Zé Pilintra - Não e Exú – Melhores Pontos

A História do Famoso Exú Zé Pilintra e os Melhores Pontos tocados na Umbanda:

A História de Zé Pilintra. Zé Pilintra uma entidade muito divertida, conhecido como Exú Malandro ele e altamente procurada para tirar alguém de uma enrascada ou perigo. Conta-se que Zé Pilintra ( Jose Emerenciano)nasceu em Pernambuco, era filho de uma escrava forra com seu ex-dono, teve algumas oportunidades na vida. Trabalhou em serviços de gabinete, mas não suportava a rotina. Estudou, pouco, pois não tinha paciência para isso. Gostava mesmo era de farra, bebida e mulheres, não uma ou duas, mas muitas. Houve uma época em que estava tão encrencado em sua cidade natal que teve que fugir e tentar novos ares.
 
Foi assim que Emerenciano surgiu na Cidade Maravilhosa. Sempre fiel aos seus princípios, está claro que o lugar escolhido havia de ser a Lapa, reduto dos marginais e mulheres de vida fácil na época. Em pouco tempo passou a viver do dinheiro arrecadado por suas " meninas", que apaixonadas pela bela estampa do negro, dividiam o pouco que ganhavam com o suor de seus corpos. Não foram poucas as vezes que Emerenciano teve que enfrentar marginais em defesa daquelas que lhe davam o pão de cada dia. E que defesa! Era impiedoso com quem ousasse atravessar seu caminho. Carregava sempre consigo um punhal de cabo de osso, que dizia ser seu amuleto, e com ele rasgara muita carne de bandido atrevido, como gostava de dizer entre gargalhadas, quando nas mesas dos botecos de sua preferência.
 
No final da história desse Catiço você pode escutar Os melhores Pontos de Zé Pilintra:

Zé Pilintra - ze pelintra é malandro
Agrados de Zé Pilintra
Comida de Zé Pelintra: carne seca com farofa ou escondidinho de macaxera, que é o mesmo que mandioca. (Na esquerda, acrescentar pimenta vermelha)
Bebida de Zé Pelintra: Cerveja branca bem gelada
Locais de vibração de Zé Pilantra: Subida de Morros, Cemitérios, bares, zonas portuárias, áreas boêmias512_rdie
Cor de Zé Pilintra: Vermelho e Branco ou Preto e Branco, ou ainda somente o Preto


Bebia muito esse exú, adorava o álcool, desde a cachaça mais humilde até o isque mais requintado. E em diversas ocasiões suas meninas o arrastaram praticamente inconsciente para o quarto de uma delas. Contudo, era feliz, ou dizia que era, o que dá quase no mesmo. Até que conheceu Amparo, mulher do sargento Savério. Era a visão mais linda que tivera em sua existência. A bela loura de olhos claros, deixava-o em êxtase apenas por passar em sua frente.
 
Resolveu mudar de vida e partiu para a conquista da deusa loura, como costumava chama-la. Parou de beber, em demasia, claro! Não era homem também de ser afrouxado por ninguém, e uns golezinhos aqui e ali não faziam mal a ninguém. Dispensou duas de suas meninas, precisava ficar com pelo menos uma, o dinheiro tinha que entrar, não é? Julgava-se então o homem perfeito para a bela Amparo.
 
Começou então a cercar a mulher, que jamais lhe lançara um olhar. Aos amigos dizia que ambos estavam apaixonados e já tinha tudo preparado para levá-la para Pernambuco, onde viveriam de amor. Aos poucos a história foi correndo, apostas se fizeram, uns garantiam que Emerenciano, porreta como era, ia conseguir seu intento. Outros duvidavam Amparo nunca demonstrara nenhuma intimidade por menor que fosse que justificasse a fanfarronice do homem. O pior tinha que acontecer, cedo ou tarde.
 
O Sargento foi informado pela mulher da insistente pressão a que estava submetida. Disposto a defender a honra da esposa marcou um encontro com o rival.
 
Emerenciano ria, enquanto dizia aos amigos: - É claro que vou, ele quer me dar a mulher? Eu aceito! Vou aqui com meu amigo... - E mostrava seu punhal para quem quisesse ver. Na noite marcada vestiu-se com seu melhor terno e dirigiu-se ao botequim onde aconteceria a conversa. Pediu uísque, não era noite para cachaça, e começou a bebericar mansamente.
 
Confiava em seu taco e muito mais em seu punhal. Se fosse briga o que ele queria, ia ter. Ao esvaziar o copo ouviu um grito atrás de si: - Safado! - Levantou-se rapidamente e virou-se para o chamado. O tiro foi certeiro. O rosto de Emerenciano foi destroçado e seu corpo caiu num baque surdo. Recebido no astral por espíritos em missão evolutiva, logo se mostrou arrependido de seus atos e tomou seu lugar junto a falange de Zé Pelintra. Com a história tão parecida com a do mestre em questão, outra linha não lhe seria adequada. Hoje, trabalhador nos terreiros na qualidade de Zé Pelintra do Cabo, diverte e orienta com firmeza a quem o procura. Não perdeu, porém a picardia dos tempos de José Emerenciano. Sarava Seu Zé Pelintra!

Zé Pilintra e Algumas entidades parecidas e ligadas a ele.

Tipos de Malandro:

Ze Pilintra no Catimbo – Conheça os Nome de Malandros


Além do Zé Pilintra, há espíritos(entidades) mentores na linha de Umbanda e também baixa em pessoas ligadas ao Candomblé , como ele, também conhecidos como: Antônio Pilintra, Maria Pilintra, João Pilintra, Joana Pilintra, Mané Pilintra e Rosa Pilintra. Mas ainda, há suas qualidades de Zé Pilintras viradas na esquerda, que ganham atributos específicos da vida do Seu Zé, como Seu Zé Malandrinho, Seu Malandro, Malandro das Almas, Zé da Brilhantina, Malandro da Madrugada, Zé Malandro, Zé Pretinho, Zé da Navalha, Zé do Morro, e por aí vai. Só vale ressaltar que os Malandros não são exus, embora venham na Linha de Esquerda. Ao contrário dos Exus que estão nas encruzilhadas, encontramos os malandros em bares, subidas de morros, festas e muito mais.
 
Gostou do video? então avalie ele agora!
10 comentários:
  1. eu quero saber que comida botar pra zé malandro porq me falaram que ele ta preso e que que o lugar que eu tenho que botar é enfrente um presidio. É para isto que eu quero saber que comida botar e o que fazer (ex: se eu tenho que bater paó, acender vela, etc) se possivel falaar tudo explicado

    ResponderExcluir
  2. eu quero saber que comida botar pra zé malandro. me falaram que ele esta preso e o lugar que eu tenho que botar é enfrente um presidio, por isso eu queria saber que comida botar e o que eu tenho que fazer (ex: se eu tenho que bater paó, acender vela, etc) se possivel falaar tudo explicado

    ResponderExcluir
  3. OLha vamos lá ao trabalho pra zé pelintra.

    meio kg de farinha de mesa
    250 ml de dendê
    1 cebola
    1 linguiça calabreza
    1 vela
    1 garrafa de cerveja
    1 maço de cigarro.

    Pegue 2 pratinhos de papel (tipo para festa)

    misture a farinha com o dendê (um pade de exú)

    frinte parte do dendê que sobrar a linguiça calabreza cortada em rodela, e corte a cebola em rodelas também para fritar juntos.

    - divida nos dois prato e coloque a mistura da farinha com dende (padê).

    pegue as rodelas de linguiça e divida também entre os dois pratos.

    leve tudo em um pé de morro, arcos da lapa, esquina que tenha um bar, esquina de pé de morro (onde haja favela) e arrei em um pe de um poste (luz mesmo) peça o que quer, acenda a vela, acenda 3 cigarros, faça seus pedidos (sopre a fumaça nos pratos, com seus pedidos), abra a garrafa e ofereça a Zé pelintra e toda malandragem), se eu lhe ajudei indique o blog ae pro seus amigos da religião, e pelo menos agradeça quando executar o trabalho).

    Sorte axé amigo.

    ResponderExcluir
  4. olá só queria tirar uma duvida tenho fiz assentamento de exú ela se chama 7 navalhada mas o que me preocupa é que ela ainda não se encorpora o que devo fazer!!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá lindinha, olha você assentar um Exú independe dele virar ou não, mas se realmente você tem caminho espiritual para trabalhar com ela, tenha calma que tudo tem sua hora querida. Lembre-se o tempo deles é diferente do nosso. Sorte axé

    ResponderExcluir
  6. Olá, primeiramente quero agradecer pelo seu bom trabalho!
    Bem, preciso tirar uma pessoa da minha casa, pois atrapalha muito, queria que ele seguisse o seu caminho em paz. Essa pessoa já me trouxe muitos problemas e está desestruturando minha família e minha vida. Já tentei de tudo e ele não vai embora.
    Não desejo o mal, apenas que vá embora e siga o seu caminho, tenho muita fé em seu zé pelintra e já pensei em dá uma oferenda pra ele me ajudar. Pode ser um ebó também.
    O que o senhor me sugere?
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  7. Olá nalda, olha tem vezes que só oferecer algo para sua entidade não resolve.

    Então lhe aconselho a fazer ebó, pois só o Ebó pode mudar sua vida e tirar esse problema momentaneo. Então procure um jogo para lhe orientar no melhor e o certo ebó para você.

    Eu poderia lhe dar várias receitas, mas só exú e ifá pode lhe dizer qual é o determinado ebó para lhe ajudar com eficiência.

    sorte axé e seguia o blog.

    ResponderExcluir
  8. ola tenho um ze pilintra muito do bom joaozinho do morro da lapa
    sou feito a quase um ano e ele e muito evolutivo pra minha cabeça
    pois iria ser padre e conheço a religiao a um ano e quatro meses .
    tenho muito respeito por ele mais a cada dia ele esta me devolvendo tudo que perdi na vida profcional .so gostaria de aprender mais pois sou de keto puro e nao tem muito exu por la rsrsr
    salve seu ze pilintra ...
    quem quiser fazer uma caridade pra mim ,so telefonar para 2198803079 axe salve a malandragem

    ResponderExcluir
  9. Amigo e irmão eu não tenho nem um terreiro que eu possa frequentar, pois os que frequentei só tinha intriga entre os filhos e muito ciúme da mãe de santo ai não gosto muito dessas coisas sabe se é pra cultuar o santo vamos, com amor e axe entre os irmão de santo. Então vamos lá ne o que interessa alguns dias a traz fui em casa onde joguei e pareceu seu Zé Pelintra que até um dia nem sabia que tinha só filho de Oxosse e Ogum e meu Exu é tranca rua nesse dia fiz oferenda para os dois orixás e pra tranca rua e que mãe de santo disse que primeiro os donos do caminha depois seria Seu Zé e que uma garrafa de cachaça e um copo e cigarro na rua só e até hoje não fiz e gostaria de fazer será que posso fazer essa oferenda que está no seu site ou posso fazer só essa mesma que eu mencionei.
    O meu e-mail é binhosanto07@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo no caso é melhor perguntar no jogo o que Zé está querendo, caso não tenha como volte aqui que eu lhe falo de uma oferenda para ele. sorte axe!

      Excluir

Você da Umbanda ou do Candomblé que quer deixar uma observação fique avontade, seu comentário será de ajuda para mim e para os outros leitores do site que estão aprocura de aprendizagem. Sorte axé para todos irmãos.

Veja nosso canal do Youtube
Escute Cantigas de Candomblé
Sites de Referências.
Spirituality Blogs - BlogCatalog Blog Directory Central Blogs Juntos no Candomblé

Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!! Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor..
.

Divulgar Blogs

Juntos no Candomblé Copyright © 2009 Gadget Blog is Designed by Koragem Macumba GratisMacumba GratisJogos e Dicas Site de Games