Sigidi - Xiguidi ou Sugudu – O deus ou demonio do Pesadelo

Posted by Alberto Ebomi at 11:41 0 Comments
Sigidi, Xiguidi ou Sugudu é divinizado como o pesadelo, é uma entidade (EXÚ), um ser pouco conhecido no Brasil (Na Umbanda ou Candomblé), mas tem seu culto dentro da cultura a Orunmilá (IFÁ). O nome parece significar "algo curto e vultoso", e o Deus, ou Demônio, e é representado por uma cabeça larga e curta, feita de barro,ou, mais geralmente, por um cone grosso, cegado de barro que é ornamentado com búzios e é indubitavelmente o deus que mexe com a cabeça das pessoas. Sigidi é um deus mau, e permite o homem satisfazer o seu ódio em segredo e sem risco para ele.

sigidi - xiguidi - chiguidi - ifá - culto - deus do pesadelo - umbanda - candomble - orunmila

Quando um homem deseja se vingar de outro ele oferece um sacrifício a Xiguidi que, logo após a noite chegar, vai para a casa da pessoa indicada e o mata. O modo de ele proceder é se agachar no peito da vítima dele e "apertar fora à respiração dele" mas, acontece frequentemente que a divindade tutelar do sofredor venha em seu auxílio e o expulsa e a vítima desperta, caindo no chão, e Sigidi desaparece, porque ele só tem poder em cima de uma pessoa durante o sono.

Esta superstição ainda existe entre os negros das Bahamas adquirida dos Yorubas e acreditam que os pesadelos são causados por um demônio que abaixa no peito da pessoa que dorme. A palavra pesadelo é oriunda de uma convicção semelhante assimilada por nós vinda dos Anglo-saxões que acreditam que os duendes teriam esse poder.

SIGIDISigidi ou Sugudu é divinizado como o pesadelo. O nome parece significar algo curto evultoso e o deus ou demônio e é representado por uma

A pessoa atacada por Sigidi, tem que permanecer acordada até o seu deus protetor negociar com Sigidi e dar autorização para adormecer, pois, se ele dormir antes da negociação se concluir, Sigidi vai atrás dele novamente e a missão falharia. Chiguidi viaja no vento, ou aumenta os ventos para flutuar;

O primeiro sintoma que a pessoa tem quando é atacada por Sigidi, é um sentimento de calor e opressão na boca do estômago, como se tivesse comido arroz quente, fervido, disse um nativo. Se um homem experimenta isto quando ele está dormindo, faz-se necessário a ele buscar a proteção do deus que lhe serve normalmente. Podem ser colocadas casas e cidades debaixo da tutela de Sigidi.


Para conseguir sua proteção, tem que se fazer um buraco cavado na terra e uma ave, ovelha é morta, de forma que sangue caia no buraco e o animal seja enterrado ali. Um montículo curto, cônico de terra vermelha é construído logo em cima da mancha, e um pires é colocou em cima para que sejam recebidos sacrifícios ocasionais.

Quando um local foi colocado debaixo da proteção de Sigidi,ele mata, da maneira típica dele, os que prejudicam as casas ou a cidade com intenções ruins.




Cantigas do Orixá Exú - Candomblé Ketu


fonte: Obarainan Oloje


Categorias: , ,

Compartilhe

Siga por Email

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Nunca'iremos compartilhar o seu endereço de e-mail.

0 comentários:

Você da Umbanda ou do Candomblé que quer deixar uma observação fique a vontade, seu comentário será de ajuda para mim e para os outros leitores do site que estão a procura de aprendizagem. Sorte axé para todos irmãos.

Religião
Spirituality Blogs - BlogCatalog Blog Directory Central Blogs Juntos no Candomblé

Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!! Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor..
.

Divulgar Blogs

back to top