebó,até mesmo em Cachoeira?e porque?
    Desde já agradeço a todos.

    ResponderExcluir
  14. É muito bom observar que muitos ebomes n vê yawo como humildes... o texto é muito bom, mas a realidade do candomblé de hoje é muito diferente da teoria... eu sou iawo, meu pai me sinto muito bem em se-lo... mas devo confessar que diante de certos egbomis é bem dificil não reagir à suas ações em relação ao yawo. Motumba a tds irmãos velhos e novos... axe sempre.

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top