Sobre Nossos Caboclos Boiadeiros.
Os Caboclos são entidades fortes, viris. Alguns têm algumas dificuldades de se expressar em nossa língua, sendo normalmente auxiliados pelos cambonos. São sérios, mas gostam de festas e fartura. Gostam de música, cantam toadas que falam em seus bois e suas andanças por essas terras de meu Deus. Os Boiadeiros também são conhecidos como "Encantados",pois segundo algumas lendas, eles não teriam morrido para se espiritualizarem, mas sim se encantados e transformados em entidades especiais.
Os Boiadeiros também apresentam bastante diversidade de manifestações. Boiadeiro menino, Boiadeiro da Campina, Boiadeiro Bugre e muitos outros tipos de Boiadeiros, sendo que alguns até trabalham muito próximos aos Exus.
Suas cantigas normalmente são muito alegres, tocadas num ritmo gostoso e vibrante. São grandes trabalhadores, e defendem a todos das influências negativas com muita garra e força espiritual. Possuem enorme poder espiritual e grande autoridade sobre os espíritos menos evoluídos, sendo tais espíritos subjugados por eles com muita facilidade.
Sabem que a prática da caridade os levará a evolução, trabalham incorporados na Umbanda, Quimbanda e Candomblé. Fazem parte da linha de caboclos, mais na verdade são bem diferentes em suas funções. Formam uma linha mais recente de espíritos, pois já viveram mais com a modernidade do que os caboclos, que foram povos primitivos. Esses espíritos já conviveram em sua ultima encarnação com a invenção da roda, do ferro, das armas de fogo e com a prática da magia na terra.
Saber que boiadeiros conheceram e utilizaram essas invenções nos ajuda muito para diferenciarmos dos caboclos. São rudes nas suas incorporações, com gestos velozes e pouco harmoniosos. Sua maior finalidade não é a consulta como os Pretos-velhos, nem os passes e muito menos as receitas de remédios como os caboclos, e sim o "dispersar de energia" aderida a corpos, paredes e objetos. É de extrema importância essa função pois enquanto os outros guias podem se preocupar com o teor das consultas e dos passes, existe essa linha "sempre" atenta a qualquer alteração de energia local (entrada de espíritos).
Quando bradam alto e rápido, com tom de ordem, estão na verdade ordenando a espíritos que entraram no local a se retirar, assim "limpam" o ambiente para que a prática da caridade continue sem alterações. Esses espíritos atendem aos boiadeiros pela demonstração de coragem que os mesmos lhes passam e são levados por eles para locais próprios de doutrina.
Em grande parte, o trabalho dos Boiadeiros ''e no descarrego e no preparo dos médiuns. Os fortalecendo dentro da mediunidade, abrindo a portas para a entrada dos outros guias e tornando-se grandes protetores, como os Exus.
Outra grande função de um boiadeiro é manter a disciplina das pessoas dentro de um terreiro, sejam elas médiuns da casa ou consulentes. Costumam proteger demais seus médiuns nas situações perigosas. São verdadeiros conselheiros e castigam quem prejudica um médium que ele goste. "Gostar" para um boiadeiro, é ver no seu médium coragem, lealdade e honestidade, aí sim é considerado por ele "filho". Pois ser filho de boiadeiro não é só tê-lo na coroa.
Trabalham também para Orixás, mais mesmo assim, não mudam sua finalidade de trabalho e são muito parecidos na sua forma de incorporar e falar, ou seja, um boiadeiro que trabalhe para Ogum é praticamente igual a um que trabalhe para Xangô, apenas cumprem ordens de Orixás diferentes, não absorvendo no entanto as características deles.
Dentro dessa linha a diversidade encontra-se na idade dos boiadeiros. Existem boiadeiros mais velhos, outros mais novos, e costumam dizer que pertencem a locais diferentes, como regiões, por exemplo: Nordeste, Sul, Centro-Oeste, etc...
Os Boiadeiros representam a própria essência da miscigenação do povo brasileiro: nossos costumes, crendices, superstições e fé.
Escute os Melhores Pontos para Caboclo
O SANGUE DE JESUS JÁ DERROTOU TODOS ESSES DEMÔNIOS!
ResponderExcluirMeu querido,
ExcluirJesus também é um Orixá.
Desça de seus preconceitos e vá estudar essa diversidade divina e encontrarás Deus em todos os lugares.
Vigie se quem cuida da religião alheia e pq precisa rever a sua ....
ExcluirAxe,que meu pai boiadeiro lhe abencab
Se vc não é de Umbanda o q vem fazer aqui? Alguém de Umbanda ou Candomblé os perseguem , vão nas suas igrejas condenar ,julgar vocês? Não , então respeitem as diferentes formas de louvar á Deus, vocês não nos respeitam mesmo assim pedimos a Oxalá por todos vocês
ResponderExcluirEu sou católico de criação sempre fui formado para dizer que umbanda e candomblé é macumba, beleza porém eu cresci e continuo católico porém fui conhecer a macumba digo o candomblé e em tudo Deus permite para que haja conformidade por isso eu digo oke caboclo. Eu acho tudo lindo, em vez de alguém falar algo conheça primeiro, não deixei de ser católico por isso tenho extrema admiração por todos os terreiros. Paz entre nós.��
ResponderExcluirAxé, Larryssah! Um exemplo de respeito ao próximo e suas (nossas) crenças. Agradeço à suas palavras.
ExcluirO povo deveria conhecer primeiro pra depois julgar, pois se tivessem o conhecimento não falavam tantas besteiras.
ResponderExcluirMuita luz para todos..
ResponderExcluirMacumba como muitos dizem não nada menos que uma bela arvore! es muito linda
ResponderExcluirSou mto grata aos Boiadeiros.
ResponderExcluirCaboclos e preto velho,aos bons irmãos de luz.
Com a maior educação do mundo, não venham até aqui com fogo nas partes por falta de maxo insultando ngm,sangue de jesus tem poder mesmo.
O tempo que vem até aqui insultando qm está quieto vá se oculpar e pedir a Deus pra tirar o seu dedão acusador de onde não foi chamada,sua pobre de espírito.