OKÀRÁN MEJI - Odu ifá

Postado por: Ebomi at 17:00 1 Commentario

OKÀRÁN MEJI em Yorubá, o significado do termo “Okaran” seria igual uma “só palavra” ou “a primeira palavra é boa” (“Okan Olan”)
Okàrán Meji é composto pelos elementos terra sobre ar, com predominância do primeiro (terra) o que significa a sensação de sufoco, vácuo, saturação e estruturamento.

Corresponde ao ponto cardeal noroeste a carta 18 do taro (a “Lua”) seu valor numérico e o 15. Suas cores são o vermelho, negro, o branco e o azul. É um odu feminino, e representado esotericamente por dois perfis humanos numa referência inequívoca aos orisás gêmeos Ibeyji).

Okàrán Meji é o chefe dos gêmeos e simboliza o mistério que envolve sua existência segundo os ensinamentos de Orùnmilá, todos os gêmeos são gerados neste signo e dependem dele e da sua influência.
okanran meji - okana meji - odu ifá - jogo de buzios

A fala humana foi introduzida por este Odú e com ela todos os idiomas existentes. As pessoas nascidas sob este signo, não recebem qualquer reconhecimento por parte de seus semelhantes. Corresponde ao nº 8 na ordem de chegada do sistema Ifá, onde é conhecido com o mesmo nome.

Quanto à personalidade da pessoa regida por esse Odu, na verdade é um mau caráter, pois além de prejudicar a própria vida, procura transformar a dos outros, sem se importar com ninguém. Provoca intrigas e separações, mesmo que seja dos próprios pais, filhos ou de qualquer outra pessoa.

Personalidade dos regidos por este Odu


Representa coisas encadeadas, acontecimentos que se sucedem a partir de um primeiro, pois tem personalidade diabólica.

São pessoas fogosas e insaciáveis. Não desistem até que consigam o que desejam, nem que para isso tenham que arriscar a própria vida.

Este Odú é muito negativo, pois está sempre ligado à ideia de dor inevitável, sofrimentos, enfermidade, desgraças, desgostos, angústias etc.

Chefia e simboliza os gémeos e o mistério que envolve a sua existência. Todos os gémeos são gerados neste Odú e dependem dele, sofrendo sua influência por toda a vida.

Aqui nasceram as enfermidades contagiosas e as diferentes formas de contágios; é um Odú feminino, fixo, diurno, quente, úmido e é filho de Sedikoroú e Ajantakú.

Orixás que regem este Odu:

Exú - Xangô (Baru) - lansã - Oxala – Ikú


Categorias:

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

Um comentário:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top