Qualidades de Orixá....? O Candomble com qualidades de Orixá..

Postado por: Ebomi at 17:29 1 Commentario

Qualidades de Orixá....? O Candomble com qualidades de Orixá..

Hoje vou citar um assunto muito discutido sobre a relação de qualidades de Orixá (Orisa) no candomblé, com o tempo isso ficou muito difundido este assunto (as qualidade de Orixá), que aos poucos está caindo em realidade, “as qualidades”, que no fundo, não passam de oriki de louvação a cada Orixá ou especifica a região onde ele é cultuado.

Para os estudiosos da religião afro-brasileira já sabem que não existem qualidades de Orixá (Orixá é um só). É muito comum de um consulente (cliente, filho de santo, yao, abian, ebomi, etc...) chegar em uma casa de santo (um barracão) e o Babalorixa (pai de santo) dizer que a vida do fiel (da pessoa) está para se passar por certas dificuldades ou está passando, em relação a sua qualidade de Orixá que está errada (termo mais utilizado “você fez santo errado”). Quando eu me iniciei no culto (raspei o santo), minha cabeça (Ori) foi preparada para o Orixá Oxoguian (no candomblé), mas isso desde novo no santo isso me perseguia sobre as qualidades de Orixá (seus caminhos), como poderia haver tantos orixás naquela época, e por mais que eu estudava não conseguia relacionar minha qualidade de Orixá, tendo como dúvida, quem é Oxaguian e quem é Oxalufan afinal?

Por várias vezes debati e até hoje debato com religioso em relação as supostas qualidades de Orixá, mas é difícil do ser humano se adpitar a novas coisas e principalmente admitir que estava errado quase que toda sua vida. Eu prefiro seguir sozinho em busca de sabedoria, ao ter que me adpitar a algo que não existe, mas respeito a opinião de cada um. Acredito que os nossos Deuses (orixás) querem ser lembrados como foram realmente. Lembre-se Candomblé é uma religião de Cultura e continuidade, então acredito que o Orixá deve sim ser respeitado de tal maneira “preservando ao máximo sua filosofia e seus ensinamentos”.


Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

Um comentário:

  1. Como é de nosso conhecimento existem diversos itãs "lendas" dai que vem a qualidade do orisá, era costume yorubá associar ao nome do indivíduo atributos ou feitos que este realizava. Oxaguiã é uma qualidade de Oxalá, um Oxalá jovem, moço, guerreiro, amigo de Ogum em batalhas, no seu caso vc recebeu essa qualidade que certamente foi vista nos búzios pois seu orisá de cabeça no caso oxalá estava passando por esse odu "caminho" = "Oxaguiã" no momento relacionado ao seu nascimento. Oxalá recebeu o atributo = Oxalufã quando ja estava muito velho, entendeu?

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top