Òwórin Meji - "A união da vida e da morte"

Postado por: Ebomi at 04:31 17 Comentarios
Òwórin Meji é o 11º odú no jogo de búzios e o 6º na ordem de chegada do sistema Ifá, onde é conhecido pelo mesmo nome. Em Ifá é conhecido entre os fon (jêje) como "wenle meji", tendo a pronúncia do "e" final anasalada. Em yorubá, a pronúncia correta é "uólin", "uórin" ou "uárin".



"Wó-ri" significa, em yorubá, rodar ou virar a cabeça, um sentido figurado de morrer. "Wãlã-wãlã" em fon, evoca a idéia de pintar (salpicar), matizar. Um antigo babalaô explica o nome deste signo como a união da vida e da morte, simbolizando as duas coisas ao mesmo tempo.

Equivale ao ponto cardeal Oeste-sudoeste, à carta nº 17 do Tarot (a "Estrela") e seu valor numérico é o 13.

Òwórin Meji é um odú composto pelos elementos terra sobre fogo, com predominância do primeiro, o que indica proteção, ajuda, admissão, aceitação.

As pessoas desse ODÚ, deverão usar constantemente um patuá especial, banhos de folhas em defesa, enfim, fazer ÒFÓ e ORÌKÍ.

ÒWÓRIN MEJI introduziu, neste mundo, as rochas e as montanhas; as mão e os pés dos seres humanos, as cólicas femininas.

As pessoas nascidas sob este signo fica ricas ainda na juventude, realizam muito cedo tudo o que desejam na vida, e obtêm precocemente filhos, mulheres, dinheiro e todas as boas coisas que a vida pode proporcionar. São naturalmente bafejadas pela sorte, atraentes, excessivas em tudo, generosas, dominadoras e entusiasmadas. Não conhecem desafios que não possam vencer, nem obstáculos que não saibam sobrepujar. Gostam do que é bom, do que é caro e nunca medem esforços para alcançar o que desejam.

Contudo, ÒWÓRIN MEJI predispõe as estadias curtas sobre a terra, isto é, as pessoas do signo tendem a viver pouco. Por ser este ODÚ portador de acidentes, é muito difícil que se possa desfrutar, por muito tempo, os seus benefícios.

Foto Oyá - Iansã - bale - iansa - filhos de iansa
Orixás:
Iansã (Bale) -  Ogún  - Oxossi - Exú - Egun

Comportamento
Atitudes sempre pautadas no senso de moral adquirido; lealdade e nobreza nas ações; ambição generosa contendo planos em que todos são incluídos.

Personalidade:

Os filhos deste Odu são pessoas de má influência, pois carregam consigo grande negatividade. Têm tendência a ser volúveis, principalmente os homens, são sujeitos a doenças, perseguição, falação, injustiças, problemas com egun.Traz sucesso no comércio, traz grandes paixões. A felicidade parece sempre oculta e difícil. São pessoas extremamente melindrosas. São no geral muito boas ou muito ruins. São influentes.

Os homens filhos deste Odu são geralmente sem fé. Lutam com dificuldade para a realização de qualquer  projeto. Gostam de luta. As mulheres comumente separam-se no primeiro casamento, podendo casar outras vezes.

Caráter
Dinâmico, caloroso, propulsivo, atraente, excessivo e masculino.

Temperamento Melancólico

Cores Luxuriantes, quentes, principalmente o vermelho e o dourado.

Dia da semana Domingo

Números propícios 09, 13, 29,45, 61,77 e 93

Tempo de atuação 1 ano

Letra do alfabeto A e E

Correspondência zodiacal Signo de Aquário

Correspondência planetária Urano

ORIXÁS QUE REGEM ESTE ODU

Oya Bale -  Ogum  - Oxossi - Exú - Egun


Categorias:

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

17 comentários:

  1. olà, eu nasci dia 23 de fevereriro 1957 qual seria meu odum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2+3+2+1+9+5+7=29. 2+9=11
      Seu odum é o mesmo que o meu o odum 11

      Excluir
  2. Excelente texto e fico muito feliz pela ajuda

    ResponderExcluir
  3. O que podemos fazer para melhorar o pensamento e comportamento de uma pessoa desse odu 11?

    ResponderExcluir
  4. Queria: saber meu odu sou 20,12,1985

    ResponderExcluir
  5. Nascimento 15/03/1987 Leonardo Francisco de Andrade obrigado

    ResponderExcluir
  6. Muito bom gratificante aumentar cada vez mais nossos conhecimentos Asé

    ResponderExcluir
  7. Nasci 01/01/1970. Qual o meu odu de nascimento.e de caminho. Gostaria de saber envia pro meu email. Suleimacosmesilva@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Tive un "pai de santo" que quase arruinou a minha vida... ele sabia do meu odú e nao cuidava... isso era quando eu era leiga... depois que resolvi pesquisar e fazer as minhas coisas sozinha eu comecei a andar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá irmão(a), olhe quem pode cuidar de Odu é babalawo, não confunda as coisas, babalorixá não tem permissão para cuidar de Odu, procure um Babalawo de Ifá (culto a Orunmila) para ter certeza de seu caminho individual e tenho certeza que tudo irá caminhar como deve ser em sua vida. sorte axé.

      Excluir
  9. Olá bom dia .... Fiz a cabala em um jogo .... O que deu 11 no centro da cabeça e 11 na testa e sou filha de Iansa na um banda. .Não sinto nenhuma outra yaba e o babalorixa que paguei pelo jogo disse não ver iansa no meu cálculo. ... Eu não acredito nisso pois sinto muito Iansa na minha vida

    ResponderExcluir
  10. Meu nome é Deise Cardozo da Silva, gostaria muito de saber o meu odu 29/03/1979

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top