Umbanda – as Crianças – O Erê

Postado por: Ebomi at 11:33 103 Comentarios

erê Umbanda O Erê (espíritos de Crianças) na Umbanda


O Erê (espíritos de Crianças) na Umbanda são a alegria que contagia a Umbanda e o Candomblé. Descem nos terreiros (casa da Umbanda ou Casa de Candomblé) simbolizando a pureza, a inocência e a singeleza. Seus trabalhos se resumem em brincadeiras e divertimentos. Podemos pedir-lhes ajuda para os nossos filhos, resolução de problemas, fazer confidências, mexericos, mas nunca para o mal, pois eles não atendem pedidos dessa natureza. 

São espíritos que já estiveram encarnados na terra e que optaram por continuar sua evolução espiritual através da prática de caridade, incorporando em médiuns nos terreiros de Umbanda. Em sua maioria, foram espíritos que desencarnaram com pouca idade (terrena), por isso trazem características de sua última encarnação, como o trejeito e a fala de criança, o gosto por brinquedos e doces. 

Assim como todos os servidores dos Orixás, elas também tem funções bem específicas, e a principal delas é a de mensageiro dos Orixás, sendo extremamente respeitados pelos caboclos e pelos pretos-velhos.

É uma falange de espíritos que assumem em forma e modos, a mentalidade infantil. Como no plano material, também no plano espiritual, a criança não se governa, tem sempre que ser tutelada. É a única linha em que a comida de santo (Amalás), leva tempero especial (açúcar). É conhecido nos terreiros de Nação e Candomblé, como (ÊRES ou IBEJI). Na representação nos pontos riscados, Ibeji é livre para utilizar o que melhor lhe aprouver. A linha de Ibeji é tão independente quanto à linha de Exú

Ibeijada, Erês, Dois-Dois, Crianças, Ibejis, são esses vários nomes para essas entidades que se apresentam de maneira infantil. 

No Candomblé, o Erê, tem uma função muito importante. Como o Orixá não fala, é ele quem vem para dar os recados do pai. É normalmente muito irrequieto, barulhento, às vezes brigão, não gosta de tomar banho, e nas festas se não for contido pode literalmente botar fogo no oceano. Ainda no Candomblé, o Erê tem muitas outras funções, o Yaô, virado no Erê, pode fazer tudo o que o Orixá não pode, até mesmo as funções fisiológicas do médium, ele pode fazer. O Erê muitas vezes em casos de necessidade extrema ou perigo para o médium, pode manifestar-se e trazê-lo para a roça, pegando até mesmo uma condução se for o caso.

Na Umbanda mais uma vez, vemos a diferença entre as entidades/divindades. A Criança na Umbanda é apenas uma manifestação de um espírito cujo desencarne normalmente se deu em idades infanto-juvenis. São tão barulhentos como os Erês,  embora alguns são bem mais tranqüilos e comportados.
No Candomblé, os Erês, tem normalmente nomes ligados ao dono da coroa do médium. Para os filhos de Obaluaiê, Pipocão, Formigão, para os de Oxossi, Pingo Verde, Folinha Verde, para os de Oxum, Rosinha, para os de Yemanjá, Conchinha Dourada e por ai vai. 

As Crianças da Umbanda tem os nomes relacionados normalmente a nomes comums, normalmente brasileiros. Rosinha, Mariazinha, Ritinha, Pedrinho, Paulinho, Cosminho, etc...
As crianças de Umbanda comem bolos, balas, refrigerantes, normalmente guaraná e frutas, os Erês do Candomblé além desses, comem frangos e outras comidas ritualisticas como o Caruru, etc...  Isso não quer dizer que uma Criança de Umbanda não poderá comer Caruru, por exemplo. Com Criança tudo pode acontecer.

Quando incorporadas em um médium, gostam de brincar, correr e fazer brincadeiras (arte) como qualquer criança. É necessária muita concentração do médium (consciente), para não deixar que estas brincadeiras atrapalhem na mensagem a ser transmitida. 

Os "meninos" são em sua maioria mais bagunceiros, enquanto que as "meninas" são mais quietas e calminhas. Alguns deles incorporam pulando e gritando, outros descem chorando, outros estão sempre com fome, etc... Estas características, que às vezes nos passam desapercebido, são sempre formas que eles têm de exercer uma função específica, como a de descarregar o médium, o terreiro ou alguém da assistência. 

Os pedidos feitos a uma criança incorporada normalmente são atendidos de maneira bastante rápida. Entretanto a cobrança que elas fazem dos presentes prometidos também é. Nunca prometa um presente a uma criança e não o dê assim que seu pedido for atendido, pois a "brincadeira" (cobrança) que ela fará para lhe lembrar do prometido pode não ser tão "engraçada" assim.
Poucos são aqueles que dão importância devida às giras das vibrações infantis.

A exteriorização da mediunidade é apresentada nesta gira sempre em atitudes infantis. O fato, entretanto, é que uma gira de criança não deve ser interpretada como uma diversão, embora normalmente seja realizada em dias festivos, e às vezes não consegamos conter os risos diante das palavras e atitudes que as crianças tomam.

Mesmo com tantas diferenças é possível notar-se a maior características de todos, que é mesmo a atitude infantil, o apego a brinquedos, bonecas, chupetas, carrinhos e bolas, como os quais fazem as festas nos terreiros, com as crianças comuns que lá vão a busca de tais brinquedos e guloseimas nos dias apropriados. A festa de Cosme e Damião, santos católicos sincretizados com Ibeiji,  à 27 de Setembro é muito concorrida em quase todos os terreiros do pais. 

Uma curiosidade:  Cosme e Damião foram os primeiros santos a terem uma igreja erigida para seu culto no Brasil. Ela foi construída em Igarassu, Pernambuco e ainda existe.

As festas para Ibeiji, tem duração de um mês, iniciando a 27 de setembro (Cosme e Damião) e terminando a 25 de outubro, devido a ligação espiritual que há entre Crispim e Crispiniano com aqueles gêmeos, pela sincretização que houve destes santos católicos com os "ibejis" ou ainda "erês" (nome dado pelos nagôs aos santos-meninos que têm as mesmas missões.

Nas festas de ibeiji, que tiveram origem na Lei do ventre-Livre, desde aquela época até nossos dias, são servidos às crianças um "aluá" ou água com açúcar (ou refrigerantes adocicados no dia de hoje), bem como o caruru (também nas Nações de Candomblés).

Não gostam de desmanchar demandas, nem de fazer desobsessões. Preferem as consultas, e em seu decorrer vão trabalhando com seu elemento de ação sobre o consulente, modificando e equilibrando sua vibração, regenerando os pontos de entrada de energia do corpo humano.

Esses seres, mesmo sendo puros, não são tolos, pois identificam muito rapidamente nossos erros e falhas humanas. E não se calam quando em consulta, pois nos alertam sobre eles.

Muitas entidades que atuam sob as vestes de um espírito infantil, são muito amigas e têm mais poder do que imaginamos. Mas como não são levadas muito a sério, o seu poder de ação fica oculto, são conselheiros e curadores, por isso foram associadas à Cosme e Damião, curadores que trabalhavam com a magia dos elementos.


Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

103 comentários:

  1. RESPONDE MINHA PERGUNTA POR FAVOR ! Olá, tenho 15 anos e frequento o candomblé. NÃO sou feito no santo mas quando tem candomblé meu orixa vem. Por enquanto sou de Xangô com Oyá. Meu orixá já pediu pra várias vezes pra eu fazer o santo mas ainda n fiz. Vai ter a festa de Ere e eu gostaria de saber se meu Ere vai vir. Se corre o risco dele não vir. E também se ele vir ele pode dar o nome dele ou só quando eu fizer o santo ? Me responda por favor. Agradeço !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha o Erê não tem obrigação de vir, pois isso depende muito do seu orixá permitir, agora sobre o nome dele... Ele será batizado, ou aparecerá o Erê do santo que for seu pai realmente só na feitura. Sorte axé!

      Excluir
    2. O meu Deu o nome do meu pai de Santo ...Adão mas acredito que não seja o nome verdadeiro ele tem 4 anjos gosta de usar boné e bola muito levado kķkk.... mas porque Deu nome do meu pai DE SANTO ?

      Excluir
  2. Olá por favor me tire uma dúvida... se eu fizer um trabalho ( demanda) qualquer erê de minha casa, do terreiro que frequento pode desfazer por pura " brincadeira de criança" sem ordens superiores? mesmo pelo fato de ser criança, ele pode fazer isso por farra??
    desde já agradeço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, olha isso pode depender de qual tipo de trabalho que você venha fazer, se o trabalho (ebó, oferenda, obrigação, etc) vir de ordem superior (exú, orixá por meio de um jogo), não ele não pode interferir nisso.

      Excluir
  3. ola boa tarde queria saber quem e meu erê um pai disse q sou filha de oxaguian e iemanjá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o nome seu pai ou mãe de santo que batiza, ou o erê pode dar o nome dele até através de jogo de búzios.

      Excluir
  4. Normalmente o Erê que traz seu nome ou mediante um jogo de buzios, mas Eres de Oxaguian: pombo branco, pilãozinho, escudo, atori, ibi, caramujo, etc..

    ResponderExcluir
  5. Boa noite meu nome é marcio tenho 15 anos sou filho de oxossi e yemanja frequento a umbanda e gostaria muito de reseber meus orixas oque eu faso para iso aconteser ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha não existe Orixá na Umbanda, mas se você está falando da Falange de Oxossi e Yemanjá, eu só posso te dizer que na sua religião existe um tempo para o desenvolvimento do cavalo (você) para com os santos e isso pode levar algum tempo ou não. Eu acho que você deve ter paciência e continuar com o seu caminho espiritual que é sempre de desenvolvimento. Sorte axé.

      Excluir
  6. Sou de oyá e ogum gostaria de saber quem é meu Ere??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel olha não é possível identificar o Erê pelos seus pai e mãe de cabeça, o Erê é ele que traz o seu nome e se apresenta e é batizado. Sorte axé!

      Excluir
  7. Olá, meu pai de santo disse que sou de oxaguian com Iemanjá. Aí queria saber se meu erê pode encostar ou até mesmo vim sem eu ser feita e sem que nunca meu orixá tenha vindo? E tbm quero saber os nomes dos erês de oxaguian, pq meu pai de santo recebeu o nevoeiro e ele disse que o nevoeiro não é dele e sim de alguém da casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problemas, não existe regra neste sentido, mas é muito comum quando o Erê ainda não vira (recebe) O Orixá trazer ele na Obrigação. Sorte axé!

      Excluir
  8. Sou de Iansa com Omulu. Gostaria de saber os nomes dos eres feminina de iansa. Frequentava uma umbanda de linha branca e trabalhava com Doum. Agora estou numa casa de Umbanda traçada e ando sonhando com uma menina muito sapeca dizendo que é minha. Vou dar minhas obrigações em junho. Acho que ela deve vir com as obrigações. Mas estou curiosa com os nomes. Ase!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmã vamos lá, Ventania, raio, tempestade, etc...

      Excluir
  9. Ola boa noite, sou filho de Osoguian e meu ere veio dando o nome de pilaozinho. Como pode ele da o bome sem eu ser feito e sem ele ser batizado?

    Se apresenta assim na umbanda !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão sobre o nome não há problema, pois é o próprio Erê quem dá o seu nome, após isso ele é batizado dentro de uma casa de axé (ritual). Mas na Umbanda, eu já discordo, pois Pilãozinho é um nome completamente típico de casa de Axé (Candomblé, etc). Sorte axé irmão!

      Excluir
  10. Olá meu nome é Wana, não sou feita ainda no Santo mas sou de oyá, sou de ouvir muitas vozes ao mesmo tempo, só q a uma semana ouvir detalhadamente a voz de uma criança, pedindo para mim não ficar triste porque ela tbm ficaria, e desde entao do nada eu ouvi dentro da minha cabeça o nome bolinhas de fogo. Ontem não me sentir bem "acordei" com o dedo babado acho q eu estava chupando ele, e com olhos de qm chorou, em seguida sonhei com vários erês em festa. Sou médium de ver, escutar e sentir . Mas é possível o erê se manifestar msm sem ter feito santo!

    ResponderExcluir
  11. Olá Alberto tenho uma irma de criação que faz um ano que apresenta esse comportamento de erê só que ela tem 57 anos já levamos em médicos e eles dizem que não tem resposta para o caso dela pois ela fica normal e depois de um tempo volta a ter esse comportamento novamente então pra mim é um problema espiritual, vc acha que é possível um erê encarnar e não sair mais? Gostaria de saber muito a sua opinião sobre obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda, olha infelizmente não é possível, Erê ou qualquer entidade que seja. De forma nenhuma estou descartando que exista um problema espiritual com ela, mas esse tipo de manifestação contínua (sem interrupção) não é possível. Sorte axé!

      Excluir
  12. boa tarde, me tire uma duvida, sou simpatizante da religião do candomblé´, mas é visto que o candomblé esta cada dia mais, perdendo o seu respeito ou fé (na minha opinião), por varios fatores, um deles é achar realmente uma casa que te passa uma confiança e sinceridade, por muitas delas visa o ganho financeiro, e as vezes fingem até que está com alguma entidade. sei que os Orixás só fazem o bem, por que permite que os pais e mães de santos, venha fazer o mal para os outros, me tire essa duvida. obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde irmão, olha o Orixá em si, não se envolve nesses tipos de problema diretamente, mas existem outros que tomam conta das atitudes de Pais de filhos de santo, fique certo não passa despercebidos por eles, pois cabe ao zelador e ao devoto fazer o certo em todos os aspectos, passivo de punição dos mesmos. O orixá não tem uma ligação tão direta como as pessoas pensam, daí o papel de Exú Orixá levar as mensagens e as oferendas para os Deuses, pois você não não oferece nada diretamente a ele em si. Então o Orixá é restrito em alguns aspectos de cobrar ou impedir diretamente tais condutas negativas. É válido lembrar também que o Ori (cabeça, inteligência, discernimento) tem o livre arbítrio, mas não exime as condutas irregulares dos religiosos, no caso, com o Orixá (santo, entidade) na cabeça, ou fora dela. Sorte axé irmão, caso tenha mais alguma dúvida sinta-se a vontade em perguntar.

      Excluir
  13. Olá. Por duas vezes, em locais e datas diferentes (uma felas foi num gira de erê que fui ontem), o erê que mais me encantou e fui me consultar, por "coincidência" foi a Mariana. Gostaria que saber se é o msm erê ou se tem tipo um "linha/falange" de Marianas. Se sim, quais as características delas.
    Tenho tanta admiração que com ctz qdo tiver uma filha, receberá esse nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha irmã, acredito sim que deve ser a mesma, ou pelo menos, ser da mesma linha, até por ser a Ereia Mariana. Fico muito feliz por estar encantada, logo percebe-se que você tem uma grande afinidade com a religião, o nome disso é simplesmente espiritualidade.

      Excluir
  14. Ola meu nome e Bianca tenho 19 anos e meu ex noivo e do candomblé e ele fica chamando erê e mim uma tal de mariazinha como isso e possivel se nao sou espirita toda vez eu fico doida ja mi gravaram em ksa brincando de boneca e eu nao lembro de nada disso meu amigo disse q toda vez q meu ex chama eu fico chorando pode mi explica isso por favor eu quero entra pro candomblé mas tenho medo de algo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca você é médium, cada ser vem com um dom divino, existem vários tipos de mediunidade, espiritualidade é preciso ser tratada com respeito e seriedade, são anjinhos seres puros, procure vídeos no YouTube sobre o assunto, procure uma casa de umbanda, centro espírita sério...

      Excluir
  15. Homens incorpora cosminha menina assim como incorpora pombo gira?

    ResponderExcluir
  16. Oi meu nome é Stefanne , sou da Umbanda e filha de Ogum com Iemanjá, meu erê tem mais possibilidade de ser menino do que menina ? Ou não tem nada a ver ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente é menina, contudo, não é uma regra. sorte axé!

      Excluir
  17. Oi nao sou fixa na umbanda , mais admiro demais quando criança minha mae e minha madrinha fizeram promessa pra COSME E DAMIÃO ate hoje tenho meus santinhos sz nao cuido sempre mais assim que posso dou balas e bolo a eles queria muito ser mais presente nao consigo .:( bjo obrigado

    ResponderExcluir
  18. Olá! Ainda não sou batizada no camdomble, mas meu pai de santo disse que eu sou de Oxóssi e iansa. Já fui várias vezes para o terreiro participar de festas mas nunca incorporei o santo na hora sinto tonturas coração acelerado arrepios . É normal o santo baixar ou não ? Qual é meu erê ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é perfeitamente normal ele não baixar (virar), pois ele só terá esta obrigação após a iniciação. Agora sobre o seu Erê (criança), só quando ele chegar (virar), normalmente o Orixá solta ele (permite), mas as vezes ele vem antes, sempre como auxílio. Sorte axe"

      Excluir
  19. Ola, tenho uma duvida. Minha casa é de jeje. E os eres da minha casa tem nomes bem diferentes: monjolo, karana, alçonato. Gostaria de saber se os nomes dos eres sao dados em yoruba ou em portugues. No momento da iniciacao, o ere fala o nome dele ou o babá que o nomeia? Obrigada! Mojuba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá karla, isso muda de casa para casa,de nação para nação, em sua grande maioria são chamados pelo diminutivo (de casa para casa). Alfange (ogum), Omi (oxum), Ilé (oxala), mas como o Gegê não usa o Yoruba como dialeto, então pode mudar a língua.

      Excluir
  20. Eres não são crianças desencarnadas. Nunca foram. Eles são seres encantados da mais alta evolução e sabedoria. Na umbanda eles vem irradiar todos os médiuns e consulentes e brincando, descarrega toda energia negativa densa que atrapalha a vida espiritual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia irmã, a minha cultura é milenar, e a base da nossa religião é o antepassado (eguns/espíritos), então no caso para a gente é sim desencarnados, mas não só apenas os Erês não, Caboclos, boiadeiros, Exús e pomba giras de umbanda, preto velho, etc.

      Excluir
  21. boa noite sou filha de ogum de frente com iansa meu exu é da linha de xango sonhei com meu menino ibeji ele se indentificou como doum..
    ha possibilidades de doum ser meu ibeji? no caso doum é da mata certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no caso, Doum ser seu Erê. Ebeji é um Orixá. Sorte axé irmã!

      Excluir
  22. Como se.defini o sexo do ere como saber se é menino ou menina existe um regra pra isso??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe uma regra em particular, mas no geral o santo feminino tem um erê ou Ereia mulher, e vice versa.

      Excluir
  23. Olá,eu nunca tinha ido em terreiro e nem nada, porém um dia estava na casa de uma amiga e ela baixou um santo e me chamou pra dançar, quando voltei tinha baixado e ela tinha dito para mim que era Ere, mas queria saber/entender pq veio em mim ? Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa quem tem espiritualidade é assim mesmo, não existe respostas imediatas e precisas em relação a isso, mas de qualquer forma você é medium e precisa se cuidar para que tenha evolução espiritual e material. sorte axé!

      Excluir
  24. Olá, frequento a umbanda as vezes e essa noite sonhei com uma menina e um menino e ela se apresentava como Mariazinha rosa branca e o menino como pedrinho mas ele não dizia de onde era, tem chances deles serem meus eres ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podem ser sim irmã, mas a confirmação virá na incorporação dos mesmos. sorte axé!

      Excluir
  25. Oi eu sou de Logum Edé Filho de Oxóssi eu queria saber qual seria o nome do meu erê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. irmão, normalmente é o Erê que dá seu nome e batizado na incorporação, mas ele pode se mostrar para você, ou em sonho. sorte axé.

      Excluir
  26. Olá queria saber se existe a ere chamada PEDRITA da linhagem de xango e se tiver é da umbanda ou candomblé? qual a história?
    Por favor me respondam estou desesperada pra saber. Obgd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. irmã eu já ouvi falar, mas foi de candomblé, agora a história verdadeira, só o Erê pode dizer.

      Excluir
    2. Beatriz eu tenho essa erê tambem queria saber a historia ou ate o nome dela de vida, mais todos fala qe so ela pode contar, talvez pelo nome de vida a gente acha sei la, pq pedrita é o nome dela qe o santo batizou tendeu

      Excluir
  27. Oi não sou de nunhuma religião mas vejo, sinto e ouço coisas. Ha alguns dias vieram na minha casa pessoas que diziam ter recebido seus eres. Quero saber se isso é possivel e se uma pessoa que nunca frequentou lugar algum ou teve qualquer tipo de esperiência pode incorporar um erê? E na conversa com um desses erês ela me disse que eu seria sua madrinha. Tem chances de isso acontecer? Obrigada

    ResponderExcluir
  28. Gostaria de saber a relação de tempo ,pois quando as entidade falam algo não se tem exatidão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é impossivel de saber irmão, o tempo deles é diferente do nosso, mas quando for assim pergunte a eles em luas.

      Excluir
  29. Oi sou Valdesson tenho umas duvidas eu sempre tive uns douns q n aceitava, ate então ja aceito e congrego numa casa de Umbanda e estou muito feliz por isso pq estou desenvolvendo e ajudando muitas pessoas ainda n sei muitos mas estou estudando cada qual, ate os q eu n incorporo, pois ja sonhei cm todas entidades q eu recebo e o mais lindo e completo sonho q sonhei foi com o meu ERÊ então eu sei as características dele acredito q seja meu, pois eu recebo um ERÊ mas n sei o nome ainda, mas tranquilo, no sonho ele parece tímido e calmo e quando encorporo ele e guloso agitado meio mau educado rsrs. e minha esposa n recebe mas tem dois eres casal o qual eles sentia muito ciumes dela comido e na noite n deixava nós dormir sossegado na vdd eu q n dormia direito pq eles me perturbava em sonho acordado, então eu chegava a vê eles e dai um dia eu n aguentei e chamei meu ERÊ e em sonho ele veio e os acalmaram pedindo para eles n mexerem comigo e assim ate hoje já vivo 2 anos com minha esposa e graças a Deus hoje eles são meus amigos. O que o Senhor me diz ha respeito disso? por favor se for possível me ajudar sou grato...

    ResponderExcluir
  30. Irmão a espiritualidade é rica em todos os aspectos, você já iniciou o caminho, agora basta crescer no restante, poucos entende, mas o sentido da espiritualidade é cumprir seu destino como espiritualista e pessoa, boa sorte pra ti.

    ResponderExcluir
  31. Bom dia, eu gostaria de saber se um Lemo-mù pode incorporar um Ere.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, eu não conheço, pode ser mais especifico?

      Excluir
  32. Tive um sonho muito lindo com os erês. Eu estava num terreiro de casa bem branca com chão de barro ao ar livre e haviam muitas crianças com cabelos e penteados afros, todos estavam brincando com meu filho de 13 anos. ele distoava dos eres por ser branco.Eu tinha ido lá para busca-lo, mas veio uma menina negra, muito linda e meiga, com um lindo pendeado de tranças afro e me trouxe balas nas mãos.ela me levou para dentro da casa que tinha paredes verde agua e disse que a casa precisava de reformas, eu disse que ia procurar ajuda para a reforma que eles precisavam. deu adeus e saí com meu filho cheia de balas e doces. na saída estava minha sogra, me olhando de cara feia, na vida real eu e ela brigamos e ela me ofendeu muito. Não Falo com ela há meses.ela é muito grosseira e me critica como mãe, eu sou filha de oxum. Detesto minha sogra. O que esse sonho com os erês e meu filho significa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil de definir assim, mas ao meu ver é sinal de mudanças e felicidades, experiemente dar agrado para os Erês pedindo tudo de bom.

      Excluir
  33. Tenho uma dúvida, Durante minha gravides tive um sonho onde meu filho pedia que colocasse o nome dele de Pedro, como eu ja havia escolhido o nome não coloquei, hoje meu filho tem 7 anos e sempre foi muito bagunceiro muito mesmo ,ele já tomou vários remédios controlados ,mas e como se bebesse água com açúcar sem efeito nenhum e quando chega a época de agosto até novembro sempre e a pior face sera pode ser espiritual .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã pode ser sim, mas só o jogo poderá lhe dar certeza, procure o quanto antes. Sorte axé.

      Excluir
  34. Olá
    Me disseram que a minha erê tem 3 aninhos e se chama liza, porem procuro pra saber um pouco mais e nao encontro a erê de nome liza

    ResponderExcluir
  35. Me disseram que tem um ere na minha casa , sou leiga a respeito, qual o motivo ? O porq, o q faço? O q ele quer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é preciso fazer nada, mas se quiser pode oferecer um prato de doces, copos de agua e vela branca e peça tudo de bom.

      Excluir
  36. Olá, sou umbandista e minha criança vem chorando, tapando o rosto e chorando permanece. Gostaria de saber o porquê dele (a) agir dessa forma!
    No aguardo

    ResponderExcluir
  37. Olá, sou umbandista e estou em desenvolvimento. Gostaria de saber pq minha criança qndo vem chora muito e fico com a mão no rosto (chorando muito) até ela ir embora!. Gostaria de saber o q acontece!
    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiola isso é muito comum as energias dos Erês vem com muita intensidade, alegria (risos e gargalhadas) como choro em abundância. Sorte axé.

      Excluir
  38. Oi boa tarde, uma vez uma mulher na rua que demostrava claros sinais de embreagues dissime que eu era o Zé Pilintra, ela atravessou a rua parou do outro lado da calçada por alguns instantes e voltou para falar comigo denovo e disseme que eu não era o Zé e sim um Exu guardião do portão ou algo assim e que foi o próprio que lhe tinha lhe falado isso.
    Como faço para descobri se ela estava certa?
    Meu email e
    jrbldigitalvirtual@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão, olha para você ter certeza mesmo só há algumas opções, uma pelo jogo, outra pela incorporação da entidade em você, mas também pode em uma consulta com uma entidade confiável. fora isso será apenas achismo.

      Excluir
  39. olá sou de oya e Ogum na umbanda e minha cosminha apresentou-se cmo Marianinha em um sonho. E possível msm eu sendo de oya,ou tem uma regra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o nome é definitivo e escolhido na hora do batismo do Erê, mas lembre-se o Erê é um egun de luz, então o lugar que ele for cultuado ele respeitara aquela cultura. Umbanda, Ketu, Jeje, nagô, etc.

      Excluir
  40. Fiz uma pergunta e aida não tive resposta

    ResponderExcluir
  41. Olá nunca fui a um terreiro e no entanto tenho incorporações é normal?

    ResponderExcluir
  42. Nunca fui a um terreiro no entanto tenho incorporações é normal?

    ResponderExcluir
  43. Olá me chamo Ruti,e gostaria de saber se por ter minhas duas avós médium se chega a passar de geração ou se eu tenho uma chance de ser também.?


    ResponderExcluir
  44. Oi me chamo marcia sou de iansa e ogum sou umbamdista tenho uma criança de herança da minha mae chamado juquinha mas sei sinto q tenho uma menina,e ela tem relavao c iansa gostaria de saber quais os nomes daa cria cas na umbanda mensageiras de iansa

    ResponderExcluir
  45. Oi boa noite me chamo geovania meu erê se apresentou pra mim através de sonho deu o nome de Rubinho através do nome que ele deu tem como saber quem são os meus orixao de cabeça

    ResponderExcluir
  46. Olá, gostaria de saber quais os nomes uma ere de dona dedcabeça Iansã, poderia se chamar?

    ResponderExcluir
  47. Bom dia! Sou umbandista há quase dois anos. Na última gira festiva para ibejada , recebi um casal, mas a menina foi a que ficou mais tempo e se apresentou como Mariazinha da beira da praia. Sendo que sou filha de Oxum com Oxossi.
    Uma outra criança chamada Pedrinho disse a ela que ela era sim Mariazinha, mas não da praia e ela insistiu dizendo que é da beira da praia de onde desaguam as águas da cachoeira.
    É possível eu sendo filha de Oxum com Oxóssi ter Mariazinha da beira da praia?

    ResponderExcluir
  48. Olá queria saber se mulher pode incorporar erê menino?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na cultura do Candomblé isso não é impedimento algum.

      Excluir
  49. Boa noite ! Eu tive um sonho com Mariazinha ,nesse sonho eu corria pra ela ,feliz e ela me tava um abraço e depois fazia cosquinha em mim . Daí eu acordei . O que sequinifica ?

    ResponderExcluir
  50. Gostaria de saber como faço pra descobrir de quem sou filha e quem são meus erês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para você saber que é seu orixá é preciso uma iniciação para confirmação, para saber qual orixá lhe rege, mas não pode ter certeza é o preciso uma consulta com oráculo.

      Excluir
  51. Boa tarde, eu sou desenvolvido na umbanda e meu erê se apresenta como Crispim das Matas e se dizia vir pelos caminhos de o Oxóssi! Eu em todos os jogos que fiz sou filho de Oxóssi com Iansã, é possível que esse erê venha como mensageiro de Oxóssi se eu fizer santo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim há uma possibilidade, mas pode vir outro Erê e seguir a cultura da Nação (candomblé), ou caso venha a mesma criança (crispin que é apenas um codinome) ele será cultuado de acordo com nação que você se cuidar.

      Excluir
  52. Olá,sou filha de Odé e Osún... Ha dias estou com um nome de erê (Flechinha) na cabeça porém,tenho dúvidas se é um menino ou uma menina,ttem como saber qual e a maior possibilidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não, mas normalmente os Eres de Oxum são meninas, pois ela é uma iyaba (mulher).

      Excluir
  53. Boa tarde
    Sou da umbanda, sou iniciante, e na gira a mãe da casa sentiu de cantar para erê.
    Então comecei a sentir as vibrações e pensei em sair para não virar, pq nunca recebi ere, no que eu levantei, e dei alguns passos eu recebi porem a criança veio chorando, berrando RS... mas depois parou e ficou calma e sentada.
    Isso é normal?

    ResponderExcluir
  54. Olá, sou da umbanda e filha de ogum. Meu erê chegou e deu o nome de pedrinho. É possível filha de ogum com erê chamado pedrinho ? E se for, qual pedrinho poderia ser ? Me ajuda, obrigadaaa

    ResponderExcluir
  55. Boa tarde sou filha de Santo num terreiro de umbanda meu pai de Santo falou que minha ere (menjna)menina de obaluae pois sou filha de obaluae de frente com oxum,mais ando pesquisando nomes de eres meninas na forca de obaluae e não achei nada vc poderia me informar alguns se possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã(O), são os elementos que omolu/obaluaiê têm. Xaxará, Oduburu, etc.

      Excluir
  56. Ola meu esposo se encontra privado e prometeu um pacote de bala pra Ere gostaria de saber onde devo ofertar, já que onde eu moro não tem terreiros

    ResponderExcluir
  57. Me ajudem eu estou em Desenvolvimento mediúnico e meu erê vem pulando e quando ele vem o guia chefe não gosta,ele pedi pra ir embora porque é gira de caboclo e ele fica muito triste não falou o nome e do que pra mim sair do terreiro e agora o que faço eu fiquei até chatiada porque ouvi o guaia falando que é egum ? Não entendi foi nada alguém pode me ajuda o que faço

    ResponderExcluir
  58. Hoje sonhei com uma festa que tinham vários erês pulando, dançando e chupando pirulitos. Senti muitas coisas boas durante o sonho, vi pessoas queridas, etc...
    Esse sonho pode indicar alguma comunicação?

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top