Os Orixás - Oxum – Sobre Orixás

Postado por: Ebomi at 13:36 2 Comentarios

Como Oxum Conseguiu Participar Das Reuniões Dos Orixás Masculinos (sobre Oxum orixá)

Os OrixásLogo que todos os Orixás  “Oxum” chegaram à terra, organizavam reuniões das quais mulheres não podiam participar. Oxum, revoltada por não poder participar das reuniões e das deliberações, resolve mostrar seu poder e sua importância tornando estéreis todas as mulheres, secando as fontes, tornando assim a terra improdutiva.  Oxum (orixá do Candomblé) também teve um papel muito importante quando inicia o primeiro ser Humano.

O que é Orixa? ou Sobre Orixá!

Olorum foi procurado pelos Orixás que lhe explicaram que tudo ia mal na terra, apesar de tudo que faziam e deliberavam nas reuniões. Olorum perguntou a eles se Oxum participava das reuniões, foi quando os Orixás lhe disseram que não. Explicou-lhes então, que sem a presença de Oxum e do seu poder sobre a fecundidade, nada iria dar certo. Os Orixás convidaram Oxum para participar de seus trabalhos e reuniões, e depois de muita insistência, Oxum resolve aceitar. Imediatamente as mulheres tornaram-se fecundas e todos os empreendimentos e projetos obtiveram resultados positivos. Oxum é chamada Iyalodê (Iyáláòde), título conferido à pessoa que ocupa o lugar mais importante entre as mulheres da cidade. As Cantigas de Oxum são comuns o rítimo Ijexá.

Escute Cantigas Orixás Oxun:

2 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Orixás Oxalá e Suas Características

Postado por: Ebomi at 11:43 0 Comentários

pilao_de_oxalaOs Orixás pussem características as vezes muito parecidas, a tabela abaixo mostra a do Orixás Oxalá, aqui nesse link você poderá ver tudo sobre o que eu já escrevi sobre Orixas e Oxalá (Saudação, Comida, Cantigas, Lendas, O são Orixás, Oxalá no candomblé, e diversos artigos ligados aos Orixás). Nos Próximos Artigos começarei a falar sobre Oxalá e Oxum.

Orixá e uma breve, gosta de Ebô, pai dos orixás, dono do branco, senhor dos albinos, caramujo branco é um dos seus pratos prediletos, Culto deste orixá chamada de Águas de Oxalá, dos Orixás o Mais velho. No proximo artigo de Oxalá estarei falando mais sobre o mesmo.

Cor de Oxalá

Branca

Fio de Contas de Oxala

Contas e Missangas brancas e leitosas. Firmas Brancas.

Ervas de Oxalá

Tapete de Oxalá(Boldo), Saião, Colônia, Manjericão Branco, Rosa Branca, Folha de Algodoeiro, Sândalo, Malva, Patchouli, Alfazema, Folha do Cravo, Neve Branca, Folha de Laranjeira.(Em algumas casas: poejo, camomila, chapéu de couro, coentro, gerânio branco, arruda, erva cidreira, alecrim do mato,hortelã, folhas de girassol, agapanto branco, aguapé (golfo de flor branca), alecrim da horta, alecrim de tabuleiro, baunilha,  camélia, carnaubeira, cravo da índia), fava pichuri, fava de tonca, folha de parreira de uva branca, maracujá (flores), macela, palmas de jerusalém, umbuzeiro, salsa da praia)

Símbolo do Oxalá

Estrela de 5 pontas. (Em algumas casas, a Cruz), pombo branco.

Pontos da Natureza

Praias desertas, colinas descampadas, campos, montanhas, etc...

Flores

Lírios brancos e todas as flores que sejam dessa cor, as rosas de preferência sem espinhos.

Essências

Aloés, almíscar, lírio, benjoim, flores do campo, flores de laranjeira.

Pedras

Diamante, cristal de rocha, perolas brancas.

Metal

Prata (Em algumas casas: platina, ouro branco).

Saúde

Não tem área de saúde específica, pois abrange todo nosso corpo e nosso espírito.

Planeta

Sol.

Dia da Semana de Oxalá

Todos, especialmente a Sexta-Feira.

Elemento deste Orixá

Ar

Chakra

Coronário

Saudação de Oxalá

Exê Uêpe Babá

Bebida

Água mineral, ou vinho branco doce ou vinho tinto doce.

Animais

Pomba Branca, Caramujo, coruja branca

Comidas

Canjica, Acaçá, Mungunzá.

Numero

10 (Oxalufã), 8 (Oxaguiã).

Data Comemorativa

25 de Dezembro

Sincretismo

Jesus. (Oxaguiã, Menino Jesus de Praga; Oxalufã, Senhor do Bonfim)

Incompatibilidades:

Vinho de palma, dendê, carvão, roupa escura, cor vermelha, cachaça, bichos escuros. Lâminas (Oxalufã)

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

O que é Kimbanda – Quimbanda

Postado por: Ebomi at 15:26 0 Comentários

quimbanda ou kimbandaTenho recebido muitos Emails sobre O que é Kimbanda ou Quimbanda? Então li um artigo muito interessante sobre a Lei da Kimbanda vêm dos bantos, dos povos Angola-Congo. A misturança ou ainda podemos dizer sincretismo entre o Exús -iorubá e os Ngangas e Tatás (almas de chefes kimbandeiros das nações bantas) foi o que deixou esse ar de confução no povo, que muitos até mesmo sendo "feitos na kimbanda", não entendem, ou ó que é pior tratam-no de diabo. Na verdade, o Exú da kimbanda não é o Exu-iorubá (orixás ou imalé dessa cultura Culto do “Candomblé Brasil”). Os Espiritos que chegam na linha da kimbanda são espíritos de ngangas ou tatás, aquelos que encarnados na terra eram sacerdotes bantos adouradores de algum nkisi ou mpungu.

No Brasil, o culto aos npungus e nkisis à través dos seus mensajeiros - os ngangas - foi misturado na escravidão com o culto aos Encantados e aos pajés ( da cultura tupí-guarani ) e também com o dos iorubás, surgindo os siguintes novos cultos, fruto da miscelánea:

“outro artigo aqui sobre o A Quimbanda

Makumba - Que vêm de "ma-kiumba" (espíritos da noite). Foi assim chamado o mais primitivo culto sincretista no sul do Brasil (e o primeiro originado em Brasil), dada sua maior prepônderancia banto; é déla que descem os outros cultos afro-brasileiros com influência das naçoes Angola-Congo, Tupi-guarani, Nagô e a Igreja, nessa ordêm. A ração de se chamar makiumba (logo após por deturpação da palabra ficaria makumba ou macumba) foi justamente, porque é um culto que se faz na noite, onde deberiam-se chamar necesáriamente os espiritos da noite (almas de outros sacerdotes do culto - Eguns ou Ancestrais).

No culto iorubano-nagô conhecese e rinde-se culto aos Ancestrais-Egun, porém elos são afastados dos rituais aos orixás, tentando ter um contato com outro tipo de energias, isto ajudou, para que os rituais onde se chamabam eguns fossem menospreçados, pejorados e mal interpretados. Por outro lado, a Igreja também condenaba os cultos con influência indio-banto onde se fazia beberagem e supôstamente orgias. Na verdade, as danças bantos eram no Brasil e ainda são na África bastante eróticas, e também é verdade que os Guias bebem y pitam, porém dista muito de ser uma orgia ou um beberagem.

Depois, quando os grupos de nações começan procurar sua identidade, dividem-se os principais compônentes da makumba, aparecendo: Candomblê de Angola; Candomblê de Congo; Candomblê de Caboclo ou dos Encantados; Catimbó; - todos elos em procura duma raiz cultural - y também, a finais do século XIX surgem da macumba urbana (onde tinhan muita participação os brancos pôbres e os descendentes de escravos) a Umbanda e a Kimbanda com influências para o Espiritismo e com muito sincretismo. Na kimbanda, permaneceu grande parte do culto aos ngangas da nação Angola-Congo, porém misturado com o diabo (pêlas influências dos mitos e tabúes dos proprios integrantes - que não tinhan conhecemento das orígems - ) e também embaixo do pé do orixá iorubá Exús.

Abaixo pode ler mais sobre Kimbanda:

POMBAGIRA- BOMBOGIRA -EXU-MULHER             REINOS DE EXÚ NA KIMBANDA

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

POMBAGIRA - BOMBOGIRA - EXU-MULHER – Kimbanda

Postado por: Ebomi at 13:08 6 Comentarios

POmba Gira - Exú mulher

Chamada a Pombagiras, Bombogira, Exu-mulher ou ainda Bomobonjira é conhecida a Entidade feminina da Kimbanda, Umbanda e Candomblé que tem o dom de Feitiços e Magias . Esta forma de chamar para Ela é sem dúvida pela influência banta (Angola). A Entidade banta Aluvaiá-Pombagira foi então submetida à Entidade iorubana Exús, sendo colocada como sua mulher.

Na Kimbanda, devemos dizer que a Pombagira representa o poder feminino feiticeiro, comparável com as Iyami Oxorongá dos iorubás, porém são totalmente destintas. Ela pode ter muitos maridos, que tornam-se seus "escravos" ou empregados. Na concepção da kimbanda, todas as Entidades são duplas, é dizer, cada uma delas pode se apresentar em baixo da aparência de homem ou mulher. Por seu lado, os Exu-homens podem ter muitas mulheres, as quais passam a ser suas escravas ou empregadas. É muito comum usar o número 7 (sete) para dizer quantas mulheres ou homens pode ter uma Entidade, isso é assim, por ser um numero cabalístico e mágico. Temos também as pomba Giras Cigana.

Sobre Pomba Gira, Exú mulher na Umbanda e Kimbanda.



Cada Exu-homem da Kimbanda tem sua parte feminina ou contrapartida, que na verdade são a mesma Energia em baixo de aparências distintas, temos assim:

Exu Rei das Encruzilhadas / Pombagira Rainha das Encruzilhadas;
Exu das Matas / Pombagiras das Matas;
Exu Giramundo / Pombagira Giramundo;
Exu do Cravo Vermelho / Pombagira da Rosa Vermelha;
Exu Mulambo / Pombagira Maria Mulambo;
Exu Sete Capas / Pombagira Sete Saias;
Exu 7 Estrelas / Pombagira 7 Estrelas; etc.

Exú Mulher - Pombo GiraCada pessoa tem pelo menos um par de Exús que age e mora perto dela desde o dia do nascimento. Que um homem tenha como Guia uma Pombagira (que incorpore nele) não quer dizer que ele vai se tornar homossexual, ou vai mudar seu gosto pelas mulheres, como muitos pensam; nada disso, ele vai seguir sendo o mesmo homem de sempre. O mesmo é para as mulheres que tiverem um Exú. Isso é para os casos onde se puxa somente uma das duas Entidades da Kimbanda que possui cada um como mínimo, pois existem muitas casas onde são puxadas as dois (Exu-homem e Pombagira), sendo que tampouco eles vão influir na definição sexual da pessoa. O que acontece é que muitos se aproveitam para colocar as culpas em Exu.

Pode acontecer também que alguma pessoa tenha duas pombagiras e dois Exús, um par de exus que estava submetido aos espíritos evangelizados e que logo após foi liberada, e uma parelha de exus que se apresentou sem estar sob o comando da umbanda.

Quando incorporada no cavalo, a Pombagira mostra-se quase sempre bonita, feminina, amável, elegante, sedutora, mais também tem vidência, é certeira e sempre tem algum conselho para aqueles que estão sofrendo por um amor. Ela gosta das bebidas suaves : vinhos doces, licores, cidra, champagne, anis, etc. E gosta dos cigarros e cigarrilhas de boa qualidade, assim como também lhe atrai o luxo, o brilho e o destaque. Usa sempre muitos colares, anéis, brincos, pulseiras, etc. Sendo que existem milhares de pombagiras, e que cada uma tem sua própria pessoalidade, e torna-se muito difícil uma descrição geral. 

Suas oferendas levam ovos, maçãs, morangos, perfumes, pentes, espelhos, flores (especialmente rosas - nunca botões), bebidas, cigarros, etc.

As principais pombagiras em ordem hierárquica são as correspondentes às sete passagens da representação feminina de Exu Rei, Pomba Gira Rainha, após temos 63 pombagiras chefas, sendo cada uma delas a contrapartida de algum dos Exu chefes que já apresentamos na parte onde falamos dos povos de Exu.

As funções principais de Pombagira são as de ajudar os seus em todos os casos de amor, mas também é usada a sua força para desmanchar feitiços, para pedir proteção e curar várias doenças.

Pontos para Exú na Umbanda:

6 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Os Erê - Ibeji A Magia da criança

Postado por: Ebomi at 12:17 1 Commentario
Os Eres - Vunge OrixásOs Erê são simplesmente a força da Magia Da Criança, pois Erê  é o intermediário entre a pessoa e seu Orixá, é o aflorar da criança que cada um guarda dentro de si; reside no ponto exato entre a consciência da pessoa e a inconsciência do orixá. 

É por meio do Erê que o Orixá expressa sua vontade, que o noviço aprende as coisas fundamentais do candomblé, como as danças e os ritos específicos de seu Orixá. (no Final do artigo Pontos Cantados para Erê na Umbanda)


A palavra Eré vem do yorubá, eré, que significa "brincar". Daí a expressão siré que significa "fazer brincadeiras". A palavra iré em yorubá significa "boa ação ou favor". O Ere (não confundir com criança que em yorubá é omodé) aparece instantaneamente logo após o transe do orixá, ou seja, o Erê é o intermediário entre o iniciado e o orixá. Durante o ritual de iniciação, o Erê é de suma importância pois é o Erê que muitas das vezes trará as várias mensagens do orixá do recém-iniciado.

O Erê é às vezes confundido com ibeji, que na verdade é a inconsciência do novo omon-orixá, pois o Erê é o responsável por muita coisa e ritos passados durante o período de reclusão. O Erê conhece todas as preocupações do iyawo (filho), também, aí chamado de omon-tú ou “criança-nova”.

O comportamento do iniciado em estado de "Erê" é mais influenciado por certos aspectos de sua personalidade, que pelo caráter rígido e convencional atribuído a seu orixá. Após o ritual do orúko, ou seja, nome de iyawo segue-se um novo ritual, ou o reaprendizado das coisas chamado Apanan.

O elemento e força da natureza correspondente a Ibeji são... todos, pois ele poderá, de acordo com a necessidade, utilizar qualquer dos elementos.
Eles manipulam as energias elementais e são portadores naturais de poderes só encontrados nos próprios Orixás que os regem.

Estas entidades são a verdadeira expressão da alegria e da honestidade, dessa forma, apesar da aparência frágil, são verdadeiros magos e conseguem atingir o seu objetivo com uma força imensa, atuam em qualquer tipo de trabalho, mas, são mais procurados para os casos de família e gravidez.

A Falange das Crianças é uma das poucas falanges que consegue dominar a magia. Embora as crianças brinquem, dancem e cantem, exigem respeito para o seu trabalho, pois atrás dessa vibração infantil, se escondem espíritos de extraordinários conhecimentos.

Imaginem uma criança com menos de sete anos possuir a experiência e a vivência de um homem velho e ainda gozar a imunidade própria dos inocentes. A entidade conhecida na umbanda por erê é assim. Faz tipo de criança, pedindo como material de trabalho chupetas, bonecas, bolinhas de gude, doces, balas e as famosas águas de bolinhas -o refrigerante e trata a todos como tio e vô.
Os erês são, via de regra, responsáveis pela limpeza espiritual do terreiro.

Abaixo Pontos Cantados Para Erês


1 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top