Comida de Orixa – Oya – Yansa – O Acaraje

Postado por: Ebomi at 12:34 12 Comentarios

Acaraje, oya, iansa, comida, adimu, agrado, O Acarajé, comida ritual (Adimu ou Ajeun) da orixá Iansã. Na África, é chamado de àkàrà que significa bola de fogo, enquanto je possui o significado de comer. No Brasil foram reunidas as duas palavras numa só, acara-je, ou seja, “comer bola de fogo”. Devido ao modo de preparo, o prato recebeu esse nome.

O acarajé, o principal atrativo no tabuleiro, é um bolinho característico do candomblé. Sua origem é explicada por um mito sobre a relação de Xangô com suas esposas,Oxum e Iansã. O bolinho se tornou, assim, uma oferenda a esses orixás. Mesmo ao ser vendido num contexto profano, o acarajé ainda é considerado, pelas baianas, como uma comida sagrada. Por isso, a sua receita, embora não seja secreta, não pode ser modificada e deve ser preparada apenas pelos filhos-de-santo.

O acarajé é feito com feijão fradinho, que deve ser quebrado em um moinho em pedaços grandes e colocado de molho na água para soltar a casca. Após retirar toda a casca, passar novamente no moinho, desta vez deverá ficar uma massa bem fina. A essa massa acrescenta-se cebola ralada e um pouco de sal.

O segredo para o acarajé ficar macio é o tempo que se bate a massa. Quando a massa está no ponto, fica com a aparência de espuma. Para fritar, use uma panela funda com bastante azeite-de-dendê ou azeite doce.

Acaraje Normalmente usam-se duas colheres para fritar, uma colher para pegar a massa e uma colher de pau para moldar os bolinhos. O azeite deve estar bem quente antes de colocar o primeiro acarajé para fritar.

Esse primeiro acarajé sempre é oferecido a Exu pela primazia que tem no candomblé. Os seguintes são fritos normalmente e ofertados aos orixás para os quais estão sendo feitos.

O acará Oferecido ao orixá Iansã diante do seu Igba orixá é feito num tamanho de um prato de sobremesa na forma arredondada e ornado com nove ou sete camarões defumados, confirmando sua ligação com os odu odi e ossá no jogo do merindilogun, cercado de nove pequenos acarás, simbolizando "mensan orum" nove Planetas. (Orum-Aye, José Benistes).

O acará de xango tem uma forma Ovalar imitando o cágado que é seu animal preferido e cercado com seis ou doze pequenos acarás de igual formato, confirmando sua ligação com os odu Obará e êjilaxeborá.

Veja agora um video do Axé do Acarajé documenta o registro do ofício das baianas de acarajé como bem cultural imaterial do Brasil. O vídeo, dirigido por Pola Ribeiro, foi uma encomenda da Fundação Palmares.

Fonte: wikipedia


Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

12 comentários:

  1. nossa adorei esse site pois tem varias diversificçaoe muito legal ate por d ++ as romario paketaum bjim ki oxala abençoe vcs ate a proxima rsrs

    ResponderExcluir
  2. Belo site! Muito instrutivo.
    Por favor. Alguém poderia me informar,onde devo despachar a comida de Oyá,após ser colocada aos pés do santo?
    Sei que em um bambuzal seria o correto,mas nas proximidades não há bambuzais.Existe um outro lugar onde poderia ser despachado essa comida?
    Um forte abraço e muito axé a todos!

    ResponderExcluir
  3. Mais como e a receita ,?? E tipo eu sou protegida ,era pra mim ser do santo só ke selaram meu caminho ,e eu fui desviada ,mais meu pai é xangô e minha mae iansã e eu adoraria fazer um agrado a ela ,como eu Fasso ,passo a passo,eu posso fazer esse agrado ?
    Ass:bya

    ResponderExcluir
  4. qual numero de acaraje so oferece a oya

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No comum são 9, mas dependendo da oferenda isso pode mudar.

      Excluir
  5. Ariando na quarta feira dia da mãe Iansa e melhor? Fica mais forte

    ResponderExcluir
  6. Bom dia sou filha de de iansa
    Eu posso fazer e colocar
    os pedidos dentro ?

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top