LENDA DO ORIXA IKU (A TÃO TEMIDA MORTE)
Conta lenda que o Orixá Ikú (a tão temida morte) era um jovem guerreiro, forte e muito bonito, e por um determinado momento pediu ajuda ao Orixá Ogum (Deus da Guerra). Sua beleza era tamanha que impressionava tanto às mulheres quantos aos homens.
As mulheres encantavam-se tanto com sua bela figura que onde quer que o vessem, acompanhavam-no, só para poderem continuar admirando aquela criatura tão encantadora. Não podia desviar os olhos dele.
Os homens, embora tentassem disfarçar ou não querem admitir que estavam encantados com a beleza de Ikú, também acabavam seguindo-o e não resistindo a enorme beleza da Morte.
Alguns do tipo machão, diziam que seguiam- no somente por curiosidade de saber quem era e onde morava.
Só que Ikú morava a no Igbo-ikù (floresta dos mortos ou floresta da morte), de de onde quem quer que fosse até lá e entrasse, jamais sairia; nunca mais era visto, pois fôra para o Igbo-ikú.
E todo o encanto e beleza de Ikú tinham justamente o objetivo de chamar a atenção das pessoas e atraí-las, e que inadvertidamente seguiam-no e penetravam no igbó-ikú, o reino dos mortos, onde, evidentemente, o rei era o próprio Ikú.
Existe a pessoa que tem o axé em Iku?
ResponderExcluirNão irmã, o mais próximo disso seria o Culto a Orun (orô), lesé Egun (babá egungun)e culto ligados a morte, pois o Orixá Ikú (morte) está em todas as culturas. Sorte axé!
ExcluirJá ouvi dizer ... e já ouvi até q tem casas abertas...
ResponderExcluirEu sou do candomble sou filha de iansa balé eu posso ajudar um filho de oxosse afastar um iku dele com oferendas na mata
ResponderExcluir