Comida de Orixa – Oya – Yansa – O Acaraje

Postado por: Alberto Ebomi at 12:34 7 Comentarios

Acaraje, oya, iansa, comida, adimu, agrado, O Acarajé, comida ritual (Adimu ou Ajeun) da orixá Iansã. Na África, é chamado de àkàrà que significa bola de fogo, enquanto je possui o significado de comer. No Brasil foram reunidas as duas palavras numa só, acara-je, ou seja, “comer bola de fogo”. Devido ao modo de preparo, o prato recebeu esse nome.

O acarajé, o principal atrativo no tabuleiro, é um bolinho característico do candomblé. Sua origem é explicada por um mito sobre a relação de Xangô com suas esposas,Oxum e Iansã. O bolinho se tornou, assim, uma oferenda a esses orixás. Mesmo ao ser vendido num contexto profano, o acarajé ainda é considerado, pelas baianas, como uma comida sagrada. Por isso, a sua receita, embora não seja secreta, não pode ser modificada e deve ser preparada apenas pelos filhos-de-santo.

O acarajé é feito com feijão fradinho, que deve ser quebrado em um moinho em pedaços grandes e colocado de molho na água para soltar a casca. Após retirar toda a casca, passar novamente no moinho, desta vez deverá ficar uma massa bem fina. A essa massa acrescenta-se cebola ralada e um pouco de sal.

O segredo para o acarajé ficar macio é o tempo que se bate a massa. Quando a massa está no ponto, fica com a aparência de espuma. Para fritar, use uma panela funda com bastante azeite-de-dendê ou azeite doce.

Acaraje Normalmente usam-se duas colheres para fritar, uma colher para pegar a massa e uma colher de pau para moldar os bolinhos. O azeite deve estar bem quente antes de colocar o primeiro acarajé para fritar.

Esse primeiro acarajé sempre é oferecido a Exu pela primazia que tem no candomblé. Os seguintes são fritos normalmente e ofertados aos orixás para os quais estão sendo feitos.

O acará Oferecido ao orixá Iansã diante do seu Igba orixá é feito num tamanho de um prato de sobremesa na forma arredondada e ornado com nove ou sete camarões defumados, confirmando sua ligação com os odu odi e ossá no jogo do merindilogun, cercado de nove pequenos acarás, simbolizando "mensan orum" nove Planetas. (Orum-Aye, José Benistes).

O acará de xango tem uma forma Ovalar imitando o cágado que é seu animal preferido e cercado com seis ou doze pequenos acarás de igual formato, confirmando sua ligação com os odu Obará e êjilaxeborá.

Veja agora um video do Axé do Acarajé documenta o registro do ofício das baianas de acarajé como bem cultural imaterial do Brasil. O vídeo, dirigido por Pola Ribeiro, foi uma encomenda da Fundação Palmares.

Fonte: wikipedia


Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

7 comentários:

  1. nossa adorei esse site pois tem varias diversificçaoe muito legal ate por d ++ as romario paketaum bjim ki oxala abençoe vcs ate a proxima rsrs

    ResponderExcluir
  2. Belo site! Muito instrutivo.
    Por favor. Alguém poderia me informar,onde devo despachar a comida de Oyá,após ser colocada aos pés do santo?
    Sei que em um bambuzal seria o correto,mas nas proximidades não há bambuzais.Existe um outro lugar onde poderia ser despachado essa comida?
    Um forte abraço e muito axé a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mata, Rio, Campo, Arvore frondosa. sorte axé irmã

      Excluir
  3. Mais como e a receita ,?? E tipo eu sou protegida ,era pra mim ser do santo só ke selaram meu caminho ,e eu fui desviada ,mais meu pai é xangô e minha mae iansã e eu adoraria fazer um agrado a ela ,como eu Fasso ,passo a passo,eu posso fazer esse agrado ?
    Ass:bya

    ResponderExcluir
  4. qual numero de acaraje so oferece a oya

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No comum são 9, mas dependendo da oferenda isso pode mudar.

      Excluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top