Run o Maior Run pi o do meio Lé o menor
Os Ogã (Ogan) utilizam o Atabaque para animar a festa no terreiro, o atabaque por sua vez tem um papel muito importante nos terreiros, funcionam como um instrumento mágico. Os Atabaque tem a função de chamar os Orixás ou entidades para o terreiro ou barracão, e depois de invocados os presentes Orixás, são os Atabaques que induzem aos Orixás a dançarem sua danças típicas. Especialmente no Candomblé, os Atabaques são utilizados ou tocados por membros da casa com uma hierarquia denomina Ogã (pessoas que tem a função de tocar o atabaque).
Os atabaques chamados de Run, Pi e lé (como especificado acima), não são simplesmente tambores comuns que compramos em uma loja de instrumentos musicais.
Os atabaques passam por uma série de rituais e preparo para que estejam preparados para tocar para os Orixás que são sagrados, e por fim só podem ser utilizados pelos membros designados para esta função.
Ogan ou Ogan
Normalmente estes membro que tem o nome de Ogã, são apontados pelo Orixá em questão ou por um Santo (orixá) da casa. Para que este Ogã seja suspenso (um ato dentro de uma festa no barracão), este membro da casa (futuro Ogan), é apontado por um orixá é levado suspenso, e sentado em uma cadeira o conduzindo aos 4 cantos da casa de santo (Barracão), dali o orixá se propõe a dançar feliz e alegre por ter um Ogã para si.
O Ogã não se resume a só tocar atabaque ou tocar macumba em um xirê de santo, ele tem uma das funções mais importantes dentro da casa de santo, normalmente ele corta para Orixá da casa, ele ajuda nas funções de dentro do Barracão, como um bori, um obi dado a cabeça de um filho de santo, auxilia o pai de santo em todas as funções de rituais de dentro da casa. Os Ogãs tem uma hierarquia maior dentro da casa de santo, por isso ele é considerado e chamado de “Meu Pai Ogã”.
Agora conheça os Ritmos dos Atabaque que são tocados para os Orixás da nação Ketu.
0 comentários:
Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.