EXÚ CAVEIRA

Postado por: Ebomi at 14:59 20 Comentarios
Exú Caveira antes de ser uma entidade, Tatá Caveira viveu na terra física, assim como todos nós. Acreditamos que nasceu em 670 D.C., e viveu até dezembro de 698, no Egito, ou de acordo com a própria entidade, "Na minha terra sagrada, na beira do Grande Rio". Os mitos tem várias explicações sobre o que é Exú em particular Caveira é uma entidade bem velha.

Seu nome era Próculo, de origem Romana, dado em homenagem ao chefe da Guarda Romana naquela época. Também chamado de João Caveira e Tata Caveira.
Exú tata João Caveira

Próculo vivia em uma aldeia, fazendo parte de uma família bastante humilde. Durante toda sua vida, batalhou para crescer e acumular riquezas, principalmente na forma de cabras, camelos e terras. Naquela época, para ter uma mulher era necessário comprá-la do pai ou responsável, e esta era a motivação que levou Próculo a batalhar tanto pelo crescimento financeiro.

O que é Exú Caveira? Quem foi esse Exú?


Próculo viveu de fato uma grande paixão por uma moça que fora criada junto com ele desde pequeno, como uma amiga. Porém, sua cautela o fez acumular muita riqueza, pois não queria correr o risco de ver seu desejo de união recusado pelo pai da moça.

O destino pregou uma peça amarga em Próculo, pois seu irmão de sangue, sabendo da intenção que Próculo tinha com relação à moça, foi peça chave de uma traição muito grave. Justamente quando Próculo conseguiu adquirir mais da metade da aldeia onde viviam, estando assim seguro que ninguém poderia oferecer maior quantia pela moça, foi apunhalado pelas costas pelo seu próprio irmão, que comprou-a horas antes. De fato, a moça foi comprada na noite anterior à manhã que Próculo intencionava concretizar seu pedido.

Ao saber do ocorrido, Próculo ficou extremamente magoado com seu irmão, porém o respeitou pelo fato ser sangue do seu sangue. Seu irmão, apesar de mais velho, era muito invejoso e não possuía nem metade da riqueza que Próculo havia acumulado.
Exu Caveira

A aldeia de Próculo era rica e próspera, e isto trazia muita inveja a aldeias vizinhas. Certo dia, uma aldeia próxima, muito maior em habitantes, porém com menos riquezas, por ser afastada do Rio Nilo, começou a ter sua atenção voltada para a aldeia de Próculo.

Uma guerra teve início. A aldeia de Próculo foi invadida repentinamente, e pegou todos os habitantes de surpresa. Estando em inferioridade numérica, foram todos mortos, restando somente 49 pessoas.

Estes 49 sobreviventes, revoltados, se uniram e partiram para a vingança, invadindo a aldeia inimiga, onde estavam mulheres e crianças. Muitas pessoas inocentes foram mortas neste ato de raiva e ódio. No entanto, devido à inferioridade numérica, logo todos foram cercados e capturados.

Próculo, assim como seus companheiros, foi queimado vivo. No entanto, a dor maior que Próculo sentiu "não foi a do fogo, mas a do coração", pela traição que sofreu do próprio irmão, que agora queimava ao seu lado.


Esta foi a origem dos 49 Exus da linha de Caveira, constituída por todos os homens e mulheres que naquele dia desencarnaram.

Entre os exus da linha de Caveira, existem: Caveira, João Caveira, Caveirinha, Rosa Caveira, Dr. Caveira (7 Caveiras), Quebra-Osso, entre muitos outros. Por motivo de respeito, não será indicado aqui qual exu da linha de Caveira foi o irmão de Caveira enquanto vivo.

Como entidade, o Chefe-de-falange Caveira é muito incompreendido, e tem poucos cavalos. São raros os médiuns que o incorporam, pois tem fama de bravo e rabugento. No entanto, diversos médiuns incorporam exus de sua falange.


Caveira é brincalhão, ao mesmo tempo sério e austero. Quando fala algo, o faz com firmeza e nunca na dúvida. Tem temperamento inconstante, se apresentando ora alegre, ora nervoso, ora calmo, ora apressado, por isso é dado por muitos como louco.

No entanto, Exú Caveira é extremamente leal e amigo, sendo até um pouco ciumento. Fidelidade é uma de suas características mais marcantes, por isso mesmo Caveira não perdoa traição e valoriza muito a amizade verdadeira. Considera a pior das traições a traição de um amigo.

Em muitas literaturas é criticado, e são as poucas as pessoas que têm a oportunidade de conhecer a fundo Caveira Chefe-de-falange. O cavalo demora a adquirir confiança e intimidade com este exu, pois é posto a prova o tempo todo.

No entanto, uma vez amigo de Exú Caveira, tem-se um amigo para o resto da vida. Nesta e em outras evoluções.

Escute os Pontos para Exú Caveira na Umbanda:



Categorias: , ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

20 comentários:

  1. Que lindo Já conhecia a estoria mas que lindo este site pai oxalá de muito axe a vcs,bençãos.

    ResponderExcluir
  2. Não estou conseguindo entender, por que se associa aos Exus imagens e falas que na minha interpretação atual são ruins. Eu os vejo como seres de luz que trabalham muito na recuperação e evolução dos nossos irmãos. Sentem satisfação ao servir a Deus. Conforme já cantava Clara Nunes "... nas terras dos Orixás o amor se dividia entre um Deus que era de Paz e um Deus que Combatia..." Sempre admirei Oxalá, Iemanjá, Xangô,... agora estou aprendendo a admirar também meus irmãos Exus. Aprendendo a combater os bons combates. Há trabalhar na construção de um mundo melhor.
    Axé a todos!

    ResponderExcluir
  3. Nossa que história interessante, eu sou da umbanda e incorporo Exú, mas vejo que quanto mais aprendo menos sei. Salve Exú, Salve a Umbanda. muyito bom ter conhecido este site.

    Um abraço aos organizadores

    ResponderExcluir
  4. Guarda Romana? A Guarda Pretoriana (a que se refere o texto) foi dissolvida em 312 d.C. Além disso, o Egito, em 670 era domínio dos islâmicos. Foi realmente a entidade que contou isso? Curioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando o texto não foi trazido com informações concretas, perceba a palavra "acreditamos", depois pense: o que aconteceu com os membros da guarda pretoriana após sua dissolução?
      Outra ponto... Será mesmo que todo o extenso território do Egito foi inteiramente dominado pelos islâmicos?

      Amigo aprendi com os guias, a história contada pelos homens nem sempre é verdadeira.

      Excluir
  5. Não tenho religião,mas sempre gostei de ler sobreas entidades,principalmente os exus,visto por bons por uns e maus por outros.Minha curiosidade era sobre esse exu caveira,mas agora ficou a dúvida devido o fato descrito pelo Fernando Albuquerque..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiza, olha na religião nós temos alguns Exús de umbanda que tem a sua linhagem muito antiga como as do Exú Tranca Ruas, Exú Caveira entre outros que viveram há muitos anos (a perder de vista), outro exemplo:

      É o Exú Zé Pilintra que é uma entidade nova que viveu na Lapa, mas desconfie, pois eu já vi pessoalmente uma Maria Padilha de 360 anos que viveu na Espanha reconhecer uma estrangeira que veio visitar uma casa de candomblé.

      Disse até sobre o seu quadro na parede de sua sala (quadra da Maria Padilha em vida), claro que ela não tinha este nome, também confirmou o seu nome em vida e muito mais, e tudo isso confirmado por uma pessoa que ninguém conhecia (espanhola).

      Excluir
  6. Obrigado por postarem toda a historia dele gostei de toda ela me encachei em alguns pontos descobri a pouco tempo que sou seu humilde cavalo e todos que me acompanham assim como maria mulmbo obaluae e oxum obrigado por sempre me proteger

    ResponderExcluir
  7. Eu sonhei que passava por apuros e nisso chamei Exú Caveira. Nesse sonho um amigo me mostrou um alfinete e disse pra eu tomar cuidado.Nessa mesma noite, virada pra sexta feira 13 , pessoas de contato forte comigo também tiveram pesadelos. Gostaria de entender mais sobre essa proteção de Exú.
    Ouvindo o ponto, Exú Caveira firma seu ponto na folha de bananeira, lembrei-me que minha mãe contava de uma história que eu sempre repetia, de uma pessoa que foi queimada e enterrada enrolada em folhas de bananeira,chamava-se João José ... alguém pode me explicar isso ?

    ResponderExcluir
  8. Porque Exu caveira se associa sempre a imagem de caveira ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por causa da sua forma espiritual, mas ele foi homem também.

      Excluir
    2. Ele trabalha recebendo os desencarnados no cemitério,fica na porta. Está muito ligado a morte, que tem como símbolo clássico a caveira, com foice e capa.

      Excluir
  9. Ouvi a entidade dizer q ele na forma humana antigamente era boêmio tinha muito vício com álcool e perdeu tudo para o vício. A familia esposa e filhos o abandonaram e quando ele desencarnou seu corpo foi jogado num tipo lixão onde animais comeram sua carne e ate ele ficar em forma d caveira e veio o chefe da falange de um lugar fez tipo um acordo para ele trabalhar na linha dos guardiões ajudando Qem precisa na saúde e principalmente com vício ele aceitou o pacto e ai ele se tornou este exu maravilhoso q tenho honra d ser o aparelho dele. Laroye!

    ResponderExcluir
  10. Boa noite!Venho aqui deixar meu agradecimento ao Exú Caveira, estava em um problema de difícil solução. Estava a caminho de uma clínica e nesse passei de frente ao cemitério e não pensei duas vezes e pedi com muita fé ao Exu Caveira. Meu pedido foi ouvido e atendido em menos de uma hora. Muito poderoso grande Exú Caveira. Gratidão!

    ResponderExcluir
  11. Ola boa noite .

    historia maravilhosa muito bem contada me identifiquei bastante. Realmente quem tem EXU na linha de caveira está sempre a toda prova, eu sou muito grato de ser cavalo deste Exú, pois ele já fez cada coisa que nestes 11 anos de umbanda não sei como descrever. umas das coisas mais lindas deste Exu e AMIZADE e sua força na Cura. Quando o médium se doa a este Exú como Dr caveira ou sete caveiras para tratamento de cura e maravilhoso a sensação, de estar ajudando o próximo seja la quem for, mais a caridade e a fé e uma coisa não tem como descrever .

    laroiê Exú saravá a falange dos CAVEIRAS .

    ResponderExcluir
  12. Bom dia!!!
    Como cuidar do Exú Caveira ??

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top