Os Ibejis nasceram de Oyá, mas são criados por Oxum

Postado por: Ebomi at 13:15 0 Comentários
Conta a lenda que os Ibejis (gêmeos) nasceram de Oyá, mas são criados por Orixá Oxum. A história começa quando Oyá andava pelo mundo disfarçada de novilha.

ibejis - vungi - vunji - jimaguas - ere - criança - orisha - orisa - orixá - santo - candomble - santeria


Um dia Oxóssi a viu sem a pele e se apaixonou. Casou-se com Oyá e escondeu a pele da novilha para ela não fugir dele.


Orixá Oiá/Iansã teve dezesseis filhos de Oxóssi. Oxum, que era a primeira esposa de Oxóssi e que não tinha filhos, foi quem criou todos os filhos de Yansã.


O primeiro a nascer chamou-se Togum. Depois nasceram os gêmeos, os Ibejis,  e depois deles, Idoú. Nasceu depois a menina Alabá, seguida do menino Odobé. E depois os demais filhos de Oyá e Oxóssi.


Os meninos pareciam-se com o pai, as meninas, com a mãe. Oiá tinha os filhos que Oxum criava e assim viviam na casa de Oxóssi. Um dia as duas mães se desentenderam. Oxum mostrou a Oyá onde estava sua pele. Oiá recuperou a pele de novilha, reassumiu sua forma animal e fugiu.


Os Ibeji (Vunji/Jimaguas) são orixás com grande importância na cultura yoruba, aqui no Brasil (Candomblé) não temos um devido culto a este Orixás que tem uma grande força espiritual que é contado em várias lendas.

Conheça mais sobre os Ibeji:




Categorias: ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top