Oraçao de Orunmila – Oriki

Postado por: Ebomi at 14:05 1 Commentario

Orunmila - Opon Ifá - Opele Ifá - OrunlaSaudação a Orunmilá (ifá) com tradução de yoruba para portugues.

Veja e aprenda um Oriki de Oruminlá (o senhor do destino, o adivinho), Orunmila (Orunla, Orumilá) como é conhecido dentro da religião do Culto Afro (Orixá), é um orixá muito importante “observação: Ninguém recebe ou vira com este orixá”, sendo um dos supremos (aquele que testemunhou a criação do mundo e o destino de cada ser humano “ Odu ”) é um orixá muito reverenciado, mas no candomblé não deu tanta continuidade a este orixá que é o primordial dentro do Culto a Ifá (os Babalawo).

 Na maioria ou em quase todas as vezes que é feito um culto (uma obrigação quaisquer) é obrigatório saudar este Orixá (imolé), então resolvi colocar aqui no blog um Oriqui sagrado (reza) para este tão importante Orixá do culto aos Lesé (espíritos bons). Abaixo está primeiramente  atradução do Oriki e logo abaixo está o próprio em Yoruba (sendo necessário um pouco de conhecimento na pronúncia do dialeto africano).
Oração de Orunmila
Abaixo está em portugues a tradução:
O grande Orixá dos mil olhos
Senhor do segredo, assim és conhecido entre os Homens. Pela graça de Olorun
Que em benesse divina permitiu tua vinda do Orun a Terra. Em época remota e ensinar no Aiye os mistérios
do Oráculo Sagrado da Adivinhação aos Homens de Bem
E coração limpo.
Permita-nos o grande Òrúnmilà receber
Uma fagulha sagrada de tua Sabedoria Eterna como o
Universo Infinito
Lega-nos a verdade e o saber de tua virtude
Em nome de Obàtálá.
Para que possamos como Oluyos consagrados
Em tua Fé cumprirmos missão divina entre os
Homens que sofrem, e clamam a benesse de tua Sabedoria
Milenar
Ase, Ase, Ase

Abaixo o Oriki em Yoruba - tradução a cima:

Adura (reza) de Orunmila
1. Orisa Alágbara gbogbo lóju
2. Alásiri gbogbo ènia mó
3. Orno Olódumarè
4. Pélu agbara ti o rán lati òrun wá si àiyé
5. Láiyé àtijó ó nkó nkó nimó ati òye
6. Ohun ijinlè enu Ifá
7. Okàn mimo
8. Òrúnmilà jrkí nrí
9. Imo mimo
10. Agbaíye láilópin
11. Fún wa nimò ati òótó
12. Lórúko Qbàtálá
13. Awa je Bàbáláwo olókikí
14. Lati se ise mimo
15. Lona ati ràn ópolópò ènia lówo

Vocabulário de tradução Yoruba do Oriki de Orunmila

Alágbara - poderoso
Ènia-pessoa
Rán-ajudar
Imó - cultura, saber
Okàn mimo - coração puro Jekí nrí - permitir, encontrar Láilópin - infinito, sem fim
Ôótó — verdade
Àwòrò — sacerdote
Isé — trabalho, missão
Opolópó — numeroso
Omo — filho, descendente
Alásiri — o que mantém o segredo
Agbara — força
Láiyé àtijó — tempos imemoriais
Oye — compreensão, sabedoria
Ohun ijinlè — coisas profundas, fundamento
Agbaiye — universo lmò — conhecimento Lórúko — em nome
Olókiki — reconhecido, famoso
Ràn — ajudar
Lòwo — nas mãos (sentido de proteger) Ekun — energia

Quer saber qual é o sua cabala com o Orixá protetor?


1 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Oferendas para Orixá Ogum

Postado por: Ebomi at 14:00 0 Comentários
Hoje um dia especial 23 de abril é a data comemorativa a (São Jorge) Ogum o Orixá da luta, Guerreiro não conheceu a derrota, a este trabalho pode ser feito para qualquer finalidade onde você procura a vitória sobre alguma causa que lhe interessa, (só não aconselho utilizar para casos de Amor).

OGUM




















Um dia muito especial tanto para Umbanda, Candomblé quanto para os católicos, então revolvi postar dois Adimu (comidas) para Orixá Ogum.

Entre todos os Orixás Ogum é um dos mais humildes, pois não pede muito, contudo, defende seus filhos e protegidos com unhas e dentes e seus inimigos sentirão a fúria de sua espada.


Com conseguir ajuda do Orixá Ogum


ABADO ERAN Agrador Orixá  Ogum)
 
1 kg de milho vermelho torrado
1 kg de milho vermelho cru 
21 pedaços pequeno de carne de boi ou de caça 
Azeite-de-Dendê  
 
Preparar a Comida para Ogum
Após torrar o milho ponha em uma gamela acrescentando os pedaços de carne, misture tudo e regue com bastante azeite-de-dendê. Em seguida ofereça à Ògún acompanhado de Gin ou Uísque. 


Esta comida só deve ser oferecida ao Orixa Ogun na rua, com a finalidade de destruir as  energias negativas matando as dificuldades da vida pelo fato do milho esta torrado não brotando mais. O que logo depois deverá oferecer à Ogum na volta para casa o milho cru passar sobre a cabeça deixando cair diretamente no chão e jogando água por cima dos milhos com a finalidade de brota todas as coisas boas e dinheiro no caminho.

Oração de São Jorge - Ogum


Abalá (comida, Adimu de Ogum)


(Bola de arroz doce) 
 
Arroz branco  
Leite de cabra 
Açúcar  
Erva doce
Pó de anis-estrelado
 

Como Preparar a Comida de Ogum

Cozinhar o arroz com açúcar em fogo médio. Depois de bem cozido acrescente o leite, erva doce e anis - estrelado, batendo bem com a colher de pau, até virar uma papa deixando ferver mais um pouco até obter uma pasta. Retire do fogo deixe esfriar e faça bolas.
 
Esta comida só não e oferecida a Orixás Ogun e Exú.
(ampliar foto para oração de São jorge)

Aqui você poderá ver outra comida de Ogum Comida para Ogum ( Adalu – Oferenda).

Saudação a Ogum (Oriki) aqui aprenda as Cantigas de Ogum

Xirê em Ketu Orixá Ogum: Letra yoruba e Tradução

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Ebó Para Deixar de Beber – Feitiço

Postado por: Ebomi at 13:50 11 Comentarios

Ebós para parar de beberEssea Ebó Para Deixar de Beber, são 3 ebós e Uma Oração no final do post, caso não funcione um, tente um dos outros 2 , vale lembrar que este feitiço é  um dos trabalhos (macumba) que acho muito importante, pois recebo muitos email relacionados a isso, se você conhece alguém tem tem vício de bebidas (alcoolismo), não exite em fazê-lo, podem me pedir para postar o que quizerem, logo que terei tempo irei atendê-los, as vezes pode demorar um pouco, mas irei publicar. Para as pessoas que me pediram uma Simpatia para bebida (deixar de beber), isso também é muito eficaz, claro que a pessoa tem que querer e não deixe de procurar ajuda médica, pois como sabemos alcoolismo é uma doença e precisa de tratamento. Abaixo também colocarei uma oração para parar de Beber!

Caso não tenha nenhum tipo de conhecimento por favor peça ajuda a alguém dentro da religião, procure um jogo, uma orientação espiritual (candomblé ou Umbanda).

Os 3 Ebós (trabalhos, macumbas, feitiços, obrigações) para parar com as bebidas.


1 - Escrever os pedidos na fronha do travesseiro e depois despachar no mar.

2. Sacudir a pessoa com pipocas e um frango numa cova abandonada do cemitério, fazer pedidos edeixar tudo aquilo ali.

3. Torrar a maça de vaca e fazer o pó. Esse pó deverá ser colocado na bebida que a pessoa maisgosta ou comida.

4. Fazer uma infusão de cachaça, camarão pitu e restos das fezes do beberrão. Quando ele beber fará vômitos. Quando vomitar, junte o vômito e enterre numa cova abandonada, acendendoumavela e fazendo pedidos.

 

ORAÇÃO CONTRA BEBEDEIRA (PARA PARAR DE BEBER)

 

Meu Deus, ajudai-me e socorrei-me! Que a vossa bondade infinita perdoe os meus fracassos; a vossa graça levante a minha vontade e me torne capaz de vencer a tentação do álcool. Nossa Senhora, refúgio dos pecadores e consoladora dos aflitos, rogai por mim e por todos os alcoólatras, amém. Mas não basta apenas isso procure também um especialista sobre o assunto.

11 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Orixas Exu – Conhecendo suas personalidades

Postado por: Ebomi at 19:26 0 Comentários

Assentamento Orixá ExúExú Orixá é personagem controversa, talvez a mais controversa de todas as divindades (orixás) do panteão iorubá. Para alguns é considerado como não exclusivamente mau, enquanto para outros é tido como a própria personificação do Mal, no Candomblé ele é dividido em vários aspectos (Orixá, escravo, guardião, etc), na Umbanda como povo de rua (guardiões da encruzilhada). Segundo Dopamu (1990), a maioria dos iorubás compartilham a opinião de que Exu personifica o Mal e atribuem a ele a responsabilidade por situações de briga, perigo, confusão, tumulto, má conduta e loucura. É comum ouvirmos um iorubá orando Oloorun ma je ki a ri ija Esu - Possa Deus nos ajudar a evitar o combate com Exu..


Exu Oriki
Exu Odara omokunrin Idolofin
Exu Odara, o homem forte de Idolofin
Paapa-wara; A tuka mase isa
O apressado, o inesperado
Ele, que quebra em fragmentos que não se pode juntar.

No mito cosmogônico Orixá Exú figura como responsável pela conservação do axé, o grande e divino poder com o qual as divindades realizam seus feitos sobrenaturais. (Abimbola, 1976). Em outros mitos, mostra-se freqüentemente associado a Orumilá. Vejamos um desses mitos, transcrito por Dopamu (1990):

Exu iba assentamento orixaUm dia Exú recebeu de Orumilá 120 mil búzios economizados e prometeu negociar com eles. Mas como desejava ver o trabalho de seu companheiro arruinado, com esse dinheiro comprou uma velha e a trouxe para ele. Não passaram três dias e a velha morreu. Mas Orumilá, conhecendo muito bem as intenções maldosas de Exu, aceitou o incidente com calma e providenciou rituais fúnebres com todas as honras para a falecida. Pois bem. A velha era mãe de dois grandes reis o Oba de Ibini (Benin) e o Oba de Oyo, que estavam procurando-a por toda parte, preparados para pagar por ela um resgate real. Ao tomarem conhecimento do ocorrido, compraram de Orunmilá o cadáver da mãe por incontáveis bolsas de búzios. Assim, Exus não conseguiu criar obstáculos no caminho de Oruminlá.

Outro mito esclarecedor a respeito das relações entre essas duas divindades o seguinte: Certa feita, Orumilá sofreu a ingratidão das pessoas do mundo e partiu para o céu, levando um feixe de varas e lamentando o ocorrido. No caminho encontrou Exu que lhe perguntou para onde ia. Ouvindo o relato, Exu considerou que, se os seres humanos podiam dizer coisas tão feias contra Orumilá, sempre tão  generoso para com eles, o que não diriam dele próprio, sempre tão cruel? Então, acompanhou o amigo até o céu, carregando o feixe de varas para ele e lá chegando, ao ver as pessoas do mundo irou-se.

Os búzios eram usados como moeda corrente”

Pegou algumas varas e começou a bater nelas. As pessoas clamaram a Olodumare por ajuda, dizendo que o promotor de desordens as havia seguido até o céu para matá-las. Olodumare enviou seus mensageiros para deter Exu e perguntou a Orumilá por que se recusara a proteger as pessoas entregues a seus cuidados. Este defendeu-se dizendo que Exu era responsável por todos os distúrbios do mundo e que dera, no céu, apenas uma demonstração de seu comportamento habitual na terra. Exu disse às pessoas que Orumilá as protegia no mundo mas não poderia protegê-las no céu. Então Olodumare disse a Orumilá que não levasse mais Exu ao céu e que cuidasse pessoalmente do bem-estar das pessoas no mundo. Aqui vemos Exú como gerador de distúrbios, dotado de poder para promover discórdias controláveis somente por Olodumare através de Orumilá (Dopamu, 1990).

Para Dopamu, Exu é o inimigo invisível do homem que, ardiloso e hábil, arremete sem descanso. Ao descrever as relações entre o homem e essa divindade, usa termos como estratégia e inimigo, denotando uma luta travada entre o Bem e o Mal, em dois campos de batalha articulados: o visível, na vida de relações sociais e o invisível, no íntimo da cada ser humano: Exu é uma realidade externa, bem como um demônio psicológico em nós. Embora Dopamu8 o considere como uma entidade exclusivamente malévola, outros autores o descrevem como uma divindade simultaneamente malévola e benévola (desde que receba seu tributo).

Seu santuário é geralmente construído fora da cidade ou da aldeia, podendo também ser encontrado em albergues para estrangeiros e encruzilhadas. É simbolizado por uma laje de pedra ou pedaço de laterita bruta enterrado obliquamente no chão. Às vezes é simbolizado por uma imagem feita de barro ou madeira. Cultuado e aplacado por “Cabe observar o fato de ter havido uma mudança na opinião desse autor a respeito da natureza de Exu. Na obra escrita em co-autoria com Awolalu”, Dopamu mostra-se de opinião que Exu não deve ser inteiramente identificado com o Satã das Escrituras cristã e muçulmana, por possuir caráter duplo, portanto, com traços de benevolência. No decorrer de seus estudos sua opinião se modifica e a obra Exu, o inimigo invisível do Homem  publicada em 1990 em português, por esta editora, constitui uma espécie de "retratação pública", conforme podemos ver no prefácio da obra referida toda a terra iorubá, aceita em sacrifício búzios, galos, cachorros e bodes, bem como uma parte dos sacrifícios oferecidos às demais divindades. Em algumas regiões realiza-se festivais anuais em sua homenagem, ocasião em que as pessoas lhe pedem bênçãos para a agricultura e proteção contra o mal.

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Pontos Exus Pomba Gira – Parte 1 Umbanda

Postado por: Ebomi at 10:02 0 Comentários

Gira de Exu e Pomba giraTodos os Pontos Cantados para Exú e Pomba Gira é a continuação da saga aprendendo a cantar para as entidades, sendo esse a primeira parte a Exus e Pomba Giras cantado tanto na Umbanda quanto no Candomblé são mais de 500 pontos com os mais diversos tipos de Exús (pelo menos são todos os nomes que eu conheço de Exús) para não se perder no contexto das cantigas para Exús acompanhe-se o site que você irá ser avisado por email quando eu publicar a segunda parte, pois são muitos Pontos de Umbanda (Exús e Pomba Gira). Estarei publicando no final do artigo links que para você ouvir Pontos de Umbanda, Exú, Caboclo, Boiadeiro,a Rádio espírita com diversos toques de Umbanda e Candomblé junto com as outras postagens dos Pontos de Caboclos.

 

“O download não posso fornecer pois os direitos autorais iriam acabar com o site, mas sempre que puder estarei publicando  para você escutar Pontos em Geral”



Aprenda agora todos os Pontos de Exús e Pomba Giras Cantandos Na Umbanda e no Candomblé

Ponto a Exú JOÃO CAVEIRA

Moço, vou lhe apresentar,
Vou lhe apresentar,
Um espírito de luz,
Para lhe ajudar,
Oi moço! (bis)
Ele é João Caveira,
Ele é filho de Omulú,
Quem quiser falar com ele,
Alubandê Exu. (bis)

Exú CAVEIRA

Portão de ferro,
Cadeado de madeira,
No portão do cemitério,
Quem manda é o Exu Caveira.


Exú SETE DAS ALMAS

Seu Sete,
Meu amigo de alma,
Seu Sete,
Meu irmão quimbandeiro,
Girar, todo mundo gira,
O seu Sete é,
Da Coroa de Oxalá, lará... laiá...
Girar, todo mundo gira,
O seu Sete é,
Da Coroa de Oxalá.
Oi seu Sete!... (bis)


Exús SETE DAS ALMAS

Você botou o meu nome,
Na boca de um bode,
Mas eu sou filho do seu Sete,
Comigo ninguém pode.
Você botou,
Você mesmo vai tirar,
É uma ordem do seu Sete,
Você tem que respeitar. (bis)

EXU É REI

Sete facas de ponta,
Em cima de uma mesa,
Sete velas acesas,
Lá na encruzilhada,
Exu é Rei,
Alubandê Exu,
Exu é Rei,
Alubandê Exu,
Exu é Rei,
Lá nas Sete Encruzilhadas.


EXU É CURADOR

Estava na encruza curiando,
Quando a banda lhe chamou.(bis)
Exu no terreiro é rei,
Na encruza ele é doutor.(bis)
Exu pega demanda,
Exu é curador.(bis)


LINHA DE EXÚ E POMBA GIRA

LINHA DAS ALMAS (Ponto Exú das Alma)

Eu adorei as almas,
Eu adorei,
Eu adorei as almas,
Eu adorei,
Eu adorei as almas,
Só porque,
Eu adorei as almas,
Mas eu adorei,
Eu adorei as almas,
Eu adorei,
Eu adorei as almas,
Eu adorei,
Eu adorei as almas,
Só porque,
Eu adorei as almas. (bis)


DESTRANCA RUA (Ponto de Tranca Ruas)

Destranca Rua,
Destranca os meus caminhos,
Que foi trancado,
Pelo Povo Pequenino.(bis)
Bará da Rua,
Bará o Exu,
Bará da Rua,
Saravá Destranca Rua.(bis)
Exu Bará da Rua,
Bará o Exu,
Bará da Rua,
Saravá Destranca Rua. (bis)
Mas eu não saio na rua,
Mas eu não saio na rua,
Sem cumprimentar,
O meu Bará da Rua. (bis)
Bará da Rua,
Bará o Exu,
Bará da Rua,
Saravá Destranca Rua.
Exu Bará da Rua,
Saravá Destranca Rua. (bis)

PONTO DE TRANCA RUAS

O sino da igrejinha,
Faz belém, blém... blóm... (bis)
Deu meia-noite, o galo já cantou,
Seu Tranca-Ruas que é o dono da gira,
Oi corre gira que Ogum mandou. (bis)
Seu Tranca-Ruas que é o dono da gira,
Segura a gira que Ogum mandou. (bis)


PONTO PARA EXÚ VELUDO

Exu da meia-noite,
Exu da Encruzilhada,
No terreiro de umbanda,
Sem Exu não se faz nada.
Comigo ninguém pode,
Mas eu posso com tudo,
Na minha encruzilhada,
Eu sou Exu Veludo. (bis)


EXÚ GIRA-MUNDO

Comigo ninguém pode,
Mas eu posso com tudo,
Na minha encruzilhada,
Eu me chamo Gira-Mundo. (bis)


EXU DO LÔDO

Exu pequenininho,
Dele não faça pouco,
Olha lá que ele é Exu,
Ele é o Exu do Lodo.(bis)
Oi Exu do Lodo,
Você não é brincadeira,
Exu do Lodo,
Você mora na ladeira,
A capa p’ra Exu,
Que eu mandei fazer,
Não era p'ra Exu,
É p'ra Bará Lodê.
Oi a capa p'ra Exu,
Que eu mandei fazer,
Oi não era p'ra Exu,
É p'ra Bará Lodê. (bis)

PONTO PARA ZÉ PELINTRA

Eu encontrei,
Zé Pelintra na estrada,
Chorava pelo amor de sua amada,
Ele chorava, por uma mulher,
Chorava por uma mulher,
Oi chorava por uma mulher,
Que não lhe amava. (bis)

AQUELA CASA DE POMBO
Aquela casa de pombo,
Aquela casa de pombo,

 
PONTOS LINHA DE EXÚ E POMBA GIRA

Só dá pra dois morar...
Aquela casa de pombo,
Aquela casa de pombo,
É do meu povo girar...
Eu e você!...
Você e eu!...(bs)
Se eu te magoei!...
Foi sem querer!...(bis)

EXUS TRANCA RUAS DAS ALMAS

Vocês estão vendo esse moço,
Que no cruzeiro está,
Mas preste bastante atenção,
Quando por ele passar,
Oi reze uma grande homenagem,
Com todo o respeito que há,
Pois ele é o Exu Tranca Ruas,
Filho das Almas também,
Cuidado gente,
Não vão se enganar,
Pois os nossos caminhos,
Ele poderá trancar. (bis)

PONTO PARA EXU TIRIRI LANÃ

Exu Tiriri Lanã,
Lanã cadê o Tiriri,
Mas ele veio de Aruanda,
Pra salvar filhos de Umbanda,
Exu Tiriri Lanã. (bis)
Oi já bateu a meia-noite,
Quero ver quem vem aí...(bis)
Vamos firmar nossa corrente,
Que aí vem seu Tiriri. (bis)
Baila que baila na porteira,
Ele bateu a meia-noite. (bis)
Bebe marafo que nem água,
Quem é que vai dizer,
Que o Tiriri não bebeu nada.(bis)

ENÁ ENA É MO JUBA

Ena ena é mo jubá, ê...
É mo jubá, (bis)
Soltaram o pombo lá na mata,
Mas na pedreira não posou,
Foi pousar na encruzilhada,
Seu Sete Encruza quem mandou,
Foi pousar na encruzilhada,
Seu Tranca Rua quem mandou,
Foi pousar na encruzilhada,
Exu Veludo quem mandou.
Ena ena é mo jubá, ê...
É mo jubá, (bis)
Soltaram o pombo lá na mata,
Mas na pedreira não pousou,
Foi pousar na encruzilhada,
Seu Tiriri foi quem mandou,
Foi pousar na encruzilhada,
Arranca Toco quem mandou,
Foi pousar na encruzilhada,
Seu Tranca Gira quem mandou.
Ena ena é mo jubá, ê...
É mo jubá, (bis)
Soltaram o pombo lá na mata,
Mas na pedreira não pousou,
Foi pousar na encruzilhada,
Seu Omulú foi quem mandou,
Foi pousar na encruzilhada,
Seu Xapanã foi quem mandou,
Foi pousar na encruzilhada,
Sete Caveiras quem mandou.
Ena ena é mo jubá, ê...
É mo jubá, (bis)
Soltaram o pombo lá na mata,
Mas na pedreira não pousou,
Foi pousar na encruzilhada,
Seu Exu Rei foi quem mandou,
Foi pousar na encruzilhada,
Seu Gira Mundo quem mandou,
Foi pousar na encruzilhada,
Destranca Rua quem mandou.
Ena ena é mo jubá, ê...
É mo jubá, (bis)
Soltaram o pombo lá na mata,
Mas na pedreira não pousou,
Foi pousar na encruzilhada,
Maria Padilha quem mandou,
Foi pousar na encruzilhada,
Maria Molambo quem mandou,
Foi pousar na encruzilhada,
Maria das Almas quem mandou.
Ena ena é mo jubá, ê...
É mo jubá, (bis)
Soltaram o pombo lá na mata,
Mas na pedreira não pousou,
Foi pousar na encruzilhada,
Seu Sete Capas quem mandou,
Foi pousar na encruzilhada,
Seu Capa Preta quem mandou,
Foi pousar na encruzilhada,
Exu do Lodo quem mandou.
Ena ena é mo jubá, ê...
É mo jubá, (bis)
Soltaram o pombo lá na mata,
Mas na pedreira não pousou,
Foi pousar na encruzilhada,
Tatá Caveira quem mandou,
Foi pousar na encruzilhada,
Seu Sete Covas quem mandou,
Foi pousar na encruzilhada,
O Boiadeiro quem mandou.
Ena ena é mo jubá, ê...
É mo jubá, (bis)


MEUS AMIGOS

Seu Marabô, Tiriri,
Seu Tranca Ruas,
Eu venho pra encruzilhada,
Pedir um ajuda sua. (bis)
Seu Sete Capas, meu Exu,
Meu defensor,
Zé Pelintra na encruza,
Eu sei que tu é doutor.
Maria Padilha,
Rainha do Candomblé,
Venha me agora valer,
Eu preciso da você.
Quiseram pôr fogo no meu barracão,
Esqueceram que eu também,
Tenho Exu e coração. (bis)
Grito bem alto,
Meus amigos da encruza,
Sei que vão me defender,
Com vocês ninguém abusa.(bis)

POVO DO MAR

Pescador!... Pescador!... Cuidado!...
Cuidado com as ondas do mar.
Hoje é dia de lua nova,
Dia do Povo do Mar...
Arerê, vem chegando Ererê,
Vem chegando Arerê,
Vem chegando Ererê,
Vem chegando Arerê,
Vem chegando Ererê,
Vem chegando Arerê,
Vem chegando Ererê,
Vem chegando A ...(bis)
Se fez prece a Mãe Sereia,
Dandalunda vai te ajudar,
Pescador de lua nova,
Cuidado, olha o Povo do Mar...
Arerê, vem chegando Ererê,
Vem chegando Arerê,
Vem chegando Ererê,
Vem chegando Arerê,
Vem chegando Ererê,
Vem chegando Arerê,
Vem chegando Ererê,
Vem chegando A ...(bis)
Pescador faz oferendas,
Mamãe Cinda vem buscar,
E na praia Ela chega,
Traz presentes de Iemanjá...
Arerê, vem chegando Ererê,
Vem chegando Arerê,
Vem chegando Ererê,
Vem chegando Arerê,
Vem chegando Ererê,
Vem chegando Arerê,
Vem chegando Ererê,
Vem chegando A ...(bis)
SAUDAÇÃO A EXU REI
Exu Rei é exu formoso,
Da Coroa de Oxalá. (bis)
Ele não perde viagem,
Quando vem pra demandar. (bis)
Exu Rei é exu sério,
Que não gosta de brincar,
Quando baixa no terreiro,
Vem disposto a trabalhar. (bis)
Sarava seu Exu Rei,
Salve a Coroa de Oxalá. (bis)

PONTO GERAL DE SUBIDA

É hora, é hora,
É hora no calendá é hora,
É hora é hora...
É hora, é hora,
É hora meu bom Exu já vai embora. (bis)

LAMENTO A TRANCA-RUAS

Oi que lindo luar,
Oh ! luar,
Oh ! luar,
Mas ele é dono da rua,
Oh ! luar,
Quem cometeu os seus pecados,
Peça perdão ao Tranca-Ruas !
E pelo sangue derramado,
Oh ! luar,
Em cima de uma catacumba,
Oh ! luar,
Quem cometeu os seus pecados,
Peça perdão ao Tranca-Ruas!
Mas ele é filho do sol,
E também é neto da lua,
Quem cometeu os seus pecados,
Peça perdão ao Tranca-Ruas!

EXU GANGA (Musica)

Eu fui no mato, Ganga,
Colher cipó, Ganga,
Eu vi um bicho, Ganga,
Com um olho só, Ganga...
Exu Ganga, Exu Ganga é Marabô,
Exu Ganga, Exu Ganga é Marabô (bis)


Escute Musicas de Candomblé Aqui. Ouvir Pontos para Exú na Umbanda Aqui.
Escute a Rádio Espírita, Cantigas, Pontos, Batuques, etc.

Aqui leia a primeira Parte de Pontos de Umbanda.

Aqui Na Umbanda Pontos de Caboclos– Parte 2

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

PARA NAO PERDER A SORTE

Postado por: Ebomi at 19:15 0 Comentários


Treve para trazer boa sorte. Simpatias.A Simpatia para não perder a Sorte é tão importante quanto as Simpatias para trazer a Boa sorte, pois apartir do momento em que você ganha deve preocupar-se em não perde-lá. Então vamos lá a mais uma ótima Simpatia que fará que preserve sua Boa Sorte.

Uma salada bastante sortida para tornar quem a degusta uma pessoa sortuda. É fundamental que seja preparada com legumes frescos, na quantidade indicada e que seja depois comida sem acompanhamento, principalmente de carne de boi.


Os Ingredientes para a Simpatia para Não perder a Sorte:

21 folhas de alface
33 rodelas de palmito
2 cenouras cortadas em rodelas
85 grãos de ervilha cozida
1 pimentão cru cortado em rodelas
2 tomates cortado em rodelas bem finas
3 batatas cozidas cortadas em rodelas
1 limão
1 pitada de pimenta do reino
11 gotas de óleo de oliva
sal à gosto

Modo de fazer a Simpatia:

Em uma travessa de louça, disponha as folhas de alface nas laterais. De fora para dentro, disponha os demais ingredientes na seguinte ordem: tomates,
batatas, pimentão, cenouras e palmito. As ervilhas vão por cima de tudo. Acrescente o óleo de oliva, a pimenta e o sal. O limão deve ser cortado em
quatro e, ao espremê-lo, a cada parte fazer o sinal da cruz. Comer sempre à noite e depois evitar tocar em qualquer tipo de cédulas e moedas até o dia
seguinte.

As Simpatias que eu indico sãos as de Sorte em Sorteios e Loterias (para sorte no jogo), caso seja só para trazer sorte no geral utilize esta simpatia para trazer a boa  Sorte.

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Simpatia PARA TER SORTE COM DINHEIRO

Postado por: Ebomi at 19:03 0 Comentários


Simpatia para Sorte com dinheiro, mandingaEsta Simpatia para Ter sorte com Dinheiro é uma boa dica ae para o pessoal que tem uns altos e baixos e você seguindo corretamente as instruções desta receita, você caminhará para a tão sonhada estabilidade econômica , pois utiliza um elemento de grande poder. De origem asiática, a lentilha carrega em si o principio da boa sorte financeira.

Ingredientes para Simpatia de ter Sorte Com dinheiro:

300g de lentilhas
50g de bacon magro
2 colheres de chá de curry
7 dentes de alho
1 pitada de sal
1 cebola grande

Modo de fazer a Simpatia para trazer sorte com Dinheiro:

Primeiramente deixe a lentilha de molho por três horas. Enquanto isso, corte o bacon em pedacinhos e coloque para fritar numa caçarola. Acrescente
o alho e a cebola cortados em rodelas finas e quando dourar coloque a lentilha com a água do molho inclusive. Salgue, tampe e deixe ferver em fogo médio
até formar caldo. Acrescente o curry e deixe ferver por mais dois minutos em fogo baixo.
Atenção! A mesma pessoa que fez a receita deve servir cada prato que
for tomado.

Caso essa simpatia não lhe sirva veja esta aqui Simpatias Para Sorte em Sorteios e Loterias (para sorte em jogo), caso seja só para trazer sorte no geral utilize esta simpatia para Sorte

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

A Força do Destino em Nossa Vidas – Orixas do Candomble

Postado por: Ebomi at 22:08 0 Comentários
Veremos como os Orixás (Candomblé), nosso Odu (carma espiritual ou caminho) funcionam relativamente em nossas vidas “A força do destino em nossas vidas”. Como já foi indicado, a duração de nossa permanência na terra, o tipo de trabalho que fazemos, e o grau de nosso sucesso ou fracasso na vida são todos funções de nossas próprias solicitações destinadas.
 
ifa orunmila candomblé orixa santeria orunla ajexaluga exu opele ifa
 
Nós veremos por exemplo os trabalhos de IwOríbogbe, que se uma pessoa escolhe pagar uma visita rápida no mundo, não haveria virtualmente nada que se pudesse fazer para prolongar a vida de tal pessoa na terra, exceto em raras circunstâncias, aonde seu guia divino pode modificar o destino propenso. Esta classe de pessoas é que são chamadas IMERE em Yoruba e Igbokhuan em Bini, vêem para o mundo por umas poucas horas, dias, semanas, meses ou anos e morrem quando chega à hora escolhida.
 

A FORÇA DO DESTINO EM NOSSAS VIDAS: Orixás

 

   
Ifá - buzios - Ikins - OpeleFoi apenas Orunmilá que descobriu o segredo de como prolongar as vidas de tais pessoas na terra, que ocorre apenas se os pais da criança são capazes de descobrir pelo oráculo com boa antecedência, que o nascimento da criança será Imere. Por exemplo uma pessoa vem do céu com a determinação de se tornar um fazendeiro na terra. Dependendo do tipo de liberação de poderes celestes que ele obteve, ele poderá gostar de agricultura logo que ele se torne adulto no mundo e prosperar imensamente. Se por outro lado ele falhou na obtenção da liberação dos poderes superiores no céu, ele pode se tornar um profissional completamente diferente no qual ele nunca será capaz de encontrar o fim, tendo se desviado fora das suas escolhas vocacionais ou profissionais.
 
Um ponto significante para se ter em mente é que ninguém alguma vez relembra suas frases no céu na partida para a terra.. Exú usa o período de espera no Erebus e o processo da infância para apagar (bloquear) toda memória do que nós somos no céu e o que planejamos fazer na terra. Ninguém veio alguma vez do céu, exceto os Imere, com pedidos ruins para si mesmos. Todo mundo deseja ter sucesso naquilo que faz, mas seu sucesso depende principalmente na quantia de autorização que recebeu das altas divindades antes da vinda para a terra.

Algumas pessoas fogem do céu sem obter a liberação de ninguém. Há pessoas que divagam por toda parte no mundo por querer uma vida estável. Quase invariavelmente uma vida tranquila esquiva-se deles em toda parte, já que eles não fizeram programação para isso. Tais pessoas vem ao mundo para censurar e culpar Deus, seu guardião ou suas cabeças e companheiros humanos, por suas falhas e infortúnios. Mas eles tem que culpar unicamente a si mesmos.
 
É como alguém partindo para uma nova fazenda sem estar à altura do trabalho e nem ter comida para a jornada. Na chegada ao mundo, um número de pessoas é afortunada tendo bons pais que vão a algum tipo de oráculo ou outro tipo de sacerdote. Só os pais são capazes de descobrir a tempo o tipo de criança que eles têm, eles podem iniciar suficientemente cedo a tarefa para o preparo dos pés da criança no caminho certo do seu destino.
 
Um aspecto muito importante do destino de uma pessoa é a divindade dominante de sua vida. Como indicado anteriormente, antepassados dos homens vieram a este mundo sob a liderança de uma ou outra divindade. É a alguém que veio sob a Orientação de Orunmilá que será requerido que seja bem sucedido servindo Orunmilá no mundo. O mesmo é verdade para todas as demais divindades como Ogum, xangô, Olokún, ya, etc.
 
Do mesmo modo, é a pessoa que veio sob a Orientação de Orixá N'la (Orixala) (representação personificada de Deus) que irá prosperar seguindo o caminho da religião moderna. A tragédia da existência do homem é que quando um seguidor de uma divindade observa os seguidores de outras divindades, felizes e contentes em sua própria facção, ele acredita que ele seria igualmente bem sucedido, abandonando os serviços de sua própria divindade pelo serviço de outra. Há pessoas que ou caem da frigideira para o fogo ou passam através da vida como se estivessem envolvidos em uma busca sem fim por um porto seguro.
 
A advertência para tais pessoas é irem ao algum tipo de oráculo, eles têm a função e autorização para descobrir suas divindades Orientadoras. Tão logo isto seja desvendado uma proporção considerável do tamanho de seus problemas terá sido resolvida.

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Orixás Ibeji guarda os nascidos em Gêmeos

Postado por: Ebomi at 22:08 0 Comentários

Ibejis ou vunge  orixás criançasOs Orixás Ibeji protege, guarda, cobre  os filhos de Gêmeos que são nascidos de 21 de maio a 20 de junho.   
Os Regidos pelo signo de Gemeos o Orixá protetor: Ibeji no Candomblé. (anjo da guarda)

Na Umbanda: As crianças (Erê) ou (Vunji)
Na igreja católica:São Cosme e São Damião
Número de sorte para os filhos de Ibejis são: 2 e 5;
Elemento: ar;
Planeta, mercúrio;
Metal, mercúrio;
Pedra, topázio;
Cor, cinza claro e cores mescladas;
Colar de proteção ou Guia: rosa; Vela, rosa e colorido;

Para  os filhos e regidos por Ibejis (Gemeos) - Nas relações humanas são mais compatíveis com as  pessoas dos:
Signos, Carneiro, Leão, Balança, Aquário;
No Ritual do candomblé são compatíveis com os Orixás: Ogum, Nanã Buruku, Oxossi, Omolu;

Na Igreja católica ou Umabanda: Santo, São Jorge, Sant'Ana, São Sebastião, S. Lázaro e S. Roque.   

Os filhos de Ibeji geralmente possuem mentalidade de criança, procuram por todos os meios a maior facilidade de movimentação; levam uma vida pacata, não são rancorosos. Sensíveis, são levados ao desânimo e ao pessimismo. Via de regra, de traços delicados, raramente contraem doenças graves, porém estão sujeitos a doenças nervosas, peito, pulmões. Para que os filhos de Ibeji sintam-se satisfeitos é necessário conviver no meio de pessoas alegres. Socialmente poderão Ter grande sucesso devido ao seu encantamento.

Áries | Touro | Gêmeos | Câncer | Leão | Virgem

Libra | Escorpião | Sagitário |
Capricórnio | Aquário | Peixes

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Na Umbanda Pontos de Caboclos– Parte 2

Postado por: Ebomi at 14:41 0 Comentários

Umbanda Pontos  Caboclos - Exus parte 2Para aprender Pontos de Caboclos (Umbanda) veja aqui a segunda parte de todos as Cantigas que são tocadas em uma Gira de Umbanda e também dependendo da Casa de Santo de Candomblé é Cantado e Tocado antes de reverenciar os Exús, Caboclos, Preto Velho, Boiadeiros (isso acontece quando o Pai de Santo veio de Umbanda antes de entrar para Casa de Nação (Ketu, Angola, Engenho velho, Efon, Jejê, Nagô, Bantu). Realmente são muitos Pontos para todos da Falange da Umbanda, vale apena conhecer a linda religião que a nossa querida Umbanda. (se tiver algum ponto que não esteja na lista (tanto da primeira quanto da Segunda parte), por favor publique nos comentários para eu acrescentar e enrriquecer o acervo de Músicas de Umbanda. Nesta listagem que irá ser por partes devido o enorme número de pontos (+ 400 pontos de letras de Umbanda em geral) vai de Oxum Umbanda até  Músicas de Exú e Pomba Gira (que irei acrescentar fora toda a coleção). No Final de Cada postagem estarei publicando os links da rádio e os pontos para Ouvir Pontos e Canticos para  Umbanda e  no Candomblé.

 

ABaixo a listagem do 25 até 52 dos Pontos para Caboclos:

 

025 – Cabocla
 
Ela é cabocla,
Ela é flecheira,
Bumba na calunga,
É caçadora de feiticeira,
Bumba na calunga,
Oi ela vai firmar seu ponto,
Bumba na calunga,
Oi vai firmar lá na Angola.
Bumba na calunga.
 
026 – Jurema Cabocla
 
No meio da mata virgem.
Uma linda cabocla eu vi,
Com seu saiote, feito de pena,
É a Jurema, filha de Tupi,
 
Jurema, Jurema, Jurema,
É a Jurema, filha de Tupi,
Ela veio lá do Juremá,
Vem firmar seu ponto nesse
Congá.
 
027 - Jureminha
 
O Jureminha, Jurema do Juremá,
Sua flecha caiu serena,
Dentro desse Congá,
Salve Ogum, que está de ronda,
Salve Cosme e Damião,
Salve a Cabocla Jurema,
Que nos trás a proteção, O Jurema.
 
028 – Jurema - Xangô
 
Bamba ruê,
A terra é de Jurema!... (bis)
Seu grito é muito forte,
O machado tem bom corte,
O leão veio das matas,
Seu Rei é Xangô.
 
029 – Jurema caçadora
 
Leão nas matas berrou,
Jurema foi caçar,
Jurema é caçadora,
Seu pai foi trabalhar,
Jurema é caçadora,
Que veio saravá.
 
030 – Caboclos Jurema
 
Lá na Jurema,
Debaixo de um pé de Ingá,
Lá onde a lua clareia os caboclos,
Eu vi o seu Pena Branca passar.
Jurema, Jurema,
Salve o seu Juremá.  (bis)
 
031 – Caboclo
 
Queria ver um sabiá cantar,
Mas não é um sabiá que está cantando,
É uma cabocla Jurema que está
assobiando. (bis)
 
Vem Jurema, o Jureminha, o
Juremá,
Vem nesse terreiro, pra seus
filhos ajudar.
Como são lindos os cabelos da
Jurema,
A luz brilhante do seu olhar,
Ela é Jurema da Mata Virgem,
Veio no Reino pra trabalhar.
 
032 - CABOCLO SETE FLECHAS
 
Jurema sua flecha caiu,
E ninguém sabe e ninguém viu,
Eu vou chamar o Caboclo Sete
Flechas,
Só ele sabe aonde a flecha caiu.
A flecha que subiu no ar e caiu no mar,
Onde estava Iemanjá,
A flecha caiu tão serena,
Que riscou o ponto da Cabocla
Jurema.

033 – Sarava Caboclo
 
Rê, rê, rê...  rê, rê, rê...
Rê, rê, rê...  rê, rê, ra...
Saravá seu Sete Flechas,
Ele é o Rei da Mata,
Quando seu bodoque atira...
Caramba!...
Sua flecha mata. (bis)
 
Rê, rê, rê...  rê, rê, rê...
Rê, rê, rê...  rê, rê, ra...
Caboclo Sete Flechas no Congá. (bis)
 
034 – Caboclo 7 Flechas
 
Naquela aldeia, tem sete coqueiros,
Tem sete cobras, todas a piar,
Ele se chama Sete Flechas de Umbanda,
Sua mironga é lá do Juremá.
 
035 -CABOCLO PENA VERDE
 
Um grito lá na mata ecoou,
Foi seu Pena Verde quem chegou,
Com sua flecha, com seu cocar,
Seu Pena Verde vem nos ajudar.
 
036 - SAUDAÇÃO Caboclo
 
Caboclo não tem caminho para caminhar,
Caboclo não tem caminho para caminhar,
Caminha pôr cima da folha,
Pôr baixo da folha,
Em todo lugar, Okê Caboclo!...  (bis)
 
Que lindo pisar que tem os caboclos,
Pisando na areia no rastro dos outros,
Salve Iemanjá e salve a Sereia,
Salve os Caboclos que pisam na areia. (bis)
 
037 -  
CABOCLO TUPINAMBÁ
 
Tupinambá, Tupinambá,
Filho de Umbanda,
Tupinambá, Tupinambá,
Venceu demanda,
Tupinambá, Tupinambá,
Chefe guerreiro,
Tupinambá, Tupinambá,
Vem no Terreiro.
 
038 – Caboclo Tupinambá
 
Estava na beira do rio,
Sem poder atravessar,
Chamei pelo Caboclo,
Caboclo Tupinambá...  (bis)
Tupinambá chamei, chamei...
Tornei chamar e a!...
Tupinambá chamei, chamei...
Tornei chamar e a!... (bis)

039 – Serra Morena
 
No alto da Serra Morena,
Eu vi uma coral piar,
Piava porque estava presa,
Amarrada no botoque de Tupinambá.
Piou, pediu a Lei Nagô,
Piou, pediu a Lei Nagô,
Trazia um tira teima na testa,
Sinal de caboclo, ele ali girou.
 
040 - CABOCLO DA MATA VÍRGEM
 
Caboclo da mata virgem,
Da mata cerrada, lá da Juremá,
Quem manda na mata é Oxóssi,
Quem manda no Céu é Oxalá. (bis)
Rê, rê, rê, Caboclo,
Quero ver girar,
Quero ver Caboclo,
Na Umbanda arriar. (bis) 
 
 
041 – Rompe Mato
Na sua aldeia, onde ele é Caboclo,
É Rompe Mato, é Arranca Toco,
Na sua aldeia, lá na Jurema,
Não se faz nada, sem a Lei Suprema.
 
042 -CABOCLO TUPIMIRIM
 
Tupimirim auê, Tupinambá!...
Arranca Toco,
Traz a Jurema pra cá,
Mãe Iara, Mãe Sereia,
Jurema vem trabalhar. (bis)

043 - CABOCLO ROXO
 
Caboclo Roxo,
Da cor morena,
Ele é Oxóssi,
Caçador lá da Jurema.
Ele jurou, ele jurará,
Pelos conselhos,
Que a Jurema veio dar. (bis)
 
044 - 
CABOCLO CACIQUE GUARANI
 
Aí vem chegando o Cacique
Guarani,
Ó Deus permita que ele venha até aqui,
Salve Tupã, salve Iara e Potí,
Salve Tupã e viva o Guarani.
Salve o luar, salve o sol, salve o
cruzeiro,
Salve o Guarani que baixou nesse terreiro.
 
045 – Caboclo Mata Verde
 
Caboclo a sua mata é verde,
É verde como a cor do mar,
Mas ele é casutão da Jurema,
Ele é casutão da Jurema,
Ele é casutão da Jurema e Naruê.
 
 
046 – Romple Mato
 
Encruza a espada e a lança,
Lá no reino da Jurema,
Ele é Rompe Mato Ogum,
Ele é Rompe Mato Ogum,
Ele é Rompe Mato Ogum,
E eu também sou Tira Teima.
 
047 -CABOCLO PENA VERDE
 
Seu Pena Verde quando vem da aldeia,
Vem trazendo pemba,
Pra saudar filhos de Umbanda,
Ele é caboclo, ele é flecheiro,
Ele é de Oxóssi, ele é caçador.
Seu Pena Verde,
É um caboclo flecheiro,
Ele é cacique, ele é feiticeiro,
Ele vem girando, ele vem assobiando,
Sua flecha atirando, ele vem
caçando,
Ele é o Rei das Matas, lá na
Aruanda,
E vem na Terra, pra salvar filhos de Umbanda.
 
048 - CABOCLO XAPANÃ
 
Xapanã vem descendo de Aruanda,
Trazendo pemba pra salvar,
Filhos de Umbanda,
Ele é caboclo, é flecheiro atirador,
Lá na Aruanda Xapanã é um
vencedor. (bis)
 
049 - CABOCLO UBIRAJARA PEITO DE AÇO
 
Corta mironga, corta senhor,
Corta língua de falador,
Pôr onde ele passa,
Não tem embaraço,
Chegou Ubirajara Peito de Aço.
O seu saiote tem pena dourada,
Seu capacete brilha na alvorada.
 
050 - CABOCLO UBIRAJARA
 
Que penacho é aquele,
Que penacho é aquele,
É de arara,
Vem rompendo a mata virgem, Vem rompendo a mata virgem,
É o Caboclo Ubirajara,
O seu saiote tem pena dourada,
Seu capacete brilha na alvorada.

051 - CABOCLO  OGUM DAS MATAS
 
Que cavaleiro é aquele ,
Que vem cavalgando pelo céu
azul,
É Caboclo Ogum das Matas,
Que vem defendendo o Cruzeiro do Sul.
Ererê, o cangira, êrerá,
Ererê, o cangira, pisa na Umban
da (bis)
Seu Cangira é Rei de Umbanda,
Seu Cangira vem saravá,
Seu Cangira trás para os filhos,
A proteção de Oxalá, seu Cangira,
Ererê, ô cangira, êrerá,
Ererê, seu Cangira pisa na Um-
banda. (bis)
 
052 - CABOCLA  IARA
 
Estrela, Sol e Lua,
Que clareia o Juremá ( bis)
Oi que valha-me todos os Cabo
clos,
De flecha e botoque,
Oi que me valha Iara. (bis)

Escute Musicas de Candomblé Aqui. Ouvir Pontos para Exú na Umbanda Aqui.
Escute a Rádio Espírita, Cantigas, Pontos, Batuques, etc.

Aqui leia a primeira Parte de Pontos de Umbanda.

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Comida para Ogum – Adalu - Oferenda

Postado por: Ebomi at 09:58 9 Comentarios

Adalu é uma Comida ou Oferenda a Ogum

 ADALU é um Adimu (comida, Oferenda, Agrado, trabalho) para Orixá Ogum: O Orixá Ogum é um santo muito vigoroso, não foge a luta, olha por seus filhos, vence a batalha sem olhar o motivo, Ogum não conheceu a derrota nos campos de batalha a até a morte (Orixá Ikú) tinha medo deste Orixá. Ogum Irmão de Oxossi ensinou Oxossi a guerriar, então quando oferecemos a Ogun estamos ciente de que a Vitória é certa. Temido pelos Yorubas, respeitado e reverenciados pelo Candomblé e a Umbanda.


Ogum Orixas













Ingredientes para Comida de Ogum: 

 
Feijão preto 
Milho vermelho cozido  
Azeite-de-Dendê  
Cebola ralada 
Atàré moído 
Camarões seco
 

Como Preparar a Comida do Ogum:

 
Misture o milho e o feijão, refogando com azeite-de-dendê, ataré (pimenta da costa), cebola e com, guisado de carne.

Às vezes é oferecido acompanhado de carne dos animais sacrificados em seu ritual de matança, mas pode ser oferecido para qualquer finalidade, seja: Para problemas no trabalho, brigas, inimizades, inimigos que te percegue, conseguir uma vitória com ajuda de Ogum, mas não é aconselhável para o Amor, pois Ogum é duro igual o aço e para trabalhos no amor é preciso flexibilidade que não é uma das caraterísticas do Ogun.

- Caminhos de Ogum        - Folhas de Ogum   
- Lenda de Ogum             - Oferendas 2 para Ogum

9 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top