Exu Pimenta: Sobre a Historia dos Exus de Umbanda

Postado por: Alberto Ebomi at 13:59 4 Comentarios
Quando falamos sobre Exú Pimenta e sua história dizemos que é bastante emergente no movimento atual de Umbanda, suas falanges crescem a cada dia, aumentando e solidificando seu poder de abrangência e atuação dentro de nosso plano astral. De personalidade bem forte e irreverente, possui uma língua deveras afiada, sempre pronto a salpicar-nos as verdades que teimamos em esconder.

Seu Exú Pimenta costuma ser muito carismático e sedutor, contudo, suas palavras tem o poder de atingir-nos sem machucar, de conscientizar-nos sem nos reduzir a auto-estima. Em resumo, ele tem o dom de falar na lata o que não queremos ouvir e a gente ainda agradece.

EXu pimenta da umbanda e Candomblé




Leia mais sobre

História de Pomba Gira Maria Padilha das 7 Encruzilhadas
Leia mais sobre

Oferenda Para Pomba Gira Maria Mulambo e Maria Padilha


O Exu Pimenta Viveu na Europa entre os anos de 1420 à 1480 mais ou menos, estabelecendo-se em Portugal, muito embora, acredito, não tenha nascido nesse país. Enriqueceu como comerciante, usando de seu raciocínio rápido e habilidades retóricas. Passou, assim, a fazer parte da nobreza, frequentando a corte, período em que constituiu carmas relativos ao uso desvirtuado do dinheiro e do poder adquiridos. Segundo ele: “Errei, penei, aprendi, compreendi, me transformei e venci. Hoje trabalho, sem reclamar, ajudando idiotas como aquele que eu fui”

Sr Pimenta é um Exú ligado, essencialmente, ao elemento fogo. Os outros Exús costumam chama-lo de “O Ardido”.

Essa ligação com a energia ígnea, dizem, associa-o ao Orixá Xangô, mas pessoalmente desconheço se essa afirmação é procedente. Um de seus parceiros inseparáveis é o Sr Exú Pinga Fogo, a quem atribui o destino daqueles trevosos vencidos que, orgulhosos, rejeitam suas ofertas de paz.

Também se associa aos demais Exús do fogo, como Sr Exú Brasa, Sr Exú Bara, entre outros.
Para realizar seu ofício de guardião, utiliza-se de armas diversas, a exemplo dos muitos e afiados punhais que carrega ocultos por trás de seu fraque bordô. Quando em demanda, apresenta-se acompanhado de enormes cães negros, nada amigáveis, semelhantes a rottweilers, mas de olhos vermelhos como o fogo.

Duas coisas irritam sobremaneira Sr Exú Pimenta: falta de respeito com os Exús e Pomba Giras por parte de nós encarnados e espíritos trevosos que utilizam o nome Exú para arriarem em terreiros.

Não gosta de brincadeiras e pode se tornar verbalmente muito agressivo se defrontado com algum tipo de desrespeito. Quanto aos falsos Exús, costuma ser implacável e demonstra prazer ao derrubá-los.

Não obstante essa personalidade forte, e suas alterações de humor a depender do teor dos trabalhos que realiza, Sr Pimenta é, de maneira geral, um espírito muito alegre e irreverente. Tanto que quando chega no Terreiro, através da incorporação, a primeira coisa que faz é, invariavelmente, abrir um longo sorriso.

Exu Pimenta: especializado na elaboração da química e dos filtros de amor. Dá o verdadeiro segredo do pó que transforma metais. É reconhecido quando incorpora por um forte cheiro de pimenta que exala no ar.

PONTOS DE EXÚ E POMBA GIRA NA UMBANDA


São diversos pontos Cantado e tocados com letra para aprendizado, se você gostou dá um gostei ou compartilhe e ajude o Canal Espiritual da Umbanda e Candomblé a crescer cada vez mais.
Conheça o Canal do YouTube da Umbanda e Candomblé – Albeto Ebomi


Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

4 comentários:

  1. HOLA DISCULPE LA MOLESTIA YO TENGO EXU PIMIENTA PERO HACE MUCHO DEJE LA RELIGION UMBANDA Y ME VA TODO MAL Y SOY HIJO DE XANGO

    ResponderExcluir
  2. Sou Umbandista, trabalho com Veludo e tenho uma grande gratidão por Exu Pimenta, pois foi através dele que hoje sou Umbandista de corpo alma e coração

    ResponderExcluir
  3. Acho que tenho ele aprimeira vez que ele encostou meus olhos queimava que nem fogo parecia pimenta quando passa nos olhos e muito ruim
    0

    ResponderExcluir
  4. OI Perfeita história dele. Sobre a falange dele que vc colocou ter dúvida por estar com Xangô. Esta certo este seu questionamento. Este Guardião da lei me ajuda muito e gosto de pesquisar sobre os seres que atuam na caridade comigo e ele veio na abertura de Egunité, e independente sob que rito ou nome que esta Orixá vem, ela é o fogo em combustão sendo do metano dos cemitérios e lagos da mata, sendo da fogueira ou da pimenta ardida. Quando ela veio, sua falange toda veio com ela e Exu Pimenta e Maria Pimenta vieram com ela, assim como os caboclos e pretos que pouco se tem escrito sobre eles. Os pretos na verdade vieram primeiro e vieram de Portugal com sotaque e tudo. Tenho ancestrais de la mesmo. Dançam em circulos e com fitas coloridos como o fogo que gira no ar. E a mensagem da Orixá era, que se eu jogasse fora toda crendice que a via como algo perverso (uma orixá somente da morte e destruição) que eu encontraria sua luz e assim foi. Seus pretos são hábeis em magias com pimenta, dendê e vinho branco. Transformam tudo pelo seu caminho e também purificam tudo para que se possa trilhar e evoluir. É lindo demais seu trabalho e Maria Pimenta não é intrigueira como falam, mas uma ancoradora da chama circular sagrada. Foi uma Bruxa queimada na inquisição porguesa e atua junto ao Exu Pimenta purificando magias de má qualidade e que possam causar mal as pessoas. Seu instrumento é o caldeirão de fogo. Com eles também vem todos os mouros (magos) de oriente. Grata demais por seu texto. Porque quanto mais tivermos sobre eles mais podem atuar na obra maior.

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top