Ori – O Mais Poderoso dos Orixas

Postado por: Alberto Ebomi at 10:07 11 Comentarios
O Orixá Ori é o mais poderoso de todos os orixás, conta-se nessa lenda que um belo dia, Olodumare (Deus) convocou os Irunmolé para transmitir o Axé do destino a cada um deles.

Todos os Orixás queriam o Axé e foram procurar seus adivinhos para saber como fariam para obter esta força. Então foi recomendado que, ao levantar antes do sol nascer, cada um deveria oferecer um Obi e com dele jogar.

O único que conseguiu acordar antes do sol nascer foi Ori, e fez o que havia sido prescrito.

Ori venceu todos Orixás


Os outros Orixás (Exú, Ogum, Oxossi, Ossain, Obaluaê, Oxumarê, Iroko, Xangô, Oxum, Yansã, Logum Edé, Yewá, Nanã, Obá, Vungi, Oxalá e até o mais sábio Orumnilá), só conseguiram acordar depois que o sol havia nascido, e, Orí já se encontrava diante de Olorun (Deus) aprendendo a manipular o destino.

Os outros Orixas ficaram inconformados e foram procurar Eledunmare (Deus) este concordou em transmitir o mesmo Axé a eles também. Então chamou Ori e juntos transmitiram axé aos Orixás do panteão yoruba.

orixa Ori - candomblé- Ajalaode - ajala - bori - obrigação - candomblé - umbanda

Orixá Oya (Iansã) ficou com os raios e ventanias, a Xangô ficou o domínio dos raios e ventos, a Oxum a fertilidade, as águas, a riqueza, a Ogun o domínio das guerras, da caça, dos metais e dos caminhos, a Ossain/Osãe o domínio das matas, das ervas, folhas e curas medicinais, etc, (sem folha, não há orixá)...

A partir dai nós podemos entender que cada ser humano possui seu Ori (cabeça) e, e o homem foi criado por Olorun (Deus), o Ori (cabeça) é o único ser individual de cada um, é como uma impressão digital, não existe igual, é sua própria identidade. Pois o Ori é o único orixá que acompanha o homem desde que ele nasce até sua morte.

Quer saber mais sobre Ori e sua Importância?

 Lenda de Ori (cabeça)


Categorias: , ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

11 comentários:

  1. Alberone, talvez por que você traga um orixá que era Rei então nos seus caminhos você tenha que brilhar como seu orixá. Isso é muito bom. sorte axé amigo.

    ResponderExcluir
  2. Queria saber qual o meu orixa, sou do signo se aries, meu nome é tanandra e gostaria se saber...meu email é tanandradantas@hotmail.con
    Quero resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii seu orixa de cabeça e omulun pra mais informações entre em contato com meu face Anydeyansa.Costa

      Excluir
  3. Queria saber qual o meu orixa, sou do signo de aries e gostaria de sabe

    ResponderExcluir
  4. Tanadra dantas, acesse este artigo:

    http://www.juntosnocandomble.com.br/2011/05/cabala-odu-de-cabeca-qual-e-meu-orixa.html

    ResponderExcluir
  5. eu keria saber oq acontece comigo quando alguem pretende fazer algo ruim pra mim ou vai acontecer algo eu sinto antes ou fico sabendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana olha para você ficar sabendo de sobre algo de ruim que venham a fazer para você só poderá ser, por intuição, visão, sonho, recado de uma entidade ou jogo de buzios, etc. Sorte axé!

      Excluir
  6. Olá!Meu nome é Mayara e queria muito saber qual é meu orixá.Meu e-mail é santosmayara595@gmail.com.Aguardo resposta,desde já,obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Oi me chamo Luigi Rocha e gostaria de saber qual o meu orixá. Sou do signo de aquário.

    Meu email eh luigisilvarocha@gmail.com

    Obg e axé amigos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão, olhe para saber realmente qual é o seu orixá definitivo, só mediante iniciação no culto, podendo ser no candomblé ou em Ifá.

      Excluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top