Como Oxalá Aprendeu a Produzir a Cor Branca

Posted by Alberto Ebomi at 13:07 0 Comments



oxalá

A lenda do Orixá Oxala e seus canticos com a letra

Como Oxalá Aprendeu a Produzir a Cor Branca. Certa vez, quando os orixás estavam reunidos, oxalá deu um tapa em exu e o jogou no chão todo machucado; mas no mesmo instante exu se levantou, já curado. Então oxalá (Obatalá) bateu em sua cabeça e exu ficou anão; mas se sacudiu e voltou ao normal. Depois oxalá sacudiu a cabeça de Exú e ela ficou enorme; mas exu esfregou a cabeça com as mãos e ela ficou normal. 

A luta continuou, até que exu tirou da própria cabeça uma cabacinha; dela saiu uma fumaça branca que tirou as cores de oxalá. Oxalá se esfregou, como exu fizera, mas não voltou ao normal; então, tirou da cabeça o próprio axé e soprou-o sobre Exú, que ficou dócil e lhe entregou a cabaça, que oxalá usa para fazer os brancos. No final você pode ouvir Cantigas deste Orixá (Oxaguian ou Oxalufan) com as letra em yoruba e as traduções para português.

Cantigas de Oxalá, Oxoguian, Oxalufan.


Saudação
Exê Uêpe Babá, Epa, Epa
Bebida
Água mineral, ou vinho branco doce ou vinho tinto doce.
Animais
Pomba Branca, Caramujo, coruja branca
Comidas
Canjica, Acaçá, Mungunzá.
Numero
10 (Oxalufã), 8 (Oxaguiã).
Data Comemorativa
25 de Dezembro
Sincretismo
Jesus. (Oxaguiã, Menino Jesus de Praga; Oxalufã, Senhor do Bonfim)
Incompatibilidades:
Vinho de palma, dendê, carvão, roupa escura, cor vermelha, cachaça, bichos escuros. Lâminas (Oxalufã)


E você gostou da história de Oxalá? então avalie o video!


Compartilhe

Siga por Email

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Nunca'iremos compartilhar o seu endereço de e-mail.

0 comentários:

Você da Umbanda ou do Candomblé que quer deixar uma observação fique a vontade, seu comentário será de ajuda para mim e para os outros leitores do site que estão a procura de aprendizagem. Sorte axé para todos irmãos.

Religião
Spirituality Blogs - BlogCatalog Blog Directory Central Blogs Juntos no Candomblé

Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!! Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor..
.

Divulgar Blogs

back to top