Cabocla de Oxum – Ponto Cantado

Postado por: Ebomi at 15:10 0 Comentários
cabocla, caboclo, tipos Oxum, jurema e seus caboclos ligado a cada orixá Aprendendo mais um pouquinho sobre a tão linda Umbanda, com as Qualidades (tipos) de Cabocla de Oxum ou Oxun. Os caboclos, lindas entidades ligada a Umbanda, são muito conhecidos na umbanda como sábios espíritos de luz, pelos seus passes aliviadores e relaxantes, pela sua inteligência quanto a doenças, e por muitas outras coisas. Sou testemunha de ver Caboclos no Candomble (em um gira de Caboclo), onde a casa cultuava Umbanda, curar pessoas enganadas por médicos; Simpatia de Caboclo acordar pessoas em coma em um hospital. 
 
Todo caboclo tem uma vibração de um determinado orixá masculino  ou Feminino,e toda cabocla normalmente tem uma vibração originária de Orixá feminino, mas como falange, eles(as) podem penetrar em todas as vibrações de Orixás e do Oriente.


Aqui mais Cultura de Oxum (Deusa do Amor):
Data festiva : 08 de dezembro.
É a Cinda do amor e do ouro, da angélica e da safira, do sábado.
Sua moradia são: a cachoeira e as águas doces.
Suas cores são: branco, azul-claro e amarelo (vibração oriental).
Oxum é sincretizada na Virgem da Conceição.

CABOCLAS DE OXUM ou Qualidades de Caboclo de Oxun

Iracema, Yara, Imaiá, Jaceguaia, Juruma, Juruena, Araguaia, Estrela da Manhã, Tunuê, Mirini, e outros que estarei atualizando conforme o tempo.

Veja o Vídeo de Umbanda e ouça Pontos para caboclo: Ventania, Jurema, Caboclo de Pena, etc.

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Ebô para Oxalá – Oferenda para trazer paz

Postado por: Ebomi at 16:57 23 Comentarios
  Ebô- Canjica de Oxalá    Hoje eu trago para os meus queridos leitores do Juntos no Candomblé, como se prepar uma comida para o Orixá Oxala sendo qualquer um deles (Oxaguian, Orinxala, Obatalá, Oxalufan) pois no final são os mesmos orixás com uma pequena diferença em suas caraterísticas. 

Antes de Qualquer coisa, lembre-se de que você deve ter o devido respeito quando se cuida ou quando se oferece algo aos orixás (principalmente no caso Oxalá), por ser um Imolé pai de todos os orixás eu recomendo que você se resguarde no período dessa obrigação (oferenda). 

     Não existe uma data pré-determinada em relação a quanto tempo deverá permanecer de resguardo (de Corpo Limpo), mas quando se trata de cuidar de Orixá a máxima Yoruba é que você deve permanecer de resguardo antes e durante a obrigação. Normalmente ás pessoas ligadas ao culto, tanto os candomblecista quanto os umbandista, sabem como se preparar um simples Ebô (Canjica para Orixá Oxalá), apenas vou adicionar alguns elementos pelos quais irão fazer um diferença significativa dentro da Comida do Santo.

Funções da Comida (Adimu) para Oxalá:


- Trazer paz para si, para alguém que queira bem.
- para a cabeça “Ori (protege, guarda, ilumina, da força, acalma e até cura)
- para casa, traz enquilíbrio, paz, tranquilidade, harmonia e bons fluídos.
- Não existe propriamente uma finalidade ao se oferecer comida para o orixá, contudo deve-se pedir só o bem (nunca o mal), e como oxalá é um santo ligado a muita pureza, também não se deve pedir homem, mulher, amante etc.
- Permança com roupas brancas ou bem claras durante toda obrigação, pois Oxalá tem ewó (repúdio) ao Preto.


Os Ingredientes da comida de santo:


- 500g. de canjica branca
- 01 cacho de uva itália (uva branca)
- Azeite de oliva.

Como se preparar essa comida para o Orixá:

Não se esqueça de retirar (escolher) os grãos com carinho, isto é ficar bem limpinho e lavado.
Cozinhe a canjica (cuidado para não deixar grudar no fundo), coloque numa tigela branca, tempere comoliva mel e um pouco de açúcar, enfeite com o cacho de uva.

Ofereça em um lugar à cima da sua cabeça, que seja limpo. E não se esqueça de acender uma vela branca de 7 dias ao lado da comida do santo.

23 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Novo Chat – Bate papo de Espiritas no Blog

Postado por: Ebomi at 15:42 16 Comentarios

orumila Conheça novas pessoas da religião!!!

Agora o blog Juntos no Candomblé está com outro chat. Este chat traz algumas vantagens em relação ao outro, pois você poderão colocar url (endereço de páginas na internet), Email (seu emai), profile do Orkut (sua pagina no orkut), etc.

Troquei o chat, pois percebi que muitos usuários estavam querendo se relacionar, conhecer novas pessoas, tirarem dúvidas, bater papo, se adicionarem no msn, orkut, e o outro ficava um pouco inviável fazer isto. Como esse o pessoal do Candomblé, Umbanda, Cardecismo, Simpatizantes da Religião espírita, poderão conhecer novas amizades. O chat se encontra fixo no final da página, isto é em qualquer página ele se encontrará.

Existe algumas vantagens eu criar uma conta, você poderão adicionar imagens pessoais do no seu profile (Avatar, imagem pequena que fica ao lado das suas mensagens).

 

Procurando facilitar a vida dos visitantes do blog fiz um pequeno demonstrativo (um tutorial), abaixo que não é nenhum bixo de sete cabeças. O visitante poderá optar por fazer a conta ou simplesmente colocar um nome temporário. Vejam baixo:

 

1º passo: Este é o chat, como vocês podem ver tem uma pequena imagem ao lado esquedo da minha mensagem.

chat 1

2º passo: Clique como indicado na imagem abaixo:

chat 2

Irá abrir este caixinha, caso você já tenha criado sua conta é só fazer o login, Username (nome de usuário) e abaixo Password (senha ou palavra chave).

3º passo: para aqueles que não querem fazer criar conta é simples.

Na opção 1. está escrito Anonymously (no name) = Entrar como Anônimo, então é só clicar em Go (ao lado).

Na Opção 2. está escrito With a Temporary Name: = Entrar com um nome temporário.

Na opção 3. As chatango Member: é para aqueles que já criaram a sua conta com login e senha, que estarei explicando lobo abaixo.

chat 3

4º Passo: Para aqueles que desejam criar sua conta, olhe o passo 2º, e clique em Sign Up (inscrever-se), que irá abri outra caixinha de dialogo.

chat 4

5º passo: Criando sua conta:

1 – Você colocará seu nome de usuário (lembre-se de não esquecer)

2 – Você colocará uma senha personalizada:

3 – Você confirmará sua senha anterior:

4 – Você colocará seu email:

 

chat 5

 

Depois disso você poderá estar adicionando uma imagem no seu profile no site do chatango, é só você logar (entrar) com sua conta (login e senha) e editar imagem do profile.

A vantagem é que se você não limpar os Cokies da sua internet, não precisará fazer o login denovo, quando entrar no site você já estará logado.

Espero ter ajudado o pessoal (os visitantes) e melhor utilizar este novo chat. Quando conhecer todas suas funcionalidades estarei atualizando este post. Sorte axé para todos vocês irmãos do Candomblé e da Umbanda;

16 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Comida de Orixa – Oya – Yansa – O Acaraje

Postado por: Ebomi at 12:34 12 Comentarios

Acaraje, oya, iansa, comida, adimu, agrado, O Acarajé, comida ritual (Adimu ou Ajeun) da orixá Iansã. Na África, é chamado de àkàrà que significa bola de fogo, enquanto je possui o significado de comer. No Brasil foram reunidas as duas palavras numa só, acara-je, ou seja, “comer bola de fogo”. Devido ao modo de preparo, o prato recebeu esse nome.

O acarajé, o principal atrativo no tabuleiro, é um bolinho característico do candomblé. Sua origem é explicada por um mito sobre a relação de Xangô com suas esposas,Oxum e Iansã. O bolinho se tornou, assim, uma oferenda a esses orixás. Mesmo ao ser vendido num contexto profano, o acarajé ainda é considerado, pelas baianas, como uma comida sagrada. Por isso, a sua receita, embora não seja secreta, não pode ser modificada e deve ser preparada apenas pelos filhos-de-santo.

O acarajé é feito com feijão fradinho, que deve ser quebrado em um moinho em pedaços grandes e colocado de molho na água para soltar a casca. Após retirar toda a casca, passar novamente no moinho, desta vez deverá ficar uma massa bem fina. A essa massa acrescenta-se cebola ralada e um pouco de sal.

O segredo para o acarajé ficar macio é o tempo que se bate a massa. Quando a massa está no ponto, fica com a aparência de espuma. Para fritar, use uma panela funda com bastante azeite-de-dendê ou azeite doce.

Acaraje Normalmente usam-se duas colheres para fritar, uma colher para pegar a massa e uma colher de pau para moldar os bolinhos. O azeite deve estar bem quente antes de colocar o primeiro acarajé para fritar.

Esse primeiro acarajé sempre é oferecido a Exu pela primazia que tem no candomblé. Os seguintes são fritos normalmente e ofertados aos orixás para os quais estão sendo feitos.

O acará Oferecido ao orixá Iansã diante do seu Igba orixá é feito num tamanho de um prato de sobremesa na forma arredondada e ornado com nove ou sete camarões defumados, confirmando sua ligação com os odu odi e ossá no jogo do merindilogun, cercado de nove pequenos acarás, simbolizando "mensan orum" nove Planetas. (Orum-Aye, José Benistes).

O acará de xango tem uma forma Ovalar imitando o cágado que é seu animal preferido e cercado com seis ou doze pequenos acarás de igual formato, confirmando sua ligação com os odu Obará e êjilaxeborá.

Veja agora um video do Axé do Acarajé documenta o registro do ofício das baianas de acarajé como bem cultural imaterial do Brasil. O vídeo, dirigido por Pola Ribeiro, foi uma encomenda da Fundação Palmares.

Fonte: wikipedia

12 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Crianças Bruxas: Acusadas em Nome de Jesus veja o video

Postado por: Ebomi at 13:05 0 Comentários
Para alguns pode parecer inacreditável o que irão ver, mas se pararem para pensar um pouco irão notar que aqui acontece algo muito parecido com com a nossa religião do Candomblé (a discriminação). Postei aqui o video para que os candomblecistas e Espíritas tomem consciência de sua real natureza e não tenha vergonha em divulgar sua religião, passando sempre que nossos Deus (orixás, etc.…) não são demônios. Por favor veja o video e comentem com sua opinião abaixo nos comentários.

CONSULTANDO SUA CABALA: Odu, Orixá e arquétipos.


A kabala (Odu), como eu prometi, aqui está o Odu pessoal da pessoa, aqui você fica sabendo qual é o seu Odu de nascimento, qual o Guardião de cabeça (santo, orixá, protetor).

Muito me pediram para eu fazer o Odu pessoal, mas como são muitos leitores do blog resolvi criar um método para calcular o Odu pessoal (cabala, destino) do amigos e visitantes do Site Juntos no Candomblé.

Aqui está o básico, claro que não prevalecendo o Odu de Cabeça, pois só um jogo de Opele Ifá pode realmente afirmar (isso em uma iniciação) com certeza qual é o verdadeiro Odu pessoal (destino a seguir), mas já é um grande passo para aqueles que queiram se conhecer melhor, ver sua sorte em vida, seu futuro, passado e presente.

Nos conhecendo melhor podemos viver com mais qualidade. Veja abaixo como você deve digitar sua data de nascimento. "Tenha atenção para não errar, senão irá aparecer outro odu que não é o seu"





Consultando seu
Orixá
Pessoa nascida em 15
de maio de 1966
.
digita-se:   15051966
(DDMMAAAA)
 (tudo
junto sem espaços ou caracteres)


Entre com sua data de
nascimento:
 




0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Tohossou Vodum (Orixa) Protetor dos Deficientes e Mentais

Postado por: Ebomi at 09:02 0 Comentários

africa Tohossou Vodum (Orixá) Protetor dos Deficientes Físicos e Mentais. Hoje trago mais um pouco da cultura dos Jeje.
Por séculos, em todo o mundo, as crianças nascidas em circunstâncias especiais, eram mortas pois eram segregadas e rotuladas como seres de mau agouro, diabos ou que perpetuavam a miséria e o sofrimento de suas famílias, tornando-se assim, um estôrvo para seus pais. Eles eram assassinados, conforme estabelecido pelo grupo, para serem poupados de uma vida com olhares fixos e rejeições sociais.

Não havia nenhuma recompensa em sacrificar uma vida familiar cuidando dessas crianças carregadas de circunstâncias tão especiais.

Esta situação também estava presente na cultura dahomeana, até que um Vodum especial, nomeou Tohossou para encarregar-se de mudar essa situação.

Os Tohossous são congregados de antepassados reais que surgiram durante o reinado do Rei Akaba, o segundo rei do Dahomey (1685-1708). Eram conhecidos como "as crianças e o guardião dos três rios", um lugar onde todos os antepassados viviam, e todos que morriam passavam a viver neste sagrado reino subaquático.

Este Tohossou foi considerado muito poderoso e, frequentemente, era chamado para batalhas quando tudo já havia falhado, pois era um vencedor certo com uma rajada de sua poderosa espada.

O Tohossou é agrupado com o "Neusewe" dahomeano, grupo da maioria dos mais antigos antepassados, hoje conhecido como "Loko".

A primeira criança nascida com má formação física e a fazer parte desse grupo foi Zomadonu, filho mais velho Acoicinacaba.

Zomadonu é quem comanda este poderoso grupo de Trowo (espíritos ancestrais) . Para este grupo eram feitos sacrifícios e honras especiais.

Infelizmente, foi durante o reinado do rei Glele que deu-se a maior perseguição às famílias dessas crianças. Elas eram sacrificadas afim de poupar o reinado e suas famílias.

O mais significativo, é que esses antepassados reais eram, frequentemente, ignorados e negligenciados pelos próprios reis. Muitas tentativas foram feitas por esses antepassados para atrairem a atenção dos reis em incentivá-los a dar-lhes as homenagens como era a tradição, mas os reis se recusavam veementemente, então esses antepassados se tornaram enfurecidos.

Um dia, irritados, desceram na corte real, nos corpos dos adultos fisicamente mal formados e começaram a destruição, a devastação e a exalarem um cheiro forte e desagradável e, acima de tudo, muita confusão e desespero, destruindo a corte e vilas inteiras.

Imediatamente o rei chamou os bakonons de Fa para verificarem qual era o problema e o que poderia ser feito para acalmar esses espíritos poderosos e irritados.

Após um consulta cuidadosa, Tohossou começou a falar. Além de exigirem que todos os reis erguessem um santuário ao Vodum maior, Zomadonu, para que eles lhes pagassem as devidas homenagens, exigiram também que a repercussão da "fama" que os física e mentalmente abalados tinham fosse cessada. Declarou ainda que daquele momento em diante eles eram os seus guardiões protetores. Por último, propôs que, aqueles que nascessem naquelas condições, suas famílias deveriam erguer um pequeno santuário em suas casas e, os que assim fizessem, seriam recompensados e abençoados com prosperidades especiais.

Hoje, no Benin e em Togo, as crianças que nascem com má formação física ou deficiências mental têm uma cerimônia especial e, em suas casas, um pequeno altar é consegrado aos Tohossous.

Assim, em vez de trazerem desgraças financeira e emocional às suas famílias, trazem bençãos.

Aqueles que ficam incapacitados devido a idade, ferimentos ou doenças, também ficam sob a proteção dos Tohossous.

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top