Orixá Iemanjá: Arquetipos e Lenda

Postado por: Ebomi at 12:12 2 Comentarios
Orixá Iemanjá Mãe da maioria dos Orixás, dona dos mares, protetora dos pescadores e marinheiros. Orixá Iemanjá que gera o movimento das águas, Deusa da pérola, senhora dos lares, que traz paz e harmonia para toda a família.

Dona do pensamento, por isso é a ela que recorremos para solucionar problemas de depressão e de instabilidade emocional. Apesar de os preceitos tradicionais relacionarem tanto Oxum quanto Iemanjá à função da maternidade, pode estabelecer-se uma distinção nesses conceitos.

Oxum é a mãe no sentido de fecundação, gestação e criação do bebê. Enquanto este não aprende nenhuma língua, enquanto seus mecanismos de personalidade não estão definidos. Iemanjá, por sua vez, é mãe daí por diante, é a função de maternidade enquanto educação. É a mãe do jovem e do adulto, a figura materna que acompanha um ser humano por toda vida.



Orixá yemanja - iemanja - iyemanja - orisha - orisa - candomble - santeria - umbanda

Lenda sobre Iemanjá:


Orixá Iemanjá era casada com Oduduá com quem tinha dez filhos Orixás. Por amamenta-los, ficou com seios enormes. Impaciente e cansada de morar na cidade de ifé, ela saiu em rumo oeste, e conheceu o Rei Okerê. Logo se apaixonaram e casaram-se. Envergonhada de seus seios, Iemanjá pediu ao esposo que nunca a ridiculariza-se por isso.Ele concordou; porem, um dia, embriagou-se e começou a gracejar sobre os enormes seios da esposa. Entristecida, Iemanjá fugiu.

Durante a fuga, ela caiu quebrando um pote que continha uma poção, que seu pai lhe deu a para casos de perigo. A poção transformou-a num rio cujo leito seguia em direção ao mar. Ante o ocorrido, Okerê, que não queria perder a esposa, transformou-se numa montanha para barrar o curso das águas. Yemanjá pediu ajuda ao filho Xangô, e este, comum raio, partiu a montanha no meio; o rio seguiu para o oceano e, dessa forma, a Orixá tornou-se a Rainha do mar.

Arquétipos dos filhos do Orixá Iemanjá:


Os filhos de Iemanjá (omó orixás) são pessoas voluntariosas, fortes, rigorosas, protetoras, altivas e,algumas vezes impetuosas e arrogantes; tem o sentido da hierarquia, faze-se respeitar e são justas, mas formais; põem à prova as amizades que lhes são devotadas, custam muito a perdoar uma ofensa e, se a perdoam, não a esquecem jamais. Preocupam-se com os outros, são maternais e sérias. Sem possuírem a vaidade de Oxum, gostam do luxo, das joias caras. Tem tendência à vida suntuosa mesmo se as possibilidades do cotidiano não lhes permitem tanto.

Características Positivas dos filhos de Iemanjá: Seus filhos são dotados de franqueza, alegria, desconfiança, sabedoria e competência. Decididos, honestos e corretos. Inteligentes, criativos. São pessoas que gostam do trabalho e dedicam-se inteiramente à família.

Características Negativas dos filhos de Yemanjá: Demasiadamente exigentes, quando com raiva, destroem uma pessoa com um simples olhar. Quando ofendidas perdoam, mas jamais esquecem. Cruéis e egoístas, são do tipo donos da verdade. Dramáticos e fatalistas, se irritam facilmente.

Características de Iemanjá Orixá:


  1. Saudação: Omio Odô Iyá : Mãe das aguas do Rio!
  2. Dia do ano: 02 de fevereiro
  3. Dia da Semana de Iemanjá: Sábado, Sexta-feira
  4. Flor: Hortênsia,palma azul, rosa azul
  5. Comida: Canjica branca, peixe
  6. Doce: Merengue, doce de côco
  7. Animal de estimação: Marisco
  8. Função: Mudança de pensamento, união, abafamento
  9. Número: 08
  10. Cor: Azul claro
  11. Ferramentas: Âncora,leme, peixe, estrela do mar, pérola, conchas, moedas, búzios
  12. Frutas: Melancia,uva dedo-de-dama, pêra
  13. Ervas: Malva,alfazema
  14. Legumes: Alface,cebola, salsa, chuchu
 Iemanjá possui culto ao Orixá no Candomblé, Santeria cubana (lukumi – osha Ifá) e também é cultuada na Umbanda.


Categorias:

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

2 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top