Ejilasèborá Meji - "Função de decepar cabeças"

Posted by Alberto Ebomi at 04:35 0 Comments
Ejilasèborá é o 12º odú no jogo de búzios e o 3º na ordem de chegada de Orùnmilá, quando é conhecido por Iwòrí Meji. Este signo é considerado como o encarregado da função de decepar cabeças, num mundo que nos é inteiramente desconhecido. Foi a este odú quem Mawú (Osàlá, entre os jêjes) confiou o cutelo do carrasco.

Ejilasèborá é um odú composto pelos elementos água sobre ar, o que determina um encaminhamento dos esforços, ao encontro de obstáculos que poderão ou não ser transpostos, dependendo d qualidade de esforços despendidos neste sentido. Significa que duas forças conflitantes se confrontam e que o resultado dessa disputa tende sempre em favor do lado mais fortalecido.



Corresponde ao ponto cardeal Sul, do qual é o regente, sendo [em conjunto com Ejiogbê (ou Ejiònilê - Leste), Odí (Norte) e Oyekú (ou Ològbón - Oeste)], um dos quatro odú, principais do Sistema Ifá. Seu valor numérico é o 10 e corresponde, no Tarot, à carta nº 5 (os "Amantes").

Ejilasèborá Meji representa "xuji" (o sol), e "kã Li" (os animais selvagens que habitam as florestas, as bestas ferozes, principalmente a Hiena ("wlá") e o leão ("kinikiní").

Expressa e idéia de contato, de troca de relação entre dois seres ou duas coisas. Refere-se a tudo o que diz respeito a união, casamento, contratos, pactos, acordos, compromissos etc.

As pessoas regidas por este odú são sensíveis, amáveis e cordiais, adoram relacionamentos superficiais e numerosos, dificilmente assumem compromissos que durem muito tempo, o que provoca uma constante troca de parceiros. Costumam entediar-se até com as melhores coisas da vida.
Esse odú é o mesmo que outorgou poderes aos 12 (doze) ministros de Sangô, os quais seis podem absolvem e 6 condenam.

As pessoas sob a influência desse signo, ou por ele regidos, são pessoas prestativas, inteligentes, justas, possuem bom coração; e, mesmo quando ocupam uma posição social elevada, jamais têm a pose de um rei ou de um ministro.

O homem desse signo é, quase sempre, predestinado ao trabalho pesado, mas encontrará sempre ajuda de um amigo nos momentos difíceis. Também poderá receber uma herança e ter grande futuro, agora, tanto para o homem, quanto para a mulher, ele prediz que haverá sempre muitas batalhas na vida.
Temperamento Melancólico

Caráter
Passível, honesto, calmo, digno, espiritualista, filantrópico, apaziguador e voltado à religiosidade.

Cores
Todas as cores derivadas do vermelho, aceitando também o negro e tudo o que for estampado com estas cores.

Dia da semana 6.a feira

Números propícios 14, 30, 46, 62, 78 e 94.

Tempo de atuação Muitos anos
Letra do alfabeto?

Correspondência zodiacal Aquário

Correspondência planetária Urano
Seus filhos são pessoas sensíveis, amáveis e cordiais, adoram os relacionamentos numerosos.
No amor, preferem a superficialidade e dificilmente assumem compromissos duradouros, provocando uma constante troca de parceiros. Sendo a inconstância sua característica mais marcante.

Personalidade
As pessoas sob a influência deste Odu são boas, prestativas, inteligentes, podendo até ser, as vezes, um pouco arrogantes, mas são justas, corretas e de muito bom coração. Mesmo quando não ocupam posição social elevada, acabam chamando atenção para si, pois possuem, inconscientemente o dom da liderança e do destaque. Até quando humildes, possuem cargo e as grandes qualidades do seu Orixá. Não perdem a pose(rei) mesmo que não estejam numa situação favorável. Têm tendências a dores de cabeça, e a pôr sangue pela boca e pelo nariz quando o Odu está condenando. Quem carrega este Odu sempre terá dificuldades na vida.


Orixás que regem este Odu:

Xangô – Ossain  - Iemojá 
 Omolu – Ogún - Oxalá - Exu


Categorias:

Compartilhe

Siga por Email

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Nunca'iremos compartilhar o seu endereço de e-mail.

0 comentários:

Você da Umbanda ou do Candomblé que quer deixar uma observação fique a vontade, seu comentário será de ajuda para mim e para os outros leitores do site que estão a procura de aprendizagem. Sorte axé para todos irmãos.

Religião
Spirituality Blogs - BlogCatalog Blog Directory Central Blogs Juntos no Candomblé

Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!! Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor..
.

Divulgar Blogs

back to top