A Orientaçao Divina em nossas Vidas - Orixás

Postado por: Ebomi at 22:04 0 Comentários

africano orixáNeste Itan (lenda) conta um pouco da necessidade da Orientação em nossas vidas do Orixás,  e a grande importancia de Orunmilá.

Neste ponto eu gostaria de para ilustrar a parte em que uma divindade prevalece agindo na vida dos mortais. Amayo decide no céu vir ao mundo. Ele vai ao oráculo no que fazer a fim de ter uma permanência de sucesso na terra. Na consulta ele foi informado que ele estava indo para ser bem sucedido na vida. Ele tinha o ensino universitário estrangeiro e subiu rapidamente em seu emprego para a posição de chefe de seu departamento. Quando seus pais lhe falaram da revelação de que seria necessário ser iniciado na religião de Ifá, para ter seu próprio Orunmilá, ele reagiu dizendo a seus pais para se importarem com seus próprios negócios, porque ele estava satisfeito com a igreja católica.

Sete anos depois, houve uma calamidade nacional a qual o apanhou em todos os tipos de problemas “inter alios”. Primeiro ele perdeu se grande emprego e depois ele foi colocado na cadeia e ficou muitos meses em detenção. Foi durante sua detenção que ele se lembrou que tinha sido avisado sete anos antes e ele informou a seus pais para se prepararem para a cerimônia. Mais tarde ele foi tentado justamente com outras reaquisições e posteriormente com sua liberdade.

Eu também tinha ciência de outro caso de um homem que estava gastando seu tempo dentro e fora da prisão em comando de roubos. Ele não era o tipo de ladrão temerário, era pego freqüentemente roubando coisas triviais como aves, inhames, cabras, etc, pela estrada ou nas fazendas. Ele nunca invadiu uma casa das pessoas. Mas uma vez ele foi encarcerado por um furto insignificante, e quando a situação se tornou desagradável para seus parentes, ele decidiu descobrir porque ele não podia ter uma vida estável. Eles foram avisados que Orunmilá era a única divindade que poderia salvá-lo e ele deveria por essa razão ter seu próprio Ifá. Logo depois da cerimônia ele decidiu por si próprio, mas influenciado pelo conselho de Ifá, a começar a sua própria fazenda. Ele então fez dinheiro suficiente para a sua primeira lavoura e depois para construir a sua própria casa, casou com duas esposas e criou muitas crianças. Hoje ele é um cidadão respeitado e desde então não tem sido preso ou apreendido por nenhuma má conduta durante os últimos quinze anos.

No caso quando alguém tem seu próprio Orunmilá, esse alguém é freqüentemente avisado para fazer ou deixar de fazer certas coisas, a fidelidade dele, da qual irá depender a performance deste alguém na vida. Como exemplo um certo indivíduo pode ser Oríentado a desistir de um hábito em particular por que ele é repugnante ao seu próprio Orunmilá ou ao seu anjo guardião. Alguns são destacados a desistir de certa profissão ou vocação por outras vocações ou profissões, outros ainda poderão ser informados para se divorciarem de suas esposas ou de seus maridos, outros são avisados a fazerem cerimônias adicionais a fim de ter retroação diante dos problemas vindouros na vida. Alguém pode simplesmente ignorar cada advertência e comunicar a outrem do risco que corre.

Eu soube de um homem nestas circunstâncias, recentemente falecido, que assim que ele obteve seu próprio Ifá foi avisado que deveria deixar de beber álcool a fim de evitar um problema incurável de estômago mais tarde na vida. Esse homem era muito ativo e pôs à prova em como seria, ele não parou de beber. Mais tarde ele descobriu uma úlcera estomacal e ainda assim tendo a úlcera ele continuou a beber. Eu, todavia, tenho clara lembrança de como ele morreu em 1957. Ele assistia as danças da festa de Ano Novo em várias casas longe de seus pais, aonde ele tinha então uma grande quantidade para beber. Por volta das três da manhã, ele teve um forte ataque cortante de estômago, conseqüentemente começou a vomitar sangue. Então foi removido ao hospital, mas faleceu antes de lá chegar.

Também tenho conhecimento de diferentes homens de sucesso que também morreram por não serem capazes de aceitar e executar as recomendações dadas durante a sua iniciação em Ifá.

Quando preparava seu próprio Orunmilá, ele foi avisado que prosperaria tremendamente na vida, mas se ele quisesse viver muito ele deveria ficar longe da sua esposa. Ficou muito furioso com o aviso, que certamente abriu isto para sua esposa, que desde então manteve o sacerdote de Ifá à distância. Ele se tornou muito próspero em seu trabalho e pelos muitos lucros secretos, atingindo o ápice de sua carreira piramidal. Ele estava cheio de espólios e vivia em fartura. No alto de seu sucesso sua esposa começou a criar muitos problemas para ele. Então se separaram e ele em seguida ficou tão doente que foi hospitalizado por aproximadamente um ano, tempo durante o qual sua esposa não podia por outro lado, visitá-lo no hospital.

Eu ainda lembro claramente dele em seu estado de inconsciência gritando em seu sono à noite e implorando a sua esposa para lhe poupar a vida, e todos os bens que ele tinha. Ele morreu logo depois e hoje sua viúva é a beneficiária do seu legado.

A religião de Ifá não é toda sobre histórias de má sorte. Há histórias mais nteressantes daqueles que seguiram os conselhos e as linhas anunciadas pelo seu Orunmila e têm sobrevivido em paz e prosperidade.

Eu sei de um magnata dos negócios, altamente respeitado, infelizmente falecido, que era um ardente seguidor de Orumila. Ele alcançou o pináculo do sucesso em ambos excelência moral e matéria. Era freqüentemente mencionado em Ifá depois disso.

Ainda está vivo outro octogenário que é um industrial pioneiro na Nigéria. Ele é filho de Oyeku-Meji, cuja vida em termos de integridade moral, dignidade intelectual e destreza material têm sido fonte de inspiração para muitas gerações.

O ponto a ser enfatizado é que justiça, aquele que segue Orumila deve fazer então as suas mãos limpas. Ifá não pode garantir sucesso pessoal de alguém em seus esforços e aspirações se esse alguém tem o costume de obstruir o sucesso dos outros ou procurar a queda ou a morte dos outros.

De fato aqueles que gastam suas vidas conspirando o mal contra os outros talvez tenham sucesso por algum tempo, no final todos os seus maus desígnios são eventualmente afligidos sobre eles e seus filhos.


Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top