OSÁ MEJI - "Significa ainda ventilar"

Odu Ossá Meji Ifá do jogo de buzios


Osá Meji é o 9º odú no jogo de búzios e o primeiro na ordem de chegada do sistema Ifá, onde é conhecido pelo mesmo nome. Em Ifá é conhecido pelos jêje como "Sá Meji". Os nagôs o chamam de "Osá Meji" e também de "Ojí Osá". "Sá", em yorubá, significa ainda ventilar, arejar, podendo também ter o sentido de separar, escolher, escapamento, no sentido de escorrer. Dizem que anteriormente os signos de Ifá não conheciam o ar da vida. Foi este o signo que os chamou e colocou a todos em contato com o ar.

Em yorubá, as palavras "Asá Meji" significam, principalmente, "duas coxas", no sentido de representar os órgãos femininos, que são comandados por este Odú.



Osá Meji é um odú composto pelos elementos água sobre fogo, com predominância do primeiro, o que indica o dinamismo no sentido de ajuda e apoio. Corresponde ao ponto cardeal Su-Sudoeste, à carta nº 2 do Tarot (a "Papisa") e seu valor numérico é o 9.

Suas cores são o vermelho, o laranja e o vinho. É um odú feminino, representado, esotericamente, por uma cabeça humana sobre a lua minguante, símbolo do poder feiticeiro feminino, numa referência inequívoca à sua ligação às práticas de feitiçaria, nas quais as mulheres se destacam por sua dotação natural, inerente à sua condição de procriar, transformando um espermatozóide microscópico num ser humano.


Osá Meji representa as "Kennesís" (feiticeiras), potências da magia negra que utilizam a noite e o fogo. São espíritos malvados que, hierarquicamente, encontram-se situados abaixo dos vodúns. Osá Meji é, portanto, um dos odú mais perigosos. A ele é atribuída a criação de todos os animais ligados à feitiçaria, como o gato, alguns antílopes, a coruja, a andorinha, o pintarroxo, o verdelhão, a lavadeira e o engole-vento.


Osá Meji comanda o sangue e todos os órgãos internos do corpo, e, por extensão, o coração e a circulação sangüínea, a abertura dos olhos e os intestinos. É ele quem dá cor ao sangue.


Ossá Meji preside a evocação dos demais signos sobre o "opon ifá". É também este signo quem evoca e traz todos os demais à presença do babalorixá, durante as consultas ou em qualquer procedimento em que as figuras sejam riscadas sobre o tabuleiro, cabendo a Iká Meji a função de conduzi-los de volta, logo que as suas presenças não se façam mais necessárias.


Como se pode observar, Osá Meji possui poderes ilimitados: sendo ele aquele que pode fazer tudo e que, efetivamente, tudo faz.
Osá Meji é o senhor do sangue. Todos os homens, pelo fato de possuírem sangue, são propriedades desse signo.
• Rege as orelhas, os olhos, as narinas, os lábios, os braços, as pernas e os pés, da mesma forma que os órgãos genitais femininos. Pode ser encontrado no fluxo menstrual, no ventre das mulheres menstruadas, daí a extrema nocividade que lhe é atribuída. Devemos esclarecer, em relação ao fluxo menstrual, que, embora pertencendo a Osá Meji, logo que se aparta do corpo da mulher passa a pertencer a Iròsún Meji, e, quando derramado sobre o solo, passa a ser de Òfún Meji.


Os filhos deste odú não devem comer carne de gato e nem todas as comidas que são oferecidas a Nanã. Não usar tecidos de fundo vermelho ou azul. Os homens deste odú são proibidos de esperar o orgasmo de suas mulheres e as mulheres não devem praticar o coito durante o dia.
25 comentários:
  1. oii
    sou lawany eu qria fazer uma perguntinha...
    pertenço ao odu ossá minha mãe de santo ainda ñ jogou pra saber q santo eu sou... Meu tio q é velho nessa religião ele disse q eu sou de oxossi dana dana. Da pra saber o santo das pessoa pela a kabala ???
    obrigadúùh

    ResponderExcluir
  2. Lany, olha eu acredito pela minha filosofia que possa ter uma ideia, mas não é absoluto, pois só o oraculo pode confirmar o seu orixá. sorte axé irmã.

    ResponderExcluir
  3. Com relação a OSÁ MEJI li que:"Os homens deste odú são proibidos de esperar o orgasmo de suas mulheres..."
    NESSE CASO MINHA COMPANHEIRA NUNCA VAI PODER ORGASMO COMIGO? Dá pra explicar melhor?

    ResponderExcluir
  4. Olha Geber isso é não em absoluto, é mais ou menos assim: Na maioria das vezes o homem segura o orgasmo para sua companheira chegar lá primeiro, sendo que você pode atingir o orgasmo e depois proporcionar prazer a mesma, porém, não deve sempre esperar por ela para concluir a relação. Sorte axé amigo!!

    ResponderExcluir
  5. Olá! minha data de nascimento da Ossá para todos os lados, e sinto os efeitos desse odú em minha vida, gostaria de saber um ebó para fazer a reposição desse odú, desde já grata.
    Sarah

    ResponderExcluir
  6. Olá Witch. Veja bem o seu Odu de nascimento dar 9x9 não há problema nenhum, sendo que se você está vendo problemas na sua vida no momento com características deste Odu (Ossá) deve procurar um Zelador, Babalawo (esse é o mais indicado) para ele jogar por Odu Ifá para saber se realmente existe um problema com o mesmo. Não se faz nada para Odu sem a devida confirmação e autorização de Ifá (Orunmilá). Sorte axé!!

    ResponderExcluir
  7. colofe autor egbomi ago pela minha pergunta meu falecido zelador me deu bori calçado orixa de cabeça ogum iançan mais as vesperas da minha iniciaçao ele faleceu esperei3 meses joguei buzios c meu avo de santo pai do falecido e deu q sou de exu xoroke vc pode me instruir como pensar sobre isto ire o

    ResponderExcluir
  8. Pesca, olha isso é algo sério sobre o seu orixá de feitura não ser o seu mesmo. Agora sobre Exu xoroque.... (eu não conheço), mas não quer dizer que esteja errado. Caso não consiga se resolver procure uma casa de santo para confirmar seu orixá. Se você roda várias casa e mesmo assim não tirar sua dúvida, procure uma mesa de Ifá com um babalawo.

    Dentro de uma iniciação de ifá (awofakan - homem e apetebi - mulher) você confirma ou descobre sem margens de erro qual é o seu verdadeiro orixá de cabaça "pai e mae").

    Sorte axé amiga, não toma decisões precipitadas.

    ResponderExcluir
  9. A minha cabala e toda em osa meji e a soma dos quatros pontos da 9 tbm no meio, então como falam minha cabeça e fechada pelo dou osa meji. O que isso quer dizer?

    ResponderExcluir
  10. Iluminada, isso quer dizer que você é de Ossá meji, 2 vezes do mesmo odu. Por que dentro da cultura de ifá (que só trata de ODu), ele dizem que você é filho de um pai e uma mãe.

    Então você tem que ter 2 Odu. no caso Omó odu.

    Pela data de nascimento sua, você é filho do mesmo Ossá + Ossá (9+ 9), pois você poderia ser de outro, Ossá com ofum (9 + 10) e assim por diante.

    Então como você é do mesmo dizemos que seu odu é meji, mas claro que essa é só uma soma da data de nascimento, pois em algumas culturas levam em consideração esta data e outras não (no caso só no jogo para confirmar seu odu).

    Espero que tenha ajudado irmã.

    ResponderExcluir
  11. boa tarde eu queria saber se ogun xoroque pode ser considerado como ogun meji?

    ResponderExcluir
  12. Steve, sim. Ogum Meji é o Ogum mais proximo do que seria Xorokê para nós.

    ResponderExcluir
  13. eu sou de ogun xoroque e estou numa casa de ketu ... o pai de santo fala que em ketu mão se faz xoroque e sim meji isso esta correto?.

    ResponderExcluir
  14. Steve, é por que na teoria nigeriana Ogum meji foi apelidado de Ogum xoroque. Procure por lendas de Ogum aqui no site que você irá encontrar o itan (lenda) que fala sobre isso. Sorte axé!

    ResponderExcluir
  15. Olá, boa noite !!! Me chamo Marcelo,

    Como posso fazer para saber meu odú ??

    Meu nascimento é 11/03/1975

    Obrigado !!!

    ResponderExcluir
  16. Olá, boa noite !!! Me chamo Natali,

    Como posso fazer para saber meu odú ??

    Meu nascimento é 12/06/1990


    Obrigado !!!

    ResponderExcluir
  17. Olá descobri que o meu é ossá em todos os lados e sempre, digo sempre, tenho que cuidar dele tipo despachar e positivar;pois tenho muitos altos e baixos, perdas inexplicáveis e um gênio q foge do padrão de comportamento humano nos momentos de negatividade...ao ponto de me sentir excluida da normalidade; quero saber se isso é só com ossá ou acontece c os outros odús também? Me senti sem sorte e excluida (desabafo)...e por causa dele também já me aconteceram coisas q comecei a duvidar de Deus, minha fé quase se foi...sou uma pessoa boa mas me transformo numa pessoa horrível (depressão, raiva , revolta, carencia e ciume excessivo) esse odú tem como alvo meus relacionamentos amorosos... dizem q atrai muitos eguns... isso me entristece...caio facilmente c isso...me sinto a ultima do mundo pq me parece q nada pode fluir normalmente...tipo eu nasci c um "defeito"...e muito estranho escolher aquilo q mais gosto um amor é algo que não é meu amigo que não é bom p mim!! minha data de nascimento é 15/01/1973

    ResponderExcluir
  18. Oi bom dia por favor confima pra mim se sou de ogum msm data de nascimento 09/06/1982

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser sim, mas também Oxossi e uma grande de influencia de Exú (Orixá) nos seus caminhos que merece uma atenção, então caso não se cuide procure uma casa para dar uma olhada. Sorte axé irmão!

      Excluir
  19. ola minha data de nascimento é 15/01/1979

    ResponderExcluir
  20. Olá irmão confira o link:

    http://www.juntosnocandomble.com.br/2011/05/cabala-odu-de-cabeca-qual-e-meu-orixa.html

    ResponderExcluir
  21. Onde tem a lenda ou historia dos orixas q conta sobre os homens deste ODÚ são proibidos de esperar o orgasmo de suas mulheres e qual a consequência se desrespeitam isso?

    ResponderExcluir
  22. Essa é uma das lendas de Ossá Meji - Odu. Há consequência é de que pode alimentar o lado negativo deste odu, isso não é uma regra que fale se você fizer uma vez irá se prejudicar, mas não é bom. Claro que isso diz sobre as Pessoas que tem como seu caminho espiritual nativo ODU OSSÁ MEJI. sorte axé!

    ResponderExcluir

Você da Umbanda ou do Candomblé que quer deixar uma observação fique avontade, seu comentário será de ajuda para mim e para os outros leitores do site que estão aprocura de aprendizagem. Sorte axé para todos irmãos.

Veja nosso canal do Youtube
Escute Cantigas de Candomblé
Sites de Referências.
Spirituality Blogs - BlogCatalog Blog Directory Central Blogs Juntos no Candomblé

Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!! Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor..
.

Divulgar Blogs

Juntos no Candomblé Copyright © 2009 Gadget Blog is Designed by Koragem Macumba GratisMacumba GratisJogos e Dicas Site de Games