Mais sobre o Candomblé: Nação Sudanesa e Bantu

Postado por: Ebomi at 14:29 0 Comentários
Falando mais sobre o Candomblé que é uma religião de origem africana, com seus rituais e (em algumas casas de santo) sacrifícios; através dos rituais é que se cultuam os Orixás.
O Candomblé é dividido em nações, que vieram para o Brasil na época da escravidão.

Mais sobre o Candomblé Nação Sudanesa e Bantu

São duas nações com suas respectivas ramificações:

Nação Sudanesa: Ijexá, Ketu, Gêge, Mina-gêge, Fom e Nagô

- Conheça mais sobre a nação do Candomblé e a Nação Ketu – Angola - Jejê

Nação Bantu: Congo, Angola-congo, Angola.

Desde muito cedo, ainda no século XVI, constata-se na Bahia a presença de negros bantu, que deixaram a sua influência no vocabulário brasileiro (acarajé, caruru, amalá, etc.). Em seguida verifica-se a chegada de numeroso contingente de africanos, provenientes de regiões habitadas pelos daomeanos (gêges) e pelos iorubás (nagôs), cujos rituais de adoração aos deuses parecem ter servido de modelo às etnias já instaladas na Bahia.

Os navios negreiros transportaram através do Atlântico, durante mais de 350 anos, não apenas mão-de-obra destinada aos trabalhos de mineiração, dos canaviais e plantações de fumo, como também sua personalidade, sua maneira de ser e suas crenças.

As convicções religiosas dos escravos eram entretanto, colocadas às duras penas quando aqui chegavam, onde eram batizados obrigatoriamente “para salvação de suas almas” e deviam curvar-se às doutrinas religiosas de seus “donos”.

Mais sobre o Candomblé:

O Jeje na Africa – O Candomble

A Nação Jeje – No Candomblé

O Candomblé Angola – Hierarquia


Xirê dos Orixás do Candomblé com Letra e Tradução


Não deixe de se inscrever no nosso canal do YouTube com os Xirês de cada Orixá com letra e tradução do yoruba para o português, o vídeo a cima contém canticos de Ketu de Exú a Oxalá clique abaixo.


Categorias:

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top