ÁJÊ XALUGA (Um Orixa pouco conhecido no Brasil)

Postado por: Ebomi at 03:54 8 Comentarios
AJÉ SALUGA
Ajê Salugá é a irmã mais nova de Yemoja. Ambas são as filhas prediletas de Olokun. Quando a imensidão das águas foi criada, Olokun dividiu os mares com suas filhas e cada uma reinou numa diferente região do oceano. Ajê Salugá ganhou o poder sobre as marés. Eram nove as filhas de Olokun e por isso se diz que são nove as Iyemojas.


Dizem que Iyemoja é a mais velha Olokun e que Ajê Salugá é a Olokun caçula, mas de fato ambas são irmãs apenas. Olokun deu às suas filhas os mares e também todo o segredo que há neles. Mas nenhuma delas conhece os segredos todos, que são os segredos de Olokun. Ajê Salugá era, porém, menina muito curiosa e sempre ia bisbilhotar em todos os mares. Quando Olokun saía para o mundo, Ajê Xalugá fazia subir a maré e ia atrás cavalgando sobre as ondas.

Ia disfarçada sobre as ondas, na forma de espuma borbulhante. Tão intenso e atrativo era tal brilho que às vezes cegava as pessoas que olhavam. Um dia Olokun disse à sua filha caçula: "O que dás para os outros tu também terás, serás vista pelos outros como te mostrares. Este será o teu segredo, mas sabe que qualquer segredo é sempre perigoso".


Na próxima vez que Ajê Salugá saiu nas ondas, acompanhando, disfarçada, as andanças de Olokun,Seu brilho era ainda bem maior, porque maior era seu orgulho, agora detentora do segredo.Muitos homens e mulheres olhavam admirados o brilho intenso das ondas do mar e cada um com o brilho ficou cego.Sim, o seu poder cegava os homens e as mulheres.

Mas quando Ajê Salugá também perdeu a visão, ela entendeu o sentido do segredo.Iyemoja está sempre com ela, Quando sai para passear nas ondas. Ela é a irmã mais nova de Iyemoja. Nós não conhecíamos os poderes de Aina, hoje revelados!" Disposto a serví-la, colocou-lhe o nome de Anabi ou Ainayi, que em Yoruba quer dizer: Aina vomita, Aina deu toda riqueza a Fá Ayidogun. Os muçulmanos, depois disto, fizeram de Aina uma divindade, conhecida entre eles, como


texto retirado de mitologia dos orixás


Categorias: ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

8 comentários:

  1. gostaria de saber de uma oferenda para amor, do orixa ajé xalungá a quem eu admiro muito e tenho muita fé!!!!
    mil bjs desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  2. Procure fazer o que procuro por outro caminho ou no caso por outro Orixá. Existe vários tipos de Oferendas, Ebós, Obrigações para você chegar onde quer (Amor). Se é algo para engrandecer e fortelecer ou mesmo adoçar seu Relacionamento, faça algo para Oxum. Mexer com Aje Xaluga é algo que não recomendo para quem não entende bem do assunto ligado a esse orixá. Sorte axé pra você.

    ResponderExcluir
  3. Porque esse orixa e tão pouco falado , e porque é tão perigo fazer oferenda para essa orixa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão, não é que seja que ele é muito perigoso, a diferença é que normalmente este orixá é cultuado apenas em Ifá no culto a Orunmilá, o Candomblé não herdou este orixá em sua cultura.

      Excluir
  4. Descobri q sou filha dela e estou querendo saber mais inclusive pra cuidar dela ...onde me informo mais ?
    Quero estudar sobre ela

    ResponderExcluir
  5. Olá Boa noite. Gostaria de saber por que o candomblé não estou à cultura da orixa aje? O que é o culto à ifa? No culto à orumila

    ResponderExcluir
  6. Gostaria muito de poder estudar sobre essa orixá. Onde encontrar?

    ResponderExcluir
  7. Olocum é orixá masculino ou feminino.

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top