Osê Meji ou Oxê Corresponde ao 15 na ordem de chegada do sistema Ifá, onde é conhecido pelo mesmo nome. A palavra evoca, em Yorubá, a idéia de partir, quebrar, separar em dois, o nome é desagradável. Acredita-se que este odú teria cometido incesto (“ló”) com sua mãe Òfún Meji, e, por isto, foi separado dos outros signos.
Oxê Meji ou em Ifá "Oshe" é composto pelos elementos ar sobre ar, o que representa uma dispersão súbita, a impotência diante de um obstáculo e o surgimento de outros obstáculos. Corresponde ao ponto cardeal Noroeste, à carta n° 16 do Tarot (a “Torre”) e seu valor numérico é o 6.
Suas cores são irisadas, matizadas, insípidas. Não tem preferência por nenhuma cor específica, mas exige que lhe seja apresentadas três cores diferentes e reunidas, não importando quais sejam elas. Oxê é um Odú masculino, representado esotericamente por uma lua crescente com as pontas viradas para baixo. O signo tem realmente o poder de partir em dois o objeto que desejar.
Os filhos de Oxum são também regidos por este Odu.
Osê Meji ou Oxeturá Malé
Osê Meji comanda tudo o que é quebradiço, quebrado, mal cheiroso, decomposto, putrefato. Todas as articulações e juntas provêm deste odú e ele representa inúmeras doenças, notadamente os obsessos. Ele é a própria representação de Sakpatá (a varíola), e está intimamente ligado às “kennesis”, tratando-se, portanto, de um odú muito perigoso.
Quem possui esse Odú, ou é regido duplamente com ele, possui poderes para feitiçarias, e, são imunes a feitiço, mas não quer dizer que não possa levar uma balançada.
Quando esse odú dirigi o òrí da pessoa, a mesma é misteriosa, vaidosa. Quando lhe é conveniente, é mão aberta, possui muito charme, além de ser muito inteligente. Os regidos por este signo gostam dos prazeres, são prosas e convencidos, ambiciosos, perseverantes e complicados no amor, pensam em grandes lucros. Quase sempre são impetuosos na maneira de agir, e, com isso, perdem grandes oportunidades, pois sempre haverá um inimigo oculto, tentando, com grandes esforços, derrotar as pessoas desse odú. Porém, no fim, elas conseguem sair vitoriosas nas batalhas e, em pouco tempo, se reequilibram, obtendo lucros e realizando seus desejos.
Este é o odú invocado pelas feitiçarias (ajés) e feiticeiros, pois eles fazem pacto com as Ìyá Mí (kennesís – Yamim Xorongá).
Osê Meji prenuncia a diminuição das energias físicas, o que predispõe o organismo, enfraquecido e sem defesas, a qualquer tipo de doença, principalmente aquelas que se situam na cavidade abdominal. Fala muito de perdas de todos os tipos e em todos os setores da vida.
Personalidade
Os filhos deste Odu, geralmente são vaidosos, interessam-se pelos mistérios do ocultismo. Costumam possuir o poder dos feiticeiros ou bruxos, pelo fato de terem grande força espiritual; entretanto estão sempre sonhando com tudo e com grandes oportunidades que esperam surgir. Este Odu tem a propriedade de atrair para seus eleitos muita falsidade, que quase sempre os faz sofrer, envolvendo tanto amizades que acham ser sinceras, como também problemas dentro da própria família. Costumam sofrer traições amorosas, e, quando precisam dos amigos, estes inexplicavelmente lhes viram as costas.
Cores Irisadas (cores do arco-íris), mutáveis e imprecisas, dourado.
Dia da semana 3.a feira
Números propícios 06, 22, 38, 54, 70 e 86
Correspondência astrológica Signo de peixes
Correspondência planetária Netuno
Letra do alfabeto "X"
Tempo de atuação Meio-dia
Como posso tornar meu odu positivo ou pelo menos me proteger dessa vibração de dificuldade?
ResponderExcluirOlá irmã, olha não dá para ver se o odu está negativo sem um jogo (buzios ou Opele ifá).
ExcluirBem interessante.Fiz um pequeno feitiço, umanoferenda na verdade pra ele. Mas nao sabia sua característica. Gostei muito Parabéns.
ResponderExcluir