ORIXÁ IKÚ (A TÃO TEMIDA MORTE)

Postado por: Ebomi at 18:59 4 Comentarios

LENDA DO ORIXA IKU (A TÃO TEMIDA MORTE)

Orixá Iku - A morte
Conta lenda que o Orixá Ikú (a tão temida morte) era um jovem guerreiro, forte e muito bonito, e por um determinado momento pediu ajuda ao Orixá Ogum (Deus da Guerra). Sua beleza era tamanha que impressionava tanto às mulheres quantos aos homens.


As mulheres encantavam-se tanto com sua bela figura que onde quer que o vessem, acompanhavam-no, só para poderem continuar admirando aquela criatura tão encantadora. Não podia desviar os olhos dele.

Os homens, embora tentassem disfarçar ou não querem admitir que estavam encantados com a beleza de Ikú, também acabavam seguindo-o e não resistindo a enorme beleza da Morte.

Alguns do tipo machão, diziam que seguiam- no somente por curiosidade de saber quem era e onde morava.

Só que Ikú morava a no Igbo-ikù (floresta dos mortos ou floresta da morte), de de onde quem quer que fosse até lá e entrasse, jamais sairia; nunca mais era visto, pois fôra para o Igbo-ikú.

E todo o encanto e beleza de Ikú tinham justamente o objetivo de chamar a atenção das pessoas e atraí-las, e que inadvertidamente seguiam-no e penetravam no igbó-ikú, o reino dos mortos, onde, evidentemente, o rei era o próprio Ikú.


Confira aqui a Lenda em Que Iku Pediu Ajuda a Ogum


E você tem Medo do Orixá Iku (A morte) ? 


Categorias: , ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

4 comentários:

  1. Existe a pessoa que tem o axé em Iku?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não irmã, o mais próximo disso seria o Culto a Orun (orô), lesé Egun (babá egungun)e culto ligados a morte, pois o Orixá Ikú (morte) está em todas as culturas. Sorte axé!

      Excluir
  2. Já ouvi dizer ... e já ouvi até q tem casas abertas...

    ResponderExcluir
  3. Eu sou do candomble sou filha de iansa balé eu posso ajudar um filho de oxosse afastar um iku dele com oferendas na mata

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top