Sobre os Orixas

Postado por: Ebomi at 22:28 0 Comentários

Aqui uma breve explicação sobre os Orixas, sincretismo dos orixas no catolicismo, dia da semana, saudação os orixas do primeiro orixá (Bara Exú) a (Baba Oxala) Candomblé e Umbanda.


sobre Orixas






 

 

 

Sobre todos os Orixas de Exú a Oxalá



1. EXU
-  É o recadeiro de todas as divindades. Exu é brincalhão, abençoa a fertilidade. É o Orixá da energia sexual. Tal conduta fez com que o Cristianismo o associasse ao DIABO. Por essa razão, Exu é um personagem polêmico e temido por muitos. Saudação: Laroiê, Mojubá! Cores: Vermelho e preto. Dia da semana: Segunda-Feira. Não é aconselhável a prática do jogo de búzios nesse dia por representar o dia de descanso do recadeiro. Natureza: caminhos, encruzilhadas e estradas.

Na Umbanda, esta divindade ocupa a linha dos mestres de esquerda, tranca-rua e suas inúmeras mutações, bem como a linha da pomba-gira que recebe sua influência de energia, tais como: Pomba Giras, Exus macho (tranca ruas, exú caveiras, etc..) . No Cristianismo associa-se Exu ao Diabo, por fluir a sexualidade.


2. OGUM
- É considerado o soldado da Umbanda e do Candomblé. Sua energia está associada ao ferro e a agricultura. Ogum é um guerreiro forte e poderoso, filho de Oduduwa, e, portanto, possui uma natureza construtiva,de modo que nas aflições rompe barreiras e obstáculos. Saudação: Ogunhê, Ogum!Cor: Azul-marinho. Dia da semana: Terça-Feira. Natureza: Estrada de ferros, Caminhos e Veículos.

A Umbanda, este orixá abre caminhos com seus caboclos, rompe mato,beira-mar e toda sua legião. No Cristianismo associa-se Ogum a São Jorge, com seu cavalo-guerreiro. Alguns até acreditam que Ogum domina a lua e lá é onde reside o seu repouso, vigiando a terra. No Candomblé é temido e respeitado.


3. OXOSSI
-  É o Senhor da Caça, também é considerado um excelente comunicador no culto aos ancestrais. Favorece mudanças e sua energia está associada às matas. Saudação: O Kiarô, Ara um Xe! Cores: azul-turquesa, azul com dourado e verde.Dia da semana: Quinta-Feira. Natureza: Árvores e Matas, juntamente com Ogum e Exu. Esse orixá representa os três mestres - senhores dos caminhos.

Umbanda, Oxossi domina as matas com suas giras de caboclos. No Cristianismo associa-se Oxossi a São Sebastião.


4. XANGÔ
-  É o Pai da Justiça, senhor das rochas e do fogo. Orixá das lutas,do trabalho e da força. Xangô combate o mal com firmeza e demonstra poder com a capacidade de vencer batalhas, é o herói da cultura iorubana.Saudação: Kaô Kabiesilê baba Mi!Cores: branco com vermelho Dia da semana: Quarta-feira.
Natureza: Pedreiras, Meteoros, Jazidas de Minérios.

Na umbanda, Xangô é quem determina as leis e, assim, sua fúria acaba sendo revelada na justiça. Exerce influência na linha dos Pretos-Velhos e nas mutações de Caboclos que carregam a variação de seu nome, dentre eles:Caboclo Sete Pedreiras.No cristianismo associa-se Xangô a São João Batista/São Jerônimo.


5. IANSÃ
-  É o orixá da força oculta. A senhora que comanda os mortos. Esse orixá fascina todos nós pela paixão, bravura e valentia. Comanda os ventos, quando furiosa, ordena a punição pela força das tempestades. Saudação: Ê parrei Oiá Axé! Cores: marrom e vermelho Dia da semana: Quarta-Feira 

Natureza: Ventos, Tempestades, Raios e Trovões.Na Umbanda, seus trabalhos são firmados também em pedreiras,geralmente traçados com Xangô. Algumas vezes trabalha no domínio de Ogum, comandando as almas.No cristianismo associa-se Iansã a Santa Bárbara.


6. OXUM
-  Orixá que representa as águas doces. Senhora da beleza,derrama proteção aos laços de amor e protege a maternidade. Oxum abre caminhos para a conquista do ouro e representa riqueza em abundância.Saudação: Ora ieiê ô!Cor; amarelo-ouro Dia da semana: Sábado Natureza: Rios, Lagos e Lagoas.Na umbanda, esta divindade é conhecida como Cabocla Oxum Guerreira e toda sua legião de guias. Trabalha para prosperar o ouro, a riqueza de dinheiro. Abre caminhos.No cristianismo associa-se Oxum a Nossa Senhora do Carmo.


7. OBÁ
- Orixás pouco cultuado no Brasil. Domina as águas doces revoltas.Envolve-se ardentemente no aspecto da paixão, de modo que é um orixá de atitudes e poder de decisão. Muitos confundem sua hierarquia e reinados a Ewá. Saudação: Oba Xirê!Cor: Vermelha Dia da semana: Quarta-Feira Natureza: águas doces!

Na umbanda e no cristianismo, Obá não ganha destaque, raramente associada a uma mutação de Iansã.


8. LOGUM
- Príncipe da caça e da pesca. Logum é um Orixá andrógino por passar seis meses nas matas, alimentando-se de sua caça, e seis meses nas águas de Oxum, buscando peixes. Tal orixá representa a alegria e  jovialidade. É primo de Oxóssi e possui muitas de suas características. Saudação: Lóci, lóci! Cores: Azul-turquesa e amarelo. Dia da semana: quinta-feira, podendo cultua-lo também aos sábados. Natureza: Cachoeiras, Rios, Matas, Riachos e Florestas.

Na umbanda, mais precisamente no Rio de Janeiro, Logum ganha adeptos,influenciando a gira dos caboclos sete flechas, assim como as sete porteira se sua legião.No Cristianismo associa-se Logum a são Miguel Arcanjo.


9. IEMANJÁ
- É considerada mãe-rainha de todos os orixás, exercendo fortemente a maternidade. Iemanjá possui a energia extraordinária dos mares e a capacidade de comandar o lar com soberania. Considera-se que Iemanjá é ciumenta e, em determinados momentos, possessiva. Gosta de viajar e voltar para casa, seu porto seguro.Saudação: ô doía!Cores: Azul e Branco Dia da semana: Sábado Natureza: Mar, Baías, Enseadas e Foz de Rios.É o Orixá mais cultuado na Umbanda. Sua diversidade de cultos e as diversas mutações que sofre nos templos lhe rendem o papel de Orixá, protetora de todos os adeptos da crença. Iemanjá pode ser a sereia, acabocla, a santa, o Orixá. Os devotos de sua linha espiritual são tão fascinados pela divindade, que a maioria dos terreiros de umbanda nomeiam seus adeptos como sendo estes filhos de Iemanjá, portanto, sendo ela a Orixá protetora da maioria de seus seguidores umbandistas. Iemanjá é a consagração de toda a água do mar. Seu domínio está na praia.

Quase todos os terreiros de Umbanda dedicam a festa de Réveillon à Iemanjá rainha domar.No cristianismo associa-se Iemanjá a Nossa Senhora dos Navegantes e Nossa Senhora da Conceição.


10. NANÃ
-  Senhora que mora no alto, domina os pântanos onde, segundo a tradição Ioruba, cobria todo o nosso planeta antes de ser habitado. É considerada a vovó de todos os Orixás e, por isso, a maturidade é um tema tratado com muita sabedoria em seu arquétipo. Seu axé está na energia dos ancestrais.Saudação: Saluba Nanã Axé!Cores: Roxo e Branco Dia da semana: Terça-Feira Natureza: Pântanos, Igapós, lama, Barrancos.É um orixá tipicamente do Candomblé. Seu culto na Umbanda se dá em maior escala no sertão nordestino. Nanã não é reverenciada em mutações de guias e caboclos. 

Mesmo na Umbanda, suas vibrações se mantêm no arquétipo de Orixá.No cristianismo associa-se Nanã a Sant’Ana.


11. IBÊJI
- É a natureza infantil das divindades. Adoram as novidades, a doçura e a alegria. Reportam-se ao novo com o instinto da ingenuidade.Saudação: Beje ro!Cores: todas as cores à exceção do preto.Dia da semana: Domingo Natureza: tudo que nasce.Na umbanda, este orixá domina a vibração dos Irerês, crianças-guias espirituais do mel e da doçura.
É bastante cultuado em todos os terreiro se casas de Umbanda. Seus trabalhos acontecem especificamente em mesas com a simbologia de balinhas, refrigerantes e sucos de frutas. No cristianismo associa-se Ibêji a são Cosme e São Damião.


12. OBALUAÊ
- Este orixá é considerado o patrono do jogo de búzios. Possui-o segredo da vida e da morte. Ele tem o dom de curar e afastar as doenças.Influencia a medicina tradicional com vibrações positivas. A sua missão é salvar vidas. Saudação: Atotô Obaluaê!Cores: Preto e Branco Dia da semana: Segunda-Feira Natureza: Ruínas, Caminhos e Cemitérios.

Na umbanda, ele é cultuado com ponto traçado em portas de cemitérios.Influencia também a saúde terrena como acontece no Candomblé,transmitindo vibração quando invocado. Obaluaê na Umbanda exerce a cura e tratamentos de doenças graves.No cristianismo associa-se Obaluaê a São Lázaro/São Roque.


13. OSSÂIM
- Senhor das ervas medicinais, é o detentor do Axé aos Orixás,haja vista conhecer folhas de plantas que curam. É um orixá de energia equilibrada. Todo terreiro do Candomblé reverencia essa divindade antes de iniciar suas cerimônias. Saudação: Eu eu assa!Cores: Verde e Branco Dia da semana: Terça-Feira e pode ser também cultuado na Quinta-Feira.Natureza: Florestas - Folhas e Ervas.

Na umbanda, seu culto acontece predominantemente na região Norte e em algumas poucas casas do sudeste. Seu papel no Candomblé é de destaque. Pouca casa de Umbanda reverencia o conteúdo do culto e saudação a Ossâim, orixá das ervas. No cristianismo associa-se Ossâim a Santo Expedito.


14. OXUMARÉ
- É considerado o orixá da riqueza, da perseverança e da paciência. Ele é andrógino porque acredita-se que este orixá passava seis meses na sua forma masculina sob domínio do arco-íris, ao passo que nos outros seis meses assumia a aparência de uma cobra que se transforma no sexo feminino. Oxumaré é um guerreiro indispensável nos cultos do
Candomblé, pois resolve rapidinho qualquer tipo de conflitos e medição de forças entre outras divindades. Está em constante equilíbrio com a natureza,exercendo a valorização da sua única fonte de energia.Saudação:Arruboboi!.Cores: todas que compõe o arco-íris, incluindo o preto Dia da semana: Terça-Feira Natureza: Arco-íris, Céu, Sol, Terra e Chuva fina.

Na umbanda, este orixá exerce vibração fundamental na resolução de conflitos espirituais entre energias espiritualizadas e os homens. Muitos terreiros utilizam sua energia na força da esquerda, objetivando dar disciplina aos que convivem na vida terrena com o erro e a má-fé. Em suas duas simbologias admitidas no Candomblé, a cobra é a mais reverenciada,destacando-se nos cultos e ritos umbandistas.No cristianismo associa-se Oxumaré a São Bartolomeu.


15. Ewá
- pouco cultuada no Brasil, esse Orixá domina os rios e sua simbologia está associada à cobra de Oxumaré. Esse Orixá é protetora dos casamentos e zela pela vida longa dos cônjuges. Saudação: Rinró!Cores: Vermelho e Amarelo, Marfim e Rosa. Dia da semana: Terça-Feira, também, aos sábados é cultuada em algumas casas. Natureza: Terra,Ilhas.

Na umbanda não há registro de cultos no tocante a esse orixá, bem como no cristianismo não há associação a essa divindade porque acredita-se que ela não fora reverenciada no período do tráfego negreiro constante nos países da América.


16. OXALÁ
- É o orixá de maior elevação na corte dos ancestrais. Segundo acultura iorubana, ele foi o primeiro orixá nomeado por Olorum para criar o mundo. Associa-se tal orixá a diversas formas, a saber: Oxanguiã, Obatalá,Orixalá, dentre outras. Sua meta sempre será a busca pela paz e pelaharmonia. É considerado o pai de todos os orixás. Saudação: Epa babá! Cor: Branco Dia da semana: Sexta-Feira - O olhador não deve nesse dia jogar os búzios em respeito a Oxalá. Natureza: Ar, céu, as Montanhas e toda a Criação.
Na umbanda: Há uma veneração a esse orixá e todas as suas mutações.Seus arquétipos são mantidos na linha religiosa Ioruba, conservando a tradição e respeito ao culto de Oxalá. No Cristianismo associa-se oxalá a Jesus Cristo.Essas divindade, juntamente com toda força do Axé dos Odus, estão interligadas pela sincronização elementar da natureza e dividem-se:


Categorias:

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top