Bolonan (Bolonã)- Bolar com Orixa ou Santo.

Bolonan ou Bolar, é a uma das primeiras manifestações de um Orixá ou Òrìsà em pessoa, podendo acontecer geralmente de forma bruta e sem qualquer tipo de previsão ou apontamento para o fato.

Normalmente é um fato (Bolar com santo ou orixá) que acontece durante uma festa de Orixá, não se restringindo a só a acontecer nas casa de santo, podendo a acontecer a qualquer lugar, a qualquer momento na vida de uma pessoa.

As vezes é comum ao se cantar para um determinado Orixá; a pessoa é vítima de tremores e sobressaltos, caindo no chão inconsciente aparentemente desmaiada.

Este momento é visto como um apelo ou um pedido do Orixá à iniciação. Bolar vem de embolar, e é uma formar alterada do yorubá Bólóna (Bó, cair + lóna(n), no caminho).

Se eu Bolar com Santo (Orixá) tenho que rapar?


Bolonan ou Bolar com Orixá ou santo


Isso irá depender do Orixá juntamente com o pai de santo (babalorixá ou Yalorixá) que irão decidir junto a um jogo de búzios ou outro método adivinhatório. No Candomblé é comum o Jogo de búzios "Meridilogun"

Nesses casos, a dirigente a cobre com um pano branco (se estiver presente algum sacerdote)e ela é carregada para o interior da Casa. Lá é desvirada (acordada ou despertada) e comunicada do acontecimento. 

Se desejar, já permanecerá para a iniciação já para os preparamentos de uma feitura de orixá ou feitura da cabeça. 

Na maioria das vezes, volta para casa, ficando o assunto para ser decidido mais tarde. 

Se permanecer no terreiro, será na qualidade de Abíyán, uma aspirante (recém introduzida dentro do culto ou aquele que não iniciado como Elegun "feito de Orixá"). 

Dará um Bori, e terá um colar de contas de seu Orixà e de Oxalá.
101 comentários:
  1. eu nao tenho do q reclamar da minha feitura mais eu nao indico a nimguem entrar nessa religiao pois e uma religiao de resguardos e preceitos que muintas pessoas nao aguenta mais esse nao foi o meu caso graças a deus e oxumare e oxala que sao donos do meu ori pois sou orimeje cumpri tudo certinho e estou cumprindo mes que vem fasso 1 ano de iniciado na relijiao abensa a todos oxumare bossifuo axe

    ResponderExcluir
  2. Olha, parabéns pelo seu resguardo. mas acredito que você disse algo que é um pouco errado (não aconselho ninguém....) olha a religião é rica em tudo, normalmente quem é que estraga qualquer religião é o homem, os Deuses são benevolentes, agora se você tem alguma dúvida sobre está na religião, ao ponto de dizer que não aconselha ninguém a entrar, na minha opinião a religião é pra todos. Me desculpe, mas você deveria primeiro penssar antes de escrever isso em um blog que se chama Juntos no Candomblé. Você sabe quantas pessoas vem até o blog para saber sobre a religião (leigos), e se ver esse comentário que você fez pode realmente afastar um novo membro de nossa religião ou desacreditar alguém que está dentro. Não me entenda mau, quem ler esse comentário veja sou iniciado a 14 anos, sou muito satisfeito com o candomblé e amo os orixás e faria tudo denovo e novamente. Axé todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa escuto cada coisa que me deixa apavorada com muito medo em pânico sobre ser obrigada a fazer a iniciação deitar para o santo raspar se não vc bola no santo e o orixá de mata acho isso um absurdo eu acho q a gente q deve escolher se quer ou ñ o santo vai tirar a vida da gente se ñ fizer a obrigação acho q isso ñ existe to me desenvolvendo na umbanda ta bom demais nossa vida só quem pode tirar é Deus.

      Excluir
    2. isso naum é verdade...fui de umbanda 4 anos...fui p o candomblé 10 anos passei mal de desmaiar 2 vezes...mesmo assim o pai da casa cuidou de mim...e estou agora p entrar e deitar...apareceu td dinheiro ...e td na hora certa...salve oxóssii meu pai!!!ele que lança sua flexa e naum erra...okê

      Excluir
    3. naum fique....eu fui da umbanda 4 anos,,,depois fui p candomblée estou a 10 anos...passei mal 2 vezes....ai o pai da casa cuidou d mim...e agora decidi deitar...e apareceu td...dinheiro e td mais...salve oxóssi meu pai!!

      Excluir
  3. Sou iniciada a 24 anos e também estou muito satisfeita com o candomblé, e acredito que o Vinicius não soube se explicar direito... pois, religião ou é... ou não é... não requer indicações... tem pessoas que já nasceram para o candomblé e tem outras que realmente não aguentariam pois, o candomblé é uma religião séria, o triste é que nem todos iles realmente fazem as coisas direito denigrindo a nossa imagem. Nós incomodamos os outros, pq não saimos batendo em porta em porta evangelizando ninguém e nem temos programas na tv para vender casinhas no céu...rsrs Ficamos na nossa cultuando oq realmente acreditamos que é o nosso Deus pai todo poderoso Oxalá e todos os orixás....
    E para mim é os orixás que indicam as pessoas que eles querem para o candomblé, portanto, é o orixá que escolhe as pessoas....rsrs
    E estou muito feliz pq minha mãe Oxum e meu pai Oxalá me escolheram, para conhecer a maravilha do candomblé... axé!!!

    ResponderExcluir
  4. entro agora dia 16 para me iniciar no Orixa Odé não tenho oque dizer sobre sofrimento, no inicio sim pois não conhecia a religião, não entendia o que acontecia, pois foi ai que conheci as riquezas as maravilhas do espiritismo "O CANDOMBLÉ " me inicio consciente de que estou fazendo... a unica coisa que me entristesse são pessoas que usam da religião para enganar aos outros sujam uma religião tão maravilhosa que poucos conhecem e muitos descriminam... Que as pessoas se concientizem que o mal vem de dentro de nós que as coisas ruins procuram sem sessar um espaço dentro de nós mesmos mas que isso não aconteça... muito AXÉ a todos que forem do Santo e aqueles que não o são tambem... Axé.axé axé......

    ResponderExcluir
  5. oi...meu sonho è fazer o santo(mas como sou travesti todos desacreditam....)e isso mi deixa triste....antes de ser oq sou...em 1990 ia entrar e fazer td mas nao mi deixaram....e hj estou aqui so com bori....mas amo essa religiao,amo o candomblè amo meus santos...pq mesmo nao raspada sinto meu orixa presente...e mesmo q meu zelador ou se posso chamar de pai de santo nao quer mi raspar amo a cada dia meus orixas...e tbm tenho outro gramde problema moro em roma italia a 12 anos....mas mesmo assim...jurei a mim mesma q antes de morrer vou fazer meu santo tudo q tem q ser feito...obrigada e muito axè a todos.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Martina, um pouco atrasado, mas é o seguinte: não há nada disso em um verdadeiro Ilê Axé. Procure uma casa, há muitas que vão aceitar você como você é, pois os Orixás, com certeza, te amam. Abraço, que meu pai te abençoe.
      Rafael (de Oxalá).

      Excluir
  6. eu sempre fui louco pelo candomble enfrentei muitas barreiras e consegui entrar.meus pais sao evangelicos e eu so tenho 16 anos vcs podem imaginar. mais o que me deixa mais triste e eu saber que so rodante e nao posso trabalhar com meus orixas vc pode me explicar o pq disso? ja estou a 2 anos no barracao de santo e nada meu orixa nunca pego minha cabeçaque meu pai ogum abra o caminho de todos axe

    ResponderExcluir
  7. Wallace, veja bem, eu também frequentei o candomblé durante 4 anos e era tido como Ogan (não vira, ou não sentia nada em relação ao orixá), mas derrepente quando foi a casa do meu pai de santo, aconteceu derrepente e o Orixá pegou minha cabeça (virei), então não estranhe o que está acontecendo, pois o orixá tem sua hora certa para chegar, mas só eles decidem isso. O caso da pessoa não ser feita, implica diretamente também nisso, o Orixá da pessoa Rodante (Elegun, Vodunci), só tem obrigação de virar com orixá após ser feito (raspado). Se você é rodante mesmo amigo, tenha paciência que sua hora vai chegar, não fique frustrado com isso, depois da primeira vez isso não para de acontecer mais, hehehe. Sorte axé para você amigo, e admiro muito sua personalidade, o seu antagonismo eu relação a religião de seus pais prova que você realmente nasceu para isso. Então estude bastante sobre a religião, é o conselho que eu dou a todos aqueles que se iniciam dentro do culto (candomblé, umbanda, etc.)

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho um verdadeiro amor pelo meu orixá, mas tenho duvidas que me tiram o sono, pois estou em minha segunda obrigaçao sem nunca ter virado no santo, como meu pai de santo nao tem terreiro ele atende e faz tudo na casa dele, nao tenho dia certo ce rto para ir ate la, por isso passo dias e noites buscando respostas para minhas duvidas, ele tabm tira algumas"pai de santo" mas eu tenho que ta perguntando de tudo, enfim, tenho muita fe e acredito muito no meu orixa, mas fazem 25 dias que dei minha obrigaçao, queria saber de vcs que concerteza sabem mais doque eu o que vcs axam disso. obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Olha, silva vamos por parte.
    1 - você é feita de orixá? (raspada, qual nação, foi feita por quem e aonde).

    Responda as perguntas que fiz, assim, serei mais preciso quanto a minha resposta. Pode deixar tentarei ser o mais breve e esclarecedor com minhas palavras. Sorte axé para você.

    ResponderExcluir
  10. oi pessoal td bem?
    meu nome é caio e sou filho de oxossi gongobila , tenho 15 anos e tenho minha mãe de santo chamada baiana . dei um oborí frio e dou comida para meu santo acendo vela bato cabeça tudo serto ... ele na casa da minha mãe de santo vira (desce) em mim mas queria saber uma coisa
    minha mãe de santo quer me raspar já comprou tudo mesmo das contas(guias) até o ibá , o fato de ela ter comprado minhas coisas e ñ eu e nem minha familia impõe alguma rejeição do meu orixa ? se ele pode ou ñ aceitar a minha raspagem ou etc??

    ResponderExcluir
  11. Olha caio, fique tranquilo quanto a isso. É claro que o orixá irá aceitar, as vezes existe algumas restrições quanto a Exú (pois o exú da pessoa cobra para comer, mas isso são outros 500 que não tem muito haver com seu caso).

    Em partes no candomblé existem crenças em que o filho de Exú e Omolu tem que pedir esmola na rua para se fazer tudo relacionado ao orixá, quase sempre não podendo aceitar nenhum tipo de ajuda para obrigações pessoais relacionadas ao orixá (obi, bori, feitura (raspagem), obrigação de 1 ano, 3, 5 7 deca o Oye, 14 ika e 21.

    Eu não concordo de maneira nenhuma como isso, pois Exú é primeiro em tudo e Omolu ou Obaluaie é um Orixá Rico e cheio de fartura (muito mesmo). Então meu amigo se for só esse o seu problema de preocupação, pode ficar em paz e boa sorte nesse seu início da jornada que é bem longa. Mojubá, iború, iboiá, iboxexê!!!

    ResponderExcluir
  12. oi gostaria de esclarecer uma duvida a poucos dias passei pelo um bori branco (obi) pra saber qual e meu orixa de cabeça,se eu seria ekedi ou nao, mais eu nao senti nada e quem senti foi a mae de santo que fez o bori em mim, ela disse que eu sou ekedi mais estou com um pequeno receio pois posso ser e nao ser, gostaria de saber se e mormal esse acontecido ou realmente eu sou ekedi. observaçao nunka passei mau numa casa de santo, pra nada, nem pra exu nem pra orixa. ja frequento A 2 anos me ajude por favor

    ResponderExcluir
  13. Olha Grazielle, eu não posso afimar com certeza sobre isso, pois para ficar sem dúvida nenhuma quanto ao Omo (filho) ser ou não ekeji, é aconselhável que a Yalorixá ou Babalorixá faça um oro (reza) com os fundamentos dos orixás. Existem técnicas que não posso citar aqui para chamar orixás na cabeça de pessoas, no meu caso eu não tenho cultura de usar o bolanan, (eu entrei sem bolar, mas já virava com orixá).

    Olha peça sua mãe de santo que veja com calma, e outra também deve ter confiança na pessoa a qual está sendo cuidada.

    No meu caso támbém fiquei 3 anos frequentando uma casa de santo (mas só na plateia, assistência), já estava até dexistindo de virar com o santo, todos me tinham como Ogã, mas um belo dia fui conhecer o tranca rua do meu antigo pai de santo, tudo começou a rodar, ficar escuro, sem imagem, sem som, foi quando o Orixá me pegou pela primeira vez. Então tenha calma e saiba aceitar o seu cargo, independentemente qual seja. Por último se nada resolver procure outra pessoa para tirar sua dúvida, as vezes em um bom jogo de búzios, ou entrando para uma nova casa de santo mesmo (que eu não lhe aconselho, deve honrar a casa a qual pertence).

    Sorte axé para você irmã ou futura mãe Ekeji.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. mingling deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Bolonan (Bolonã)- Bolar com Orixa ou Santo.":

    ola boa tarde, primeira vez q entro no site e amei,preciso fazer um desabafo.AMO O CANDOMBLE estudo tudo sobre o assunto meu primeiro contato com esta religiao eu tinha 7 anos fui a uma festa de erê e amei mais fui afastada pela minha famila ,hj tenho 36 anos ja visitei alumas casas e sempre qndo começo a me dar bemalgo acontece q me impede de voltar e todas as casas q passei as maes de santo olhava pra mim e dizia ( vc recebe guias maravilhosos) enfim ...e algo estranho me aconteceu ,uma vez estava com amigos e um estava muito doente , e do nada fiz uma reza e com ervas trabalhei e todos ficaram me olhando sem entender ... e em pouco tempo pouco mesmo tipo uns 4 dias ele estava otimo,mas a partir dai muitos me procuram pra um benzimento uma reza,um banho e nao consigo falar nao mesmo q eu queira ,e cada dia mais pessoas aparecem e eu digo NAO SOU MAE DE SANTO !!!!!!!ajudo muita gente e qndo falo q nao vou mais ajudar com a caridade fico malll fico triste choro ,entro em depressao e nao me canso de estudar ler ,cantar ,abro os olhos qndo acordo e mal abro ja me pego cantando rezando,conversando.....bommmm isto é praticamente um pedido de socorro o q fazer ???? meu primeiro contato com o candomble o pai de santo tirou buzios pra mim como eu nao entendia na época do assunto peguei o papel com tudo escritinho e guaradei ,tenho ate hj guardado sou filha de iansã e o fato é q cada terreiro q pizo a mae de santo me olha e ja diz (TU É FILHA DE IANSÃ)MORO EM UM CONDOMINIO É UM POUCO LONGE DA CIDADE MAIS MINHA CASA VIVE COM MUITA GENTE AMIGAS Q CONHECO EM APENAS UM DIA ,NAO QUEREM MAIS IR EMBORA E VOLTAM TODOS OS DIAS QUEREM CONVERSAR ,DIZEM Q SAI DE MINHA CASA COM ENERGIA RENOVADA ,COM LUZ E VISAO PARA OS PROBLEMAS ,POR UM LADO ACHO BOM FICO OTIMA QNDO POSSO AJUDAR DURMO FELIZ REALIZADA ,MAIS PRECISO ENTENDER O Q SE PASSA .AGRADEÇO DESDE DE JA A ATENÇAO ,E AGUARDO HUMILDEMENTE UMA SINGELA PALAVRA .

    ResponderExcluir
  16. Olha meling, é fácil!

    Logo se percebe que você tem um carma (caminho espiritual) de ajudar ao próximo. Porém, deve se cuidar primeiro antes de cuidar dos outros, até mesmo para se proteger e melhor ajudar aos irmãos. Continue estudando, cuide de Oya (Iansã), pois os Deuses lhe certamente lhe querem dentro da religião. Se você estiver já encaminhada espiritualmente, prossiga e cresça dentro da religião.

    Sorte axé no caminho ao qual Deus escolheu para você triar. (Autor Ebomi)

    ResponderExcluir
  17. muitissimo obrigado pelas palvras , se meu carma for cuidadr do proximo sinto -me feliz e lisongiada, aceito de alma este carma ,apenas infelsimente nao achei casa que possa cuidar de mim ainda , mais vou continuar minha busca ,equanto isto continuarei ouvindo e cuidando dos que precisarem de mim nem q seja em uma simples palavra . mais uma vez estou muito grata pela atençao e carinho .

    ResponderExcluir
  18. Boa noite, Essa religiao e simplismente maravilhosa, eu tinha um certo preconteito em relaçao a mesma por causa dos meus pais e familiares, que sempre tiveram uma visao errada do candomblé. Mais comecei a conviver com isso, minha prima é do candomble e fui a saida de santo de um primo meu, ate ai td bem ñ sentia nd, mais comecei a conviver com minha ex ada q começou a recber seus orixas, ate q entao decidimos procurar um pai de santo amigo dagente, foi ai q joguei os buzios pela primeira vez. depois de ter jogado, tomando café na casa do mesmo, eu vi oxum levantando na parede, resaltando sou de oxum, derepente comecei a ficar aguniado e meu corpo começou a furmigar todo da cabeça aos pés, minha prima q estava do lado imediatamente virou no santo ( logun ed). ai comecei a frequentar o terreiro e so sentia essas coisas mais nunca virava. fiz uma limpesa e depois fui pra uma saida de santo, e na hora q o orixa deu o nome eu virei, mais ate hj fico me perguntando pq eu lembro de todos os movimentos q eu fiz, todos me diz q e normal, mais bate uma paranoia se foi santo mesmo ou coisa da minha cabeça. mais eu sentia meu corpo e minah barriga furmigar muito. depois desse dia ja fui pra outras festas e ñ virava so passava mal. o pq disso?
    me ajudem.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  19. Olá rafael, olha isso é normal, pois acontece por que você ainda não é feito (raspado, iniciado) dentro do culto. As vezes acontece antes da feitura do Ori (fazer o santo) o orixá pegar sua cabeça, mas ele não tem obrigação de retornar, isto é, ele pode vir como não pode vir em você mesmo em ocasiões de saídas de santo, obrigações etc.

    Se você já abriu o jogo para saber realmente qual é seu caminho espiritual dentro de santo (Casa de santo ou barracão), aguarde confiante, pois o orixá irá pegar sua cabeça denovo, a única certeza de que você tem até o momento é de que é Rodante (Elegun, Vira com santo). Comigo também não foi muito diferente não, estude, se aprofunde dentro da religião que isso é muito importante, procure bons livros para ler para você ter um entendimento superior, não se contente só com o básico, hoje você estuda, amanhã você ensina (e ensina certo), sempre disse isso para meus irmãos de santo, hoje ele sofrem por ai batenda cabeça pois no início não quizeram estudar.

    "O candomblé é uma escola, basta você decidir se quer ser um aluno para o resto da vida ou um futuro professor".

    Sorte axé para você amigo neste inicio da jornada espiritual em sua vida, lhe desejo tudo de bom.

    ResponderExcluir
  20. boa tarde.frequento um centro e quando a festa eu encorporo e como assumi-se uma outra personalidade,vejo as pessoas mas nao escuto e nem sei como falo e quando volto parece que desci de elevador com rapidez.o pai de santo diz que prendo pra nao receber que o orixa vem sem força.pq todos dormem e eu nao? nao fiz obrigaçao nenhuma pra receber santo. minha mae era mae pequena de um centro de umbanda.sera que herdei algum santo.este centro que vou e do candomble sera que e la que devo ficar ou na umbanda.o pai de santo diz que o que eu falo quando encorporo acontece sera que estou no caminho certo.por fazer respondam.bjs

    ResponderExcluir
  21. Boa gente, e o seguinte, eu sou filho de oxum, mais ainda ñ virei totalmente! Sempre fico irradiado, ou passo mal, só uma única vez q ela me pegou, que foi em uma saída de santo q fui, mais mesmo assim me lembro de todos os movimentos q fiz, até to tranqüilo, pois já me disseram q é normal, só que uma vez eu fui inventar de cheirar e der repente meu coração começou a disparar e fiquei passando mal ate q veio um exu ou ñ sei o q foi, mais me recordo de td q aconteceu, ele pedia para tirar a pessoa q tinha levado a droga de lá da casa onde eu estava, e só foi embora quando esse cara foi embora da mesma. Quando ele foi embora meu corpo estava muito cansado, cansado mesmo.
    Perguntei a um eré de um amigo meu se tinha sido algum exu, e ele me respondeu q foi um bicho da cara preta, vcs saberiam me dizer o q seria esse bicho da cara preta? Ou e um exu mesmo? Tem pouco tempo q eu fui pra uma festa e bebi depois fui para ksa de um amigo, comecei a passar mal e novamente aconteceu de um exu me irradiar, mais dessa vez foi diferente me pegava e me largava me pegava e me largava.
    Só estou esperando acabar a festa q esta tendo na ksa onde comecei a freqüentar para começar a mim cuidar pois estou precisando muito. Ate cobrança de oxum eu já sofri. Pois levei uma garrafada na mão e o exu de meu amigo mandou me chamar para dizer q o q tinha acontecido foi cobrança de oxum.

    ResponderExcluir
  22. olha rafael, não sei quantos anos você tem, mas com certeza posso lhe dizer que você está sofrendo uma influencia direta de Egun e cobrança de exú. (o termo cheirar é algo bem triste de se escutar de alguém) mas como tudo na vida tem solução eu lhe aconselho a procurar ajuda, percebo que sua vida está fugindo do seu controle, o negativo nos guia para as situações ruins ocasionando sofrimento, perdas, cicratizes e as vezes caminhos vamos para um caminho sem volta. Lembre-se seu Orixá Ori (sua cabeça) é mais forte do que tudo e até mesmo do que os Orixas, então quando você pensar que algo está te levando a fazer coisas muito errada, lembre-se que você possui um orixá muito forte que é seu Ori (cabeça) sua consciência sempre deve prevalecer na hora de tomar decisões em sua vida, pois é sua própria cabeça que te levará para o culto ao orixá, é sua cabeça que receberá Oxum (se for caso), e ele ela responsável por guardar seu Odu (seu caminho ou destino de sua vida). Seja forte, não se deixe levar pela vida, pois o mundo é dividido e dois: noite e dia, branco e preto, bem e mau.

    Procure alguém para le ajudar a tirar essas negatividades do seu caminho, e logo que isso aconteça tome a decisão se realmente é o culto do orixá que você quer seguir, pois no culto ao orixá não é permitido diversas coisas, existem muitos tabus que a maioria não respeita, por isso prefiro que o Abian (o iniciante) estude antes de se tornar um Yao (feito de orixá). Sorte axé pra você, e sobre sua pergunta sobre se é exu ou não, acredito que é pouco provável, pois essas entidades não adaptam bem a nenhum tipo de droga no corpo do cavalo (ELES PODEM BEBER, FUMAR, COMER SUAS COMIDAS TÍPICAS, MAS NUNCA SE DROGAR INCORPORADO).

    ResponderExcluir
  23. olha rafael, não sei quantos anos você tem, mas com certeza posso lhe dizer que você está sofrendo uma influencia direta de Egun e cobrança de exú. (o termo cheirar é algo bem triste de se escutar de alguém) mas como tudo na vida tem solução eu lhe aconselho a procurar ajuda, percebo que sua vida está fugindo do seu controle, o negativo nos guia para as situações ruins ocasionando sofrimento, perdas, cicratizes e as vezes caminhos vamos para um caminho sem volta. Lembre-se seu Orixá Ori (sua cabeça) é mais forte do que tudo e até mesmo do que os Orixas, então quando você pensar que algo está te levando a fazer coisas muito errada, lembre-se que você possui um orixá muito forte que é seu Ori (cabeça) sua consciência sempre deve prevalecer na hora de tomar decisões em sua vida, pois é sua própria cabeça que te levará para o culto ao orixá, é sua cabeça que receberá Oxum (se for caso), e ele ela responsável por guardar seu Odu (seu caminho ou destino de sua vida). Seja forte, não se deixe levar pela vida, pois o mundo é dividido e dois: noite e dia, branco e preto, bem e mau.

    Procure alguém para le ajudar a tirar essas negatividades do seu caminho, e logo que isso aconteça tome a decisão se realmente é o culto do orixá que você quer seguir, pois no culto ao orixá não é permitido diversas coisas, existem muitos tabus que a maioria não respeita, por isso prefiro que o Abian (o iniciante) estude antes de se tornar um Yao (feito de orixá). Sorte axé pra você, e sobre sua pergunta sobre se é exu ou não, acredito que é pouco provável, pois essas entidades não adaptam bem a nenhum tipo de droga no corpo do cavalo (ELES PODEM BEBER, FUMAR, COMER SUAS COMIDAS TÍPICAS, MAS NUNCA SE DROGAR INCORPORADO).

    ResponderExcluir
  24. Olá, sou Rafael moro em Porto Alegre.
    Bom aqui no Rio Grande do Sul existem varios cultos a Orixas que não são chamados de Candomblé, já deve ter ouvido falar na Nação de Cabinda, assim como no Maranhão tem Casa de Minas, aqui existem estes cultos a Orixas. Cultuamos um numero menor de Orixas não tantos como o Candomblé. Nesta Nação sou de Yemanjá Boci com Ogum Adiola, porem nos ultimos tempos tenho me sentido meio que incompleto com a religião, tneho já meu Santo pronto, ja fiz minha obrigação de 4 pé (como chamamos aqui a feitura do santo). Mas nos ultimos tempos tenho tido sonhos (não seguidos) com Logun, já sonhei que estava bebendo agua em um rio, onde eu pegava agua na mão e levava ate a boca e atras de mim havia um mato onde saia um homem que só repetia a seguinte frase " me ajuda, vem comigo". E hoje em dia ando com uma vontade enorme de fazer Candomblé, mas ai fico me perguntando e o que seria feito com minha obrigação desta outra religião que é uma ramificação do Candombé, o que seria feito com o meu Orixa Yemanja? Poderia me dar um auxilio, se deveria procurar uma casa de candomblé ou se devo relatar isso ao meu Babalorixa da Nação?

    ResponderExcluir
  25. Olá mim chamo gislane moro em salvador.
    Bom , aqui em salvador tem um terreiro q frequento sempre e todas as vezes q é cantada as cantigas dos orixás ou algum orixá chega perto de mim fico com dor de cabeça forte e tendo calafrios isso quer dizer algo?

    ResponderExcluir
  26. Olá Gislane, olha se o orixá pode se apresentar de várias maneiras no corpo (cabeça) do indivíduo, no caso você não vira com o santo (recebe), então as vezes o orixá pode vibrar no Ori da pessoa (cabeça) lhe causando um pouco, ou até muita dor de cabeça, já que você está em um terreiro de orixá, pergunte ao zelador de santo da casa para que ele possa lhe abrir um jogo de búzios para ver se você não tem algum tipo de cobrança de orixá, pois quem sabe isso não seja um sinal de que você tem dar início a algo que seu Ori (cabeça) esteja começando a lhe cobrar. Sorte axé pra você irmã!!!

    ResponderExcluir
  27. boa tarde.frequento um centro e quando a festa eu encorporo e como assumi-se uma outra personalidade,vejo as pessoas mas nao escuto e nem sei como falo e quando volto parece que desci de elevador com rapidez.o pai de santo diz que prendo pra nao receber que o orixa vem sem força.pq todos dormem e eu nao? nao fiz obrigaçao nenhuma pra receber santo. minha mae era mae pequena de um centro de umbanda.sera que herdei algum santo.este centro que vou e do candomble sera que e la que devo ficar ou na umbanda.o pai de santo diz que o que eu falo quando encorporo acontece sera que estou no caminho certo.por fazer respondam.bjs

    ResponderExcluir
  28. olha o caminho espiritual é algo bem particular, mas esse lance de você ter que dormir para a energia fluir com mais intensidade é algo bem subjetivo, no culto ao orixá (africando), uma pessoa passa por dezenas de obrigações até que esteja preparado para virar (receber o orixá), se voce desconfia que talvez esse não seja seu verdadeiro caminha vá a luta e procure para tirar suas dúvidas. já que sua mãe era mãe pequena logo se percebe que você pode sim ter algum caminho espiritual de herança de sua mãe, não fique esperando seu destino te levar para algum lugar desconhecido, assuma as radies de sua vida. Sorte axe para você irmã. não deixe de se inscrever nos seguidores do blog.

    ResponderExcluir
  29. Me chamo Thais e gostaria de saber qual a diferenca de Oya, Iansa, Matamba e Santa barbara....Brigadinhuuu

    ResponderExcluir
  30. Olha vamos por partes:

    Oyá e Iansã = dependendo da Região da africa (cidades) são orixás independentes.

    Matambá e Iansã = Mesma coisa (nomes diferentes, pois eram cultuadas em regiões destintas) então sendo dialeto (línguas) diferentes.

    Yansã (Iansã, Iansan), ou Oyá, No Brasil é sincretizada com Santa Bárbara (santa católica) (então é apenas um sincretismo).

    Sorte axé não esqueça de inscrever-se por email e seguidores do blog.

    ResponderExcluir
  31. oi meu nome e paulo eu gostaria de sabe ser tem idade certa para vira no orixa e ser tem idade para fazer o santo e esser a pessoa pode bolar em mais de uma casa e depois que bola pode vira quando estive em outras festa do orxias em outras casa e tambem vira no erê?????

    ResponderExcluir
  32. oi gostaria de tira uma peguena duvida gostaria de saber ser ter com uma iao na hora de da o nome ser recusa a da pode acontese isso? oque pode acontese nessa hora tem que fazer tudo de novo as feturas???

    ResponderExcluir
  33. Olá amigos(as)axé para todos(as). Sou inicida no candomblé e amo tudo que fazemos! Recomendo a quem gosta sim, pois aprendemos muito nossos conhecimentos ficam ricos e com isso crescemos espiritualmente, sou de iemanjá! Axé !!!!!

    ResponderExcluir
  34. oi fui feita como ekeje ha 3 anos mais mim sinto muito mal minha mae de santo disse q eu ao virava mais joguei com outra pessoa que mim flou q eu rodo sou da naçao jeje marri sera q vou ter qfazer outro orixa pois fiz exu mais descobrir que sou de ogum o que faço nao contei pra ela pois acho q ela mim enganou

    ResponderExcluir
  35. Olá Eliane, Olha vamos por passos.

    1 - você tem que ter certeza de que realmente não é ekeji (es vodunci).

    2 - sobre o orixá errado - Palavras de meu Babalawo:
    Quando nós fazemos um santo que é o verdadeiro proprietário daquele Ori (cabeça) ela acaba por se tornar o Morador, logo o proprietário (no caso Ogum) poderá reclamar sua moradia, então não existe o modo de despejar o morador (exú), então o Babalorixá deverá abrigar o Proprietário (Ogun) dentro de sua casa, e irá continuar a cultuar o Morador Exú, mas o dono do ori será Ogum, mas não deixando de cultuar aquele que foi plantando em uma feitura (no caso Bara exú).

    Eu te aconselho correr alguns jogos, pedir alguém de confiança que faça os fundamentos (Oros, rezas, etc.) para ver se realmente Ogum responde e confirmando o problema de ser ou não ekeji. Eu te desejo Sorte e corra atras do lhe é de direito irmã.

    ResponderExcluir
  36. sou feita no ketu mais ainda escuto e vejo o que faço?

    ResponderExcluir
  37. oi sou feita no ketu mais ainda escuto e vejo o que faço?
    meu pai de santo morreu ja tem 7 mes
    o que faço?

    ResponderExcluir
  38. Olá ju, olha sobre vc não escutar e não ver isso é normal pode acontecer como não, isso depende do grau de espiritualidade que você tem, as vezes se despertar com o caminhar do yao, mas não se preocupe, pois todos tem mediunidade, alguns mais outros menos. O orixá tem várias maneiras de se comunicar com seus filhos (sonho, intuição, aparição, ouvir, sentir, etc...) mas isso as vezes é inrrelevante ju. Eu custumo dizer para os iniciados: bonito é quando não ouvimos nada e não vemos nada e ainda sim nossa fé é tamanha no orixá, essa é a verdadeira magia do amor pela religião). Sorte axé irmã.

    ResponderExcluir
  39. Olá desculpe ju, não reparei na moderação que voce tem 2 perguntas, olha sobre o falecimento do seu pai de santo, eu lhe aconselho que você retire a mão dele, para não ficar com ligação com o Egum do Babalorixá que te iniciou, sendo que pode variar o procedimento de cultura pra cultura, ou de barracão para barracão. O mínimo que eu posso te dizer é que rapidamente você dê a cabeça para outra pessoa para que você possa estar com um axé no ori de um vivo, normalmente tem alguns procedimentos para o assunto (que não vem ao caso comentar aqui), mas normalmente é um procedimento fácil basta ser conhecedor do assunto. Se cuide e que o Orixá tenha misericórdia do seu orixá filha. Sorte axé!

    ResponderExcluir
  40. Muito obrigada.
    Mais estou com muito medo pq ja faz 7 mes que meu pai de santo faleceu e ainda ñ fez uma limpeza é estou tento muitos sonhos com ele e o orixa dele que era oxumare.
    Mais por conta de eu ver e ouvir ñ tenho mais vontade de frequentar outra casa,meu marido tambem ñ quer,tenho muito medo duque possa acontecer.mim ajude.

    ResponderExcluir
  41. ha sou Yao,só tenho 1ano e 5 mes de feita sou de iemanja.
    Muito obrigada e axé!

    ResponderExcluir
  42. eu tenho uma duvida sou lawany tenho 16 anos eu vivo passando mal no candoblé da minha futura avó de santo, é a terceira vez q passei mal, + dessa vez eu fiquei muito ruim... eu sei q tenho q fazer santo + minha mãe ñ quer, eu já estou ficando louco eu ñ aguento mais depois q eu passei mal eu sinto q estou muito estranho, ñ consigo dormir direito...
    se vc poder me da uma opinião uma sujestão eu le agradeço.

    ResponderExcluir
  43. olá lany tudo bem? Olha como eu costumo dizer as pessoas confundem as vezes sabedoria e experiência espiritual em não recorrer ao Oraculo (jogo de buzios, opele, ikins etc.) Olha peça que ela abra um jogo para ver o que pode estar fazendo para parar esse mal estar relacionado a incorporação, as vezes uma simples obrigação a cabeça resolver, contudo, só olhando no jogo para ter certeza. Sorte axé irmã.

    ResponderExcluir
  44. ja vai fazer 1 ano que meu pai de santo morreu ainda ñ fiz uma limpeza e não tirei a mão dele,estou sem dinheiro para fazer o que eu faço?
    mim responda uma coisa se eu tirar a mão dele do meu para falecido,da para outra pessoa e se esta pessoa viem a falece tenho que fazer a mesma coisa?

    ResponderExcluir
  45. Ola ju, olha tenho certeza que um bom jogo de buzios pode te ajudar independentemente de ter dinheiro ou nao, existe diversas coisas que pode estar fazendo para sanar esse problema. Em varias culturas nao existe o termo "retirar mao de vume" ou retirar a mao do morto. apenas tem que colocar a mao de outro zelador para que nao exista mais a ligaçao do seu ex-pai de santo. agora sobre o ebo so um jogo pode te responder isso. Espero que possa ter ajudado querida e desculpe a demora. Sorte axe!

    ResponderExcluir
  46. OI ESTOU QUERENDO SAIR DO CANDOMBLÉ O QUE EU FAÇO JA VOU FAZER 2 ANOS DE FEITA
    OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  47. Ola boa noite, para saber o meu Orixá tenho que ser inicializado ?
    Grato

    ResponderExcluir
  48. QUANTO A RODAR OU NAO SOMENTE O TEMPO. RODANDO OU NAO TODOS TEM ORIXAS.
    O MEUCASO PASSEI DOIS ANOS NUMA CASA DE UMBANDA E CANDOMBLÉ O POVO DIZENDO VC É RODANTE SE CONCENTRE E NAMA ME PEGAVA. JA DESACREDITADO E SABENDO QUE ALGO DISIA VC TEM ORIXÁ, DEIXEI TUDO FIQUEI 2 ANOS LONGE DO CANDOMBLÉ. DEPOIS DISSO VIERAM DOENÇAS INEXPLICAVEIS E DIFICULDADES ENTÃO VOLTEI A PROCURAR CASAS PRA JOGAR E CONSULTAR FUI NUMA E DISSE VC É FILHO DE IEMANJA COM XANGO NOUTRA A MESMA CAISA ESSAS DUAS NAGO NA TERCEIRA FOI KETU QUE TAMBEM DEU A MESMA COISA FIZ UM EBÓ E JA RODEI E TUDO SE APAGOU E UMA ENERGIA MUITO FORTE O ORIXA TOMA MESMO. ME BOTARAM NO QUARTO DE SANTO E ELES FICARM ATÉ EU TOMAR O BORI .... EU ACREDITO QUE SEU SANTO OU VAI VIR NA ORA CERTA OU TAMBEM ELE TA QUERENDO MOSTRAR A CASA DELE ONDE ELE QUER SER FEITO PELO MENOS COMIGO FOI ASSIM

    ResponderExcluir
  49. Ola tenho uma duvida:
    -Se o iniciante raspar direto faser o bori ele nao pode mais faser qualquer obrigacao na sua cabeca com a umbanda e como ficaria os rituais de umbanda.Pois creio q depois do axoro nao pode mais lavar a cabeca com ervas.ASS:Andre

    ResponderExcluir
  50. André o culto a cabeça é ligado diretamente ao culto ao orixa (candomblé), ele irá se prevalecer ao culto da umbanda, então você deverá respeitar as normas do culto a cabeça (ori).

    Claro que você pode e deve dar continuidade a sua umbanda (seus protetores), mas irá ter que respeitar o culto do orixá que é superior de certa forma, não querendo dizer que um é melhor que o outro, mas se você entrar para o candomblé tem que se adaptar as normas de lá.

    Espero ter ajudado, caso lhe reste alguma duvida a mais é só falar irmão! Sorte axé!

    ResponderExcluir
  51. Rs... boa noite. Sou filhor de Ogum com Oxum... fiz um ebó de limpeza, um não, vários..fiz uma oferenda a Ogum, com ihame e bebidas..levei em viaduto.... fui 4 vezes no terreiro e o santo quase me pegou... senti uma violência e força muito grande, arrepios, maos suadas... apaguei por um segundo e estava com terra na mao direita apeertando com muita força. Tive medo de machucar alguém e travei... não deixei vir...lutei muito. Senti que se deixasse iria quebrar todo o local... senti muito ódio e raiva...isso aconteceu durante uma cerimônia a uma entidade muito antiga e sábia. Mas meu pai já vai assentar meu santo... hoje senti quase a mesma coisa no trânsito... estou assustado porém feliz por ser agraciado com essa bênção depois de 36 anos. Axé !!! Verei o que será o futuro, só ñao quero machucar ninguém pois sou do bem, sou músico a 17 anos e me conforto em levar alegria pir quer que passe. Abraços.

    ResponderExcluir
  52. Tonny albert, Olha as vezes é um pouco difícil explicar o que você sente quando o santo tenta te pegar (virar, incorporar), mas a energia de Ogum é quase exatamente o que você falou, com o tempo e com os devidos cuidados tudo irá abrandar, mas não mudar completamente.

    O que eu tenho a lhe dizer irmão é... Vá em frente e que meu pai Ogum lhe proteja.

    ResponderExcluir
  53. Poxa galera venho aqui passar aos que ainda não são iniciados tomar bastante cuidado na hora de escolher o barracão onde vcs irão iniciar,eu fui iniciado no primeiro barracão que fui pq confiava muito no meu pai,e ele errou na minha feitura me fez de logun edé depois descobri que sou de oxossi,ele errou no exú e na pombo gira tmb.sou de outro casal de exu. eu sou yawo mas nunca recebi.fiquei 6 meses de preceito.na minha saida sai de olho aberto.pq nunca iria da eque para agradar pai de santo.

    ResponderExcluir
  54. Bom Dia. Me disseram em duas casas que eu era filha de Iemanjá ogumté. Numa terceira que eu era Iansã Onira e numa quarta, oxum opará.
    Estou perdida !!!
    Mas ouvindo cantigas da oxum e de Iansã SEMPRE sinto formigamento. Alguém poderia me indicar um jogo de búzios em casa de confiança??
    Grata ! Que minha mãe te abençoe!

    ResponderExcluir
  55. só para elucidar ...sou mulher !!! A conta do google aqui está em nome do meu marido . Obrigada!

    ResponderExcluir
  56. Olha é muito comum quando estamos para fazer santo, cobrança de orixá, etc... vários orixás se apresentarem, mas nem sempre é o nosso de cabeça (frente ou dono), pois existem diversos orixás (antepassados ou carrego) que nos cercam, mas o importante é quando você for entrar para fazer o orixá (que o mesmo irá se definir), até lá existe uma grande suspeita de quem é, contudo, a confirmação é só na hora do fundamento. Então primeiro deve confiar em um bom pai de santo e pois ter paciencia e fé! Sorte axé irmã!

    ResponderExcluir
  57. Oi uma ddúvida a Mae de Sánto e de oya a filha iemanjá o orixá iemanjá pode chegar na reza do oxala

    ResponderExcluir
  58. Joice, sem dúvida. lembra que os orixás em sua grande maioria tem uma ligação, inclusive Oxala sendo o pai de todos os orixás. Qualquer santo pode virar nos Oros de Oxalá. Sorte axé!

    ResponderExcluir
  59. Gostaria de saber quantos orixás uma pessoa pode ter?

    Obrigado...axé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pablo, olha a Regra é você tem que ter uma Pai e uma mãe, ou vice versa. Agora sobre o junto (carrego de santo), ai depende da sua ancestralidade (algum orixá que você possa herdar) tanto dos seus pai, avós ou até mesmo um parente distante. Sorte axé.

      Excluir
  60. Oi tudo bom? boa tarde! tentarei ser clara: frequentei muito tempo umbanda e recentemente frequento uma casa de Candomblé pois gostei e me senti segura com a mãe (inclusive ela fez meu Bori). Ela fez um jogo, confirmando que sou filha de Iansã e viu pelo jogo que tenho muita mediunidade e me perguntou se alguma vez já incorporei na umbanda e disse que nunca, apesar de sempre terem me dito que tenho mediunidade (uma única vez não incorporei, mas desmaiei e foi em um centro kardecista). Aí a mãe me disse que nunca incorporei pois meu santo não é de umbanda (pra incorporar entidades) mas de candomblé. Fiquei confusa e não entendi, mas ela não explicou também. Isso existe ou entendi errado?
    Outra dúvida: Iansã me pediu o Bori pois eu estava carregando muitos kiumbas a minha volta. Tanto que após o mesmo me senti bem melhor e o jogo após constatou que ela estava mais próxima de mim. Agora tenho medo de voltar a frequentar giras na umbanda, pois tenho medo de entidades ruins grudarem em mim (na gira sei que há proteção, mas também sei que elas ficam do lado de fora da casa e o jogo disse que tenho muita facilidade em levá-los comigo por conta da minha qualidade de Iansã). Acha que seria bom eu evitar de ir? Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá fernanda. Olha vamos por partes:

      Você nunca virou na umbanda por seu santo é de Candomblé:

      Tem casos e casos, então realmente existe sim pessoas que o caminho não é na umbanda. Claro que isso não impede da pessoa frequentar a Umbanda, mas so que ela deve cuidar da Cabeça (Ori).

      Se você se cuidar bem e ficar com proteção espiritual, não haverá problema algum em você frequentar uma casa de umbanda, até por que boa parte dos barracões de candomble cultuam umbanda também.

      Sobre o Bori em você se sentir melhor isso é claro, pois quando fazemos bori (comida cabeça) nos fortalecemos nosso anjo da guarda e a energia do orixá fica sim mais próxima.

      Espero ter ajudado irmã, caso tenha mais alguma dúvida não deixe de perguntar.

      Excluir
  61. olá alberto, boa tarde!
    Sim, ajudou-me a entender... Obrigada! Eu só acho uma pena eu ainda não ter manifestado minha mediunidade... :(

    ResponderExcluir
  62. Ola alberto meu nome e william e o seguinte eu era considerado como ogan ne uma casa mais nao era suspenso nem nada ai um dia eu conheci um caboclo boiadeiro que me fascinou entao ele perguntou se eu queria ser filho dele aceitei de coraçao fiz minhas limpezas jogo bouri e e,t,c sou Filho de Yemanja com Oxoguian eu sentia energias fortes que ate me deixava com muito sono ai larguei minhas coisas de mao por causa do trabalho ai nao senti mais vibraçao mais graças a zambi voltei a comprir meus deveres retornei a fazer minhas limpezas tou começando a sentir vibraçao de novo mais quero saber por que minha rainha nao me pega ? ja nao aguento mais ficar sentindo energia meu coraçao acelerando e tals isso e normal ? e eu sentindo energia e ao mesmo tempo ficando com sono querendo dormir o que voçe como meu mais velho diz sobre isso ? obg esperando sua resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Willian, Olha sentir essas energias todas é muito normal, pois quando não somos feitos o orixá ainda não tem o vínculo com o seu Ori (cabeça), para chegar nos determinados fundamentos obrigatorios de sua presença.

      Até lá só o Orixá irá decidir se ele vem a Virar ou não, o tempo destas energias é muito diferente do nosso, então peço que tenha paciência e amor a religião (orixá). O Santo sabe a hora para tudo, então não eu costumo dizer assim:

      Quem tem fé naquilo que não se pode ver ou tocar é abençoado de Orixá!

      Excluir
  63. Bom dia... dei meu primeiro bori no candomblé e virei com meu Oxossi sem bolar...
    isso é normal??
    e outra incorporado eu ouvia tudo que meu pai dizia, senti o gosto do Obi, sentia minhas pernas, sentia a energia do orixa mas estava acordado, pergunto...é normal por ser a primeira vez que viro com meu orixa?? por favor me ajude não quer nunca enganar ninguém...grato...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá marcelo, olha isso é completamente normal, antes de fazer o orixá (feitura), então nao precisa ficar preocupado, pois com o tempo você irá melhorar em todos os aspectos.

      Sorte axé!

      Excluir
    2. Aaa então com o tempo que o orixa me apaga?? pois esse pode-se dar run?
      algo magnifico porem ainda me acostumando...rs
      foi a primeira vez que incorporei.. enfim... agradeço e feliz, então estava mesmo incorporado com o meu pai de cabeça...=)

      Excluir
    3. Olá irmão, olha sobre isso eu não posso lhe dizer, pois já estamos falando sobre o iniciado (elegun), pergunte ao seu pai de santo que talvez ele possa lhe dar mais informações. Tudo que acontece sobre o Orixá só o feito de santo pode saber, não cumprindo isto eu estaria quebrando os meus votos de Feito de Orixá, mas peço que tenha paciência e tudo que sentir dúvida referente a isso pergunte ao seu zelador (a) que tenho certeza que ele tem a obrigação de lhe esclarecer. Sorte axé amigo!

      Excluir
  64. Olá.... Estou frequentando o candomblé a mais ou menos dois anos com idas e vindas....... Des dos 14 anos descobrir que era médium pois desmaiava em casa.... Transpirava muito nas mãos e pés e axila ficava com a respiração ofegante.... Enfim porém meus pais sem muito entendimento me levou para igreja evangélica (Universal) a qual passei 5 anos lutando contra isso.... Ao completar 18 fui procurar meu devido caminho.... E descobrir que sou filho de Ogum com iemanja.... Meus pais não aceitam e quando descobriram tive que sair do caminho...irei completar 21 anos e sinto uma cobrança muito grande..... E já bolei com ogun 2 vezes.... Agora frequentando o mesmo centro tenho sentido vibrações com oxossi.... E não estou entendendo muito..... Passo o dia com canções (As poucas que eu sei) na mente.... Sonhei encorpprando com oxossi e no último xirês que fui não senti nehuma vibração a cantar pra ogum..... O que está acontecendo? Obs Jah dei uma uma obrigação pra ogum. Aguardo a resposta. Helbertt Nata /Rn

    ResponderExcluir
  65. Irmão Alberto Ebomi muito obrigado por seus esclarecimentos, conversei com meu pai de santo e ele me tirou todas as duvidas... quando incorporei estava de joelhos é incrivel como a mente diz que vc esta fazendo uma coisa... quando o Orixa esta fazendo algo totalmente diferente..rs fiquei muito feliz...virei com o Oxossi, agora espero que venha a turma toda... muito obrigado e parabéns pelo blog.. continuo acompanhando..mukuiu

    ResponderExcluir
  66. Bom me chamo abner nunca frequentei gostaria de conhecer onde ir candomble ou umbanda

    ResponderExcluir
  67. Oi, meu nome é thayllan tenho 16 anos eu ainda nao sou filho de santo mais pretendo entrar logo logo, vou apenas pra ficar olhando minha mae, mas meu sonho é saber quem é meu pai e minha mãe, eu so vou descubri quem é se eu jogar ou tem outro meio mais fácil??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá thayllan isso só poderá ser realmente confirmado mediante um jogo, mas da para saber qual são os orixás que lhe protegem. diga sua data de nascimento.

      Excluir
  68. Ola meu nome e Elisangela a uma semana atraz cortei para minha pomba gira maria padilha labarenda eu sempre soube que eu teria que dar comida a ela desde que eu rodava em um terreiro nessa epoca eu teria de 11 a 13 anos agora com os meus 30 eu fui em uma mae de santo e a primeira coisa que ela falou foi que eu deveria corta para ela entao eu fiz. primeiro fiz um ebo depois cortei para ela.mas acontece que desde que eu fiz isso eu sinto a presenca dela e mas ainda quando eu vou dormi me cinto como se o meu corpo estivesse porssuido por ela as vezes eu acordo chorando ou entao sorrindo voce teria alguma resposta para esse acotecimento? aguardo sua resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã essas sensações que você está sentindo deve ser explicadas pela mãe de santo que fez os assuntos pra ti, pois ele com o jogo poderá ver se há algo pendente ou que passou despercebido na hora de tirar os ebós para você.

      Volte nela e peça explicações ou procure outra pessoa de confiança. Sorte axé!

      Excluir
  69. Olá Boa tarde estou prestes a me iniciar, porém por mais que entenda da religiao sempre aparece uma dúvida, minha ya vai me iniciar em Ogun, porém eu sei que meu juntó e oxun sendo que ela não quer dar bicho de 4 pra ela, só que eu tenho um cargo dentro da casa de Santo e esse cargo quem me trás e oxun, será que ela não dando bicho pra oxun vai me atrapalhar em algo, estou meio confuso quem poder me ajudar fico agradecido??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão, olha isso de bichos de quatros pés para o juntó vai de Casa para Casa, mas não há uma regra para JUntó, até por que o principal é o dono e exclusivamente ele. Então não fique preocupado com isso. Sorte axé e boa sorte!

      Excluir
  70. Ola me sandro, por favor me ajude sou de umbanda ha 17 anos, meus guias fundarão o centro onde sou o dirigente, serei rapido por motivos de saude e esgotamento espiritual acabei indo parar em uma casa de umabanda onde a minha mae tb e do candanble. Bom fiz o santo sendo que na hora da raspagem eu nao senti meu orixa nem quando me falaram que eu bolei me diseram que e normal olha fiz com muita fé mas isso esta tirando meu sono obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
  71. Ola... meu nome e Grazyella tenho 17anos,Oque aconteceu foi que minha mae se induzio ao vicio de bebidas entao resolvi leva-la ao centro de candomble que conheci atravez de uma amiga, enfim la eles tiraram o vicio dela disse que era Egum que estava nela,ai passou uma semana quase e eu passei muito mal tive senssaçao ruim de desmaio parecia que eu ia morrer sumiu minha conciencia por segundos mas voltei ao normal ai contei para o pai de santo do candomble e ele me disse que eu bolei com o santo,isso pke ele me falo que tenho um dom de mediunidade e que minha mae de cabeça e Oxum,estou com medo nao entendo o pke q depois que fui la que tudo começo nao sei oq devo fazer,to com medo de bolar denovo foi horrivel minha mae viu meu olho girar para traz e fikou todo branco e minha boka roxa como se eu tivesse agonizando,e ate agora parece q meu corpo balança nao me sinto bem o pai de santo me indicou que eu fizesse uma mesa para oxum e ver se ela aceita mas axo estranho esse centro e to com medo nao quero isso pra mim,to com medo que seje esse pai d. Santo que fez isso cmg pke nunka tive isso apesar de ja terem me falado q tenho um dom mas agora descobri q sou filha de oxum! Me ajude porfavor e urgente!!! Obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graziela, olha o Orixá tem mil e uma maneiras para lhe mostrar que você precisar cuidar do santo, talvez foi até melhor acontecer lá do que na rua e as pessoas acharem que você estivesse morrendo ou até mesmo ficando louca.

      Olha se você está com duvidas quanto a casa e o pai de santo, vá em outro jogo de buzios para certificar que não há nada de maldade no babalorixá, mas se você tem santo minha filha, corre e cuide de sua vida espiritual.

      sorte axé!

      Excluir
  72. Respostas
    1. Olá irmão, não existe um Oriki especifico, mas sim uma relação deles. Sorte axé!

      Excluir
  73. Oi, frequento o candomble, pois minha familia é dessa religiao, e tenho um amor gigante, fico cada vez mais encantada com tdu, e fui jogar e o pai de santo disse que sou de oxossi, e sou rodante, mas q se eu fizer o santo eu nao posso raspar os cabelos, que qualidade é essa? N achei respostas em lugar nenhum... mas em outro lugar que joguei me disse q sou de ewa com oxossi, e q se eu demorar mto p fazer o santo eu nao vou receber, vou virar ekedi, mas... pk n posso tirar os cabelos, raspar a cabeca, e pk ewa exige q eu faça o santo logo, q eu n demire? Como sou nova n gosto de ficar perguntando toda hr e axarem q estou questionanfo a sabedoria deles. Poderia me responder?? Se puder me enviar por email uma copia da resposta tbm... nathy-mazza@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samara me adiciona no Facebook que eu tento explicar para você!

      Excluir
  74. Bom Dia...
    Tenho uma Dúvida...
    Eu comecei frequentar um terreiro de candomble quando morei em Minas Gerais, mas quando vim embora pra São Paulo fui pra uma igreja evangélica, mas percebi que não é isso que quero, eu corro algum risco de não ser aceito de volta pelos orixas num terreiro?
    Me ajude por favor!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno a resposta é simples, Jamais! O orixá nunca irá te abandonar por uma escolha diferente em seu caminho, se você não se encontrou na Igreja é por que realmente a energia do Orixá toca seu coração. Não perca tempo e seja feliz e volte a cultuar o Santo. Sorte Axé irmão!

      Excluir
  75. Duh entao sou rodante e recebo exu tranca rua e o marabo mais quando eu incorporo no exu tanto no marabo quanto no seu tranca eu que sou meio consiente em mim me lembro oque o orixa converso com a pessoa sera que isso er algum problema serio me ajudem ?

    ResponderExcluir
  76. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  77. Ola meu nome e Atila tenho 13 anos e ja fui abalado pra ser ogan de um caboclo chamado boiadeiro , mas ja chegaram pra mim e já mim disseram que eu era filho de logunéde e como vir em um dos comentários também fico zonzo e aquela fraqueza sempre vem junto . Bem quero saber se sou rodante , QUAL O MEU ORIXÁ e o que devo fazer .
    PS ; NASCI DIA 05/09 PF MIM AJUDE

    ResponderExcluir
  78. Ola ... meu nome e Átila e fui abalado pra ser ogãn de um caboclo chamado boiadeiro ,mas nao sou suspendido e de vez em quando sinto-me zonzo e fraco ñ sei porque, já mim disseram que eu era de logun , porém ñ sei por que sinto essas tontices . Gostaria de saber se posso ser rodante e se o que eu sinto e normal .
    PS : Pf responda estou confuso !!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá atila, olha infelizmente é comum em nossa religião pessoas serem apontadas como Ogã e ser rodante, mas isso só seria prejudicial caso houve sua confirmação de Ogã (feitura) e você não fosse realmente seu caminho, no caso um rodante (Vodunci).

      Mas se você confia em sua casa de axé fique tranquilo que tudo irá dar certo, mas caso tenha dúvida procure um outro jogo e certifique-se de que não há nada de errado. Agora sobre as tonturas for causadas por Orixá (energia) ai está um ponto importante que deve ser dado uma olhada, pois o Pai Ogan sente sim a energia, mas nunca ao ponto de possuir seu Ori (Cabeça) ou Virar com o Santo. Espero que tenha ajudado irmão, sorte axé!

      Excluir
  79. Obg !!! muito grato . mim adiciona no face !

    ResponderExcluir
  80. Olá,
    frequento a quase um ano uma casa misto de Umbanda e Candomblé, não fiz ainda nenhuma obrigação. Mas depois de um tempo uma dúvida, uma incerteza em relação à casa se estabeleceu em meu coração.
    Daí fui buscar orientação em outra casa, onde um pai de santo jogou búzios pra mim e disse, entre outras coisas, que eu tenho um chamado para o Candomblé e que eu ficaria na casa onde estou por ser ela de Umbanda.
    Me senti agraciado por ter um chamado de Iemanjá, mas ao mesmo tempo inseguro.
    preciso de um conselho...
    Obrigado e um abraço,
    Geraldo

    ResponderExcluir
  81. Geraldo sua situação é muito comum, meu conselho é que você cuide do seu orixá (candomblé), mas fique tranquilo, pois a maioria das casa de santo no brasil cultuam os santos da umbanda, então você não estaria abandonando completamente sua raiz e sim só completando o que é preciso para o seu caminho espiritual. Sorte axé!

    ResponderExcluir
  82. Posso ser suspensa como ekeji duas vezes e por orixás diferentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha eu acredito que não, pois a Ekeji ficará responsável por aquele santo em particular, claro que ela dará assistência a todos outros orixás, mas obrigação dela (papel) é aquele santo que a escolheu.

      Excluir

Você da Umbanda ou do Candomblé que quer deixar uma observação fique avontade, seu comentário será de ajuda para mim e para os outros leitores do site que estão aprocura de aprendizagem. Sorte axé para todos irmãos.

Veja nosso canal do Youtube
Escute Cantigas de Candomblé
Sites de Referências.
Spirituality Blogs - BlogCatalog Blog Directory Central Blogs Juntos no Candomblé

Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!! Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor..
.

Divulgar Blogs

Juntos no Candomblé Copyright © 2009 Gadget Blog is Designed by Koragem Macumba GratisMacumba GratisJogos e Dicas Site de Games