IORÒSÚN Corresponde ao 5 na ordem de chegada do sistema Ifá, onde é conhecido pelo mesmo nome. Iròsún designa uma tintura vegetal vermelha sangue é utilizado ritualística e medicinalmente.
Corresponde, na geomancia européia, à figura denominada “Fortuna Minor”.
Iròsún meji é um odú composto pelos elementos fogo sobre terra, com predominância do primeiro, o que indica escassez, parcimônia, insuficiência de recursos para que a meta seja atingida em toda plenitude.
Corresponde ao ponto cardeal “Este-Nordeste”, à carta do Tarot (a “Imperatriz”) e sua valor numérico é o 4. Suas cores são o vermelho e o laranja, sendo um odú masculino, representado, esotericamente, por uma espiral, ou por dos círculos concêntricos, representação de um “do” (buraco ou cavidade).
Iròsún Meji é muito forte e temido. Expressa a idéia de maldade, miséria e sangue. Foi esse odú quem criou as catacumbas e as sepulturas.
Sempre que surgir numa consulta deve-se imediatamente passar pó de Efun nas pálpebras, por três vezes, para neutralizar, os malefícios dar cor vermelha. Através da proteção da cor branca (Efun).
Iròsún Meji rege todos os buracos de terra, comanda também todos os metais vermelho, como o cobre, o bronze, o ouro, etc... Prenuncia acidentes, miséria, fraudes, sofrimento, ambição e impetuosidade. Os filhos deste odú são predestinados a adquirirem conhecimentos dentro de Ifá, para não perecerem precocemente. São pessoas animadas, exaltadas, realizadoras. São orgulhosas, muito agressivas e que se deixam dominar pelo cólera com qualidade.
Iròsún é um odú de prenúncios medianos, que fala do bem e do mal com a mesma intensidade.
Este odú tem grandes poderes de sabedoria, em sua fase positiva. Propicia alívio a doenças e caminhos fechados, porém nem todos os problemas poderão ser totalmente resolvidos, mas, pelo menos, aliviados.
Este odú tem grandes poderes de sabedoria, em sua fase positiva. Propicia alívio a doenças e caminhos fechados, porém nem todos os problemas poderão ser totalmente resolvidos, mas, pelo menos, aliviados.
Comportamento
Audacioso, decidido, ambicioso, temerário, impetuoso, colérico, distante, egoísta, autoritário, indiferente e realizador.
Obs.: Devido ao fato de Oyá ser regida por este Odú, tornou-se vitima de muita calúnia e injustiças ocasionadas por Egungun, e as pessoas regidas por este Odú, sofrerão todo tipo de problemas, por Xangô, que aqui também comanda, quase sempre interfere com o poder de decisão e justiça, prontificando-se juntamente com Oxalá a aliviar e proteger seu filho.
Personalidade: Os eleitos deste Odu são comumente pessoas muito francas, atiradas, mão aberta, gastam o que não possuem, são gratos, gostam de ajudar as pessoas, são um pouco espalhafatosos, tendo forte atração pelos mistérios do ocultismo e do misticismo, sendo um pouco indecisos. Independente de seus Orixás, recebem grande proteção de Xangô e Oxalá, que sempre os socorrem em suas aflições, com muita rapidez na forma de ajudar.
Dia da semana: 3a, 4a, 5.a feira e Sábado.
Números proporcionais; 04, 20, 36, 52, 68, 84 e 00.
Correspondência zodiacal: Signo de Leão
Correspondência astrológica: Saturno
Tempo de atuação 1 ano
Letra do alfabeto I, J, Y, O e U.
Ponto cardeal: Nordeste
Odu IR0SÚN
(clique nos links para conhecer mais sobre seu Orixá protetor)
Perfeito...exatamente como sou...
ResponderExcluir