Iansã Onira – Oiá Onira

Postado por: Ebomi at 12:51 32 Comentarios
A "Iansã Onira" é uma Iansã (Oiá Orixá) com algumas características diferentes do padrão do Orixá Yansã, como por exemplo o fato de ela se dar muito bem com Oxum, e até mesmo as cores Próprias - como são suas mais clarinhas e suaves, com tons de azul e rosa, coral e amarelo muitas vezes, diferente das cores fortes de Iansã como o vermelho. Nem por isso ela deixa de ser uma guerreira, e de ser agressiva e violenta.

Na verdade Onira orixá é um "independente". Acho que foi no Brasil que se ligou uma Iansã Onira, exatamente por ela ser guerreira também, e por ela ter os Eguns ligação com. Mas é uma mãe da água doce, como Oxum, daí a sua identificação com ela. Segundo a lenda, foi quem ensinou Oxum Onira um lutar.

 

Em Cuba, chega-se a associar um Onira Ogum.

ONIRA é uma ninfa das águas doces e seu culto aqui no Brasil é confundido com o culto de OYA (IANSÃ), por ser uma grande guerreira, também é saudada como a IANSA, pois existe uma afinidade entre as duas divindades, mas seus cultos não chegaram um fundirem-se. Seu culto na África era totalmente diferente.

Tem ligação com o culto um Egun, por sua ligação e laços de amizade com OYA. Também tem laços de amizade com OSUN, pois foi ONIRA quem ensinou OXUN OPARA (oxum que caminha com Oyá) um guerrear. É uma Òrìsà muito perigosa por sua ligação e caminhos com OSO Oya Onira.

Yansã Onira" - é uma qualidade de Iansã (Oyá)

Yansã Onira" -, é uma qualidade de Yansã (Oyá), guerreira, mas que é uma ninfa das águas doces, com ligação direta com o culto dos Eguns (almas). É a dona do "atori", uma pequena vara usada no culto de Oxalá para chamar os mortos na intenção de fazê-los participar da cerimônia. A função do "atori" é a de, assim que ao ser tocada batida no chão, que se faça o poder de fazer reinar a paz no local ou na vida de alguém e trazer-lhe abundância.

O "atori" também tem a força de mandar chover regularmente para trazer a prosperidade."Yansã Onira" deu a Oxaguiã o "atori" e seu poder de exercê-lo, além de ter lhe ensinado o fundamento e como usá-lo.
Em anos regidos por Oxaguiã, é preciso agradar muito a essa qualidade de Yansã para que ela permita que, através dela, Oxaguiã traga a paz e a abundância."Yansã Onira" é a mãe de criação de "Logun-Edé Apanan". Por isso, toda oferenda para essa orixá, deverá também ser oferecido um agrado a essa qualidade do orixá Logun-Edé."Yansã Onira" reina no mundo dos mortos e tem ligação direta com Obaluaiê e Ogum, sendo que sua ligação maior é com "Oxum Opará", que recebeu dessa qualidade de Yansã os ensinamentos para lutar e ser guerreira.

Foi "Yansã Onira" que ensinou "Oxum Opará" a lutar."Oxum Opará" ser tornou então, companheira inseparável de "Yansã Onira", comendo juntas no bambuzal ou nos rios e tendo aprendido os fundamentos dos Eguns.

Sendo assim, essa qualidade de Oxum, também tem relação direta com os Eguns (almas). Quando "Yansã Onira" e "Oxum Opará" se juntam, se tornam muito perigosas pois têm em dobro a força e a sabedoria dos guerreiros GUIÁN, Ogun e OBALÚWÀIYÉ. Veste o coral e amarelo, contas iguais.

O Xirê em Ketu de Yansã no Candomblé



Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

32 comentários:

  1. preciso muito de ajuda ou vou ficar louco,sera que existe um babalorixa ou uma yalorixa competente para esclarecer algumas duvidas que tenho sobre meu orixa,sou de onira,mas quem e onira?qual o runco de onira?ela e oxum ou iansa?responde na hora que esta louvando oxum ou iansa

    ResponderExcluir
  2. Olá lessa tudo bem? Olha querida não deve se preocupar com isso. Você pode sim louvar Onira com a saudação de Oxum também, mas Onira é Yansã!

    As pessoas custumam aqui no brasil se confundir muito com o assunto de qualidades, isso não é tão importante como pensam.

    É por que Onira se confundi muito com Oxum por causa que são parecidas, mas não é o mesmo orixá.
    também não está errado quando louvar Onira como (Eparrei, Oraeieio!!!).

    Onira é o entardecer quando o sol já se pôs mas ainda é dia e as nuvens estão bem rosas... é uma iansã de água, calma na maioria das vezes, porém muito inconstante, pois não devemos esquecer que ela é Iansã (o vento) que pode ser calmo como agressivo.

    Espero ter ajudado querida, isso é um simples resumo deste lindo orixá. Dica Você pode estar utilizando sim ervas de oxum para cultivar o Ibá Orixá e também misturar Ervas de Oya (iansã) com ervas de oxum para equilibrar o lado quente e frio deste orixá.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, gostaria de saber se sou mesmo de Inhasã Onira, como me disseram e como me recolheram... como posso confirmar isso???Podem me responder ou perguntar mais alguma coisa se preciso forpara confirmar? erikajatoba@gmail.com
    Obrigada,
    Erika

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabo de acordar com esse nome na cabeça. Já. Fui a muitos centros mas nunca ouvi falar desse Orixá. Resolvi pesquisar no Google e estou surpreso. Não sei nem o que falar... Pq ouvi esse nome?

      Excluir
  4. Minha benção pai Ebomi!!! Que minha mãe Iansã Onira lhe abençoe e lhe cubra de amor e saúde!!! E assim continue divulgando e nos ensinando através desse site! Aśè!!! _/\_ Ekedji Cel

    ResponderExcluir
  5. Boa noite vi que a ekedj. Aí em cima também é de onira a maioria das pessoas que são de onira são ekedj?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De forma alguma Gislene, o Orixá não determina qual é o caminho da pessoa dentro da religião, isto é, a pessoa pode ser de Oyá rodante ou Ekeji. Sorte axé!

      Excluir
    2. Gislene não e assim não cada um nasce com uma função no espiritismo tem pessoas rodante e não rodante as ekedis já nasce com essa função sou de onira e sou rodante

      Excluir
  6. Sou filha de onira graças a ela fui bem estruida e criada por um babalorixa maravilhoso deixo aqui minhas bençao a todos que e de bençao..motumba axe.

    ResponderExcluir
  7. Sou filha de onira graças a ela fui bem estruida e criada por um babalorixa maravilhoso deixo aqui minhas bençao a todos que e de bençao..motumba axe.

    ResponderExcluir
  8. Ola me chamo elizandra sou filha de onira pela primeira vez que busco conhecimento sobre essa qualidade eu sabia que onira era mais doce e calma diferente da bale... mas sempre me coloquei na posiçao da bale

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Meus irmãos, primeiramente motumba a todos. Gostaria de conhecer pessoalmente a pessoa que inventou está grande e absurda mentira a respeito da passagem de Oyá cujo o título é Onira... Onira é um dos titulos de Oyá,A senhora oya recebeu este título por ter reinado em Irá, sua terra natal e inclusive foi onde ela deixou Xango na sua ida para a cidade de Koso. A Senhora de Ira, quando Oyá foi rainha, quando ela estava com Xango, seu marido.muitos idiotas dizem que Onira, tope,etc... Não são oya porque a maioria desses ignorantes vê Oyá apenas como a mãe dos mortos, como Igbale e esquecem que ela teve seus títulos de nobreza. Enfim, Èpá Hèi Iyá Mèsán Orun!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão, a questão não é que seja mentira, não se analisa o Orixá por uma só passagem, pois na África as culturas, dialetos, crenças, filosofias mudavam muito de cidade para cidade. Muitos estudiosos tentam pegar materiais (relatos escritos), para retirar alguma conclusão (síntese) do Orixá em questão, mas é difícil. Tem cultura que considera Onira como um Orixá em específico, e outra Oyá como cultura distinta, mas sabemos que são as mesmas, já as Oyá gbale, em algumas culturas são consideradas Filhos de Yansã, claro que esses estudos são muito complexos. A intenção do site é apenas em divulgar cultura, não propriamente desenvolver a linha de raciocínio lógico do que é verdade ou mentira sobre o Orixá fulano de tal. Mas você também está correto nos seus argumentos. sorte axé!

      Excluir
  11. Interessante, isso explica o porque uma vez foi me dito que a minha guerreira é virada paras as águas. Gratidão pelo texto!

    ResponderExcluir
  12. olá. nossa se onira e uma qualidade de oya pra cargagas d'águas mistura ela com oxun.fazendo que com que nos confundimos uma com a outra. pelo que eu entendi dessa qualidade de oya , ela e só apenas mais "vaidosa ".mas só isso. oya é oya, oxum é oxum.

    ResponderExcluir
  13. olá. na minha opinião isso de falar que onira uma hora e oxum, outra hora e iansa , confude muito a cabeça de muitas pessoas. se ela é uma qualidade de iansa ,pra quer "meu deus do céu" falar que em outro lugar ela é um orixá a parte. ou mais ainda falar que ela e parecisicima com oxum, confudindo mais ainda a cabeça de muitos ,quando na verdade ela so e um pouco mais vaidosa que as outras qualidades de oya. desnecessário isso.. pra mim se ela é uma oya vai ser sempre uma oya. ou seja pra quer dar tantos detalhes de uma coisa que muitos so querem saber que ela e uma ainsa como qualquer outra.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde.por conta dessas coisas que a religião esta destruida.sou raspada de Onira (um orixá a parte com fundamento parecido com oxum apará)
    Ela vem pelo caminho das aguás e não de oxum.porém....leva em seu assentamento os mesmos fundamenos de opara.porque ela carrega o lado oxum.
    esclareçendo ora ela é oya horas oxum.mas trabalha com odu de oyá.oxum opara leva o mesmo fundamento só que se faz oxum carregando oyá caminho do odú oxé.
    dito dos antigos.axé para todos

    ResponderExcluir
  15. É possível uma onira caminhar com iemanjá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em particular eu nunca vi, mas só estudando a fundo para saber.

      Excluir
  16. Boa noite e axé a tds muito bom o texto sou filha de onira é oxum e posso dizer que são dois orixá difere com algumas características iguais, precisei aprender a receber as duas pois elas sempre vem juntas comem juntas dança juntas e na hora de me socorrer tbm são as duas, hoje consigo receber as duas sem que elas entre em conflitos sempre onira vem primeiro mais em um giro oxum opara ja está em terra, me sinto muito honrada em ser filha destas duas guerreira.

    ResponderExcluir
  17. Bom. Dia sou de oya onira gostaria de aprender ebo no encontro das aguas

    ResponderExcluir
  18. Sou Opará mais me pareço com oya.

    ResponderExcluir
  19. Quero muito oferecer uma oferenda, iansa onira como fazer

    ResponderExcluir
  20. Olá sempre disseram que sou opara, mas fui jogar búzios e ne disseram que sou onira,ando tendo muitos infortúnios na minha vida cai quebrei o braço nada dá certo no que vou fazer , fiz oferenda pra oxum,será que é por isso por não saberem que sou obra no centro onde vou, preciso de ajuda estou muito confusa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. irmã(o), olha realmente os 2 orixás são parecidos em alguns apectos, pois o jogo de buzios é um pouco limitado ao meu ver para identificar caminho de orixá (Onira / Opara), procure um jogo de Ifá. me add no facebook.

      Excluir
  21. Axé tbm sou de onira e obg pelo texto...

    ResponderExcluir
  22. Respostas
    1. Ela só pode ser cultuada em culto ao Orixá. Na umbanda não se cultua Orixás.

      Excluir
  23. Boa noite, uma vez me disseram que na minha coroa há opara e onira que elas estavam sempre revezando e isso me trazia muita confusão......hoje ouvi de uma pessoa com muito mais tempo de estudos que ñ é assim ou opara ou onira ñ tem como ter as 2 ....alguém sabe algo sobre isso?

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top