Orixás - Elementos Primordiais E Suas Ramificações

Posted by Alberto Ebomi at 13:27 1 Commentario

OrixásAbaixo a veja a tabela relacionada com os orixás e seus elementos, tais como: Cor, Elemento, Suadação, Ramificação. Nos nomes dos Orixás estão links para lendas dos mesmos, é só clicar que irá encaminhar para página do próprio.

Orixás - Elementos Primordiais E Suas Ramificações

Orixás

Elemento

Ramificação

Cor

Saudação

Oxalá

Ar

Ar

Branco

Epa babá

Iemanjá

Água

Salgada

Branco / Azul

Odô Yá

Nanã

Água

Chuva

Roxo

Saluba Nanã

Oxum

Água

Doce,Cachoeiras

Azul

Ora Yeyê-ô

Oxumarê

Água

Evaporação

Verde e Amarelo

Arrobobô

Ogum

Fogo

Ígneo

Vermelho

Ogum Yê

Ibeji

Fogo

Purificador

Rosa e Azul

Oni Ibejada

Xangô

Fogo

Elétrico

Marrom

Kaô Cabecile

Iansã

Fogo

Emoções

Amarelo

Eparrei Oyá

Oxossi

Terra

Fauna

Verde

Okê Arô

Ossãe

Terra

Flora

Verde e Branco

Euê-a

Obaluaiê

Terra

Transformação

Branco e Preto

Atotô

 

Os Elementais

 

Entre esses espíritos de atuação dentro do campo vibratório dos Orixás de comando, encontramos aqueles que trabalham mais perto de nossa realidade, relacionando-se de forma estreita com os elementos: são os ELEMENTAIS.  São os grandes artífices e alquimistas que nos oferecem as pedras, as folhas, as flores, a água, as forças da natureza.  Eles estão, muito perto de nós, atuando também nos trabalhos dos Guias e da própria Umbanda como um todo.

 

Os Elementais se apresentam com forma semelhante à humana. De acordo com a variação de consciência e emoção produzem mudanças em sua coloração e até mesmo em sua forma.  Usam seu corpo astral e quando necessário, até materializam seu veículo etéreo.  A forma astral, de acordo com revelação e depoimento de videntes, consiste numa aura esférica multicolorida energética. O veículo etérico dessas entidades é que lhes permite um senso de individualidade.  Nas épocas de crescimento, germinação e desenvolvimento dos vegetais, a vitalidade e atividade desses seres aumenta pelo contato maior com o mundo físico, tornando-os mais visíveis aos médiuns videntes, quando não se materializam temporariamente, dançando e brincando como seres humanos.

No elemento Terra:

·         Nas florestas, por exemplo temos as Dríades, ligadas ao campo vibratório de Oxossi, possuem cabelos compridos e luminosos, são de rara beleza e trabalham diretamente nas árvores.

·         Os Gnomos das árvores trabalham dentro do duplo etérico das mesmas.

·         As Fadas manipulam a clorofila das plantas, estabelecendo a multiplicidade dos matizes e fragrância das flores, formando as pétalas e brotos. Estão associadas à vida das células da relva e outras plantas.

·         Os Duendes que cuidam da sua fecundidade, das pedras e metais preciosos e semi-preciosos.

 

No elemento Água:

·         Encontramos as Sereias que ficam perto dos Oceanos, rios e lagos, de forma graciosa e energética.

·         Nas cachoeiras estão as Ondinas, que muito ajudam nos trabalhos de purificação realizados pela Umbanda nas cachoeiras.

 

No Elemento Ar:

·         Os Silfos que estão sob a regência de Oxalá. Como as Fadas, se apresentam com asas, movimentando-se com extrema rapidez.

 

No Elemento Fogo:

·         As Salamandras são elementais do FOGO.  Se apresentam como correntes de energia ígnea, que se precipitam, sem se afigurarem como seres humanos. Atuam nas energias ígneas solar e do fogo em geral.


Compartilhe

Siga por Email

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Nunca'iremos compartilhar o seu endereço de e-mail.

Um comentário:

  1. Essa tabela que vc postou é uma tabela dos orixás na Umbanda e não no Camdomblé.

    ResponderExcluir

Você da Umbanda ou do Candomblé que quer deixar uma observação fique a vontade, seu comentário será de ajuda para mim e para os outros leitores do site que estão a procura de aprendizagem. Sorte axé para todos irmãos.

Religião
Spirituality Blogs - BlogCatalog Blog Directory Central Blogs Juntos no Candomblé

Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!! Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor..
.

Divulgar Blogs

back to top