Orixá Obaluaê conquista a Cidade de Daomé

Postado por: Ebomi at 21:15 0 Comentários
O Orixá Obaluaê conquista a Cidade de  Daomé, como conta a história, um dia o Orixá Obaluaê saiu com seus guerreiros e ia em direção à terra dos Mahis, no Daomé.

O Orixá Obaluaê era conhecido como um guerreiro sanguinário, atingindo a todos com as pestes, quando estes se opunham a seus desejos. Os habitantes do lugar, quando souberam de sua chegada, foram em busca de ajuda de um adivinho.

Orixá Obaluaê - Obaluaiê - Obaluyiê - Omolu - sapata - xapanã - jagun - ajunssun

Ele recomendou que fizessem oferendas (adimu – comidas), com muita pipoca, inhame pilado, dendê e todas as comidas de que o guerreiro gostasse.


Pipocas acalmam Orixá Obaluaê

(é sua comida preferida).

Disse que seria aconselhável que todos se prostrassem diante Li que se prostrassem em total submissão e assim o fizeram.

"Totô hum! Totô hum! Atotô! Atotô!"
"Respeito! Silêncio!"

Obaluaê, satisfeito com a sujeição daquele povo, o poupou. Declarou que a partir daquele dia viveria naquele reino. Assim o fez e em pouco tempo o país tomou-se próspero e rico.

Orixá Obaluaê recebeu nas terras mahis o nome de Sapatá. Mesmo assim era preferível chamá-lo de Ainon, Ainon, Senhor da Terra, ou Jeholu, Senhor das Pérolas.

Esses diferentes nomes foram adotados por famílias importantes, mas infelizmente provocaram desentendimentos entre elas e os reis do Daomé.

Muitas vezes as famílias de Sapatá foram expulsas do reino e, em represália, muitos reis daomeanos morreram de varíola.  Tanta discórdia provocou seu nome, que hoje ninguém sabe mais qual o melhor nome para se chamar Obaluaê.

Orixá Obaluaê  quem é este Orixá? ( "rei", "dono da terra"), deus originário do Daomé. Obaluaiê é uma flexão dos termos Obá (rei) - Oluwô (senhor) - Ayiê (terra), "rei, senhor da terra". Omulu também é uma flexão dos termos: Omo (filho) - Oluwô (senhor) que quer dizer "filho e senhor". O dia da semana deste Orixá é Segunda-feira, saudação é Atôtô (silêncio), filho de Nanã Buruku.

Mais sobre Orixá Obaluaê





























Categorias: ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top