Lenda de Oba - Cantigas deste Orixa

Postado por: Ebomi at 20:02 2 Comentarios

Orixá obá As lenda conta sobre Orixá Obá e no final tem várias cantigas para o Orixá Obá. Entre as esposas de Xangô, Obá ocupava o último posto. Inferiorizada em relação às demais por julgar-se incompetente para cozinhar e para vestir-se com elegância, de natureza frágil e dócil, por demais condescendente, tolerava muitas coisas que a desagradavam. Foi a primeira esposa a abandoná-lo quando ele ficou desesperado por haver destruído com magia seus bens e parte de seu povo. Ao deixar a casa, sem saber para onde ir nem o que fazer, pôs-se a chorar amargamente, desfazendo-se em lágrimas até transformar-se por completo num rio - o odo Oba. O grande estrondo verificado na confluência dos rios Oxum e Obá, é atribuído à rivalidade entre ambas. Não é orixá muito comum de se ver em uma Casa de Candomblé, normalmente existe uma ou outra filha de santo com este orixá raspado em sua cabeça (Elegun ou Iniciado).

Em seus oriki assim é evocada:

Oh Obá, mulher ciumenta, esposa de Xangô vem correndo ouvir a nossa súplica Obá, Obá, Obá Orixá ciumento, terceira esposa de Xangô Ela, que por ciumes fez incisðes ornamentais na pele Que fala muito de seu marido que anda nas madrugadas com as ayé Obá, paciente, que come cabrito logo pela manhã Obá não foi com o marido até Koso ficou para discutir com Oxum sobre comida ... tomaram o marido de Obá Obá entristeceu

 

Um Oriki de Obá diz assim:

Obá E ke s'obinrin Xangô
Para um caso que não se sabe como resolver chame a mulher de Xangô.

Aqui outra lenda do Orixá Obá

Outro Oriki de Obá

As Cantigas de Obá (Candomblé)

 

 


Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

2 comentários:

  1. não é a Oba q usa o rosa representando o vermelho da orixá Iansã e o branco do orixá Oxaguiã, cujo o sabre e o escudo q ela carrega seriam os dele ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha acredito que vai depender da qualidade e da nação, no batuque do sul ela usa rosa, em nações como ketu ela tente a usar laranja bem forte quase vermelho, representando o dende. Já em ifa ela usa branco.

      Excluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top