Os Orixás – Outras divindades que não conhecemos no candomblé

Posted by Alberto Ebomi at 15:39 0 Comments

todos os orixás Os Orixás, culto adivindo dos nomeados Yorubas, hoje aqui cultuado no candomblé, identificado e dado os poderes da natureza aos chamados Orishas (Cuba), entretanto, apesar da sua diversidade de divindades, pode ser considerado como uma religião monoteísta, e que consideram Olodumare como um Deus, onipotente. O panteão iorubá tem 401 diferentes divindades. A complexidade de sua cosmologia levou os estudiosos ocidentais comparar a sociedade iorubá na Grécia antiga, no entanto, há uma grande diferença, porque na religião greco-romana a divindade principal apresentaram características semelhantes com Xangô iorubá, não torna o Deus supremo.

O Deus supremo ioruba, Olorum ou Olodumaré não tem sacerdócio organizado e templos em sua honra, embora seja chamado e peçam sua bênção. Religião iorubá “Os Orixas” diz que quando uma pessoa morre, sua alma entra no reino dos ancestrais dos quais, continuam a ter influência sobre a terra. É por isso que o culto dos antepassados (Egun) desempenha um papel importante na religião iorubá. Algumas são importantes Orixás Exú, que governa o destino Xangô, o deus do trovão, e Ogun, o deus do ferro e da tecnologia moderna.

A religião iorubá varia significativamente de um reino para outro, a mesma divindade pode ser masculina e feminina em uma vila nos próximos, razão pela qual as mesmas divindades têm maneiras diferentes de acordo com a forma como você reverencia, mas finalmente as suas características essenciais são os mesmos, então pode acontecer que as características de dois deuses podem ser incluídos em uma única divindade. Em resumo, apesar da multiplicidade de divindades, considera-se que a religião iorubá é uma religião monoteísta com um Deus único criador onipotente que governa o universo inteiro, junto com centenas de divindades menores, cada um com uma potência específica.

os orixás o xire Porque os escravos Africano veio para a América não podia exercer livremente a sua religião, eles se esconderam sob a sua multiplicidade dos deuses santos católicos Africano de acordo com uma relação onde se buscou características semelhantes entre eles. Isto levou a um iorubá sincrética na diáspora, onde hoje a mesma divindade Africano pode ser chamado pelo nome ou África católica, um exemplo disto é Xangô ou Santa Barbara. Aqui está uma lista de nomes dos orixás, na religião iorubá afro-cubana.


Abaixo conheça todos os Orixás cultuado (31 dos 401 divindades Irunmolé)

1. Agaju. San Cristobal.
2. Aguado. Santa Filomena.
3. Obaluaye. San Lazaro.
4. Xangô. Santa Barbara.
5. Dada (obañeñe). San Ramon Nonato e Nossa Senhora do Rosário.
6. Eleda. O anjo da guarda.
7. Elefuro. La Virgen del Carmen.
8. Elegua (Exu). A alma em paz, San Antonio de Padua, San Benito de Palermo e Santo Nino de Atocha.
9. Elle Cosun. Santa Lúcia.
10. Ibeyis (Ibejis) ou gêmeos. São Cosme e São Damião.
11. Igui. São Lucas.
12. Inle (inrele). San Rafael e San Roque.
13. Iroko. A Imaculada Conceição.
14. Nana Buruku. Santa Ana ea Virgem da estrada.
15. nani Oba. Santa Catalina e Santa Rita de Cássia.
16. Obatala. As bolsas, São José Operário, Jesus crucificado, Santa Lúcia, São Joaquim, Santa Edviges, o Santíssimo Sacramento.
17. Obba Moor. Jesus de Nazaré.
18. Oduduwa. O Santíssimo Sacramento.
19. Oshosi. (Oxossi) São Norberto, St. Hubert.
20. Oxumarê. San Bartolomé.
21. Oxum. Caridad cobre.
22. Oggun. (ogum) San Pedro, San Juan, St. Paul, St. George, St. James, em San Antonio Abad.
23. chibiriki Oggun. São Miguel Arcanjo.
24. Oke. São Roberto.
25. Olofin. Jesus Cristo.
26. Olodumare. Grande poder de Deus.
27. Olorun. Espírito Santo.
28. Olokun. La Virgen de Regla.
29. Olosi. Satanás.
30. Oguidai. San Bartolomé.
31. Orixá Oko. San Isidro Labrador.
32. Orula, Orunmila. São Francisco de Assis.
33. Osain. San Antonio Abad e San selvagem.
34. Oya. A Virgem da Candelária e da Virgen del Carmen.
35. Osagriñan. (Oxaguian) São José.
36. Osun. (Oxum) San Juan Bautista.
37. Inle. San Julian.
38. Yemaya. Iemanjá La Virgen de Regla.
39. Yewá. (Ewá) Nossa Senhora dos sem-abrigo, Nossa Senhora de Montserrat, Santa Clara de Assis e Santa Rosa de Lima.


Compartilhe

Siga por Email

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Nunca'iremos compartilhar o seu endereço de e-mail.

0 comentários:

Você da Umbanda ou do Candomblé que quer deixar uma observação fique a vontade, seu comentário será de ajuda para mim e para os outros leitores do site que estão a procura de aprendizagem. Sorte axé para todos irmãos.

Religião
Spirituality Blogs - BlogCatalog Blog Directory Central Blogs Juntos no Candomblé

Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!! Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor..
.

Divulgar Blogs

back to top